Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
henrique69

Caixa com duto retangular

Recommended Posts

Na verdade o Marcos desenterrou e vc respondeu ao "original", não ao novato! rs

mas que burro eu..

vou me chicotear como penitencia..

:vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom dia vcs póde me ajudar sou um pouco burro pra essa matematica mais se puder explicar mais detalhado como e essa formula pra calcular duto redondo em retangular eu agradeço kkk

Compartilhar este post

Link para o post

alguem conhece as especificações tecnicas do sub shoker 20kw 19 queria simular minha caixa mais não acho os parametro na net

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia vcs póde me ajudar sou um pouco burro pra essa matematica mais se puder explicar mais detalhado como e essa formula pra calcular duto redondo em retangular eu agradeço kkk

3.1416 x raio² / valor altura da caixa descontando a madeira.

exemplo 1: caixa 1 duto 3 polegadas, altura 33cm..

3.1416 x 3.75² = 44.1 / 30 (mdf 15mm x 2 = 3cm)

= 1.47 cm de boca x 30cm de altura.

se tiver mais que 1 duto, vc simplesmente multiplica por 2 a area..

exemplo 2: caixa 2 dutos 3 polegadas, altura 33cm..

3.1416 x (2x 3.75²) = 88.2 / 30 (mdf 15mm x 2 = 3cm)

= 2.94cm de boca x 30cm de altura.

exemplo 3: caixa 1 duto 4 polegadas, altura 33cm..

3.1416 x 5² = 78.54 / 30 (mdf 15mm x 2 = 3cm)

= 2.61cm de boca x 30cm de altura.

Area duto de 3" = 44.10

Area duto de 4" = 78.54

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

vamos lá... vamos queimar um pouco de fosfato!

Do jeito que voce fez sim ta certo... mas so em converter o tamanho dos dutos de 4" pra um retangular NEM SEMPRE da certo.... partindo pra mecanica dos fluidos (no caso ar)

voce teria num duto de 4" uma largura de 4" (obviamente) e um determinado fluxo de ar(o ar tende a VELOCIDADE ZERO quando entra em contato com a lateral do duto)... quando voce AFINA essa parede a fim de fazer um duto retangular a "resistencia" se eleva pois a area de contato AR/DUTO se eleva e o BURACO se afina porem a sintonia é a mesma... entao é interessante da uma "abusada"(na area) no tamanho do duto retangular porem mantendo as paredes bem afastadas

em TEORIA a resposta seria a mesma... mas na pratica a resistencia elevada do duto tende a da um descontrole de cone ...

RESUMINDO quando for fazer duto retangulares evite fazer eles muito finos... pelomenos 5 cm de largura isso ajuda MUITO no fluxo de ar e evita o famoso "sopro" pra 1 de 15" eu indico no MINIMO 2 dutos de 4" ou 160cm² te da uma boa vasao e mantem em niveis toleraveis a pressao interna =)

vlw...espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

vamos lá... vamos queimar um pouco de fosfato!

Do jeito que voce fez sim ta certo... mas so em converter o tamanho dos dutos de 4" pra um retangular NEM SEMPRE da certo.... partindo pra mecanica dos fluidos (no caso ar)

voce teria num duto de 4" uma largura de 4" (obviamente) e um determinado fluxo de ar(o ar tende a VELOCIDADE ZERO quando entra em contato com a lateral do duto)... quando voce AFINA essa parede a fim de fazer um duto retangular a "resistencia" se eleva pois a area de contato AR/DUTO se eleva e o BURACO se afina porem a sintonia é a mesma... entao é interessante da uma "abusada"(na area) no tamanho do duto retangular porem mantendo as paredes bem afastadas

em TEORIA a resposta seria a mesma... mas na pratica a resistencia elevada do duto tende a da um descontrole de cone ...

RESUMINDO quando for fazer duto retangulares evite fazer eles muito finos... pelomenos 5 cm de largura isso ajuda MUITO no fluxo de ar e evita o famoso "sopro" pra 1 de 15" eu indico no MINIMO 2 dutos de 4" ou 160cm² te da uma boa vasao e mantem em niveis toleraveis a pressao interna =)

vlw...espero ter ajudado!

na verdade tudo exige um pouco de experiencia.. nesse caso apenas mostrei como calcula area.. mas nem sempre deve-se aplicar apenas a teoria..

nessas horas a pratica é mais importante do que a teoria..

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade tudo exige um pouco de experiencia.. nesse caso apenas mostrei como calcula area.. mas nem sempre deve-se aplicar apenas a teoria..

nessas horas a pratica é mais importante do que a teoria..

concordo eu ja fiz muita caixa e aquilo que os profissionais me falavam nem sermpre era verdade e o comportamento era diferente...

eu aqui tento fazer uma soma entre TEORIA E PRATICA... logo os novatos vao evitar muitos erros cometidos por mim =)

na pratica é so converter...mas ser fizer isso de forma errada fica um SHIT a caixa!

entao vou orientando da melhor forma possivel...vi que muito tem MEDO de fazer dutos de area grande.... acha que via prejudicar... e MUITO PELO CONTRARIO... eu tinha um duto de 200cm² pra um sub de 12" e a boca do ressonador tinha 500cm² gerava um controle de cone absurdo =)

entao se bem feito... bem projetado e BEM ORIENTADO... o resultado é muito satisfatorio!

Compartilhar este post

Link para o post

concordo eu ja fiz muita caixa e aquilo que os profissionais me falavam nem sermpre era verdade e o comportamento era diferente...

eu aqui tento fazer uma soma entre TEORIA E PRATICA... logo os novatos vao evitar muitos erros cometidos por mim =)

na pratica é so converter...mas ser fizer isso de forma errada fica um SHIT a caixa!

entao vou orientando da melhor forma possivel...vi que muito tem MEDO de fazer dutos de area grande.... acha que via prejudicar... e MUITO PELO CONTRARIO... eu tinha um duto de 200cm² pra um sub de 12" e a boca do ressonador tinha 500cm² gerava um controle de cone absurdo =)

entao se bem feito... bem projetado e BEM ORIENTADO... o resultado é muito satisfatorio!

tem a aplicação da caixa que muda muito tambem.. nao adianta fazer uma caixa voltada para uma gama de frequencia e querer ouvir outra..

nessas horas a melhor coisa a se fazer é procurar um bom profissional.. na duvida, siga o manual..

Compartilhar este post

Link para o post

tem a aplicação da caixa que muda muito tambem.. nao adianta fazer uma caixa voltada para uma gama de frequencia e querer ouvir outra..

nessas horas a melhor coisa a se fazer é procurar um bom profissional.. na duvida, siga o manual..

na duvida manual... é isso ai.. oq muita gente nao faz rsrs... se fizesse isso pelomenos ia ter um rendimento satisfatorio!

muita gente me procura e pede pra simulra caixa...eu sempre simulo =)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...