Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
henrique69

Caixa com duto retangular

Recommended Posts

Minha dúvida é em relação a disposição das madeiras na caixa (ali na parte dos dutos parte frontal), segue em anexo fotos do projeto sem tampa e completo:

caixabpretangularsr5.jpg

É assim mesmo que se faz? Utilizo parafusos de quantos em quantos cm?

Specs da caixa:

* Volume: aprox. 50litros cada camara

* MDF 18mm

* Altura: 45cm

* Largura: 90cm

* Profundidade maior: 40cm

* Profundidade menor: 26cm

* Dutos (equivalente à) 4": 2cm x 41,4cm

* Profundidade dos dutos: 13cm

Projetada para um par de Subwoofers Bomber Bicho Papão 15" 550rms (SWBPN15-D4)

Dicas, sugestões, opiniões e críticas são bem vindos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ver a area dele. Poe simular a caixa, e entra com duto custom, e mete a area desse ai, e vê no que dá, troca a area e os comprimentos, faz o "tunning"

Quanto a construcao, creio que seja isso mesmo, os parafusos, creio que usando a mesma distancia do resto da caixa, ficaria tri.

Tu vai fazer a caixa em casa ou mandar fazer no teu parente?

E tenta colocar mais um reforco em cada caixa, pra ficar mais estanque

abraco

Compartilhar este post

Link para o post
Tem que ver a area dele. Poe simular a caixa, e entra com duto custom, e mete a area desse ai, e vê no que dá, troca a area e os comprimentos, faz o "tunning"

Quanto a construcao, creio que seja isso mesmo, os parafusos, creio que usando a mesma distancia do resto da caixa, ficaria tri.

Tu vai fazer a caixa em casa ou mandar fazer no teu parente?

E tenta colocar mais um reforco em cada caixa, pra ficar mais estanque

abraco

os novos dutos correspondem à mesma área dos dutos recomendados pela bomber, de 4", com 13cm de comprimento. Pretendo fazer a caixa aqui em casa mesmo, acho que vai ficar gabarito, se tu quiser vem ae e dá uma mão tb! Acho que com mdf 18 e nessa condição não precisa de mto reforço nao, pq se tu for ver, o duto interno já dá um puta reforço!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

fala amigo blz?

queria fazer uma caixa assim pros meus Extreme. sera que é a mesma medida? sera que fica mais forte do que a caixa com os dutos normal??

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
fala amigo blz?

queria fazer uma caixa assim pros meus Extreme. sera que é a mesma medida? sera que fica mais forte do que a caixa com os dutos normal??

abraço

a diferença ficaria apenas na estetica, a função de ambos é a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

cara sou muito mais esse dutos do que os redondo...

tenho um caixa dessa com dutos retangulares..e axei muito bom...

nem uso mais dutos redondos

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

mais a disposição dos dutos é esse mesmo? sempre usando a madeira q divide a caixa em 2?

e no caso de caixa sem divisao?

Compartilhar este post

Link para o post
mais a disposição dos dutos é esse mesmo? sempre usando a madeira q divide a caixa em 2?

uma caixa s/ divisão vai ter a lateral do mesmo jeito.... logo, ñ muda nada

basta colocar a chapa de madeira(duto) em paralelo, como no desenho acima citado aki no topico...

pelo que estou vendo o pessoal esta apenas colocando o duto retangular do tamanho da caixa e medindo no zóio a distancia entre as madeiras tanto na frente como no fundo da caixa, o correto é verificar no programa de simulação da caixa ou no manual do sub qto é a area pedida do duto, se a area especificada tratar-se de um duto redondo calcular a mesma no retangular, pois se ñ a caixa vai ficar bonita, mas ñ vai tocar o que pode.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo pelo menos a minha caixa..e identica a essa ai blz

t+ :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, de boa, podia passar o cálculo para equivalencia de dutos redondos e quadrados?

da área...

Sei que tenho aqui, mas to com preguiça de procurar....

Se puder...

