Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LeandroM

Tem como retificar uma saída de transformador de 12v

Recommended Posts

Pessoal, de imediato adianto que sou leigo em eletrônica, mas a vontade de fuçar é grande, de vez em quando sai uns estouros, e fica todo mundo no escuro. Estou querendo utilizar um cd player parado aqui para montar um sonzinho em casa, porém falta a fonte. Fuçando nas coisas do meu pai encontrei um transformador que segundo a etiqueta, transforma 220 em 12v, Estava com os cabos estourados, abri, soldei a fiação nova, e com um medo desgraçado liguei na tomada, não estourou, porém conforme confirmei com o multímetro é corrente alternada. Tem como retificar isso a um custo compensador? E outra tem como colocar uma proteção contra alta tensão porque se não me engano um transformador comum irá varia a tensão de saída se variar a entrada, certo, ou não?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, de imediato adianto que sou leigo em eletrônica, mas a vontade de fuçar é grande, de vez em quando sai uns estouros, e fica todo mundo no escuro. Estou querendo utilizar um cd player parado aqui para montar um sonzinho em casa, porém falta a fonte. Fuçando nas coisas do meu pai encontrei um transformador que segundo a etiqueta, transforma 220 em 12v, Estava com os cabos estourados, abri, soldei a fiação nova, e com um medo desgraçado liguei na tomada, não estourou, porém conforme confirmei com o multímetro é corrente alternada. Tem como retificar isso a um custo compensador? E outra tem como colocar uma proteção contra alta tensão porque se não me engano um transformador comum irá varia a tensão de saída se variar a entrada, certo, ou não?

Valeu!

quais as dimensoes do transformador?

a saida 12VAC é com 3 fios ou 2 fios apenas?

se forem 3 fios irá precisar de 2 diodos 1n5406 e 1 capacitor eletrolitico 2200 uF x 25v.

se forem 2 fios precisará de 4 diodos e 1 capacitor ligando os diodos em ponte.

no caso dos 3 fios o center tap voce usará como o negativo e colocará 1 diodo em cada ponta, juntando os catodos e ligando ao positivo do capacitor.

terá cerca de 15v retificados

Compartilhar este post

Link para o post

Blz!

Carlos, saída com dois fios apenas, segue as dimensões:

como não sei bem qual medida mais interessa, peguei a do conjunto completo;

Altura = 120mm, altura total do nucleo

Largura = 100mm, contemplando o enrolamento

Profundidade = 95mm.

Ele indica uma potência de 300w, com 12,5v, daria uma corrente de aprox. 23A, acho.

Agora, não sei o que é " center tape ", e se não for pedir muito, não sei como ligar esses diodos.

Valeu pela ajuda. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Blz!

Carlos, saída com dois fios apenas, segue as dimensões:

como não sei bem qual medida mais interessa, peguei a do conjunto completo;

Altura = 120mm, altura total do nucleo

Largura = 100mm, contemplando o enrolamento

Profundidade = 95mm.

Ele indica uma potência de 300w, com 12,5v, daria uma corrente de aprox. 23A, acho.

Agora, não sei o que é " center tape ", e se não for pedir muito, não sei como ligar esses diodos.

Valeu pela ajuda. :legal:

segue um esquema de como montar sua fonte

post-16878-1229557021_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, demorou um pouco pra montar, e mais ainda mais para postar devido a falta de acesso a net, ô pobreza!

Carlos, realizei a montagem do esquema com os diodos e o capacitor e ficou blz, no início fiquei meio preocupado devido a tensão ser de 15,4 v aproximadmente, mas ao ligar o player ela cai para 14,5. Liguei um rádio velho para testar e fiquei acompanhando a variação de tensao com um multímetro e ela foi mínima.

Só sei que o negóco já tá tocando. Liguei um fusível, e deixei um multímetro direto na saída, agora vou ver se arrumo tudo num gabinete de estabilizador que tenho aqui, e o melhor disso tudo, os componentes, com exceção do multímetro que eu já tinha, não custou mais do que 5 pilas.

Valeu mesmoi pela ajuda!

:legal:

Editado por LeandroM

Compartilhar este post

Link para o post

segue um esquema de como montar sua fonte

post-16878-1229557021_thumb.jpg

cara as corentes estao em mesmo sentido nao vai da mer** nesa coisa????????

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual o problema em desenterrar o tópico?

Pra mim isso aí foi bem interessante

BIGGEST COVEIRO.....

para mim tambem foi interessante..

:mac1

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

eh!!! eu acho isso uma besteira!! pois eh melhor desenterrar do q ficar abrindo topicos igual a um doido!!! mas tem uns tbm q exageram....postam em um topico sobre a "caixa de tantos litros com X modulo" e perguntam se ficou bom!!!! kkkkkkkkk

Ae tem q chamar de coveiro msm!!!! e vc msm foi um Coveiro dakeles!!! pois postou q era interessante....SO ISSO!!!!

VAI TRABALHAR NO CEMITERIO POW!!! OQ VC TA FAZENDO AKI POW!!!! KKKKKKKK :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...