Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SeMnOçÃo

Indicação para Pancadão

Recommended Posts

Amigos,

Como alguns aqui sabem eu tenho um sonzinho para festas e curtição em casa. Ontem adquiri um Hotsound 2.0sx para espancar meu par de SLX 818 e agora o Cygnus SA-5 vai ficar

apenas para tocar as 2 D405 e 2 ST Trinyum em um canal em 8ohms, liberando 500 rms para os 4, e o outro canal eu quero usar para tocar médio grave.

Nessa parte atualmente tenho 2 Protech Trio em uma caixa de 200 Litros com divisória e dois dutos em cada câmara, mas devido ao grande volume da mesma o woofer desce legal mas

não tem pancada ( aproveitei a caixa do PW3 ). Minha idéia é pegar essa caixa e colocar 4 woofer de baixa potência e baixo custo de 12 ou 15 ( dificilmente tem um woofer de 15 que responda

legal com 50 L ), sendo que eles precisam ser de 4 ohms pra fechar em 4 ohms que é o mínimo que o amp trabalha e liberando 800 rms no total.

Creio que 4 de 12 renderiam mais que os 2 de 15"... quais seriam as opções nesse caso levando em conta a litragem disponível e o baixo custo? Pensei nos Protechs trio de 12 e nos 312L,

mas o Eros tá muito caro.

Existe algum woofer de 15" que trabalhe legal com 50 L na faixa de 220 reais? Como todos serão tocados pelo mesmo canal do amplificador creio que possa retirar a divisória.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, eu não sei bem por qto q vc acha esses 312 por ae, mas aki na região é na faixa de 250 reais, sendo q agora são de 400 RMS..

eu creio para a sua intenção eles cairiam bem, sendo a caixa em 50L..

só q se vc puder diminuir pra uns 45L iria ficar mais pancada!

Compartilhar este post

Link para o post
cara, eu não sei bem por qto q vc acha esses 312 por ae, mas aki na região é na faixa de 250 reais, sendo q agora são de 400 RMS..

eu creio para a sua intenção eles cairiam bem, sendo a caixa em 50L..

só q se vc puder diminuir pra uns 45L iria ficar mais pancada!

Os 312L estão 290 à vista aqui. Estava olhando os Oversound e o Steel 300 está custando apenas 188 reais e tem bobina de 3". O que eu não gostei nele foi a Fs um pouco baixa e

a sensibilidade de 96db, onde parece que ele toca um pouco de subgrave. Alguém já testou esse woofer na prática? A caixa recomendada é de 60 Litros, mas acho que dá pra ajustar uma de 50.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém tem experiência com esses woofers ou pode dizer se eles respondem bem com 50 LItros?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=733

Oversound 550w15, usa caixa de 50L e muitos usam pra medio-grave, grafico feito por rodrigo carvalho no subforum D.I.Y. !!

OVERSOUND 550 W15

APLICAÇÃO - Sistema 4 vias (utilizado como reprodução de médio grave)

CAIXA RECOMENDADA - 51 litros

CONFIGURAÇÃO DUTOS - 2 dutos de 4" com 4,50 cm de comprimento

FINALIDADE DA CAIXA PROJETADA - Médio Grave

oversound550w153ef.gif

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Jon,

Obrigado pelo gráfico desse 550W. Tinha visto ele mas desanimei pela bobina ser de 2" e ser ainda mais barato que o Steel, mas vendo a curva ele tem uma resposta legal. Vou tentar buscar mais alguma coisa sobre ele e amanhã vou dar uma medida na caixa para ver se cabem mesmo os 4 no faceplate. Só vou precisar ajustar os dutos para chegar à sintonia correta pois todos vão tocar na mesma câmara.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, com 50l, pancadão forte de 15"? hm..... queres pancadão mesmo, basicamente médio / grave?

ou só pancada mesmo sem médio???

posso te ajudar...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Vander meu querido,

Quero somente grave. Para médio aquelas duas meninas que você me vendeu bem alimentadas fazem tudo sozinhas. Claro que consequentemente os woofers pegam um pouco de voz, mas o foco mesmo é o " pancadão ".

