Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elson.

Driver TI dispensa o uso de Tweeters?

Recommended Posts

Boa tarde galera!

Abaixo segue a descrição do meu som. Gostaria de saber se posso substituir os D-250X e os Tweeters por 2 D-210 Ti sem precisar mexer nos módulos e o que esperar dessa mudança.

2 Tomahawk 15'' Space 500Wrms

2 Selenium PW3 10'' 150Wrms

2 D-250X

2 SuperTweeters Selenium

1 SD1000.1D

1 RoadStar PowerOne

1 Crossover Stetsom STX84 4 vias

1 Controle JFA

post-44080-1224952439_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade SEMPRE dispensa... só que resta saber se em teu sistema ENCAIXA um drive TI. Isso pq os drive TI pegam em média de 1.5khz pra cima, contra 800hz dum fenólico. Se não usa bons MGs, TI não adianta! Mas se tem MGs que tocam bem até uns 2khz, TI fica perfeito! No seu caso, um par de D220TI ou um D408TI ficaria show! =)

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade SEMPRE dispensa... só que resta saber se em teu sistema ENCAIXA um drive TI. Isso pq os drive TI pegam em média de 1.5khz pra cima, contra 800hz dum fenólico. Se não usa bons MGs, TI não adianta! Mas se tem MGs que tocam bem até uns 2khz, TI fica perfeito! No seu caso, um par de D220TI ou um D408TI ficaria show! =)

Blz blOom... Montei esse conjunto ai em Aracaju com o Cindo, da ShowCar. Na época procurei driver TI ai em Aracaju e ralei pra achar. Sabe onde posso encontrar os D220TI por ai? Agora em Novembro estou indo ai e já faria a compra e instalação.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Blz...

Dispensa o uso de ST, mas cuidado!

Se ñ fizer um corte de 12db em 2000hz +- eles vão queimar com frequência e vc vai ter q fazer seus PW3 10'' tocar até os 2000hz.

Mas eu prefiro drive fenolico e ST...

Abraço :legal:

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! Blz...

Se ñ fizer um corte de 12db em 2000hz +- eles vão queimar com frequência e vc vai ter q fazer seus PW3 10'' tocar até os 2000hz.

Josias Bauer

Opa Josias!

O que to pretendendo mesmo é fazer o agudo falar mais alto. Grave e médio tá redondo nesse conjunto ai.

Talvez até seja a regulagem do PoweOne que não sei nem por onde começar a mexer.

Vou ver se acho algum material sobre o PowerOne pra tentar conseguir o máximo rendimento dele nesse conjunto ai antes de qualquer mudança.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! Blz...

Josias Bauer

E uq tem de errado fazer o 10pw3 tocar até 2khz? Ele tem uma curva PERFEITA até 2khz! ;) Se fosse um WPU 15', seria interessante 800hz ou mais... mas prum 10pw3 2khz é fichinha!

QUanto à onde comprar, geralmente a galera pega no ML e manda via PAC =) Aqui é raro conseguir lugar q venda, e qd consegue, é superfaturado =/

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fosse vc Elson, faria um teste auditivo antes de fazer a troca.Em termos de volume, o agudo usando tweeter se faz mais presente do que com driver Ti, principalmente nas frequencias mais altas, quanto mais sobe mais tende ao tweeter se destacar .... Uma coisa que manda muito na qualidade do audio e principalmente na reproduçao dos agudos de um driver Ti é a corneta a ser usada, no caso da d220ti a indicada é a Selenium Hm25-25, tem que ver se tem espaço para coloca-las tambem né.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapidinho....

Tow movendo pro trio, blz?! Lá vai rolar mais participação! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Poe ai um par de Hinor Trinyum Q teu agudo fica Top.

Opa Josias!

O que to pretendendo mesmo é fazer o agudo falar mais alto. Grave e médio tá redondo nesse conjunto ai.

Talvez até seja a regulagem do PoweOne que não sei nem por onde começar a mexer.

Vou ver se acho algum material sobre o PowerOne pra tentar conseguir o máximo rendimento dele nesse conjunto ai antes de qualquer mudança.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. esse lance de fenolico + ST versus titanium é coisa de gosto pessoal! Já ouvi os dois e curto mt mais a musicalidade dos ti! Pra mim, é a combinação perfeita: 10pw3 tocando até 2khz + D220ti pegando disso pra cima =) Mas isso é gosto! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro sempre driver +ST.

TI normalmente grita demais... Agride o ouvido, causa impacto, mas sem musicalidade.

D210Ti

d210ti.jpg

Veja como até 8k ela grita, e depois fica um vale no agudo de verdade...

EU não curto.

Compartilhar este post

Link para o post

TI normalmente grita demais... Agride o ouvido, causa impacto, mas sem musicalidade.

D210Ti

d210ti.jpg

EU não curto.

lembrando q o D150ti (versão anterior, que ainda equipa os street sound) era ainda mais estridente e com menos qualidade! O D210ti foi uma evolução e hj saiu de linha, dando lugar ao D220ti.. que não é a "oitava maravilha" mas não faz feio! E se quer realmente qualidade, pq não um D408ti, D3300ti, D4400ti ou até os de neodimiun?! [¨] rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre busco boa performance.

O Ti agride tanto quanto um fenólico, ambos desregulados.

Claro que o opinião do colega que diz que depende do gosto do pessoal é válida e é verdadeira, mas ele há de concordar que se houver uma grande diferença de sensibilidade entre Drv fenólico e stw, o que tiver maior sensibilidade tende a se destacar em relação ao outro. Aí começam a aparecer os problemas e um cara esperto iria projetar um Crossover que buscaria o equilíbrio tonal.

Se usar uma corneta descente (exceto essas de plástico mas a grande maioria procura porque acha caro as outras originais) e Drv de alta performance como algunsão os Drv de 2" que são driver que tem uma reposta muuuuuuuuiiiito mais plana do que os Drv de 1". Nesse caso você foi perfeito em postar o gráfico e fez uma análise correta.

Digo isso com conhecimento de causa.

Antes eu sempre ouvia sons dos outros e falava para mim mesmo que nunca iria usar Drv nos meus sistemas.

Depois que adotei Crossover com corte de 2ª ordem e atenuados minha opinião mudou.

Depois que testei Drv de 2" mudou mais ainda pela diferença de rendimento e performance.

Hoje tenho Drv fenólicos (Snake 3085) e Drv Ti (Snake SD 375) e posso afirmar que gosto das 02 opções e ouvindo o SD 375, não sinto falta de agudo.

Não pretendo me desfazer dos Drv 3085 por considerá-lo um excelente Drv e as pessoas não pagariam um preço justo por

ele, mas o SD 375 atende tranquilamente ao que almejo, porque eu os comprei usados a um preço muito bom e portanto dentro das minhas limitações orçamentárias.

D210Ti

d210ti.jpg

EU não curto.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...