Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Galauks

Modulo esquentando muito e luzes do farol enfraquecem

Recommended Posts

Galera, o som ficou pronto hj!! ficou muito bonito e tocando muito! :D

Agora...pela noite, percebi que qdo dá as batidas do sub, os farois enfrequecem um pouquinho, no ritmo do sub. E a força queimei a mão na força de tão quente. Se deixar algo encostado ali pega fogo facil, porém ela nao tem o ventiladorzinho. Help-me please! tô desesperado!!! Instalação mal-feita, modulo tá configurado errado? :raiva:

O modulo é um blaupunkt GTA480. http://www.blaupunkt.com/br/7607792118_main.asp

Tá ligado 1 canal de 75rms pra cada 6x9 de 80rms

O sub ta como bridge de 210rms, prum sub de 250rms bobina simples.

Tem um amigo meu que manja me disse que nao é normal esquentar assim, e só mandou eu me **** (já sabem!) pq nao foi ele que instalou. Não quis nem olhar pra ver se era configuração dos cross overs. :?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Supondo que tua bateria está OK, só vislumbro uma justificativa pra isso: cabo de força de bitola fina. Verifica aí. Se fosse problema com ganho alto, os falantes já estariam mortos.

OBS: Impressão minha ou você chama AMPLIFICADOR de "FORÇA"? rsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal, é modulo, força são os "estaladores" aqui da minha cidade que falam.

O cabo que ele ligou na bateria não era tããão grosso assim, mas parecia suportar uma boa carga pois os cobres de dentro eram grossos. Eu vi ele medindo no modulo antes de ligar e deu 12.4v naquele aparelhinho dele. Pode ser isso o motivo tb do modulo estar esquentando muito? não tem nem como ele baixar a impedancia dos falantes pois é tudo bobina simpres.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim. Basta ele ligar as bobinas em paralelo, tudo num bridge (cuja impedância mínima é 4 ohms). Aí ele sobreaquece e se não entrar em proteção, queima o canal de áudio.

Seguinte: pelo visto você não entende muito da coisa. Não tem nem como ir na mala LER o que tem ESCRITO no cabo de força? Vê se tem PELO MENOS 13 mm² escrito lá no cabo. Se for menos que isso, ele é o culpado.

É melhor levar esse som pro teu amigo que entende revisar. Provavelmente instalaram tudo errado.

Compartilhar este post

Link para o post

O cabo é preto e nao tem nada escrito nele. Ele é quase do mesmo diametro de uma das pontas do cabo do sub, e no cabo do sub está escrito 50mm2. Lá proximo a bateria ele colocou um fusivel de 80a. Um fusivel Gigante! é tudo isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa 50mm² o cabo do sub?

Não é 0,5mm²? se for tá muito fino... poem 2,5mm² que já melhora...

To apostando que o cabo de alimentação é bem fininho hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi 50mm2, é um transparente, e é o cabo mais grosso lá.

Eu falei com o instalador e ele disse que foi utilizado o cabo certo. 4mm. Ãhhhh????!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

olhaa....... eu já usei cabo de 9mm num amp com 3x a potencia deste seu e NUNCA me deu problema por aquecimento..... tudo bem q 4mm (se for isso mesmo) não é lá grandes coisas, mas acredito q antes de esquentar o amp. por causa do fio, com certeza o cabo estaria muito mais quente.....

vc só toca um par de 6x9 e cada uma tá ligada em 1 canal, separados?

esse teu sub é bobina simples de 4 ou 2 ohms? isso aí tem mais cara de baixa impedância nos canais..... agora, o problema da luz quase apagar é q a bateria é ruim (fraca)

Compartilhar este post

Link para o post

cada 6x9 em um canal separado(canais 3 e 4) 2x75rms. O sub está em bridge no canal 1 e 2 (1x210rms). Todos os altos falantes são 4ohm, e o sub é bobina simples. Meu amigo q tava puto comigo vai revisar toda a instalação e mudar oq for necessário. Já condenou o cabo que alimenta, era pra ter utilizado pelo menos um 8mm em vez de 4mm, pois nao hgá fuga de corrente entao melhor pecar pelo excesso do que pela falta. COndenou tb o fusivel de 80amperes utilizado, nao precisa td isso. Ele nao viu o som ainda, mas acha que ou o amplificador tá trabalhando forçado devido a má alimentação do mesmo ou o cara abaixou a impedancia do sub ao ligar em bridge, por isso esquenta demais, e disse pra nao ligar até que ele veja.

