Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

supremohenrique

construção canal central sistema 5.1

Recommended Posts

Caros foristas.

Meu sistema está pronto para 5.1, só faltando o canal central.

O automóvel em que está instalado todo o sistema (CITROEN C4 VTR), como tantos outros modelos, não apresenta espaço específico, ou adaptável a presença de um CANAL CENTRAL.

Motivo pelo qual, e para não agredir o design do futurístico painel do C4 VTR, preciso de um MID RANGE de domo, não de cone. Por ser os de domo muito menores, apenas com frequências (Hz) mais altas, com início em trono de 500Hz.

Mas como o kit duas vias frontal, tratando-se do mid, numa atenção aos cortes de frequência e equalização, poderá ficar com início em 125Hz, têm-se aí um midrangebass...

Minha dúvida é se uso um tweeter junto ao mid range de domo no canal central....????

Minhas opções giram em torno dos seguintes speakers:

Morel EM1308 Elite 2" Dome Midrange

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=8286

http://www.morelhifi.com/products/raw_midranges.html

MOREL CDM-88

http://www.morelhifi.com/products/mob_comp...ters_cdm88.html

DLS Ultimate Iridium 3

http://www.dealercostcaraudio.com/ultimateiridium3.aspx

HERTZ HD-500

http://www.hertzaudiovideo.com/Doc/pdf_hd500.pdf

Vcs poderiam me dar uma ajuda nessas 4 opções?

Também desejo saber se há necessidade de uso de um tweeter junto ao midrange de domo.

Desde já obrigado.

Bom domingo à todos.

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc está preocupado com o tamanho, acho que esse EM1308 não é opção. Dá uma olhada no tamanho da "flange" dele.

O DSL também é meio grandinho, existem opções de mids de cone menores.

Compartilhar este post

Link para o post

Um casal de amigos em viagem pela Itália talvez facilite a aquisição do HERTZ HD-500.

Achei por 130 euros.

HERTZ é uma marca italiana de produtos hi-fi audiocar.

MOREL muito mais caro em Milano/IT.

O qua acham????

Salute

Compartilhar este post

Link para o post
Se vc está preocupado com o tamanho, acho que esse EM1308 não é opção. Dá uma olhada no tamanho da "flange" dele.

O DSL também é meio grandinho, existem opções de mids de cone menores.

Então... não vi midrange de CONE menor que 4 polegadas, enquanto que os mids que comentei são de DOMO, por isso tamanho reduzido que vria entre 1 1/2 polegada a 2 polegadas = metade do tamanho em polegadas, como em profundidade.

Repare bem.

Abraços.

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

É que o Morel EM1308, por exemplo é de 2'', mas a flange dele ocupa 5'', enquanto vc tem full-ranges de cone de até 2'', sem mais nada. Mas é só um comentário sobre o tamanho, não vou poder opinar quanto à qualidade deles...

Compartilhar este post

Link para o post
É que o Morel EM1308, por exemplo é de 2'', mas a flange dele ocupa 5'', enquanto vc tem full-ranges de cone de até 2'', sem mais nada. Mas é só um comentário sobre o tamanho, não vou poder opinar quanto à qualidade deles...

Vc tem razão, o MOREL é "corpulento"... não tenho condições de colocá-lo no painel do C4 VTR.

De outro lado, o DLS e o HERTZ DH-500 apresentam DOMO reduzidíssimo!

Eu ficaria entre esses dois:

Mid range DLS iridium3

Mid range HERTZ HD-500

Mas fica a questão: USAR TWEETER JUNTO AO MID RANGE (CANAL CENTRAL)?????

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da resposta do midrange.

Não é preciso usar caps lock na mensagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, mas teu objetivo é alta fidelidade na reprodução do audio? Ou quer apenas discutir um full pra conseguir ter o canal central ativo?

Lembre que em sistemas estéreo bem montados se o cantor está no meio do palco, ele vai aparecer no meio do paco, mesmo sem falante alí...