Os SLX dão ótimo subgrave, e joga longe a tremedeira, mas falta ataque e é isso que estou procurando agora pro sonzinho ficar perfeito.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Fui medir a caixa e infelizmente não cabem os 4 de 15 e terão de ser 4 de 12 mesmo...

Agora resta saber se vale ( realmente ) trocar 2 de 15 por 4 de 12.. Vou procurar lá no tópico do Rodrigo sobre a caixa recomendada para o 12" W550.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Depois de um tempo sem pensar no som vendi meu amplificador e agora estou a grana para pegar os falantes.

Apenas recapitulando tenho dois SLX 818 para subgraves que me atendem muito bem e agora busco Woofers para dar mais " Pancada ". Não quero aqueles POC POC de ultravox's e afins, mas algo com mais ataque voltado para músicas Funk. As opções que tenho que são achados aqui com facilidade com um bom valor são os Oversound:

MG 12-400 = R$ 349

SUB 15C-600 = R$ 365

Os 12-400 consigo usados mais em conta e caberiam os 4 na caixa que tenho agora somente tendo que adaptar a furação e divisões internas, porém os SUB15C acho que ficariam mais fortes devido à maior área de cone deles sem falar que descem mais também. Alguém já teve experiência com esses 15C para afirmar que eles tocam bem na parte de " Pancada " mais seca?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Hotsound 2.0 usar o SLX tudo bem. Está dentro do previsto, agora não gostei muito dessa ideia de usar woofer num canal e Drv + Stw no outro. Você perde a estereofonia.

Eu preferiria usar um conjunto Woofer + Drv + Stw em cada canal, com um divisor de frequência de 03 vias.

Alguém poderia dizer, poxa, mas segundo o fabricante o Cygnus disponibiliza 720w RMS por canal. Com essa potência tanto os Drv e Stw, já foram para o saco.

Claro que sim. Tem razão, mas se você providenciar um Divisor de 03 com atenuação nas vias altas, fica tudo certo. A própria Nenis tem um Crossover para essa situação, slvo engano com limie de 1000w. Esse crossover é o ideal.

Nesse caso você aumenta o leque de opções com Woofer para atuar na faixa de médios. Pode providenciar um Woofer até próximos aos 720w ou menos se optar por ter um certa reserva na impedância ao qual o amplificador atua. Sabendo-se que Woofer com maior potência, terão médio-graves muito mais encorpados e para um som profissional é bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Coelho, as coisas agora mudaram. Eu vendi o Cygnus e vou pegar um outro amplificador para os Woofers que provavelmente será o ThunderLight Ap2000 que fornece 1250 rms por canal e o estereo será tocado por enquanto pelo meu Harman Kardona até eu pegar outro específico.

Eu antes ligava as 2 D405 e 2 Trinyum fechando em 8ohms onde o amplificador libera 500 rms. Cortando em 1khz sempre tocou na boa sem problemas.

Só queria saber qual woofer seria melhor até uns 500rms para o fim que eu descrevi acima.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza. Meu comentário não vai mudar coisa.

Creio que a potência disponível para o Woofer será maior ainda. Nesse caso você abrirá mais ainda o leque de opções, pois estava limitado nos 720w.

A questão agora deva ser qual é novo valor da potência do amplificador que deseja adquirir a 08 ohms, já que pelo que eu entendi você só ligará um 01 Drv e 01 Stw por canal.

Caso use mais de uma unidade por canal, verifique qual a impedância resultante do conjunto e o valor de potência que o novo amplificador nessa mesma impedância e depois divida pelo número de falantes do mesmo tipo.

Assim terá o valor de potência que cada falante irá receber. Estou certo?

Veja que eu alertei sobre a impedância resultante com falantes do mesmo tipo, porque estou ciente de que estou contanto com o divisor de frequência adequado, fazendo que um falante não invada a faixa do outro.

Então o novo amplificador a nível de potência estará limitado em função dessa potência suportada pelos Drv e Stw, considerando-se que eles são os mais frágeis e porque a uma certa limitação de divisores passivos

no que se refere a potência (só conheço divisores passivos suportndo no máximo 1000w RMS). Vai depender claro da nível de atenuação.