Tb acha que o problema de enfraquecer a luz deve ser a bateria fraca(provavelmente 45amp), disse que uma de 60 deve resolver, mas devido à má instalaação, o modulo pode estar consumindo mais que o normal dele, entao pode ser que apos a instalação ser corrigida, o problema se solucione pois o sistema consumirá menos energia. :rever1:

A duvida é, oq fazer com esse sub pra ele trabalhar em bridge à 4ohms, pois se nao ligar em bridge o modulo manda apenas 75rms por canal separado.

Se arrependimento matasse devia ter deixado na mao desse meu amigo desde o inicio. Pq o cara manja muito. Como eu nao comprei nenhum equipamento com o cara que instalou pedi pra ele revisar pq se o cara queimar lá nao vai me dar nada novo, vai apenas mandar eu dar meu geito com as lojas. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

ahhhh, e tentei deixar o sub desplugado, apenas os 2 6x9 e nao piscou mais as luzes e o modulo ficou apenas morno durante uns 3 minutos que deixei o som tocar alto, dava pra ficar segurando ele. E a luzinha verde do modulo enfraquece tb qdo o sub dá as batidas.

Compartilhar este post

Link para o post

isso parece bateria, quando da o grave o modulo puxa mais energia e ai falta para os faróis por isso ele pisca, e se tiver faltando bateria vai cair a tensão e a fonte vai sobrecarregar, daiiii o modulo esquenta, bota uma de uns 70ah pra ver se nao para

Compartilhar este post

Link para o post

exija garantia meu camarada vc instalou , pagou e ta uma mer** , volte la e faça os caras mudarem o cabeamento por um de maior diametro; e com certeza a oscilação das luzes é a bateria .

De quantos amperes é tua bateria meu caro colega?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha creio que seja bateria fraca....coloca uma de 60 amperes ou de 70 que melhora muito.....piscar as luzes o meu piscava por falta de bateria quando liguei o banda para testar, mas confere a fiação e a ligação que fizeram no módulo....fiação certa e bateria na medida é um gasto que compensa o investimento...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão... não é bateria SOMENTE. Sabe por quê? Porque com o carro ligado, quem alimenta teu amplificador é o alternador do carro, e não mais a bateria. Se tá piscando mesmo com carro ligado, pode ter certeza que é cabo de força fino.

Se a bateria for de 45A/h, piora tudo... com o consumo, principalmente nos picos do subwoofer, a tensão cai e a corrente AUMENTA. Em outras palavras: jajá a fonte do teu amplificador vai queimar. Pode anotar.

E verifica direitinho a ligação dos aparelhos. Tá com toda a pinta de ser impedância abaixo da nominal. Se os demais itens estiverem OK, só pode ser essa a causa do superaquecimento. E se esquentar em demasia, tem muitas chances de canal de áudio queimar, hein...

E... 4 mm² pra cabo de força? Pelo Cristo!... AGRADECE por estar esquentando o amplificador, porque o normal seria já ter derretido o cabo e tocado fogo no carro. Tô brincando não, tô falando sério!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!!! As lizes ficarem piscando é batéria fraca ou alternador carregando pouco. Os módulos esquentam mesmo amigo, o problema é se o módulo está dando pala, fora isso é normal. Vc tem que fazer um bom aterramento e tomar cuidado com as conecção POSITIVO + NEGATIVO, tenha o cuidado de sempre soldar as conecção e nunca confiar que o fio da bateria ou negativo esta bom.

Compartilhar este post

Link para o post

agora o amp está esquentando por provavelmente impedância abaixo da mínima suportado... qual é seu sub? como estão os fios dele?

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post
Esquentar é normal. Queimar a mão na "força", de normal não tem nada.

no salao de acessorios a uns 2 anos...fui colocar a mao num amp da clarion num carro em expo...maldita mania de ver com a mao ao invez de so olhar ja viu

sai com um clarion em relevo na mao HAUhUHAU e o kra do stand rachando o bico da minha cara

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post
no salao de acessorios a uns 2 anos...fui colocar a mao num amp da clarion num carro em expo...maldita mania de ver com a mao ao invez de so olhar ja viu

sai com um clarion em relevo na mao HAUhUHAU e o kra do stand rachando o bico da minha cara

:banghead

Você deveria ter rido dele, mulisha! Pra esquentar assim, só se for CLASSE A PURO e tem que ser forte.

E agora que você tem uma tatuagem Clarion, pleiteia uma mesadinha pra eles pela propaganda... rsrsrsr :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Você deveria ter rido dele, mulisha! Pra esquentar assim, só se for CLASSE A PURO e tem que ser forte.

