Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

STET

Fonte de PC

Recommended Posts

iae galera...

to pensando em preparar umas tres ou quatro dessas fontizinha de PC (vou usar varias fontes para não sobrecarrega-las e não ficarem dezarmando toda hora) e liga-las em paralelo, ainda não tenho as fontes... nem o módolo, mas o módulo não tera mais que 20A ou 25A. Vou compra-las em uma lojinha de informatica aqui q tm peças usadas... E aplicarei nelas o processo do topico da autosom.net fonte cheveada 13,8v... minhas duvidas são as seguintes: ahh, é claro que não acredito nos 20A prometidos ... hehehe:

1) Posso fazer esse processo com qualquer fonte de PC????

2) Se alguma delas ficar com uma tensão um pouco diferente uma da outra. Há algum problema ??? Qual sera a tensão resultate??

3) Qual a espessura do fio q devo soldar a saida da placa sendo que vou ligar 3 ou 4 em paralelo??

4) Essas fontes aguentão ficar mais de uma hora tocando direto??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

outa opção que encontrei de fonte foi essa:

Fonte

Só não sei se vale a pena... encomendaria uma de uns 45A pra liga direto nos modulos... Sera que vale mais a pena do que as fontes de PC... Acho q consigo cada fonte de PC por uns 10 reais cada uma...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, se voce vai ligar 4 fontes em paralelo nao precisa aplica o processo de fonte 13,8v...

para ligar elas em paralelos faça isso, caso nao queira aplicar o processo acima

-Corte todos os fios da fonte MENOS o AMARELO,PRETO E VERDE, se a fonte nao for ATX nao terá fio verde...

-Feito isso voce junta o verde com somente 1 preto

-Junte todos os pretos que sobraram, e depois os amarelos.....

-Faça isso em todas as fontes, e depois junte os amarelos de todas, os pretos de todas

-Emende um fio com os amarelos, e ligue no positivo do módulo

-Emende um fio com os pretos e ligue no negativo(GND) do módulo

-Pegue um fiozinho (pode ser bem fino) ligue um lado no RMT do módulo e o outro no Positivo (+)

Ficará algo assim:

http://img353.imageshack.us/my.php?image=f...emmodulosi6.jpg

Nao se esqueça de passar fita isolante nos fios cortados, e nas emendas....

Com certeza elas aguentarão muito mais de uma hora... até porque nao vejo motivo para elas pararem de funcionar....

Acho que sobre a tensão há problema

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, se voce vai ligar 4 fontes em paralelo nao precisa aplica o processo de fonte 13,8v...

so de curiosidade.... porque se eu usa mais de uma fonte você diz que não precisa faze o processo dos 13,8V ??

é qual o proposito de liga o fio verde com um dos pretos??

posso liga em paralelo fonte atx com fonte at ??

Compartilhar este post

Link para o post
so de curiosidade.... porque se eu usa mais de uma fonte você diz que não precisa faze o processo dos 13,8V ??

é qual o proposito de liga o fio verde com um dos pretos??

posso liga em paralelo fonte atx com fonte at ??

O fio verde funciona como "start".

liguei aqui em casa 3 fontes, ligo ela em uma super pro1000...

ja tocou um dia inteiro sem nem desarmar...

Compartilhar este post

Link para o post

Nao precisa faze oprocesso de 20a poruqe acredito que 3 fontes das que voce tem ai em paralelo aguentam o módulo facil...

Compartilhar este post

Link para o post

naquele processo de preparação da fonte 13,8V e 20A, tinha um varistor em paralelo com a saida para o acaso do diodo abrir o varistor desarmaria a fonte... Nesse processo de só juntar os fios, há algo que se possa fazer para proteção da fonte??

Compartilhar este post

Link para o post

amigos, pode ser fonte AT ou ATX, tanto faz?? tem problema ligar fonte AT junto com ATX ou nao muda nada???? estou pensando em fazer esse esquema numas 4 fontes vagabundas pra ligar um HT600 num Pioneer 307... vira ?

Compartilhar este post

Link para o post

upp!! alguem ajuda ae pô... fiquei interessado em montar uma "Gabi Fonte"...

eu ví o pessoal falando que é bom colocar um diodo na saída de cada fonte... mas qual diodo?? qual o modelo devo comprar ??

Compartilhar este post

Link para o post

pra da um up e tbm tirar uma duvida....

