Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

salsichasom

Problema das D405, sempre ta queimando

Recommended Posts

To com duas d405 aki, ta ligado no cross stx 84 na saida HI cortado em 900hz o modulo é uma B52ELP2400 1600rms mas acredito que nem de uns 800rms, liguei no bridge 1 as d405 e no bridge 2 as duas stw trynium tudo cortado na saida HI em 900hz do cross.. O problema é um dia com o som ligado volume moderado acabo queimando um reparo, dai fui la troquei de boa, e agora no outro final de semana acabo quimando o reparo do outro drive......

Só explicar tbm, quando queimo o primeiro reparo do outro drive, o corte no cross tava ligado na saida MID e os stw na saida HI. A voz tava mil maravilhas bem encorporada, mas não dei atenção a alguns colegas meus que me falaram que eu podia queimar os drive,

e não deu outra, acabo queimando,

mas até ai tudo bem, liguei agora correto, tudo na saida HI em 900hz, e dessa vez queimo a outra d405...... será que queimo pq esse reparo já tinha sofrido danos quando tava ligado na saida MID ??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bem provavel Q ele ja estava sequelado.

Outra, pode ser Q o amplificador não de a potencia declarada mas e se ele der? Com corte em 900Mhz 12db oitava, mandando teoricos 800W, 400 para cada drive é meio certo Q vai abri o bico.

Especificação do manual

Programa Musical (c/ xover 500 Hz 12 dB / oit)'........150 W

Programa Musical (c/ xover 1.000 Hz 12 dB / oit)' ....200 W <--

RMS (NBR 10.303) (c/ xover 500 Hz 12 dB / oit)'.......75 W

RMS (NBR 10.303) (c/ xover 1.000 Hz 12 dB / oit)'....100 W

Outra coisa se seus ST não tem capacitor eles vão pro saco logo logo se estiverem com os drives em 900Mhz.

Compartilhar este post

Link para o post
É bem provavel Q ele ja estava sequelado.

Outra, pode ser Q o amplificador não de a potencia declarada mas e se ele der? Com corte em 900Mhz 12db oitava, mandando teoricos 800W, 400 para cada drive é meio certo Q vai abri o bico.

Especificação do manual

Programa Musical (c/ xover 500 Hz 12 dB / oit)'........150 W

Programa Musical (c/ xover 1.000 Hz 12 dB / oit)' ....200 W <--

RMS (NBR 10.303) (c/ xover 500 Hz 12 dB / oit)'.......75 W

RMS (NBR 10.303) (c/ xover 1.000 Hz 12 dB / oit)'....100 W

Outra coisa se seus ST não tem capacitor eles vão pro saco logo logo se estiverem com os drives em 900Mhz.

:+1

Montei um som pra um colega da minha cidade, ja tem uns seis meses, ele tem 4 D405 ligados no STX84 na saída HI em 900 Hz, nunca teve problema, e olha que ele é bem jozelito...

Com certeza a segunda abriu o bico pq ja estava surrada demais.

Compartilhar este post

Link para o post

tá queimando por excesso de potência, amigo...

digamos que esse módulo dê 400Wrms por bridge na impedância resultante dos D405, vc estaria mandando 200W pra um driver que suporta 40W, em algum momento vai queimar mesmo

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

40W?

A 1K ele suporta 200W de potencia musical ou 100W de potencia continua.

...vc estaria mandando 200W pra um driver que suporta 40W

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, ainda não vi um cross jfa então não posso comparar com stx84, acredito sim que sejam bons depois de ler muitos depoimentos aqui no forum, mas também acredito que o problema do nosso amigo não seja o stx84. Como disse montei um som pra um colega com 4 D405 e stx84, corte em 900 Hz e não queima... eu tenho stx 84 e duas D305, corte em 900 Hz e não queima.

Eu acredito que o problema foi usar excesso de potencia cortando em 250 Hz ou menos (sendo que ele falou que usou por um tempo na via MID do stx84, e se não me engano a via MID corta em 80, 150, 250 e FLAT). Se ele baixar o ganho do amp pra deixar o som equilibrado e cortar em 900 Hz não tem pq queimar, e se fizer o corte em 1,2KHz então pode até abusar um pouquinho do ganho... coitado do ouvido de quem tiver que ficar ouvindo... rs.

Compartilhar este post

Link para o post
To com duas d405 aki, ta ligado no cross stx 84 na saida HI cortado em 900hz o modulo é uma B52ELP2400 1600rms mas acredito que nem de uns 800rms, liguei no bridge 1 as d405 e no bridge 2 as duas stw trynium tudo cortado na saida HI em 900hz do cross.. O problema é um dia com o som ligado volume moderado acabo queimando um reparo, dai fui la troquei de boa, e agora no outro final de semana acabo quimando o reparo do outro drive......

