Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
maltmann

Selenium Extreme 15" x Caixa Selada

Recommended Posts

Bom galera, tenho um astra hatch 2 portas, e procuro um som interno, com qualidade mas com alto SPL, e depois de muito pesquisar, cheguei a seguinte config... é o que consegui comprar com a grana....

* PLayer MP3 Pioneer DEH-6980IB

* Kit 2 Vias CS60D Bravox

* Kit triaxial Hurricane (sem os agudos)

* Amplificador Banda VX 4.8 Performance (480W RMS) - kits internos

* Amplificador Soundigital SD 1000 (1000 RMS\ 4ohms) - somente para o sub

* Subwoofer Selenium Extreme 15" 2+2 (tocando em 4ohms)

* Caixa Selada em MDF 18mm 60 litros

* Cabo energia 35mm

* Bateria Spyder Nitro 850 (95 ampéres)

O som foi montado e muito bem acabado, mas fiquei em dúvida por causa da caixa. O grave se "sente" quando se está dentro do carro, mas acho que este sub possa render mais, e um pouco para fora também (não é o objetivo), mas estou na dúvida se a caixa for dutada, não teria um ganho mair de SPL? Estive lendo o manual deste sub da selenium, e para cx selada a litragem seria de 46 litros e para cx dutada seria de 58 litros. Segundo o instalador, para esta caixa bastaria colocar os 2 dutos. Mas estou na dúvida, porque se dutar a caixa e não ficar bom, não tem como voltar atrás, a não ser construindo uma nova caixa (fora de cogitação)... Fico no aguardo de sugestões...

Editado por maltmann

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa... arrisquei e coloquei 2 dutos de 4"... a impressão que tive é que existe mais pressão agora dentro do carro, com menos volume... só não tive de regular o módulo ainda, mas assim que estiver ok deve ficar bem melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu tá querendo mais qualidade nos graves, mantenha a caixa selada mesmo, se dutar ela, tu vai ter uma caixa picuda demais e com graves enjoativos, apenas pancadas com pouquíssimos subgraves.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... já dutei a caixa, gostei muito do resultado... só estava faltando mesmo regular o módulo...

Aproveitando o tópico, fiquei com uma dúvida na ligação do módulo banda com os falantes internos, de 6", onde todos são de 4ohms, mas as 4 saídas do módulo são de 120 rms a 2ohms... O instalador ligou um falante em cada canal... teria de mudar a forma de ligação ou posso manter assim... notei que o módulo esquenta, mesmo não tocando em potências assim tão exageradas... qual a forma de ligação correta, teria de ser em bridge para fechar a impedância?

Compartilhar este post

Link para o post
Opa... já dutei a caixa, gostei muito do resultado... só estava faltando mesmo regular o módulo...

Aproveitando o tópico, fiquei com uma dúvida na ligação do módulo banda com os falantes internos, de 6", onde todos são de 4ohms, mas as 4 saídas do módulo são de 120 rms a 2ohms... O instalador ligou um falante em cada canal... teria de mudar a forma de ligação ou posso manter assim... notei que o módulo esquenta, mesmo não tocando em potências assim tão exageradas... qual a forma de ligação correta, teria de ser em bridge para fechar a impedância?

É normal de um amplificador Classe AB (Mos-fet) esquentar ao ponto de quase queimar a mão, desde que esteja em condições normais de uso. Ligando em bridge seus falantes vai fazer o amplificador esquentar em dobro. E seus falantes não vão casar impedância nos bridges desse Banda. Que no caso seria dois bridges a 4ohms, seus falantes estão casando impedância em 2ohms ou 8ohms se for ligar em brigdes.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Como a caixa está dutada e com 64,7 L brutos, tirando a litragem do sub que é 5,9 L, fico com 58,8 L liquidos... hj a Fb está em 46,3 Hz, e quero mais sub-grave, então, a minha idéia é aumentar o duto de 4" x 30cm para 4" x 58 cm, ficando com sintonia de 35 Hz... o problema é que a altura da caixa é de 38,5, ficando o duto um pouco para fora... isso teria algum problema?

Editado por maltmann

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... alguém??

caro amigo.

não há problema algum os dutos ficarem para fora da caixa, as veses é até melhor, pois lembre-se que os dutos consomem um volume interno na caixa como se fossem completamente maciços, não sei se deu pra entender rsrrs. e outra coisa, eu tenho 1 extreme de 15 no meu carro, a caixa que eu uso é totalmente diferente da que a selenium recomenda, eu uso 83L 2 dutos de 4" por 38cm de comprimento, da um puta spl e muito subgrave, o grave é animal dentro do carro, e quando abro a mala eu diminuo os dutos um pouco não me lembro o quanto, na época eu calculei com o winisd , so me lembro que com os dutos menores era um pico de 6db e tb não lembro em qual frequencia, mas se interessar eu olho aki e te passo. espero ter ajudado, t+

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem problema não... pode estender o duto pra fora da caixa sim.

Editado por Lucas Rossi

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo.

não há problema algum os dutos ficarem para fora da caixa, as veses é até melhor, pois lembre-se que os dutos consomem um volume interno na caixa como se fossem completamente maciços, não sei se deu pra entender rsrrs. e outra coisa, eu tenho 1 extreme de 15 no meu carro, a caixa que eu uso é totalmente diferente da que a selenium recomenda, eu uso 83L 2 dutos de 4" por 38cm de comprimento, da um puta spl e muito subgrave, o grave é animal dentro do carro, e quando abro a mala eu diminuo os dutos um pouco não me lembro o quanto, na época eu calculei com o winisd , so me lembro que com os dutos menores era um pico de 6db e tb não lembro em qual frequencia, mas se interessar eu olho aki e te passo. espero ter ajudado, t+

eu usava com 60L com 2 dutos de 4pol por 45cm p/ dentro e p/ fora 20cm de comprimento! é uma boa idéia usar 2 dutos uma p/ dentro e outro p/ fora! :rever1:

Editado por gilgeo

Compartilhar este post

Link para o post

pode dutar a caixa... ai vc vai ganhar + 3Bd em spl!

Pode ganhar os 3dB ou não! Podendo a caixa tocar pior que uma selada e talvez com até -6dB de diferença!

3dB de ganho numa caixa dutada só é regra se a caixa estiver bem projetada e com os dutos bem dimensionados!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...