E agora que você tem uma tatuagem Clarion, pleiteia uma mesadinha pra eles pela propaganda... rsrsrsr :vts

bah, ja saiu, se ficasse cicatriz meu som hj ia ser todo clarion ehuehue...patro r0x

se tivesse um fosgate la eu colocava o braço na fé...mto show a logo ehuehe

nao sei que classe era o amp nao lucas, sei q era um meio prateado, nao era mto gde nao...clarion escrito bem no meio...tava embutido em uma tampa...

o carro devia ta ligado o dia inteiro...fonte externa e etc...

estranho ele nao ter ativado a proteçao...tava mto quente mesmo, foi de encostar a mao e deu aquela torrada na pele heuheue

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa!! Queria ver uma vez um módulo esquentando ao ponto de queimar a mão, nunca vi. Quando acontece do aventureiro tentar colocar a impedancia abaixo da que o módulo aceita, já acende proteção ou queima, ai fico sem saber se vai esquentar muito ou não. Na verdade um PUNCH 200 uma vez esquentou muito pois o sub que coloquei estava queimado. Mas isso tem 10 anos atraz.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro ve se a impedancia nao ta abaixo da especificada pelo fabricante, se estiver ok é bateria e coloca um cooler externo nesse amp ou troca de uma vez

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ihh, o fio era de residencia mesmo! 4mm preto igual ao de dentro da tomada da sua casa. A capinha do fio lá perto da bateria chega a ficar molinha devido apenas ao calor do motor, sem ligar o som. Hj comprei um profissional, gastei 90 contos de fio. :banghead

Agora eu ía comprar o de 16mm porem nao tinha, e como to cabreiro com fio fino, comprei o mais grosso que eles tinham acima do 16mm, era o 21mm! Fiz mal em comprar tao grosso assim? o cara lá disse que era até melhor pois podia utilizar para um som mais potente um dia. Verdade?

O modulo ta ligado assim:

canal 1 e 2: sub bobina simples 250rms (210rms bridge)

canal 3: 6x9 80rms (75rms)

canal 4:6x9 80rms (75rms)

O meu amigo disse que esquenta assim mesmo! Ele pegou no modulo. Pq naum tem ventilador.

E o farol abaixar com a batida, ele acha que é bateria q deve ser 45amperes, mas tb ja viu bateria original segurar um set igual ao meu, então disse pra trocar primeiro o cabo pra ver se é isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Ihh, o fio era de residencia mesmo! 4mm preto igual ao de dentro da tomada da sua casa. A capinha do fio lá perto da bateria chega a ficar molinha devido apenas ao calor do motor, sem ligar o som. Hj comprei um profissional, gastei 90 contos de fio. :banghead

Agora eu ía comprar o de 16mm porem nao tinha, e como to cabreiro com fio fino, comprei o mais grosso que eles tinham acima do 16mm, era o 21mm! Fiz mal em comprar tao grosso assim? o cara lá disse que era até melhor pois podia utilizar para um som mais potente um dia. Verdade?

O modulo ta ligado assim:

canal 1 e 2: sub bobina simples 250rms (210rms bridge)

canal 3: 6x9 80rms (75rms)

canal 4:6x9 80rms (75rms)

O meu amigo disse que esquenta assim mesmo! Ele pegou no modulo. Pq naum tem ventilador.

E o farol abaixar com a batida, ele acha que é bateria q deve ser 45amperes, mas tb ja viu bateria original segurar um set igual ao meu, então disse pra trocar primeiro o cabo pra ver se é isso.

isso ai.....fio de 21mm ta bom....

agora tenta trocar a bateria por uma com mais corrente....

ai teu som vai ficar melhor...

abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

quero eu estar enganado..... mas não acredito q seja problema com o cabo de força.....

21mm está hiper dimensionado pra este amp.... (não é ruim isto, porém o gasto não era tão necessário).... uma bitola de 9mm já seria suficiente.....

como eu disse.... eu tinha um amp. com mais do que o dobro de potencia deste blau, tocando "a todo vapor".... tinha força de 9mm e nunca... isso mesmo NUNCA tive problema de superaquecimento e nem se quer o amp chegou a entrar algum dia em proteção por conta disso....

amp. esquentar, quanto se está com carga total, é normal.... não é normal desta forma q acontece com o seu..... espero que, já que vc gastou mesmo, resolva com a troca do cabo de força.... mas, se teu sub não tem impedancia menor q o bridge do amp., eu arriscaria o palpite de que...... ou o amp. não suporta carga máxima por longo tempo (pode acontecer) ou tem algum problema.....

como já citei msg acima, tive um amp. com os mesmos sintomas deste seu..... era caracterisitca dele mesmo...... não era feito pra tocar mono por mto tempo e com força máxima... mas ele era antigo...... resultado: queimou algumas vezes o canal e uma vez, até a fonte dele...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...