Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sucram

Pionner 3UB + Pyramid 800 = Fritando os componentes...

Recommended Posts

Pessoal,

Andei lendo aqui sobre o Pyramid 800 e vi que para som interno, sem muito barulho ele me atenderia, mas pintou uma dúvida e um problema tb.

Vou descrever a configuração que eu tenho e se puderem, por favor, me ajudem!!

CD MP3 Pionner 3UB - 50 Watts X 4 Mosfeet

Pyramid 800 PB-610 GX

Par 2 Vias Selenium - 120 Watts - 04 Ohms

Par 6X9 HBuster - 240 Watts - 04 Ohms

1 Sub Pionner 10" - 120 Watts - 04 Ohms

Configuração:

Sub ligado no Canal 1 e 2

Par Duas vias no canal 3

Par 6X9 no canal 4

dscn04291uw4.jpg

Instalação:

Cabo RCA sai do Player e vai para o Pyramid sendo que acontece uma divisão da seguinte forma:

1º perninha recebe um adaptador que encaixa nos canais 1 e 2

2º perninha encaixa direto no canal 3

dscn04301er0.th.jpg

Acontecimento:

Hoje resolvi deixar o som no volume 30 por um certo tempo, o Pyramid esquentou e o som parou.

Dúvidas:

1) A configuração de montagem em "configuração" está certa?

2) A configuração dos cabos está certa?

3) Porque ele esquentou e parou?

4) Se tudo estiver errado, como eu deveria instalar essas peças?

Como perceberam eu não conheço nada de som!! :unsure:<_<:rolleyes::blink:

Gosto de escutar som em altura normal, escutar vários tipos de música e passo bastante tempo com o som ligado...

Agradeço quem possa ajudar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, nao sei se tua instalacao esta certa ou errada pois sou leigo nisso...

mas meu tio tem um Pionner 3UB Coaxial 6" na frente e 5" atras, e um sub Selenium Bass modelo antigo (250rms) os cortes estao bem ajustados na HU e o ganho no modulo ta uns 70%... treme tudo o carro ela fica relativamente quente mas nunca desarmou nao!! é uma Pyramid 800 (PB4200) modelo preto.

Compartilhar este post

Link para o post

Zoieta,

O som estava bom, tremendo bastante nos graves, pelo menos pra mim, mas depois desse teste, esquentou muito mesmo!

Agora o Pyramid acende o led, mas não sai mais nenhum som...

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, não sei se estou enganado, mas olhando a primeira foto a pessoa q instalou seu som usou cabo inadequado pra alimentação e aterramento. Pela foto se tem a impressão de q é da mesma bitola todos os cabos do sistema :blink:

Outra coisa q pode ser melhorada é o seguinte: Ao invés de usar o cabo Y, vc pode colocar mais um par de RCA e assim ter controle do seu sub... Já tive um 3050 e acho q o 3UB é o mesmo player, ele possui saída pra sub.

Sem falar q se vc ligar os 6x9 nas saídas REAR do player e deixar só o 2 vias no amp ja vai dar uma "aliviada"...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cosme,

Editei a foto e os fios são diferentes sim. (coloquei lá na primeira mensagem)

O Pionner 3UB é o 3050 mesmo e tem duas saidas RCA na traseira, não entendi o porque do "Y", mas como nao sei nada de som automotivo...

Vou ver a questão de ligar os 6X9 no Gear do 3UB.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

o 3UB ele tem saida ou pra frente e trás, ou pra frente e sub.... e realmente, agora que o amigo falou, eu parei pra ver.. seus cabos de alimentacao sao muito finos....

Compartilhar este post

Link para o post
Cosme,

Editei a foto e os fios são diferentes sim. (coloquei lá na primeira mensagem)

O Pionner 3UB é o 3050 mesmo e tem duas saidas RCA na traseira, não entendi o porque do "Y", mas como nao sei nada de som automotivo...

Vou ver a questão de ligar os 6X9 no Gear do 3UB.

Valeu

Agora com a foto ampliada fica nítido q o cabo é inadequado mesmo! parece ser o de 4mm... e tem q ser o de 9mm...

mais um serviço de "estalador"...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara liga este sub em bridge no canal 3 e 4, o 2 vias e os 6x9 liga na outra bridge do canal 1 e 2 e troca este cabo do positivo e do terra que está muito fino.

Compartilhar este post

Link para o post

já vi muita pyramid tocar sem skentar

se não for fiaçao ou instalaçao adequada...

abre ele, poe 4 cooler, e já era

x)

Compartilhar este post

Link para o post

100% dos erros dos estaladores, está tbm na hora de conectar os cabos RCA do player para o amplificador!

Esse Pioneer 3UB tem saída sub né? Então, pegue a saída RCA sub do seu player e ligue na entrada 1 e 2 do Pyramid. Agora pegue a saída RCA Front com um cabo RCA Y de duas entrada fêmea e uma saída macho e ligue na entrada 3 onde vai controlar os kits duas vias ligados na saísa 3. Pegue a saída RCA Rear do seu player com um cabo RCA Y de duas entradas fêmea e uma saída macho e ligue na entrada 4 onde vai controlar os 6x9" ligados na saída 4.

