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maltmann

Selenium Extreme 15" x Caixa Selada

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Bom galera, tenho um astra hatch 2 portas, e procuro um som interno, com qualidade mas com alto SPL, e depois de muito pesquisar, cheguei a seguinte config... é o que consegui comprar com a grana....

 

* PLayer MP3 Pioneer DEH-6980IB

* Kit 2 Vias CS60D Bravox

* Kit triaxial Hurricane (sem os agudos)

* Amplificador Banda VX 4.8 Performance (480W RMS) - kits internos

* Amplificador Soundigital SD 1000 (1000 RMS\ 4ohms) - somente para o sub

* Subwoofer Selenium Extreme 15" 2+2 (tocando em 4ohms)

* Caixa Selada em MDF 18mm 60 litros

* Cabo energia 35mm

* Bateria Spyder Nitro 850 (95 ampéres)

 

O som foi montado e muito bem acabado, mas fiquei em dúvida por causa da caixa. O grave se "sente" quando se está dentro do carro, mas acho que este sub possa render mais, e um pouco para fora também (não é o objetivo), mas estou na dúvida se a caixa for dutada, não teria um ganho mair de SPL? Estive lendo o manual deste sub da selenium, e para cx selada a litragem seria de 46 litros e para cx dutada seria de 58 litros. Segundo o instalador, para esta caixa bastaria colocar os 2 dutos. Mas estou na dúvida, porque se dutar a caixa e não ficar bom, não tem como voltar atrás, a não ser construindo uma nova caixa (fora de cogitação)... Fico no aguardo de sugestões...

Editado por maltmann

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Opa... arrisquei e coloquei 2 dutos de 4"... a impressão que tive é que existe mais pressão agora dentro do carro, com menos volume... só não tive de regular o módulo ainda, mas assim que estiver ok deve ficar bem melhor...

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Se tu tá querendo mais qualidade nos graves, mantenha a caixa selada mesmo, se dutar ela, tu vai ter uma caixa picuda demais e com graves enjoativos, apenas pancadas com pouquíssimos subgraves.

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Opa... já dutei a caixa, gostei muito do resultado... só estava faltando mesmo regular o módulo...

 

 

Aproveitando o tópico, fiquei com uma dúvida na ligação do módulo banda com os falantes internos, de 6", onde todos são de 4ohms, mas as 4 saídas do módulo são de 120 rms a 2ohms... O instalador ligou um falante em cada canal... teria de mudar a forma de ligação ou posso manter assim... notei que o módulo esquenta, mesmo não tocando em potências assim tão exageradas... qual a forma de ligação correta, teria de ser em bridge para fechar a impedância?

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Opa... já dutei a caixa, gostei muito do resultado... só estava faltando mesmo regular o módulo...

 

 

Aproveitando o tópico, fiquei com uma dúvida na ligação do módulo banda com os falantes internos, de 6", onde todos são de 4ohms, mas as 4 saídas do módulo são de 120 rms a 2ohms... O instalador ligou um falante em cada canal... teria de mudar a forma de ligação ou posso manter assim... notei que o módulo esquenta, mesmo não tocando em potências assim tão exageradas... qual a forma de ligação correta, teria de ser em bridge para fechar a impedância?

 

 

É normal de um amplificador Classe AB (Mos-fet) esquentar ao ponto de quase queimar a mão, desde que esteja em condições normais de uso. Ligando em bridge seus falantes vai fazer o amplificador esquentar em dobro. E seus falantes não vão casar impedância nos bridges desse Banda. Que no caso seria dois bridges a 4ohms, seus falantes estão casando impedância em 2ohms ou 8ohms se for ligar em brigdes.

Editado por dudufuddellys

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Como a caixa está dutada e com 64,7 L brutos, tirando a litragem do sub que é 5,9 L, fico com 58,8 L liquidos... hj a Fb está em 46,3 Hz, e quero mais sub-grave, então, a minha idéia é aumentar o duto de 4" x 30cm para 4" x 58 cm, ficando com sintonia de 35 Hz... o problema é que a altura da caixa é de 38,5, ficando o duto um pouco para fora... isso teria algum problema?

Editado por maltmann

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Pessoal... alguém??

 

caro amigo.

não há problema algum os dutos ficarem para fora da caixa, as veses é até melhor, pois lembre-se que os dutos consomem um volume interno na caixa como se fossem completamente maciços, não sei se deu pra entender rsrrs. e outra coisa, eu tenho 1 extreme de 15 no meu carro, a caixa que eu uso é totalmente diferente da que a selenium recomenda, eu uso 83L 2 dutos de 4" por 38cm de comprimento, da um puta spl e muito subgrave, o grave é animal dentro do carro, e quando abro a mala eu diminuo os dutos um pouco não me lembro o quanto, na época eu calculei com o winisd , so me lembro que com os dutos menores era um pico de 6db e tb não lembro em qual frequencia, mas se interessar eu olho aki e te passo. espero ter ajudado, t+

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Não tem problema não... pode estender o duto pra fora da caixa sim.

Editado por Lucas Rossi

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caro amigo.

não há problema algum os dutos ficarem para fora da caixa, as veses é até melhor, pois lembre-se que os dutos consomem um volume interno na caixa como se fossem completamente maciços, não sei se deu pra entender rsrrs. e outra coisa, eu tenho 1 extreme de 15 no meu carro, a caixa que eu uso é totalmente diferente da que a selenium recomenda, eu uso 83L 2 dutos de 4" por 38cm de comprimento, da um puta spl e muito subgrave, o grave é animal dentro do carro, e quando abro a mala eu diminuo os dutos um pouco não me lembro o quanto, na época eu calculei com o winisd , so me lembro que com os dutos menores era um pico de 6db e tb não lembro em qual frequencia, mas se interessar eu olho aki e te passo. espero ter ajudado, t+

 

 

 

 

eu usava com 60L com 2 dutos de 4pol por 45cm p/ dentro e p/ fora 20cm de comprimento! é uma boa idéia usar 2 dutos uma p/ dentro e outro p/ fora! :rever1:

Editado por gilgeo

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pode dutar a caixa... ai vc vai ganhar + 3Bd em spl!

 

Pode ganhar os 3dB ou não! Podendo a caixa tocar pior que uma selada e talvez com até -6dB de diferença!

 

3dB de ganho numa caixa dutada só é regra se a caixa estiver bem projetada e com os dutos bem dimensionados!

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