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Gabrielkikker

Kits xenon NÃO estão PROIBIDOS!

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Retirado da oktane...

 

KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!

 

A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita (Jornal O Globo de 12/11/08), quanto televisiva (JN de 05/12/08), informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.

 

A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.

 

Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:

 

Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.

 

Para ver a íntegra da Lei, é através do site:

 

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

 

Clicar na resolução 227.

 

 

########################################################

 

 

ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON

 

No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://www.denatran.gov.br/download/Resolu...CONTRAN_294.pdf , deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.

 

1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

 

2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

 

3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no olhômetro ou achômetro e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.

 

4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o Leveling e Washing ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o leveling , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um leveling no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.

 

5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados.

 

Dessa forma, concluímos que em caso de algum veículo ser autuado pelo uso do kit de xenon, a própria lei respalda o deferimento do recurso. Ainda assim, é ato perspicaz que no momento da instalação do kit de xenon, o conjunto ótico do farol seja devidamente regulado a fim de evitar que o corte de ataque do feixe de luz seja equivocadamente direcionado para cima e não para a frente com ângulo inclinado para o asfalto.

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Continuo sendo contra o uso de xenon em faróis comuns. Dizer q em carro A fica bom enquanto q no B ñ fica, é bagunçar tudo mesmo.

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possuo um pug 206 com xenon. digo à todos, com ou sem xenon, meu farol é um lixo. não é a lâmpada mas sim o carro.

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bom..eu axo legal xenon...

to pensando em nem tira...

mais vamu ver essa lei com vai ser neh...

huauha

:legal:

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Essa mesma notícia já foi postada aqui.

 

Vale pesquisar antes de postar, galerinha.

 

Com esse, acho que são 4 tópicos sobre a proibição do xenon aqui no fórum.

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Essa mesma notícia já foi postada aqui.

 

Vale pesquisar antes de postar, galerinha.

 

Com esse, acho que são 4 tópicos sobre a proibição do xenon aqui no fórum.

 

Concordo! GabrielkiLLer devia tomar um BAN por 1 mês pra aprender a pesquisar antes de postar!!!

 

hand26

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Essa mesma notícia já foi postada aqui.

 

Vale pesquisar antes de postar, galerinha.

 

Com esse, acho que são 4 tópicos sobre a proibição do xenon aqui no fórum.

 

Ow galerinha,

 

Me mostre aonde está noticia foi postada então, pq não achei na parte NOTICIAS...

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dizendo certinho sobre o que pode e o que não pode, acho que é o primeiro post que estou lendo

enfim....

 

Bom.....

num país onde a lei é branda para os condutores que dirigem falando com o celular ao mesmo tempo..... e os devidos responsáveis por aplicarem a multa fazem vista grossa ao mesmo......

vai acabar tudo em pizza....

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pelo q li a lei 294 ela altera a lei 227, mais fica valido ainda so pra carros apartir de 1/1/09??

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seguinte galera, segue o que acabei de receber no meu email de uma empresa nacional que comercializa kits de conversao

 

Caro Cliente

 

A K2on participa a 2 anos do COMITE BRASILEIRO AUTOMOTIVO (A B N T – Associaçao Brasileira de Normas Técnicas), e em sua última participação dia 17/12/08 (terça-feira), ficaram definidos vários pontos sobre o uso dos Kits de conversão Xenon.

