Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Elberson

ligação de subs, acho que está errado

Recommended Posts

Salve galera!

Tenho 4 307 d2, e um ba-1500d.

Aconteceu um negócio meio chato com o meu carro e fui obrigado a tirar o som temporiamente do carro, um container parado resolver me atrapalhar!

Do nada olhando para a caixa ali no chão do quarto pensei, pensei. Ai lembrei de um negócio que o Ernany me falou, liga 2 em parelelo resultando em 2ohms e liga em um borne da ba-1500d, ai liga outros 2 em parelelo resultando em 2ohms e liga em outro borne da ba-1500d.

Contudo meu digníssimo intalar do qual tinha muita confiança, fez o que? Disse que havia ligado todos em parelelo, até ai tudo bem, ia resultarem 1ohm. Massssssssssssssss tenho 2 subs invertidos, e neles foi necessário inverter o positivo com o negativo, fiquei pensando e com a luz apagada antes de dormir, bom... isso não tá fechando em 1 Ohm tá ficando 2 ligações em série e outra ligação em parelelo, assim sub 1 e 2 em série, 2 e 3 em parelelo e 3 e 4 em série dinovo.

Levantei da cama, tava quase dormindo hehehe, peguei a chave e fui abrir a caixa.

Fiz um diagrama de como está montado a fiação.

HELP... qual é a impedância final disto ai?!

Edit, imagem ficou muito grande diminiu!

12sh7.jpg

Editado por Elberson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vê só.. o fato de estar invertido ou não, não altera a impedancia! gera cancelamentos, bla bla bla.. mas a impedancia é a mesma! Afinal, bobina é bobina! Seja invertida ou não!

Então, SE estiver da forma q tu falou, com 2 subs invertidos (de bunda pra fora) e 2 normais.. ele tem q inverter a polaridade (geralmente) dos q tão com a bunda pra fora. Se o esquema q vc passou bate 100% com uq tá lá, o resultado é 1ohm sim.. sendo q 2 subs tão "batendo" invertido.. mas como eles tão de bunda pra fora, tá ok! =)

ps.: as bobinas do sub são 2 ohms e estão em série totalizando 4ohms, correto?! =) pq se pegar TUDO em paralelo, vai dar meio ohm! =P

Compartilhar este post

Link para o post
vê só.. o fato de estar invertido ou não, não altera a impedancia! gera cancelamentos, bla bla bla.. mas a impedancia é a mesma! Afinal, bobina é bobina! Seja invertida ou não!

Então, SE estiver da forma q tu falou, com 2 subs invertidos (de bunda pra fora) e 2 normais.. ele tem q inverter a polaridade (geralmente) dos q tão com a bunda pra fora. Se o esquema q vc passou bate 100% com uq tá lá, o resultado é 1ohm sim.. sendo q 2 subs tão "batendo" invertido.. mas como eles tão de bunda pra fora, tá ok! =)

ps.: as bobinas do sub são 2 ohms e estão em série totalizando 4ohms, correto?! =) pq se pegar TUDO em paralelo, vai dar meio ohm! =P

Então... bobina dupla de 2ohms sim. Entre as 2 bobinas estão em série totalizando 4ohms.

Mas assim

Ligação em paralelo, é positivo de uma bobina no positivo de outra bobina certo?

Como pode estar tudo em paralelo, se o negativo do sub01 (invertido) está ligado no positivo do sub02? Isso aqui é ligação em série? Positivo do Sub02 no positivo do Sub03, (paralelo?) Positivo do sub03 no negativo do Sub04 (série?)

TÔ CONFUSO!!

http://www.autosom.net/artigos/associacao.htm ---> Já li!

Tô confuso!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a ligação está relativamente certa sim

mas não sou muito fã dessa de pegar o fio de um sub e mandar para outro

se fosse eu, botava os fios direto do amplificador nos 4 subs :legal:

edit:na questão de série/paralelo

considere os negativos dos subs invertidos como se fossem positivos, e os positivos como se fossem negativos

acho que assim ficaria mais claro pra tu :legal:

Editado por Hoogle

Compartilhar este post

Link para o post
edit:na questão de série/paralelo

considere os negativos dos subs invertidos como se fossem positivos, e os positivos como se fossem negativos

acho que assim ficaria mais claro pra tu :legal:

Mas ai que tá, a inversão de polaridade não é simplesmente para "mudar" a direção da movimentação do cone?!

Supondo que o sub não tivesse invertido? Estaria errada a ligação.

A minha grande dúvida é que só pq tô usando o sub invertido a polaridade do sub se inverte também? E a impedância?

O problema e é o que está me confundindo é a questão de que os 4 estão ligados juntos e isso tá fazendo uma salada na minha mente de tal maneira q Jesuisss.

