Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vagnersantos

d305 ou D405

Recommended Posts

aew pessoal tou querendo monta um som e pensei em usar os drives da selenium nas cornetas originais de modelo HL47-50 e minha duvida é qual ficaria mais forte e bem zuadenta, tipo meu som com Fé em Deus sera 4 WPU 1505 ou 09 / 2 MEDIOS KEYBASS e 2 PW3 / 2 super Tweeter tytanio da HINOR/ 2 ou 4 cornetas.

qual ficaria legau 2 - d405 ou 4 - d305

sendo que vou empurra-los por um power one. que tem libera 4 canaiz de 100 rms em 4 ohms / 4 canais de 180 em 2 ohms e 2 canais em bridi de 360 em 4 ohms.

se eu usar as 2 - d405 vou usar outro modulo, tipo hurricane 4.120 e se for usar as 4 - 305 vou usar o pone

o que acham quem falar mais e qual seria melhor pra meu sistema.?????????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

até hoje não vi diferença prática entre a D305 e a D405 pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

outra duvida, sera que se eu colocar apenas 50 rms pra cada D305 eu consigu um bom resultado sendo que ela é de 75 rms ????

Compartilhar este post

Link para o post
outra duvida, sera que se eu colocar apenas 50 rms pra cada D305 eu consigu um bom resultado sendo que ela é de 75 rms ????

vou falar uma coisa, mas não conta pra ninguém: vc vai usar crossover ativo? se for, 50Wrms é até demais heheh

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
vou falar uma coisa, mas não conta pra ninguém: vc vai usar crossover ativo? se for, 50Wrms é até demais heheh

o cross stx-84 é o que ativo ou passivo ???? rsrrs

Compartilhar este post

Link para o post

oh vei eu nao sei po*** nenhuma de som e se soubesse nao tava aqui perguntando, oh vc achar que estaria, vei eu nao sei se ele é ou nao porem tenhu grana pra gasta e tou pededindo a ajuda de quem sabi se puder ajudar amigu blz se nao ficar calado que é melhor.

nao ficar perguntando mer**.

Compartilhar este post

Link para o post

nao sabia, mais o que indentifica meu som ser um trio? e pra mim geral do som fala sobre tudo que se refere a som automotivo estou errado? perguntei sobre drives nao quer dizer que tenha um triu ou quer?

mais tudo bem

Compartilhar este post

Link para o post
oh vei eu nao sei po*** nenhuma de som e se soubesse nao tava aqui perguntando, oh vc achar que estaria, vei eu nao sei se ele é ou nao porem tenhu grana pra gasta e tou pededindo a ajuda de quem sabi se puder ajudar amigu blz se nao ficar calado que é melhor.

nao ficar perguntando mer**.

cara por acaso vc está se referindo a min ??

Se for, fique sabendo que eu tbn não sei a diferença entre pasivo e o ativo, e nem foi pra vc que perguntei, pq só pelas coisas que tu fala da pra saber que num entende nada, então não iria perder meu tempo perguntado pra vc. sobre a grana como muitos falam aki, tem gente que tem muita $$$ mas não sabem gastar torra tudo com besteira .......

vc acha que é desse jeito na ignorancia que vai conseguir resolver suas duvidas ?

E outra, vc começo muito bem aki no forum, parabens......

Opa desculpa ai gutão.....

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, vc vai colocar elas pra tocar com o portamalas aberto ou vc vai colocar 4 305 ou 2 405 em cima do tamão com elas apontadas para o parabrisa?

aposto que vc mesmo vai responder a sua pergunta, se seu som era trio elétrico ou não, srrssrsrrsrrr

um abração

Compartilhar este post

Link para o post
nao sabia, mais o que indentifica meu som ser um trio? e pra mim geral do som fala sobre tudo que se refere a som automotivo estou errado? perguntei sobre drives nao quer dizer que tenha um triu ou quer?

mais tudo bem

Amiguinhu ... vc leu a descrição do GERAL ???

vou postar pra vc aqui :

"Assuntos gerais sobre SOM AUTOMOTIVO que não se encaixam nos demais sub-fóruns. "

Viu só ???