1) eu to ligando a saida do pc na entrada RCA de um sharp antigão 20W em 8OHMS em cada do sharp... eu posso ligar as entradas amplificadas dos meus modulos todas em paralelo em apenas uma das saidas do sharp? os modulos são CL500 e uma tojo ab2000

2) eu posso liga dois leds em serie na saida 5V da fonte para servir como referencia??

eu sei que os modulos são ruinzinhos, mas foram de graça,so pra iniciar

Compartilhar este post

Link para o post
2) eu posso liga dois leds em serie na saida 5V da fonte para servir como referencia??

Pode sim, mas conforme a cor do LED vocÊ só conseguirá acender 1 LED.

Por exemplo, caso você esolha LED Azul ou Branco, só poderá ligar 1 nos 5V da fonte, pois eles usam 3.5V e 4V respectivamente.

Resumindo:

Com 5V você consegue ligar:

2 led vermelho OU

2 led verde OU

1 led azul OU

1 led branco OU

Compartilhar este post

Link para o post

At e ATX nao muda nada!!

pode usar a vontade, a unica coisa que muda é que quando for atx voce terá que ligar o fiozinho verde a um preto..

Compartilhar este post

Link para o post

bons tempos de gambiarra..

usei mto tempo isso, usava 3 fontes (se me lembro bem), 2 AT e uma ATX

a gambiarra é simples, preto com preto (e verde junto se for atx), amarelo com amarelo e o resto corta fora.

Todas as fontes funcionam juntas, segurando um maior pico de consumo. O sistema de proteção (desarmar) funcionara perfeitamente. Pode tocar quantas horas (ou dias) seguidos quiser. Desde que o consumo em algum pico não faça desarmar as fontes, vai continuar funfando perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post
bons tempos de gambiarra..

usei mto tempo isso, usava 3 fontes (se me lembro bem), 2 AT e uma ATX

a gambiarra é simples, preto com preto (e verde junto se for atx), amarelo com amarelo e o resto corta fora.

Todas as fontes funcionam juntas, segurando um maior pico de consumo. O sistema de proteção (desarmar) funcionara perfeitamente. Pode tocar quantas horas (ou dias) seguidos quiser. Desde que o consumo em algum pico não faça desarmar as fontes, vai continuar funfando perfeitamente.

mas vc ligava direto ou colocava algum diodo nas pontas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, do um conselho a todo mundo!!!

Cheguei a compra uma fonte usada pra faze essa gambiarra da fonte, mas quando meu pai viu aquele monte de fios mandou eu criar vergonha na cara e arranja uma coisa descente!!! Dai dei uma apertadinha nos gastos e comprei um residencial.

Tarkus TP2170, me custou 360 reais. É fraco, mas de não ter aquele monte de fio vale a pena!!!

TP2170

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, do um conselho a todo mundo!!!

Cheguei a compra uma fonte usada pra faze essa gambiarra da fonte, mas quando meu pai viu aquele monte de fios mandou eu criar vergonha na cara e arranja uma coisa descente!!! Dai dei uma apertadinha nos gastos e comprei um residencial.

Tarkus TP2170, me custou 360 reais. É fraco, mas de não ter aquele monte de fio vale a pena!!!

TP2170

Eu uso 9 fontes dessas no carro heheheh 7 ATX e 2 AT.

Peguei 2 dessas e fiz umas modificaçoes pra dar 13.8 V (e ta servindo de referencia pras outras eheh) quando o som é ligado o max que cai é 11.8.

No carro elas tão ligadas em um 1200D e um roadstar 600 segura numa boa heheh

OLha um video aqui do teste max que foi feito , elas foram ligadas em um sd2300 e sd1000.4:

Creio que no seu caso 3 fontes segurem um modulo de 25A brincando ehhee.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aiw galera...Essa de liga amarelo com amarelo i preto com preto num da certo aki in kasa naum....Qdo ew ligo amarelo de uma fonte com amarelo de otra as duas desarma....Sera ki eh pk num tem diodo nas saidas???

Num fikaria melhor arranjar 3 fontes i fazer a ligaçao em serie das tres na linha de 5v??Tenhu ateh o eskema ki um colega mi passo....+ toh preocupado se vai guenta o UP ki ew pretendo da nu som...