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique, de boa, podia passar o cálculo para equivalencia de dutos redondos e quadrados?

da área...

Sei que tenho aqui, mas to com preguiça de procurar....

Se puder...

Para um duto de 4 polegadas, temos que seu diâmetro é de 10cm.

Então o raio é 5cm, e a fórumula para a área da circunferência é pi*r^2 (pi vezes o quadrado do raio).

Ou seja, A = 3,1415*25 = 78,5cm^2

Como o duto retangular tem a área definida apenas pela base a a altura, tu pega a área do duto recomendado e divide pela altura da tua caixa, aí tu vai obter a largura que tu precisaria pro teu duto retangular. O comprimendo do duto é o mesmo do duto redondo, e se forem dois dutos redondos, se soma área deles.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu diz que calculou certo a area e a profundidade, e descontou no volume da caixa, tá OK, é isso mesmo

Tu jogou no bassbox ou no winisd pra simular ela, nao confio muito em caixas recomendadas pelos fabricantes.

E eu ajudo sim, só dá um grito no MSN que eu apareco ai

Ahh, e esse duto nao vai gerar tanto reforco assim na caixa. Vou te levar um livrinho que tenho aqui, fala bem a respeito disso, velho mas é bom

abraco

Compartilhar este post

Link para o post
Se tu diz que calculou certo a area e a profundidade, e descontou no volume da caixa, tá OK, é isso mesmo

Tu jogou no bassbox ou no winisd pra simular ela, nao confio muito em caixas recomendadas pelos fabricantes.

E eu ajudo sim, só dá um grito no MSN que eu apareco ai

Ahh, e esse duto nao vai gerar tanto reforco assim na caixa. Vou te levar um livrinho que tenho aqui, fala bem a respeito disso, velho mas é bom

abraco

Pra que descontar o volume se a área é a mesma de dois dutos e a profundidade é a mesma de ambos? O volume dos dutos redondos vai ser igual ao dos dutos quadrados, não vai?

Simula aí pra mim essa joça ricardo! Eu sou péssimo com winisd...

Parametros do sub:

SWBPN15- D4

Z: 2x4

Pe: 550

Spl: 89db

Fs: 23hz

Qts: 0,54

Vas: 210L

Bl: 21,6tm

Sd: 830cm³

Xmax: 11

Re: 2x3,2

Vw: 3,0L

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Minha dúvida é em relação a disposição das madeiras na caixa (ali na parte dos dutos parte frontal), segue em anexo fotos do projeto sem tampa e completo:

caixabpretangularsr5.jpg

É assim mesmo que se faz? Utilizo parafusos de quantos em quantos cm?

Specs da caixa:

* Volume: aprox. 50litros cada camara

* MDF 18mm

* Altura: 45cm

* Largura: 90cm

* Profundidade maior: 40cm

* Profundidade menor: 26cm

* Dutos (equivalente à) 4": 2cm x 41,4cm

* Profundidade dos dutos: 13cm

Projetada para um par de Subwoofers Bomber Bicho Papão 15" 550rms (SWBPN15-D4)

Dicas, sugestões, opiniões e críticas são bem vindos!

essa sintonia ae tá bem altinha.Vai fazer os bicho papao tocarem mais seco e mais pra fora.Só é estranho 50L.EU partiria pra pelo menos uns 60 L.

Compartilhar este post

Link para o post
essa sintonia ae tá bem altinha.Vai fazer os bicho papao tocarem mais seco e mais pra fora.Só é estranho 50L.EU partiria pra pelo menos uns 60 L.

Pois é, eu tb achei, mas é o que consta no manual dos BPs...

Vai entender neh?

