Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BMP

Dex-p9/Deq-p9/Audison/Hertz/Aliante

Recommended Posts

Postado em

Falae pessoal, blz.

Vou começar em breve a instalação do meu novo som.

Estou na dúvida com relação ao posicionamento do midrangee qual amplificador empurrar oq.

Equipamentos:

HU: DEX-P9/DEQ-P9

Kit 3 vias Hertz MLK3 (ml280+ml500r+ml1600)

Amps p/ kit: audison vrx 4.300 (4x110wrms) e audison vrx 2.150 (2x110wrms)

Sub: Phase Linear Aliante 12 Limited (500wrms a 4 ohms)

Amp p/ sub: audison vrx 1.500 (600wrms a 4 ohms)

Cabo de falante: ecosse cs2.2 (tw) e ecosse cs2.3 para midbass, midrange e sub

Rca para kit: 1 pares de JPS de 0.5m e 2 pares de audison sonus de 1m

Rca para sub: 1 par 1m de audison sonus

2 BTX2 audison

2 VCRAK audison

Bateria Optima Yellow

Megacapacitor Monster Cable 1F

CD-IB100II Pioneer

Ipod 80gb

Primeira dúvida: Onde instalar o midrange e o tw? O mr é meio grandinho e to ná dúvida se instalo ele nas colunas direcionando para o motorista, em cima do painel ou nas colunas sem direcionamento.

Gostaria de saber a opinião do pessoal e o pq.

Segunda dúvida: Não sei se coloco o 2.150 pro tweeter e deixo o 4.300 pro midrange e midbass ou faço de outra forma. Gostaria de opiniões.

Abaixo tem algumas fotos dos equipamentos. Está faltando chegar o dex-p9 e o sub.

amps vrx 2.150, vrx 4.300, vrx 1.500

dsc02662yc5.th.jpgthpix.gif

kit 3 vias hertz mlk3 (ml1600, ml500r, ml280)

dsc02665uy3.th.jpgthpix.gif

Foto geral

dsc02667qp8.th.jpgthpix.gif

Foto geral 2

dsc02668sw1.th.jpgthpix.gif

Detalhe do midbass

dsc02670ko9.th.jpgthpix.gif

Já já vou colocar algumas fotos do midrange nas posições q estou na dúvida para colocar.

Abraço

BMP

Postado em

Fotos do midrange em posicionamentos diferentes:

direcionado lado esquerdo

posicinadolewy1.th.jpgthpix.gif

posicionadole1um7.th.jpgthpix.gif

direcionado lado direito

posicionadoldyq7.th.jpgthpix.gif

posicionadold1bh4.th.jpgthpix.gif

coluna lado direito

colunaretroee1.th.jpgthpix.gif

Manual do midrange:

http://www.hertzaudiovideo.com/Doc/pdf_ml500r_web.pdf

Manual do kit 3 vias:

http://www.hertzaudiovideo.com/file/pdf/ma...web_ita_eng.pdf

Na página 23 fala bem sobre essa questão do posicionamento do midrange

Videozinho interessante sobre a construção dos falantes hertz:

http://www.hertzaudiovideo.com/video/mille_SE_eng.zip

Ta compactado

Bem artesanal o sistema dos caras

Abraço

BMP

Postado em

Valeu pela ajuda.

A princípio, acho q o melhor aproveitamento possível seria o midrange na coluna direcionado para o motorista e o tw ao lado do retrovisor.

Com relação a testar seria o ideal, o problema que não vou ter como testar pq vamos montar o som aos finais de semana e muito provavelmente vou montar o midrange antes do cd chegar.

obs: o carro que será montado o som é um golf IV

Abraço

BMP

Belo kit hein! Deixa eu babar um pouquinho...

Eu tentaria fazer algo entre o coluna e o direcionado, mas pq vc não testa os posicionamentos?

Postado em

VRx4.300 tw e mid range

Vrx2.150 mid bass

o tw w o mid tenta dexar direcionado! mesmo q seja na moldado na porta.. sem direcionamento vai perder muita coisa boa do kit.!hehe....

abraço

Postado em

Falae Giovani, blz.

Devo usar os amplificadores dessa forma mesmo que vc falou.

Agora com relação ao midrange que ainda estou em dúvida.

Ontem testei todo o equipamento e fiz umas simulações do midrange na coluna e no painel, infelizmente, em relação a posicionamento, ficou bem melhor em cima do painel doq na coluna direcionado. Até da pra colocar na coluna do golf direncionado, porém o mirange é muito cumprido e com acabamento poderia até atrapalhar a visão do motorista e o aumentar o ponto cego também.