Drives normalmente se usa em TRIO , então é lá que vc tem que pedir ajuda ... (no caso AQUI ... agora que movi seu tópico).

Vamos deixar o fórum arrumadinhu , com seus assuntos nos lugares corretos tá ???

abraço e boa sorte na sua dúvida !

(mesmo sabendo que tem tópico falando disso já)

Compartilhar este post

Link para o post

amigo.... é só pesquisar direitinho.. q com certeza vc vai axar muita coisa util aqui no forum (tópicos antigos e tal) quanto a diferença entre TRIO SPL...etc.. enfim, pesquisando vc acha tranquilow....porém, falando de forma meio grosseira, podemos definir..

TRIO: Som destinado p/ ouvir fora do carro (com mala aberta) (externo)

SPL: p/ ouvir com a mala fechada (interno)

quanto ao crossover STX.. ele é ativo..se naum me engano ja vi um tópico aqui mesmo no forum q diz: quando se tratar de crossover ativo em drivers, deve-se aplicar apenas 40% de potencia nele... no caso 50 rms numa D405(100 rms) ja seria mais q o suficiente...

axo q é mais ou menos isso.. mais espera alguem q saiba mais q eu...q vai te ajudar com certeza...

mais uma coisa parceiro....

como disse o amigo salsinhasom.... vc começou mal no forum hein... ignorancia naum funciona aqui parceiro, naum nessa "familia"...tenha paciencia pra pesquisar e humildade p/ perguntar.... :banghead

haaa.. e se der visita o tópico de ajuda q abri p/ ajudar no tratamento do meu amigo q sofreu um acidente de carro....o tópico está no GERAL DO SOM AUTOMOTIVO (excessão)...ou no link.. logo abaixo na minha assinatura.. :rever1:

forte abraçooo :legal:

Meirelles

Compartilhar este post

Link para o post

resumidamente,

crossover passivo é implementado com componentes passivos, ou seja, capacitores, indutores e resistores

crossover ativo é implementado com componentes ativos, como transistores, circuitos integrados (CI), amplificadores operacionais (Amp Op), são o Stetsom STX-84, Megacharge, Pyramid, Boss, etc

veja mais em www.autosom.net/artigos

no caso da D305 com crossover ativo vc pode aplicar no máximo 30Wrms cortando a 1000Hz @12dB/8a e 40Wrms para a D405, acima disso é reparo queimado

Compartilhar este post

Link para o post
resumidamente,

crossover passivo é implementado com componentes passivos, ou seja, capacitores, indutores e resistores

crossover ativo é implementado com componentes ativos, como transistores, circuitos integrados (CI), amplificadores operacionais (Amp Op), são o Stetsom STX-84, Megacharge, Pyramid, Boss, etc

no caso da D305 com crossover ativo vc pode aplicar no máximo 30Wrms cortando a 1000Hz @12dB/8a e 40Wrms para a D405, acima disso é reparo queimado

:rever1:

abraço :legal:

Meirelles

Compartilhar este post

Link para o post

Ja que tem tanto dinheiro, ao invés de ficar se exibindo e com grosseirias com os amigos do forum, pq vc não entra no tópico do Meirelles e o ajuda com o amigo que está acidentado? É uma boa oportunidade para se redimir da bela apresentação que fez aqui...

Quanto ao seu problema com o som, está bastante fácil de resulver, eu mesmo posso te dar muitas dicas sobre isso que garanto te deixará muito satisfeito. Mas vamos combinar uma coisa: assim que o Meirelles disser aqui que vc visitou o topico dele eu te ajudo.