Veja que a minha preocupação é respeitar sempre os limites de cada falante, principalmente do que suportam menor potência, o que normalmente não é observado oi por displicência ou por desconhecimento mesmo.

Claro, cara, estou falando assim por alto, porque estou partindo do princípio que você tenha um certo nível de conhecimento e saiba o que eu estou querendo dizer.

Se não houver entendimento, favor falar.

Coelho, as coisas agora mudaram. Eu vendi o Cygnus e vou pegar um outro amplificador para os Woofers que provavelmente será o ThunderLight Ap2000 que fornece 1250 rms por canal e o estereo será tocado por enquanto pelo meu Harman Kardona até eu pegar outro específico.

Eu antes ligava as 2 D405 e 2 Trinyum fechando em 8ohms onde o amplificador libera 500 rms. Cortando em 1khz sempre tocou na boa sem problemas.

Só queria saber qual woofer seria melhor até uns 500rms para o fim que eu descrevi acima.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Coelho,

Sobre potência aplicada, impedância e etc eu não tenho dúvidas, apenas citei os equipamentos por demonstração.

Apenas gostaria de saber qual seria o mais indicado para acompanhar os SLX dando uma pancada mais firme ( Impacto no peito ) pois esse woofer de 12 sei que é para isso de acordo com os parâmetros, mas como Funk não tem esse tipo de grave tão seco, talvez os de 15 ficassem melhor. Citei esses 2 pois são achados com facilidade aqui no RJ e cabem no orçamento, mas se tiverem outras opções melhores também seriam analisadas.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito do que você pretende. Se o seu som toca só música ou se serve por exemplo para algum evento onde tenha gente falando e tal.

Se for para situações onde haja necessidade voz e com bastante presença eu buscaria Woofer com Sensibilidade mais alta, tipo Selenium 12MB1P ou 12MB3P, nesse caso estão dentro do limite suporta´vel do falante, visto que a potência musical é de 600w RMS, acho.

Se for para situações diversas eu apostaria num falante que tivesse médio-grave mais encorpadom tipo o Eros 1200MB ou melhor ainda o GTX 600 (600w) ou ESX 312 (300w) da Snake, mantendo-se a maesma marca dos falantes para grave. Esses todos como sendo falantes de 12".

Se por exemplo optar por um falante de 15" o que agradaria me mais para um som profissional como o seu, eu indicaria o ESX 415, que mesmo sendo de 15", tem uma faixa de resposta bastante ampla e poderia usar tranquilamente, sem necessidade de woofer par a faixa de médios, com Drv fenólicos + Stw ou até mesmo se fosse somente Woofer + Drv Ti, o que não é o seu caso.

O Eros 312 ou 315, também seria boas opções, pois tem potência musical dentro da faixa de potÊncia recomendada, sendo que esses terão em tese menor rendimento, em termos de timbre.

Para uma proposta mais econômica, nessa segunda opção (situações diversas), eu indicaria o MB da Protech.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, buscando outras opções na mesma faixa de preço de 300~350 reais eu achei:

Ultravox 400rms:

http://www.ultravox.com.br/400p.jpg

Snake

Esx 415 - http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_prod...92170609C6YW603

Esx 155 - http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_prod...93095923RZZSB6L - Esse acho que não me atenderia pois parece ser mais voltado para o subgrave como meu SLX.

Eros 315L

http://www.eros.com.br/produtos_detalhe.php?cod=15

Oversound

Sub 15c - http://www.oversound.com.br/index.php?ling...23&pro=3349

12 Mg400 - http://www.oversound.com.br/index.php?ling...23&pro=3345

Desses todos só conseguirei ouvir os Oversound onde estarei indo fazer isso no próximo final de semana. Apenas o Oversound e o Snake 155 tem bobina de 4".

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Alguém teria o projeto detalhado ( com as medidas de todos os cortes ) da MTL-2 18" ?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa caixa, apesar de boa resposta é mais complicada do que parece.

Primeiramente veja se a faixa de resposta a qual o tipo de caixa atende, vai lhe favorecer ou não, porque se eu lembro bem, precisa de um bom divisor de frequência.