Nesse esquema vc vai ter o controle de Fader, só não vai ter o controle de balanço. Se esse método não funcionar legal, ligue apenas a saída RCA Front do seu player nas entradas 3 e 4 e deixe a saída sub ligada nas entradas 1 e 2 aonde está o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso fio de 9mm pros falantes...

Esse dai não é nem de 6mm...o cara ta de sacanagem!!!!

ESTALADOR

Compartilhar este post

Link para o post

canal 1 e 2 bridge, ok.

canal 3 e 4 stereo ok

alimentação - bitola pequena

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos!

Bom ver como o pessoal ajuda e tem boa vontade !!

Como a Pyramid tinha parada, fui lá e a mesma estava com dos "diodos" queimados, seguindo o cara pelo configuração errada dos botões de regulagem da Pyramid... Detalhe que em momento algum ela travou como vem nos manuais...

Pedi a instalação de uma outra Pyramid, foi feita no mesmo esquema... Fui embora e fiquei testando o sistema novamente e novamente a bichinha esta esquentando, só que dessa vez ela trava quando entra numa temperatura determinada...

Então, pelo que eu pude entender, o fio que o "estalador" usou nos falantes esta mal dimensionado e isso pode estar ocasionando o aquecimento, correto?

Amanhã eu só saio de lá com ele gelando ao invés de fritar! :rolleyes::unsure:

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigos!

Bom ver como o pessoal ajuda e tem boa vontade !!

Como a Pyramid tinha parada, fui lá e a mesma estava com dos "diodos" queimados, seguindo o cara pelo configuração errada dos botões de regulagem da Pyramid... Detalhe que em momento algum ela travou como vem nos manuais...

Pedi a instalação de uma outra Pyramid, foi feita no mesmo esquema... Fui embora e fiquei testando o sistema novamente e novamente a bichinha esta esquentando, só que dessa vez ela trava quando entra numa temperatura determinada...

Então, pelo que eu pude entender, o fio que o "estalador" usou nos falantes esta mal dimensionado e isso pode estar ocasionando o aquecimento, correto?

Amanhã eu só saio de lá com ele gelando ao invés de fritar! :rolleyes::unsure:

Abração.

errado, é o fio do positivo e do negativo. o de alimentacao.

Compartilhar este post

Link para o post

Miranda,

Obrigado pela correção!

Tava lendo aqui no site sobre as bitolas, potencia e tal e realmente o cara vez cagada!

Amanhã eu acerto isso com eles!

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
Miranda,

Obrigado pela correção!

Tava lendo aqui no site sobre as bitolas, potencia e tal e realmente o cara vez cagada!

Amanhã eu acerto isso com eles!

Abração

Duvideo-dó que eles assumirão os erros... nego de Bsb só sabe colar fita isolante e já se acha o instalador...

Conselho?? Faça você mesmo... compre o fio passe pelo carro, faça a ligação correta... vai ser muito mais divertido!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Dayleon,

Como essa eu já paguei eles vão ter que acertar, senão vai rolar um bloqueio no pagamento do cartão!

rsrsrsrsrs

Mas das próximas vezes, eu vou tentar meter a mão na massa e ler bem mais antes de deixar o sonzinho na mão de qualquer "estalador".

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Tá po***, o cara colocou fios muito finos para alimentar esse Pyramid. 9mm² é o ideal para alimentar esse amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Segue resultado!

Voltei no "estalador" (fui na feira do Sia novamente) e chegando lá o cara que fez a mer** não estava, então o dono da loja chamou um outro "estalador"...

O cara olhou, testou isso e aqui e modificou a configuração dos fios do alto falante para:

Canal 1 = Kit 2 vias + 1 6X9

Canal 2 = 1 6X9

Canal 3 e 4 = Sub

Canal 1 e 2 Stereo

Canal 3 e 4 Mono

Não trocou o fio positivo e terra porque não tinha lá para vender, então eu fiquei de procurar e instalar no estilo "faça você mesmo".

Depois disso regulou o Som e a Pyramid, então ela não travou mais e esquenta sem fritar (aparentemente).

Vocês podem indicar fabricantes do fio, média de preço e lugar para comprar aqui em Brasília?

Abração a todos, Feliz Ano Novo e muito som para alegrar a vida!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cabos nessas dimensões eu creio que você consiga na Contato ou em lojas da W3 norte. Procure colocar cabos de mesma bitola para o positivo e para o negativo. Mais uma coisa, do jeito que esses autofalantes foram ligados pela segunda vez, você não terá fader balanço, nem conseguirá fazer cortes específicos de freqüências. Acho que não está bom não. Eu ligaria de outra forma totalmente diferente, mas eu não curto trio, não escuto som de porta-malas aberto nem uso 6x9 multiaxiais.

Infelizmente não estou em BSB, se estivesse rolava uma ajuda ao vivo.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Acho também que você está perdendo muito do potencial do seu som usando um cabo RCA só.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Crawling Chaos,

Eu conheço a loja Contato!

Valeu pelas dicas, amanhã eu vou levar o carro em uma loja e pedir para ver outras formas de instalação.

Abração

Feliz 2009 pessoal!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...