 

1º – Noticiário com informações falsas

As redes de televisão e rádio que noticiaram erroneamente que o Xenon seria proibido à partir de janeiro de 2009 ,deverão exibir matéria com informações verdadeiras. (Estas redes devem colocar no ar a correta informação a partir de quinta-feira dia 1812/08);

 

2º – Sobre a retirada dos Kits de Xenon

Os consumidores que instalarem seus kits de xenon até 31/12/08 não precisarão retirar os kits como informado na falsa matéria;

 

3º – O parecer do Diretor do CONTRAN em reunião nesta última segunda-feira

 

a) Ele desconhecia sobre o assunto da proibição;

b) Ele poderá incluir uma nova resolução onde os veículos que instalarem Kits de conversão de xenon à partir de janeiro de 2009 deverão fazer vistoria e ter CSV (Certificado de segurança veicular);

c) Ele poderá excluir da resolução a obrigatoriedade do uso de lavadores de farol;

d) Iremos ter uma confirmação oficial destas informações até 22/12/08

 

 

Conforme citado acima todas as informações ainda são hipóteses podendo ou não entrarem em vigor. Nada ainda é certo e nem confirmado...

 

4º – Objetivo do Comitê

Criar normas para garantir qualidade dos produtos e tambem a segurança dos consumidores do produto;

 

Como todos sabem, o Brasil foi invadido por Kits de baixíssima qualidade e com procedência duvidosa.

Estes Kits que causam grande ofuscamento, geraram várias denúncias e reclamações para as autoridades de trânsito, principalmente para a Policia Militar Rodoviária.

 

Com isso a Policia Rodoviária Federal enviou um representante ao Comitê. E acredito que à partir de janeiro poderá aumentar a fiscalização.

 

 

5º – A Resolução que entrará em vigor em janeiro de 2009 será a 227 e a complementar 294. (copiadas e modificada da ECE Européia)

 

a) Estas 2 resolucões são complementares a 680/87;

b) Na resolução 227 hoje já é citado o xenon como fonte luminosa, e isso é muito bom;

c) Sobre o reator não temos nenhuma exigencia técnica (que não concordo, pois deveria ter teste de EMI e EMC);

d) Sobre as lâmpadas são citadas : D1S,D2S,D3S,D4S,D1R,D2R,D3R,D4R e não são citadas as H1, H3, H4 ,H7, H8, H9, H10, H11, H13 ,9004, 9005, 9006 , 9007, que não sendo citadas na norma,não quer dizer que não são permitidas;

e) Sobre cor a norma diz que será permitido o Amarelo ou Branco, ou seja até 6.800 Kelvin;

f) No item potencia máxima todos os kits vendidos no mercado atendem a norma, pois tem potencia máxima de 35 Watts.

g) Sobre fotometria, a norma é a mesma da antiga 680/87, que trata do direcionamento da Luz, linha de corte e ofuscamento (Maximo de 1 lux)

 

- A K2on ,sempre empenhada na melhoria da Qualidade ,,desde 2001 começou o desenvolvimento e melhorias em seu produto, e à partir de 2003 o Kit XenonK2 recebeu sua Primeira Certificação do INMETRO.

A K2on tem Certificação de Cor do IEE (Instituto de engenharia elétrica da USP e Certificação de compatibilidade eletromagnética (EMI/EMC) INPE Instituto Nacional de Pesquisas espaciais.

Certificação de conformidade com norma 680/87 de Fotometria para os Veículos :

ASTRA , AUDI A3, AUDI A4, GOL , PARATI , MAREA , BRAVA , TOYOTA HILUX ANTIGA , TOYOTA HILUX NOVA, MITSUBISHI L200, MITSUBISHI PAJERO FULL , MITSUBISHI PAJERO SPORT , NISSAN FRONTIER , NISSAN XTERRA , TROLLER, FAROL AUXILIAR , FAROL DE NEBLINA , FAROL AUXILIAR PARA CAMINHÕES, FAROL AUXILIAR PARA MOTOCICLETAS, FAROL PRINCIPAL PARA MOTOCICLETAS

 

Nosso sonho seria ter certificações para todos os veículos nacionais e alguns importados ,e comercializar kits de qualidade totalmente dentro da Lei ,específico para cada veículo, mas infelizmente a empresa decidiu em 2006/07 encerrar este projeto ,pois os custos de laboratório e investimentos em máquinas eram muito altos, sendo que o mercado não estava dando valor ao nosso trabalho, pois acabavam comprando Kits de baixo custo.