Compartilhar este post

Link para o post

cara, vc nao pode ligar em série nao!! senao queima! vc tem que ligar em parelelo!

acabei de conseguir +1 fonte aqui.. agora to com duas.. mas ta dificil de arranjar.. tenho uns amigo que tem.. mas sao uns &*@#¨*&! e nao querem arranjar.. dai a fonte fica jogada no canto la sem uso!

acabei de ligar uma fonte ATX.. a cada 5~10seg ela desarmava... só depois tive a ideia de por um resistorzinho de 100ohm entre o GND e o PS/ON.. agora ta funcionando 100%

Compartilhar este post

Link para o post
Fala aiw galera...Essa de liga amarelo com amarelo i preto com preto num da certo aki in kasa naum....Qdo ew ligo amarelo de uma fonte com amarelo de otra as duas desarma....

:+1

eu ja tava imaginando um gerador com minhas fontes, porem não entendo bolufas do que ta escrito aqui de resistor e não sei o que mais..vontade eu tenho, fonte eu tenho...porem não sei fazer...consegui fazer uma se ligar em outra desarma, mesma coisa quando coloco pra carrega bateria desarma e ainda consome a bateria, a energia volta

praticamente desisti, consigui fazer uma e toca o som, mas queria uma fonte de ums 100a no minimo e que service para carregar as baterias

Compartilhar este post

Link para o post

O fo** eh isso de ligar em paralelo...Todos os foruns que ja procurei sobre isso, kem feis falou que nao da muita diferença na amperagem....

Vcs ja viram q qto menor a voltagem maior a amperagem da fonte....Em 12V eh bem pouco, já eh 5V eh bem maior...

Sera que se ligar em serie queima msm??O mlk ki feis tah usanu as 3 pro som dele e ele me mando o eskema:

http://www.4shared.com/file/77955559/44c91...onte_de_pc.html

Afinal, tem que por agum diodo na saida de energia da fonte???

flww

Compartilhar este post

Link para o post

isso é relativo cara.. como vc ja deve saber... Potencia(w) = Tensão(v) x Corrente(A) ... logo se vc quer ter uma potencia de 100w com 12v, vc precisara de 8A.. se vc quiser 100w com 5v, logo vc terá que ter 20A...

sobre o esquema da fonte.. eu nao tenho coragem de fazer isso nao.. pois quando vcl iga em parelelo, a tensao de referencia é os 12v e a corrente varia... ja em série é o contrario...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso 9 fontes dessas no carro heheheh 7 ATX e 2 AT.

Peguei 2 dessas e fiz umas modificaçoes pra dar 13.8 V (e ta servindo de referencia pras outras eheh) quando o som é ligado o max que cai é 11.8.

No carro elas tão ligadas em um 1200D e um roadstar 600 segura numa boa heheh

OLha um video aqui do teste max que foi feito , elas foram ligadas em um sd2300 e sd1000.4:

Creio que no seu caso 3 fontes segurem um modulo de 25A brincando ehhee.

cara vai ficar surdo com isso no teu quarto, hsuahuash

cara ficou bem feito, e ta segurando legal, me diz onde compro fontes como essa e baratas, qual o preço em media//

gostei pois elas ñ baixam a voltagem mesmo, e ficou uma fonte pequenininha..

Compartilhar este post

Link para o post

Entao galera...Tava dando uma fuçada no som hj e vi ki na minha fonte ATX tem uma linha de 3V e tah escrito na fonte que fornece 22A ( o que eu duvido...) entao pensei:

se eu liga a linha de 12V + a de 3V daria uma amperagem maior...E mesmo que some a voltagem nao preciso me preocupar pq o meu modulo guenta até 16V.....

E agora pouco fiz essa ligaçao com um diodo que ew tinha aki na saide de 3V e nenhum na de 12V....

O modulo ligo....a fonte ligo...Td normal, só que qdo ew fui medir tava dando 12V (12 ponto alguma koisa)

E eu passava do Vol. 15 e a fonte desarmava de novo....Foi como se ew nao tivece feito nd...

Sera que nao fez diferença pq falto u diodo na linha de 12V???

Ow sera ki num adianta nada ew liga as linhas de 12V com 3V???

(Obs.Eu liguei 12V e 3V da mesma fonte)

Outra pergunta..O diodo "diminui" a voltagem??? (Tipo, coloco um diodo na linha de 12V e suponhamos que ele diminua a voltagem em 1V, a voltagem final seria de 11V??)

valeww aiw galera!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...