Só explicar tbm, quando queimo o primeiro reparo do outro drive, o corte no cross tava ligado na saida MID e os stw na saida HI. A voz tava mil maravilhas bem encorporada, mas não dei atenção a alguns colegas meus que me falaram que eu podia queimar os drive,

e não deu outra, acabo queimando,

mas até ai tudo bem, liguei agora correto, tudo na saida HI em 900hz, e dessa vez queimo a outra d405...... será que queimo pq esse reparo já tinha sofrido danos quando tava ligado na saida MID ??

Olha amigo, usando esses crossovers automotivos, que diga-se de passagem, são imprecisos demais, vc jamais vai poder aplicar 400 watts RMS em dois Drivers D405, ainda mais cortando em 900hz como vc citou acima!

É suicídio fazer isso com um driver tão resistente, mas que não tolera exageros!

Usando um divisor profissional, por exemplo, um Behringer DCX 2496 que corta em 48 db/8ª mesmo assim eu não aconselharia aplicar tamanha potencia RMS neles.

A não ser, com o uso do LIMITER, pois só assim, evitaria a chegada aos drivers de ondas quadradas, que facilmente torram os reparos.

Eu costumo usar os D405, cortados pelo DCX 2496 em 800hz, mas USANDO O LIMITER, pra proteger e alongar a vida útil dos drivers.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

galera obrigado pela ajuda..

Sobre os stwm eles estão com capacitor sim...

Sobre a D405, o ganho ta em 40%

Espero que seja isso mesmo, a outra d405 já estava indo pro saco, agora o fo** é comprar outro reparo sendo que eu estava pra vender todo meu som.....

uma duvida, o corte está correto né ? o problema ai foi exesso de potencia ?

Valeu galera pela ajuda......

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, ainda não vi um cross jfa então não posso comparar com stx84, acredito sim que sejam bons depois de ler muitos depoimentos aqui no forum, mas também acredito que o problema do nosso amigo não seja o stx84. Como disse montei um som pra um colega com 4 D405 e stx84, corte em 900 Hz e não queima... eu tenho stx 84 e duas D305, corte em 900 Hz e não queima.

Eu acredito que o problema foi usar excesso de potencia cortando em 250 Hz ou menos (sendo que ele falou que usou por um tempo na via MID do stx84, e se não me engano a via MID corta em 80, 150, 250 e FLAT). Se ele baixar o ganho do amp pra deixar o som equilibrado e cortar em 900 Hz não tem pq queimar, e se fizer o corte em 1,2KHz então pode até abusar um pouquinho do ganho... coitado do ouvido de quem tiver que ficar ouvindo... rs.

Entao, para aplicar esse potencia toda sem queimar, so com um cross de 24db....

Compartilhar este post

Link para o post
Entao, para aplicar esse potencia toda sem queimar, so com um cross de 24db....

Será que mesmo com cross 24 dB/8ª ele vai poder colocar esta potência toda??

Depois deste tópico explicando sobre a potência do driver declarada pela Selenium, fiquei com uma purga atras da orelha hein... não arrisco mais dizer ao cara que pode aplicar toda essa potência sem o risco de queimar... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Sem entrar no mérito de que não há necessidade de aplicar tanta potência nesse tipo de falante, pelo vários motivos que todo mundo está careca de saber e eu careca de explicar, para não continuar sendo chato e não passar por intrometido porque cada gasta o seu dinheiro do jeito que gosta, eu diria que devemos respeitar os limites de potência para cada valor de corte / ordem de crossover.

O fato de usar um Crossover que faça corte em 24 dB/8ª ou até mesmo a 48 dB/8ª que seja, não vai resolver problemas causados exclusivamente por excesso de potência.

Use um amplificador adequado ou então não use brigde, o que iria diminiur bastante a potência aplicada.

Compartilhar este post

Link para o post
Sem entrar no mérito de que não há necessidade de aplicar tanta potência nesse tipo de falante, pelo vários motivos que todo mundo está careca de saber e eu careca de explicar, para não continuar sendo chato e não passar por intrometido porque cada gasta o seu dinheiro do jeito que gosta, eu diria que devemos respeitar os limites de potência para cada valor de corte / ordem de crossover.

O fato de usar um Crossover que faça corte em 24 dB/8ª ou até mesmo a 48 dB/8ª que seja, não vai resolver problemas causados exclusivamente por excesso de potência.

Use um amplificador adequado ou então não use brigde, o que iria diminiur bastante a potência aplicada.

Garanto q se ele usar um cross de 12db e por 200W nesse drive, vai queimar.... agora se por 24db vai na boa...

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post
Garanto q se ele usar um cross de 12db e por 200W nesse drive, vai queimar.... agora se por 24db vai na boa...

Abs,

Deixando de lado marcas e modelos de crossovers, gostaria de perguntar aos amigos que estão opinando neste tópico:

Pra quê aplicar 200 watts RMS num Driver D405?????????????????

Ja montei inúmeros sistemas com 2, 4, e até 8 drivers de 2" e nunca vi necessidade de aplicar mais do que 75 ou 100 watts RMS!!!

Vale salientar:

"Nem sempre temos toda essa disposição de RMS em amplificadores!"