Não quero te obrigar a nada, mas vc chegou mto cheio de panca, que tem grana mas não sabe nada de som e quem sabe tem que ajudar pq vc quer assim e tal... muito mimadinho e estressadinho pra merecer ajuda, a menos que faça uma boa ação e estará em paz com o forum (comigo garanto) e receberá ajuda.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
:rever1:

abraço :legal:

Meirelles

pode agradecer heheh

Compartilhar este post

Link para o post

AH PESSOAL ME DESULPA AI PELO, JEITU QUE FALEI E AGORA VI A mer** QUE FIZ, DE QUALQUER FORMA NAO TENHU NEM O QUE DIZER AH NAO SER PEDIR DESCULPAS :banghead E OUTRA COISA TAVA PUTU DA VIDA HOJE E NAO PRESTEI A ATENÇAO NA RESPOSTA PENSEI QUE ELE TAVA ZUANDO COM MINHA CARA E AEW MANO QUE DISSE QUE NAO SEI NADA DE SOM, REALMENTE NAO SEI, POREM ESTOU AQUI PRA APRENDER E ENTENDER ALGO MAIS PRA NAO FICAR VOANDO NAO MAO DE DOIDOS QUE LIGA FIOS E DIZEM QUE SABE MONTA SOM, E JÁ QUE SABI TANTO FAZ SUA PARTE EXPLICA E NAO PERGUNTA O QUE UM FORISTA MESMO PERGUNTOU PQ SOU LEIGO E NOVATO, E MAIS FACIL DE APRENDER SE DANDO RESPSTAS DO QU FAZENDO AS MESMAS PERGUNTAS PARA O NOVATO. MAIS DE QUALQUER FORMA VENHO PEDI DESCULPA NOVAMENTE A TODOS PELO MEU JEITO E PELA MINHA GROSSERIA.

ESPERO QUE TODOS POSSAM ENTENDER E FICA AI MINHAS DESCULPAS.

:banghead:blink:

Compartilhar este post

Link para o post
AH PESSOAL ME DESULPA AI PELO, JEITU QUE FALEI E AGORA VI A mer** QUE FIZ, DE QUALQUER FORMA NAO TENHU NEM O QUE DIZER AH NAO SER PEDIR DESCULPAS :banghead E OUTRA COISA TAVA PUTU DA VIDA HOJE E NAO PRESTEI A ATENÇAO NA RESPOSTA PENSEI QUE ELE TAVA ZUANDO COM MINHA CARA E AEW MANO QUE DISSE QUE NAO SEI NADA DE SOM, REALMENTE NAO SEI, POREM ESTOU AQUI PRA APRENDER E ENTENDER ALGO MAIS PRA NAO FICAR VOANDO NAO MAO DE DOIDOS QUE LIGA FIOS E DIZEM QUE SABE MONTA SOM, E JÁ QUE SABI TANTO FAZ SUA PARTE EXPLICA E NAO PERGUNTA O QUE UM FORISTA MESMO PERGUNTOU PQ SOU LEIGO E NOVATO, E MAIS FACIL DE APRENDER SE DANDO RESPSTAS DO QU FAZENDO AS MESMAS PERGUNTAS PARA O NOVATO. MAIS DE QUALQUER FORMA VENHO PEDI DESCULPA NOVAMENTE A TODOS PELO MEU JEITO E PELA MINHA GROSSERIA.

ESPERO QUE TODOS POSSAM ENTENDER E FICA AI MINHAS DESCULPAS.

:banghead:blink:

ae vagner, fica de boa, pois vc não está sozinho, eu tbm não entendo muito, e sempre to aki no forum pra tirar minhas duvidas quando surgem.

E nem eu mesmo sabia sobre passivo e ativo, e atraves desse topico descobri a diferença entre os dois rsrsrsrrrss

Sobre a sua duvida, eu nunca ouvi uma D305 tocando, mas como todo mundo fala que a d305 não tem diferença nenhum da d405, eu iria de 4 d305.....

Compartilhar este post

Link para o post
resumidamente,

Boa contribuição Delima, mas aproveitando,

1- Cortando com crossover ativo a 1000Hz @12dB/8a, na d405, pode-se aplicar apenas 40rms ?

Sei que em termos audiveis é bastante pra um driver, ainda mais de 2", mas numéricos é pouco, acho que deveria ser mais, até porque a Selenium informa que nesse corte a potência suportada pela d405 é 100watts rms

Compartilhar este post

Link para o post
Ja que tem tanto dinheiro, ao invés de ficar se exibindo e com grosseirias com os amigos do forum, pq vc não entra no tópico do Meirelles e o ajuda com o amigo que está acidentado? É uma boa oportunidade para se redimir da bela apresentação que fez aqui...