Estou seriamente pensando em fazer tipo esse das fotos abaixo:

sys2008529202839eq6.th.jpgthpix.gif

sys2008529202853xv1.th.jpgthpix.gif

sys2008529172359ne6.th.jpgthpix.gif

sys200852920294im2.th.jpgthpix.gif

resultado final

painelldzd3.th.jpgthpix.gif

Agora não sei se perderia muito em foco e imagem colocando o midrange dessa forma.

A minha idéia é instalar da melhor forma possível, mase se for prejudicar a dirigibilidade já complica um pouco.

abraço

BMP

Só acho q vou inclinar um pouco o mais o midrange ficando tipo uns 45 graus, meio que acompanhando a inclinação do parabrisa e o tw direcionado para o motirsta.

VRx4.300 tw e mid range

Vrx2.150 mid bass

o tw w o mid tenta dexar direcionado! mesmo q seja na moldado na porta.. sem direcionamento vai perder muita coisa boa do kit.!hehe....

abraço

Postado em

Direcionar o midrange pro vidro é o maior crime que se pode cometer num 3 vias! Ainda mais quando o midrange é um ribbon (não um ribbon puro, mas um planar ribbon). Deixe-o pro vidro, e todo o detalhamento vai pro saco. O soundstage perde muito em precisão focal, por conta das inúmeras reflexões...

Definitivamente, direcionado! Faça uns peitinhos parecidos com esse primeiro, ou veja a possibilidade de colocá-lo no forro da porta. Perde-se um pouco na profundidade, mas o que se ganha no áudio, nem cabe na conta.

Postado em
Direcionar o midrange pro vidro é o maior crime que se pode cometer num 3 vias! Ainda mais quando o midrange é um ribbon (não um ribbon puro, mas um planar ribbon). Deixe-o pro vidro, e todo o detalhamento vai pro saco. O soundstage perde muito em precisão focal, por conta das inúmeras reflexões...

Definitivamente, direcionado! Faça uns peitinhos parecidos com esse primeiro, ou veja a possibilidade de colocá-lo no forro da porta. Perde-se um pouco na profundidade, mas o que se ganha no áudio, nem cabe na conta.

:+1

Postado em

Valeu pela dica.

Então, o direcionamento não ficaria exatamente virado para o vidro. Ficaria Paralelo ao vidro, meio q virado para o começo do teto.

Também acho q direcionando para o motorista é a melhor forma sem dúvida, o problema está na montagem disso na coluna. Nessa primeira foto q vc se refere ficou perfeito. É asism que eu queria, mas com certeza é um carro grande. No golf não tem tanto espaço entre a coluna e o painel. É muito pequno ali. E oq vc acha de colocar esse midrange na coluna mirando para o meio do painel? Tipo o desse carro abaixo? Pode até não ficar tão bom quando direcionado, mas vc acha q a perda seria muito grande?

http://www.caraudiomag.com/news/caep_0808_...w_m6/index.html

colunagr7.th.jpgthpix.gif

Lembrando que o midrange tem 17cm de cumprimento por 9cm de largura e 1.5cm de profundidade

Abraço

BMP

Postado em

Bom, é preferível deixar esse midrange deitado sobre o painel (ficando com 17cm de largura por 7cm de altura), direcionado, que de pé, mas apontado pro vidro. Só tome cuidado com o direcionamento, pois ribbons tem uma dispersão vertical não muito boa. No seu caso, o problema passará a ser de dispersão horizontal, então não seja muito egoísta no direcionamento, deixe mais aberto.

Postado em

Eu tentei alguns direcionamentos dos citados quando fui montar o mid e o tw em cima do painel. Por teimosia, fiz direcionamento cruzado, tipo, o mid e o tw totalmente alinhados, o lado do passageiro virado pra mim, e o lado do motorista vidado pro passageiro...blz, ficou bom, mas hj, quando quero ter o mapa perfeito do palco, tenho que sentar entre os bancos dianteiros, que é onde se cruzam os eixos... Não vejo muita saída, ideal é tudo on axis mesmo, tô esperando pra definir qual mid de 4" eu pego, pra virar o lado do motorista pra mim tb, infelizmente é oq funciona.

Tentei acertar a fase dos falantes do lado do motorista pra compensar o eixo cruzado, meu cross dá essa possibilidade em até 60 graus, até deu uma amenizada, mas nada como ter os driver direcionados.

Mas tem projetos gringos que usam direcionamentos diferentes, não sei como fazem, mas deve ser muito processamento pra acertar, coisa que tua hu deve ter de sobra. Com muita paCIÊNCIA vc chega no meio termo.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Exatamente.

Você tem um processador bem poderoso em suas mãos. Com certeza, da pra resolver quaisquer problemas referentes a um direcionamento não tão "perfeito". É só saber usar, e regular de forma adequada. Da pra perder várias horas mechendo.