Nessa época decidimos lançar nova linha de produtos para não dependermos somente do Xenon e corrermos o risco da proibição, e hoje contamos com uma linha de produtos que cresce a cada dia.

Nossa posição para Janeiro de 2009 é continuarmos com a linha XenonK2, vamos continuar a melhoria do produto, com lançamento de grandes novidades tanto para o XenonK2 como tambem para a linha ALTEZZA.

Não está até o momento decidido o retorno do trabalho de certificação do restante da linha nacional, e mesmo que retornássemos o trabalho de certificação, ele levaria de 6 a 12 meses de trabalho.

Portanto no primeiro semestre de 2009 podemos garantir estar dentro na nova Resolução 227, apenas os veículos citados acima.

 

 

Atenciosamente

 

Renato A. Pedro

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Bemmm..

 

 

Agora pouco na Rádio CBN!

 

Notícia repassada por cima pelo meu pai:

 

 

"Kits Xenon estão proibido sim.... que só podem usar carro já preparados, citaram exemplo do CIVIC SI, que não vem com kit mas já vem preparado, dai pode se instalar.

 

Em si, veículo vai ser retido além de ter a multa...!"

 

Vamos esperar para ver né!

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Brasil não tem porte para isso.

 

Igual a inspeção em SP que ia começar este ano de 09, ja foi adiada para 2010. Xenon o pessoal nao vai ter como controlar, pq as concessionaria que instalaram vai conseguir se reguardar.

 

Segue mais uma parte da oktane

 

" MATÉRIA SOBRE A "PROIBIÇÃO DO XENON" VEICULADA NO JORNAL NACIONAL FOI COMPRADA.

 

Isso mesmo. A matéria foi COMPRADA.

 

Galera, tem muita grana envolvida nesta história. Vou relatar a informação que consegui junto aos maiores IMPORTADORES e com o SINDIPEÇAS (SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE AUTOPEÇAS).

::Em resumo::

- A matéria foi comprada pela VALEO - http://www.valeoservice.com.br/ - trata-se de uma grande empresa que atua no mercado de peças originais para reposição. É umas das maiores fornecedoras de peças para reposição no Brasil. A empresa tem presença globalizada. Ou seja, tem muita grana.

- Esta empresa FORNECIA kit's de conversão xenon para montadoras e concessionárias no Brasil.

- O mercado ficou muito competitivo para este produto devido à concorrência de preços. Isso devido principalmente aos Kit's dos 5 maiores importadores deste produto (em média 120 mil kit's/mês) e ao contrabando do Paraguai (sem possibilidade de mesurar).

- A VALEO perdeu o seu mercado ... perdeu as montadoras e as concessionárias. "os kit's instalados nas concessionárias, em sua maioria, são os kit's desta turma de 5 importadores.

- Os lojistas (seja ele pequeno ou grande) nunca compram kit’s da VALEO; porém compram dos importadores e do PY; Isso faz com que a VALEO perdesse por completo este mercado. Inclusive, até onde tenho informações, a VALEO não fornece mais este produto.

- A VALEO enxergou na nova resolução do CONTRAN a clara possibilidade de reconquistar este mercado. Repito, RECONQUISTAR O MERCADO.

- Por isso, ela comprou a matéria junto ao Jornal Nacional. A MATÉRIA FOI COMPRADA.

1º: o Jornal Nacional não tem nenhum interesse em divulgar durante alguns minutos uma matéria sobre xenon; o mundo está em crise, o estado de SC esta em calamidade, tem maluco matando gente inocente, .... ou seja, tem muitas outras matérias mais importantes para a Globo.

2º: a matéria foi antes da divulgação dos resultados do futebol!!!! Todo mundo estava ligado no JN.