Quanto ao seu problema com o som, está bastante fácil de resulver, eu mesmo posso te dar muitas dicas sobre isso que garanto te deixará muito satisfeito. Mas vamos combinar uma coisa: assim que o Meirelles disser aqui que vc visitou o topico dele eu te ajudo.

Não quero te obrigar a nada, mas vc chegou mto cheio de panca, que tem grana mas não sabe nada de som e quem sabe tem que ajudar pq vc quer assim e tal... muito mimadinho e estressadinho pra merecer ajuda, a menos que faça uma boa ação e estará em paz com o forum (comigo garanto) e receberá ajuda.

aew fiu, já que falou, fui ate o topico do cara e deixei as minhas desculpas e tal e tambem fiz minha contribuiçao e depositei uma grana na conta dele. agora vai fazer sua parte me explicar melhor sobre os drives e tal e como vou usar. blz.

seguinte vou compra as D405 e vou usar apenas 2 pra ver se gostu do resultado se acha fraco vou e compro mais 2, mais assim compreio o STX 84 e como vi nas respostas aqui do forum ele é ATIVO tou querendo usar um POWER ONE pra ligar eles e as ST da HInor ah TYTANIO coisa assim como devo fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vamos la. Seu set é muito bom e tem tudo pra ficar muito forte. Os drivers D305 e D405 têm uma resposta bastante proxima, difícil notar diferença, mas as D405 tem um pouco mais de qualidade, uma resposta um pouco mais encorpada. Ambos os drivers instalados na corneta HL47-50 fica muito forte, absurdo mesmo, o suficiente pra vc fazer muito bonito perto de qualquer outro set.

Apesar de estar utilizando 4 WPU de 15" + 4 falante de médio, 2 drivers nesta corneta HL47-50 são suficientes.

Vc usará o Power One só para os drivers e stw ou tb para os medios? Se for pra usar somente os drivers e stw, ficarão dois canais sobrando. Vc liga no canal 1 dois drivers em paralelo, e no canal 2 dois stw em paralelo. Se não me falha a memoria este módulo libera teoricos 100 Wrms por canal @ 4 ohms, neste caso 50Wrms pra cada driver e mais 50Wrms para cada stw, que com cross ativo é mais do que suficiente. Mas mesmo assim, caso vc perceba que está fraco, vc tem a opção de ligar os 2 drivers no bridge do canal 1 e 2, é o mesmo que multiplicar a potência anterior por 4, então terá que tomar muito cuidado com o ganho do amp e do cross pra não queimar seus drivers.

Mais um detalhe que percebi. Vc está usando pra médio-grave dois falantes da keybass e dois PW3. Porque não quatro falantes da mesma marca? Vc tem algum motivo especial pra isso? Pq 4 da mesma marca é melhor pra manter a linearidade na resposta...

No cross vc faz o seguinte:

4 WPU 15" na saída LOW => Corte subsonico em 40Hz e LOW em 150HZ

4 falantes médio na saída MID => HPF em 150 Hz e LPF em 1,2 KHz

2 drivers na saída HI => HPF em 1,2 KHz

Os dois stw (de preferencia os trynium da Hinor ou snake) vc corta com capacitor bipolar de 2,2uF pra cada stw.

Bom, acho que isso ja te ajuda, se eu lembrar de mais alguma coisa volto a postar aqui.

Qualquer dúvida, sabendo perguntar, pode contar com a gente... rs

Compartilhar este post

Link para o post

pqp!

o cara acha que pq tem dinheiro pra gastar com o som dele pode sair xingando todo mundo e sendo mal educado!

rapaz, NINGUEM AQUI; ta interessado no seu dinheiro, pode enfiar ele no ** se quiser!

quanto a tua duvida...

2 D405 ta passando de bom pro teu som.

um projeto parecido com o seu foi o que o usuario Guto de Almeida fez pro dono de uma montana vermelha

aqui um video

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...