Tem outra que essa caixa me parece ser adaptada a certos de falantes. Não lembro bem, porque faz um tempo que eu li algo a respeito. Ela é compacta e boa para sistemas de sonorização para festas.

Um amigo que tem esse projeto de MTL e é marceneiro, não dá de jeito nenhum .Ele disse que uma caixa que é bem versátil e ele está fazendo bastante lá são as SB 850 e aquelas KF com falantes de 15" + 10" + Drv Ti.

Amigos,

Alguém teria o projeto detalhado ( com as medidas de todos os cortes ) da MTL-2 18" ?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Nicki,

Os falantes são os 18.2 ou Sub 800 que são muito utilizados nestas caixas aqui no RJ. Inclusive a representante da Over ( Thunderlight ) vende muitas MTL-2, então acho que seria bom... os cortes indicados são HP 40hz e LP 160hz.

Também estou lendo sobre as SB850, mas não achei uma específica para os Overs... pois creio que de acordo com o falante seja necessário alguma modificação no duto e litragem interna, assim como a Snake tem o projeto no site deles, mas liguei para a Over e eles não tem um projeto específico para repassar, por isso estou com medo de fazer um genérico e ficar ruim.

Se alguém tiver o projeto específico para Oversound ou alguma outra idéia...

Vi também que as W-Horn são o DEMO, mas são muito complicadas de fazer.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Os MG já ficaram para um segundo momento, pois agora tive a chance de vender meus Snake's e vou colocar 4 x 18. Estou decidindo a caixa.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é nem tanta mudança, apenas uma fase de mudança se antecipou a outra.

É porque como os Snakes "saíram de moda" aqui no fórum estava difícil de vender, então nem estava pensando em mudar agora o subgrave mas achei um comprador para um dos subs e o outro já está caminhando então vou logo para a parte mais difícil que é colocar os 4 de 18 e depois quando entrar mais uma graninha coloco 2 Over MG 12 400. Nessa mudança de subs também tinha outro limitador que era fazer a caixa que eu queria pois aqui onde moro ninguém quer pegar esses projetos de caixa para fazer, e nas lojas é um absurdo o preço e de tanto pesquisar achei um cara que cobra um preço justo ( R$ 210 numa SB850 com naval de 18mm, batida de preta, protetar de cantos e etc ) pois ele revende para lojas e equipes.

Estou agora apenas decidindo entre MTL e SB850.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse meu amigo que tem o projeto e é marceneiro, faz muitas caixas, para sons de banda, empresas de sonorização e algumas até para lojistas.

Concordo que esses caras de loja vendem muito caro e algumas lojas mandam naqueles caras que não usam pregos e nem parafusos e sim uns grampos. Meu amigo disse que uma Banda comprou uma dessas caixas e em 02 aventos as caixas abriram.

A maioria das caixas que ele faz são as SB 850 e uma Selenium, bem parecida, as KF que eu falei que usam 15" + 10" + Ti e as Fly, mas esses precisam de umas ferragens, que aqui na cidade a gente tem dificuldade de encontrar. Elas são suspensas, por isso o nome.

Eu estou com uns Eros 312L para vender e posso incluir um pacote com Eros SDS de 15", porque eu estou querendo de 18".

Não é nem tanta mudança, apenas uma fase de mudança se antecipou a outra.

É porque como os Snakes "saíram de moda" aqui no fórum estava difícil de vender, então nem estava pensando em mudar agora o subgrave mas achei um comprador para um dos subs e o outro já está caminhando então vou logo para a parte mais difícil que é colocar os 4 de 18 e depois quando entrar mais uma graninha coloco 2 Over MG 12 400. Nessa mudança de subs também tinha outro limitador que era fazer a caixa que eu queria pois aqui onde moro ninguém quer pegar esses projetos de caixa para fazer, e nas lojas é um absurdo o preço e de tanto pesquisar achei um cara que cobra um preço justo ( R$ 210 numa SB850 com naval de 18mm, batida de preta, protetar de cantos e etc ) pois ele revende para lojas e equipes.

Estou agora apenas decidindo entre MTL e SB850.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...