Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nadson

Mine Trio

Recommended Posts

Postado em

Beleza pessoal!

Tenho um sonzinho no carro, onde a finalidade principal é qualidade para dentro do carro, porém no verão sempre abro a mala e coloco as 6X9 que tenho pra fora ou seja tiro o som dos auto-falantes de dentro e direciono para as 6X9. Minha idéia inicial seria aumentar o som pra fora dando-lhe mais potência sem perder muito a qualidade, só trocando as 6X9, de preferência sem mexer em quase nada, só trocar auto-falantes e gastando pouco, em média de R$ 300,00 a R$ 500,00 - aí me vem as dúvidas!

Meu som atual - Blaupunkt 475 / Blaupunkt 275 / Visteon VRF-130X 5 1/4" em doorpod / 6X9 Kenwood no tampão / Sub Upgrade 12" em caixa dutada.

O 275 só pro sub e o 475 01 canal para cada falante.

1. Troco as 6X9 por outras mais potentes? Quais?

2. Troco as 6X9 por Woffer? Quais? (Lembrar que não quero mexer em quase nada, seria para colcar no tampão mesmo) de 8", 10" ou 12"?

3. Em vez de trocar as 6X9, colocar 02 cornetas? Quais?

4. Alguma idéia melhor que estas?

Agradeço a ajuda.

Nadson

Postado em

Pra manter, ou até mesmo melhorar a qualidade eu sugiro trocar seus 6x9 por woofer + supertweeter, mas aí mesmo sendo de 8" o ideal seria fazer uma caixinha selada pra eles. No tampão não fariam muita coisa não.

Se for dar mto trampo, então ao invés de woofer, deixe os 6x9 e coloque mais 1 ou 2 drivers HDI400 e supertweeter 5HI320.

Vc pode ligar 1 driver e 1 supertweeter em cada canal usando capacitor bipolar.

Mas ja aviso, vão "falar mais alto" que seu Up Grade.

Postado em

Obrigado pela resposta, mas, me tire uma dúvida, para colocar os Woofer tem que ser em caixa? Não pode ser free air? Não tem nenhum auto-falante que vc possa recomendar que toque bem no tampão?

Obrigado.

Nadson

Postado em

Há várias possibilidades:

1 - Pode manter os 6x9", dessa feita em caixa/tampão

2 - Pode acrescentar Woofer + Drv Ti

Woofer E-310 H (70 ~ 5.000) ou E-310 V (50 ~ 5.000) - quem tem uma boa gama de resposta

Drv Ti - Livre para escolha, mas são bons os Selenium 210, 220 Ti e sendo os Snake SD110 e 145, melhores.

Obs.: 310V, tem opção de 4 ohms.

3 - Pode acrescentar Woofer + Stw

Woofer E-310 V - quem tem uma gama de resposta bastante extendida - 65 ~ 9.500Hz

Stw - Livre para escolha, mas os melhores são Hinor Trynium e os Snake

Opções 02 e 03 precisam de divisor de frequência personalizado para cada situação de segunda ordem, mas depois a gente vê isso.

As opções de Woofer terã melhor rendimento e com adoção de caixa, o resultado não é superado pelo rendimento em free air que só responde as frequências mais altas.

O 8PW3 é uma boa escolha por si tratar de um pequeno falante, ter bom rendimento na faixa de médios e por ter mneor sensibilidade do que os 10PW3 por exmeplo, farão melhor combinação com um sub.

Só faria uma observação quanto ao 8PW3 e até mesmo o 10PW3, que tem bom rendimento na faixa de médios e de serem uma das melhores opções de custo/bnefício, é a questão deles começarem a responder mais alto, que os Eros. Dependendo da situação, como por exemplo, precisar retirar a caixa do porta-malas e ficar somente só com os falantes do tampão/caixa, falantes que começam a atuar muito alto não rendem nada de médio-grave e eu já vi gente muito chateada pela escolha.

Postado em

Colocar mais 02 6X9 para ficar 04 no tampão, da algum resultado, fica mais potente? Como seria essa caixa tampão para os 6X9?

Valeu pela ajuda.

Nadson

Postado em

Formatei minha máquina recentemente e deixei num HD portátil as figuras e nem instalei todos os programas, mas eu yinha um esquema desenhado.

Fiz um rascunho só da idéia na parte de anexos, que dá para ter noção.

Caixa-tampão, é um tampão, como formato de caixa (paredes fechadas) e pode ter dutos voltados para cima ou para os lados dependendo da situação.

Postado em

Muito obrigado, já vou providenciar alavancar este projeto, mas me diga, o ganho na potência das 6X9 com a caixa vai ficar em quanto, 50%, 70%...? Só para ter uma idéia.

Obrigado.

Nadson

Postado em

Na verdade não vai tocar "mais alto", mas sim vai passar a cobrir uma faixa de frequencia maior. Os falantes 6x9 em free air tem uma resposta muito ruim na faixa de grave e médio-grave, com este tampão vc melhorará esta faixa de frequencia, deixando o som mais encorpado e equilibrado.

Postado em

Bom, então para aumentar a potência teria que ser Woofer de 8" e super twiter em caixa, certo? Será que meus amplificadores aguentariam, trocando as 6X9 por Woofer e super twiter em caixa ou teria que refazer todo projeto? Sugestão?

Valeu.

Nadson

Postado em

Alto falante não gera potência, mas sim suporta potência. O que existe são falantes com parametros diferentes resultando em mais qualidade numa determinada faixa de frequencia, ou maior SPL, melhor timbre... pra uma mesma potência aplicada.

Se vc quer aumentar a potência então vc tem que trocar seu amp. Mas pq vc quer aumentar a potência?

Sugestão: Faça o tal tampão selado (ou tampão caixa, não lembro o nome) que o fcoelhogomes te indicou, vai melhorar bastante a resposta dos seus falantes 6x9, talvez isso ja te atenda.

Postado em

ja vi 6x9 fazendo maravilha em uma caixinha bem feita, e com um pequeno corte de frequencia, em torno dos 30 a 60 hertz, nao sei ao certo, mais gostei bastante, nao que seja o ideal para trio, apenas pra brinca em um churras.

abraco e boa sorte :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...