Compartilhar este post

Link para o post

serie soma e paralelo soma tudo e divide pelo numero de falantes certo? pelo teu esquema eu tb me embaralhei todo, o q eh serie e paralelo no desenho intão pra resultar 1ohm? mas quanto a impedancia mudar por ele estar invertido pelo q intendi nao muda pq tu vai considerar q o negativo é o positivo e o positivo é o negativo, continua a mesma soh faz o sub tocar ao contrario,se todos estão em paralelo pelas minhas contas cheguei a 2ohms finais: 2ohms do invertido(1 bobina) + 2ohms do normal(1bobina) + 2@ohms do normal(1bobina) + 2ohms do invertido(1bobina)= 8/4(numero de falantes) resultando em 2ohms finais, depois a mesma conta fiz para a linha preta, resulta em 2ohms tb, agora o q nao intendi eh como pode dar 1ohm ou meio? nao daria 2ohms no final?

segue foto do teu esquema pra simplificar o q eu estou dizendo:

12sh7gx5.th.jpgthpix.gif

Editado por rpk7

Compartilhar este post

Link para o post

cara, faça como o Hoogle falou, coloque todos os fios a serem ligados direto no amplificador, independente de ser dos sub´s invertidos...

vai dar em 1ohm

"rpk7"

serie soma e paralelo soma tudo e divide pelo numero de falantes certo?

certo se os falantes forem da mesma impedancia.

Compartilhar este post

Link para o post

sim e são todos de mesma impedancia, intao onde esta meu erro nas contas pra dar 1 ohm?

Compartilhar este post

Link para o post
sim e são todos de mesma impedancia, intao onde esta meu erro nas contas pra dar 1 ohm?

todos com bob dupla 2 ohms oks? então em série, cada sub tem 4ohms.

1 sub = 4ohms

2 subs = 2 ohms

4 subs = 1 ohm =)

não tem erro! =) Isso ocorre independente de estar invertido ou não! =)

Compartilhar este post

Link para o post

ligação certa seria:

04 sub de 2+2 certo

liga cada sub em serie, ou seja: dos quatro terminais existentes no sub vc faz um jump ligando os dois do meio+e-, sobrando os dois do conato + e- cada sub vai resultar em 4 Omhs.

quando vc ligalos todos juntos em paralelo vão resultar em 1 Omhs, independete do sub estar ou não invertido.

no seu diagrama esta correto se os subs estiverem cada 1 em serie

valeu,espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual das duas imagens está correta?

12sh7.jpg

OU esta?

cpiade12wv3.jpg

Em ambos os casos resulta em 1 Ohms?

O que quero entender é pq na primeira imagem resulta em 1Ohm se tem terminal positivo ligado em terminal negativo? isso não é Série?

Desculpa pessoal, é que quero entender de vez por toda isso, tinha sempre uma coisa na minha cabeça e agora vi q tava totalmente errado.

Editado por Elberson

Compartilhar este post

Link para o post

Nos dois casos resulta em 1ohm.. mas no de baixo vc vai tah usando um tipo de configuração isobárica push-pull bem louca.. onde o SPL vai ser menor ou igual à 2 subs.. porém, com melhor musicalidade! (no teu caso num conta mto).

O certo é o primeiro modo!

liga cada sub em serie, ou seja: dos quatro terminais existentes no sub vc faz um jump ligando os dois do meio+e-, sobrando os dois do conato + e- cada sub vai resultar em 4 Omhs.

cara.. num liga uma bobina + no - não.. q tu deixa ela em curto e pode gerar queima! Tem q pegar + de uma bobina e ligar no - da outra.. e pegar os q sobraram, e ligar no amp ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu estiver certo, o que está te confundindo é o fato de 2 subs estarem invertidos (+ passa a ser - e o - passa a ser o +), passando a impressão dos subs 1, 2 e 3, 4 estarem em série, mas na verdade estão em paralelo.

4 Subs bobina dupla de 2 Ohms.

Cada sub ligados em série: 2 + 2 = 4 ohms.

2 subs ligados em paralelo: 4 / 2 = 2 ohms.

2 subs ligados em paralelo: 4 / 2 = 2 ohms.

Os 2 pares de subs ligados em paralelo: 2 / 2 = 1ohm.

Como disse o Bloom e outros amigos, a ligação está correta, resultando em 1 ohm.

Se eu estiver errado por favor me corrijam.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
compra um multimetro e tire sua duvida =]

Multimetro tenho em mãos. daqueles sem vergonha, mas tenho.

Agora... como medir?

Compartilhar este post

Link para o post
Multimetro tenho em mãos. daqueles sem vergonha, mas tenho.

Agora... como medir?

coloque na escala diodo/resistencia.. e enconste as pontas no borne do amp desligado..

pra mim ta certo.. o fato é que se vc tem dois subs invertidos.. automaticamente vc tem que inverter a fase deles.. se nao haveria canselamento.. e nao daria grave...

Compartilhar este post

Link para o post

coloque na escala diodo/resistencia.. e enconste as pontas no borne do amp desligado..

pra mim ta certo.. o fato é que se vc tem dois subs invertidos.. automaticamente vc tem que inverter a fase deles.. se nao haveria canselamento.. e nao daria grave...

Ernany acabei de te mandar uma MP e sem querer achei esse post!!!

TIpo como falei to com uma ba1500d pra 4 pioneer 308 e não ta tocando legal, em um volume baixo toca um grave legal mas quando aumento parece que ocorre cancelamento!! Seria este o problema sub invertido??

Porém todos os subs estão excursionando normalmente para cima (Visivelmente ta tudo certo)...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...