Postado em

É complicado mesmo.

Quero ver se faço direcionado mesmo e na coluna. Pelo menos vou tentar, se for ficar muito grande ai coloco em cima do painel com o midrange um pouco inclinado e direcionado para o motorista.

Espero que o processador possa ajudar a amenizar essa perda q possivelmente vou por não posicionar os mids corretamente.

Abraço

BMP

Eu tentei alguns direcionamentos dos citados quando fui montar o mid e o tw em cima do painel. Por teimosia, fiz direcionamento cruzado, tipo, o mid e o tw totalmente alinhados, o lado do passageiro virado pra mim, e o lado do motorista vidado pro passageiro...blz, ficou bom, mas hj, quando quero ter o mapa perfeito do palco, tenho que sentar entre os bancos dianteiros, que é onde se cruzam os eixos... Não vejo muita saída, ideal é tudo on axis mesmo, tô esperando pra definir qual mid de 4" eu pego, pra virar o lado do motorista pra mim tb, infelizmente é oq funciona.

Tentei acertar a fase dos falantes do lado do motorista pra compensar o eixo cruzado, meu cross dá essa possibilidade em até 60 graus, até deu uma amenizada, mas nada como ter os driver direcionados.

Mas tem projetos gringos que usam direcionamentos diferentes, não sei como fazem, mas deve ser muito processamento pra acertar, coisa que tua hu deve ter de sobra. Com muita paCIÊNCIA vc chega no meio termo.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

É midrange. É bem direfente esse midrange

O tw é de 1 polegada

Abraço

BMP

File cara..ow e esse negocio..twiter?

c for..doidera heim ahuhuah mais fico bonito

t+ :legal:

Postado em

Vou fazer aqui em rib.preto mesmo. Começo segunda feira, mas vai ser feito de modo bem lento por questão de disponibilidade.

Devo ir pra sp no salão de automóvel, mas até lá o som ainda não estará totalmente terminado.

Agora a noite tirei umas fotos dos duas pisições q estou na dúvida para instalar o midrange.

Algumas fotos abaixo

Midrange na vertical

dsc02684wq6.th.jpgthpix.gif

Visão do motorista LE

dsc02685zi7.th.jpgthpix.gif

Visão do motorista LD

dsc02687xv0.th.jpgthpix.gif

Midrange na horizontal

dsc02708qb2.th.jpgthpix.gif

Visão motorista LE

dsc02699no5.th.jpgthpix.gif

ONDE VAI FAZER??? QUANDO VAI COMEÇAR:?????VAI VIM PRA SP!!!!??

kkkkk

abraço

Postado em

continuando..

Visão motorista LD

dsc02700jp5.th.jpgthpix.gif

Estou na dúvida, uns dizem q os tw ribbon tocam melhor na vertical e direcionados, outros dizem q tocam melhor na horizontal, ou ainda se instalo ele na coluna mesmo, virado para o painel.

Achei esse tópico na net q fala bastante sobre esse assunto:

http://www.diymobileaudio.com/forum/showth...ighlight=ribbon

E hoje perguntei qual a melhor opção para um italiando q tem esse midrange instalado e olha oq ele respondeu:

Hi,I no speak english.. sorry...la posizione migliore dove montare gli ML500R e sul montante del parabrezza per avanzare al massimo la scena sonora e ottenere un ottimo effetto stereofonico m attenzione perche' il lato di emissione migliore di questo componente e' quello piu' lungo quindi evita categoricamente di installarlo con il lato corto verso il punto di ascolto ed effettua un taglio attivo con il P9 intorno ai 4khz/12 dB sul left e 5,5khz 6dB sul right con gli ML280 tagliati a 12/18 dB.ciao

Traduzindo male male:

Olá!, para não falar o inglês. pesaroso… a posição melhor onde montar o ML500R e na montagem do pára-brisa a fim avançar ao máximo a cena sonorous e obter uma atenção óptima perche' do efeito estereofónico m; o lado da emissão melhor do que este membro e' esse um piu' ao longo conseqüentemente dele evita categòrica para instalá-lo com o lado curto para o ponto do mim escutam e realiza um corte ativo com o P9 em torno do DB 4khz/12 à esquerda e de 5,5khz 6dB na direita com o corte ML280 a 12/18 de dB.ciao

Pelo o que eu entendi ele indicou pra instalar na coluna. É isso mesmo?