3º: o técnico da reportagem (não sei o nome dele) é prestador de serviços para a VALEO (comprovado pelas investidas dos importadores);

O QUE ESTA SENDO FEITO HOJE PARA REVERTER ISSO

 

O CB05 – COMITÊ BRASILEIRO AUTOMOTIVO (COMISSÃO DE ESTUDO DE ILUMINAÇÃO VEICULAR) juntamente com a ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) e com o apoio do SINDIPEÇAS (SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE AUTOPEÇAS) está com uma proposta de regulamentação do Kit Conversão Xenon, o objetivo maior é eliminar os Kits de Conversão Xenon de baixa qualidade. O comitê já entrou em um consenso de que o Kit Conversão Xenon acima de 6800 K (Kelvins) é para uso off Road (fora de estrada), o que não é novidade para ninguém. Isso já faz parte do processo de Regulamentação de Avaliação da Conformidade que o Sindipeças está levando ao INMETRO de conformidade (previsão para Abril de 2009).

 

- serão veiculados, nos meios de comunicação em massa, várias reportagem informando a real verdade sobre o uso do Xenon. Não se assustem em abrir a “4 Rodas” e se depararem com duas folhas sobre o assunto.

 

- neste momento está para sair o direito de resposta, com veiculação Nacional, devido à inverdade divulgada. Vai ser muito bom Assistir o Willian Boner informando o erro!!!

 

- agora o principal: caso consigam provar categoricamente que a matéria foi COMPRADA, isso vai dar o maior problema. E assim espero que seja. Pois esta matéria gerou pânico em todos os proprietários de veículos com iluminação xenon.

::::A REVOLTA::::

 

A empresa VALEO ao realizar essa “maracutaia” com a GLOBO deixou milhares de proprietários de veículos com xenon em pânico. Literalmente CONVOCOU a população a retirar os kits. Eles deram um tiro no pé!!!

 

Agora então que a informação vazou para população, essa conta vai ficar cara!

 

 

 

Favor contribuam, através da indignação e revolta que essa informação vai gerar, com idéias para tentarmos fazer o maior número de usuários da web tenham conhecimento deste fato.

 

Uma coisa que seria legal é boicotar a VALEO, mas é impossível, uma vez que ela é fornecedora das montadoras. Não tem como. Mas deve ter um jeito ... tipo muita ente ligar lá no 0800 deles e mandar ver ... fazer a nossa indignação e revolta valer alguma coisa. "

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Ola amigos mais entendidos da area:

Coloquei XENON 8000K no corsa, eu sei que o 8000k é embassado, entao estava querendo comprar um de 6000k pra EVITAR dor de cabeca, vcsa sabem quem vende "SOMENTE A LAMPADA" ja que tenho todo o kit?

 

E a pergunta maior, como meu pai que é o dono do carro, ele ja disse preu tirar que se parar na delegacia por causo dessa "mer**" ele nao iria gostar nada, entao, gostaria de saber se eu POSSO andar de boa com esse kit hj em dia, ou melhor, se eu trocar pra 6000k? em que pé parou essa conversa? e se eles multarem, qual as consequencias e valor da multa?

 

Falei na delegacia hj, e eles nao sabia nada, falaram que esta sendo estudado ainda o que sera feito, no caso uma regularizacao, mas ate agora nao tem ordem alguma...

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pessoal, liguei hj pra saber informações no inmetro, pra fz a inspeção, e foi revoltante!!!!!

 

disse que soh faz se eu tiver a po*** do limpadorzinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

eai ?? o jeito eh espera essa lei miar ?

 

faloww

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Sobre a Valeo não sei nao. Amigo meu trabalha la e não é esse tipo de empresa "suja", e eles tem 5 areas diferentes, com fabricas diferentes... Não vai ser por 1 parte de 1 linha que vão por o nome em jogo.

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colokei no meu g4....aqui na minha cidade nada é proibido.....

tem mais de 100 pregados

 

nunca ngm foi multado...

 

xenom é bom..... desde que vc coloque um film na frente vai bem...

 

minha opinião....

 

abrasss

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