Pois ja apliquei 50 watts RMS num D405 e em momento algum senti falta de potencia em decorrencia da alta sensibilidade desse produto!

Um abraço a todos!

Ta interessante o tópico! Tô de olho!

Compartilhar este post

Link para o post

Potência não é nada sem controle!!!

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom.

Compartilhar este post

Link para o post
Potência não é nada sem controle!!!

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom.

Num sei não, antes eu tinha uma hurricane 4120 tocando as 2 d405 e os 2 stw, e depois que troquei por esse modulo, a diferença nem se compara.

mas sobre a potencia aplicado, eu não deixo o ganho acima de 40%, o erro meu foi deixar os drive sendo tocando no canal MID do cross e ter ligado em bridge.

Mas ai surgi outra duvida, liguei assim:

Canal 1 = 1 D405

Cana2 2 = 1 d405

Canal 3 = 1 stw trinyum

Canal 4= 1 stw trinyum

No cros ta tudo ligado no canal HI cortado a 900hz ganho apenas do cross aumentado em 40%

Ta certo ??

Compartilhar este post

Link para o post
Num sei não, antes eu tinha uma hurricane 4120 tocando as 2 d405 e os 2 stw, e depois que troquei por esse modulo, a diferença nem se compara.

mas sobre a potencia aplicado, eu não deixo o ganho acima de 40%, o erro meu foi deixar os drive sendo tocando no canal MID do cross e ter ligado em bridge.

Mas ai surgi outra duvida, liguei assim:

Canal 1 = 1 D405

Cana2 2 = 1 d405

Canal 3 = 1 stw trinyum

Canal 4= 1 stw trinyum

No cros ta tudo ligado no canal HI cortado a 900hz ganho apenas do cross aumentado em 40%

Ta certo ??

´

Ta correto até certo ponto!

Ta faltando os capacitores nos Tuites, senão eles vão pro espaço bem rápido!

Coloca dois capacitores de 2,2uF x 250v em cada (+) positivo de cada tuiter, cortando assim em torno de 5Khz e seja feliz amigo!

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
´

Ta correto até certo ponto!

Ta faltando os capacitores nos Tuites, senão eles vão pro espaço bem rápido!

Coloca dois capacitores de 2,2uF x 250v em cada (+) positivo de cada tuiter, cortando assim em torno de 5Khz e seja feliz amigo!

Um abraço!

a sim eles já estão com capacitores, acho que é por isso que ainda não foi pro saco.

Compartilhar este post

Link para o post
a sim eles já estão com capacitores, acho que é por isso que ainda não foi pro saco.

Assim está correto sim, não é pra vc ter mais problemas de queima dos drivers... tb acredito que as queimas ocorreram por causa da ligação na via MID do cross.

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post
Coloca um cross JFA e seja feliz :)

como ja falaram, ta queimando pq os drivers estão com excesso de potencia admitida, está alem do admissivel para qualquer driver de mercado que eu conheça, seja com corte em 24db/8ª ou milhoes de /8ª, ok??

vc's acham que os cross JFA são os deuses do momento, então vem as perguntas:

porque será que um amigo meu, queimou 2 drivers D210Ti em um campeonato semana passada, aplicando 500rms em um dos bridge do SD1000.4AB e usando o milagroso cross JFA ???

tem algo parecido com o ocorrido deste topico???

a diferença é que, meu amigo sabe o motivo da queima, mas aqui não querem entender não acham???

não estou criticando ninguem, mas tá claro o motivo da queima dos drivers

Compartilhar este post

Link para o post
Deixando de lado marcas e modelos de crossovers, gostaria de perguntar aos amigos que estão opinando neste tópico:

Pra quê aplicar 200 watts RMS num Driver D405?????????????????

Ja montei inúmeros sistemas com 2, 4, e até 8 drivers de 2" e nunca vi necessidade de aplicar mais do que 75 ou 100 watts RMS!!!

Vale salientar:

"Nem sempre temos toda essa disposição de RMS em amplificadores!"

Pois ja apliquei 50 watts RMS num D405 e em momento algum senti falta de potencia em decorrencia da alta sensibilidade desse produto!

Um abraço a todos!

Ta interessante o tópico! Tô de olho!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando novamente o topico, alguem ai pode me da uma ajuda pra instalar corretamente as duas d405 e os 2 stw no modulo...

Abaixo está a especificação do modulo

B52 ELEMENT-5 ELP-2804

Potência Max Bridge, 4 Ohm: 1400w x 2

Potência Max, 2 Ohm: 700w x 4

Potência RMS, 4 Ohm : 250w x 4

Potência RMS, 2 Ohm: 400w x 4

Relação S/N: 90dB

THD: 0.08%

Separação entre canais: 60dB

Resposta de Freqüência: 15Hz-40KHz

Freqüência passa baixo: 35Hz-250Hz

Control Subwoofer: 45Hz (0-18dB)

Fase: 0-180º

Qual a forma correta de ligar casando certinho a inpendancia e não quimar mais ....

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...