Acho que vou fazer um "meio termo" e vou usar 55L.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom gente, infelizmente vou abandonar a idéia dos dutos retangulares, pq não dá pra confiar mto nessas specs da bomber... Vou fazer com duto redondo que é pra poder testar outras sintonias também, e já fiz um projeto pensando no futuro, com lugar pra botar uma bateria atrás da caixa.

caixabpbateriaxa3.jpg

Fiz o lugar da bateria sem "chão" que é pra eu poder tirar a caixa sozinho sem mexer mta coisa se um dia furar um pneu. Aí no caso é só puxar a caixa e arredar a bateria pro lado que fica barbada, oq vcs acham?

Pra galera do winisd aí, se pudesse simular pra mim os BPs nessa nova caixa eu ficaria muito grato!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe-me a ignorância, mas fez o projeto aonde? Sketchup? :}

Ah, minha caixa é praticamente igual a sua, porém tem 96 de largura, 55L cada lado se não me engano.. e uso sub seco ~.o

Fiz mer** quando montei a caixa, montei "trio" por impulso e opiniões dos outros, mas meu negócio é gravãão, estou com um projeto de montar com um Fosgate P3D412 e um Kicker DX1000.1, vamos ver se consigo continuar, se o bolso guenta, haha..

Editado por Murillo.d

Compartilhar este post

Link para o post

ola boa noit amigo

tava quendo aprender a calcular duto pra caixa trapezio como q faco?? tipo tenho um progeto pra uma caixa para 2 tornados de 15

as medidas sao A 5o cm L 90 cm parte menor 35 parte maior 54 preciso da medida do duto vai ser do modelo da caiuxa acima

Compartilhar este post

Link para o post

Bom gente, infelizmente vou abandonar a idéia dos dutos retangulares, pq não dá pra confiar mto nessas specs da bomber... Vou fazer com duto redondo que é pra poder testar outras sintonias também, e já fiz um projeto pensando no futuro, com lugar pra botar uma bateria atrás da caixa.

caixabpbateriaxa3.jpg

Fiz o lugar da bateria sem "chão" que é pra eu poder tirar a caixa sozinho sem mexer mta coisa se um dia furar um pneu. Aí no caso é só puxar a caixa e arredar a bateria pro lado que fica barbada, oq vcs acham?

Pra galera do winisd aí, se pudesse simular pra mim os BPs nessa nova caixa eu ficaria muito grato!

abraços

amigo, fica a dica..

nao faça a caixa assim.. vc nao tem ideia do que estraga a area de graves do fato daquele "calombo" dentro da caixa para o espaço da bateria..

certa vez fizemos uma caixa assim pra mim.. e sinceramente? perdi pelo menos uns 30% do grave..

paredes reta ou trapezoidal nao se sente muita diferença... agora irregulares assim a diferença chega a ser brutal..

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, fica a dica..

nao faça a caixa assim.. vc nao tem ideia do que estraga a area de graves do fato daquele "calombo" dentro da caixa para o espaço da bateria..

certa vez fizemos uma caixa assim pra mim.. e sinceramente? perdi pelo menos uns 30% do grave..

paredes reta ou trapezoidal nao se sente muita diferença... agora irregulares assim a diferença chega a ser brutal..

Tu viu a data do post que vc respondeu? rsrs

O cara desenterrou pra comentar outra coisa totalmente diferente! rsrs

ola boa noit amigo

tava quendo aprender a calcular duto pra caixa trapezio como q faco?? tipo tenho um progeto pra uma caixa para 2 tornados de 15

as medidas sao A 5o cm L 90 cm parte menor 35 parte maior 54 preciso da medida do duto vai ser do modelo da caiuxa acima

Simula a caixa... na simulação o programa diz quanto de duto vc usa!

Compartilhar este post

Link para o post

Tu viu a data do post que vc respondeu? rsrs

O cara desenterrou pra comentar outra coisa totalmente diferente! rsrs

Simula a caixa... na simulação o programa diz quanto de duto vc usa!

meu pai do ceu..

desenterrei o topico e nem vi..

que vergonha..

Compartilhar este post

Link para o post

meu pai do ceu..

desenterrei o topico e nem vi..

que vergonha..

...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o Marcos desenterrou e vc respondeu ao "original", não ao novato! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...