Olha fotos da instalação dele:

97380539pz2.th.jpgthpix.gif

26544314ay7.th.jpgthpix.gif

Não sei se o cara entende muito de som, mas que ele tem um som de respeito tem. Olha ai:

PIONEER RS D7RII - RS P90 - RS M1 ODR

ML280S - ML500R a montante

ML1600 in porta @ dynamat extreme

ML3000 in cassa chiusa

3X pre a valvole HSS

2X steg MSK classe A - medioalta

1X steg MSK 1500 - woofer

1X steg MSK 3000 - subwoofer

northstar nsb75 - soundstream cap. 8F

cavi QED home - VdH D102mkIII

Só esse rs-p90 já vale quase o meu som inteiro, heheh

Abraço

BMP

Postado em

Bruno, basicamente todo planar tem uma dispersão horizontal (o ângulo de abertura do som, resumindo de forma nem tão didática... heheheh) boa, mas a vertical é ruim. Quanto maior a frequência, mais fechado fica esse ângulo (ou seja, mais direcional ele fica).

Na prática, com o tweeter montado certinho, a diferença do que se ouve on e off axis é pequena. Com o tweeter montado da segunda forma que você ilustrou, a diferença off axis é bem grande. Aí a opção é partir pro egoísta total, ou seja, capriche no direcionamento. Mas capriche mesmo! Esquerdo bem paralelo com o vidro lateral, direito cruzando o centro dos bancos.

No seu caso, é infinitamente melhor que deitá-lo e deixar mirando no parabrisa. Sério mesmo! Mesmo que se possa ganhar em profundidade, o detalhamento, o brilho... a graça... vai embora.

Já ouvi 3 vias no pezinho (meu primeiro 3way. Era tesão no quesito foco, mas o palco era baixo), 3 vias no painel, 3 vias à queima roupa, 3 vias com midrange "deitado" (que era um DLS), e com o midrange deitado, é onde se perde mais.

Tem um tempo que venho brincando com ribbon no carro... é outro nível. Quem já brincou sério com um (mais que apenas ouvir) sabe que não tem pra domo nem cone. Pouca massa inercial, pura e simplesmente! Pena que eles não usam tweeter ribbon também!

Há sempre de se pensar no quesito cultural... essas últimas fotos, com o midrange na coluna, me deixam assustado, exatamente pela salada de posicionamentos empregada. Tweeter à meia-altura, midrange lá em cima... Já pensou um sax dançando em 3 dimensões no palco? É bem por aí.

Postado em

Fala Kleber, blz.

Seus argumentos me convenceram. Vou fazer de tudo pra instalar os mids na vertical e direcionados totalmente para o motorista.

Só uma coisa a mais, nessas fotos que o midrange está na horizontal, ele está em um angulo de quase 90 graus. Eles nãi ficariam deitados e virados para o parabrisa, mas sim na horizontal com um angulo de quase 90 e direcionados tb para o motirsta.

Abraço

BMP

Bruno, basicamente todo planar tem uma dispersão horizontal (o ângulo de abertura do som, resumindo de forma nem tão didática... heheheh) boa, mas a vertical é ruim. Quanto maior a frequência, mais fechado fica esse ângulo (ou seja, mais direcional ele fica).

Na prática, com o tweeter montado certinho, a diferença do que se ouve on e off axis é pequena. Com o tweeter montado da segunda forma que você ilustrou, a diferença off axis é bem grande. Aí a opção é partir pro egoísta total, ou seja, capriche no direcionamento. Mas capriche mesmo! Esquerdo bem paralelo com o vidro lateral, direito cruzando o centro dos bancos.

No seu caso, é infinitamente melhor que deitá-lo e deixar mirando no parabrisa. Sério mesmo! Mesmo que se possa ganhar em profundidade, o detalhamento, o brilho... a graça... vai embora.

Já ouvi 3 vias no pezinho (meu primeiro 3way. Era tesão no quesito foco, mas o palco era baixo), 3 vias no painel, 3 vias à queima roupa, 3 vias com midrange "deitado" (que era um DLS), e com o midrange deitado, é onde se perde mais.

Tem um tempo que venho brincando com ribbon no carro... é outro nível. Quem já brincou sério com um (mais que apenas ouvir) sabe que não tem pra domo nem cone. Pouca massa inercial, pura e simplesmente! Pena que eles não usam tweeter ribbon também!

Há sempre de se pensar no quesito cultural... essas últimas fotos, com o midrange na coluna, me deixam assustado, exatamente pela salada de posicionamentos empregada. Tweeter à meia-altura, midrange lá em cima... Já pensou um sax dançando em 3 dimensões no palco? É bem por aí.

Postado em
Mas imagina daí o trabalho que seria direcionar!

Quando eu tiver um caminhão vou pensar seriamente em mid+ tweeter ribbon...

Considerando que o tweeter pode ficar com corte bem alto, daria pra fazer mais uma fitinha nesse midrange, pra responder os agudos.

Seria fodástico, pode ter certeza.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...