Não vejo esta discussão como objetivando a fidelidade de audio, já ví dúvida bem mais séria sendo despachada daqui em bem menos tempo...

Amplexos,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Como não houve ainda uma manifestão do criador do tópico, estou movendo para o SQ.

Qualquer problema é só mandar MP.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, quando uso ESTÉREO são dois canais, desligo traseiros.

Quando o objetivo é DVD DOLBY 5.1 ou DTS, aí sim, sem canal central, falta alguma coisa...

Por isso pedi ajuda aos mais entendidos:

1- uso tweeter junto ao midrange do canal central?

2- qual midrange adquirir para uso como canal central?

Houveram críticas, mas não respostas construtivas.

Obs.: hoje me encontrei com forista Rodrigo, que me iluminou quanto ao meu sistema - cortes de frequência corretos para encontrar "palco" em estéreo (2 canais), ou seja, aboli o DOLBY PROLOGIC II quando em leitura de mídia exclusivamente áudio, sem vídeo. E quando DVD for LPCM, ouço como estéreo 2 canais. Abro traseiros somente para DOLBY 5.1 e DTS - daí a falta de canal central, qual comprar, e se uso tweeter junto.

Saudações.

Abraços.

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Tweeter é interessante, mas não é imprecindível. Se for usar um midrange, aí vai ser melhor usar tweeter. Se for usar um fullrange, aí vai sem mesmo.

Eu pensaria na possibilidade de colocar essa criança aqui como canal central: http://www.partsexpress.com/pe/showdetl.cf...tnumber=264-807

Esse fullrangezinho me enche os olhos... Qts baixo, Fs baixíssima pra um falante desse tamanho... qualquer espacinho que você der pra ele, já dá pra cobrir a faixa do canal central, já que o corte é alto no 5.1.

Pra não estorvar o painel, faça uma caixinha atrás daquele display do painel, com o falante refletindo no parabrisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpe Henrique, é q aquele sub fórum é exclusivo para discussão de sistemas puros, tibetanos, que visem a alta fidelidade na reprodução do audio. Logo, a discussão de um canal central para reprodução de dvds que tenham essa possibilidade, com uma hu que não prima pela fidelidade de AUDIO, fica difícil, é uma mera questão de justiça pra contigo e pra todos que muitas vezes buscam a fidelidade, mas que com a limitação do equipamento não são aceitos naquele sub fórum, questão de ordem, por isso minha crítica, cada coisa no seu lugar.

Se tiver acesso a compra, este site

http://www.madisound.com/catalog/index.php?cPath=45_241

possui muitas opções de falantes consagrados por aqui. Eu optaria tb por um fullrange, com conjunto de neomídio por ser mais compacto, e bom range de resposta, sim, pq tem fullrange que de full não tem nada. Dá uma consultada no site supra que vc vai gostar do que vai ver, falantes bons a bom preço, bastante material pra observar a resposta de frequência dos drivers e etc. Hi-vi, fostex, bastante coisa boa.

Enjoy,

Saudações,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tb tinha pensado em usar um sistema 5.1 no meu carro a um tempo atrás.. o player 955mc tem essa opção.

mas depois de conversar com o pessoal no ultimo encontro em SP.. mudei de idéia.

pois qual seria a função de se ter um canal central, se vc não vai estar sentado no centro do carro??? e só vejo gravações no sitema 5.1 em DVDs de video.. como não pretendo usar DVD no meu carro , não teria o q ouvir em sitema 5.1.

ai pelo menos pra mim.. descartei a possibilidade de montar um sitema 5.1 no carro.. deixa isso pro HT de casa.

Compartilhar este post

Link para o post

o Vectra tem um local original para falante central, fica localizado mesmo no meio do painel, encostado no para brisa.... tenhop curiosidade de escutar um sistema desses, acompanhando o topic.........

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, Royo. Se você colocar um player com suporte a 5.1 e que toque SACDs, pode perfeitamente ouvir SACDs multi-canal, que são gravados em DTS. Acho que alguns DVD-A também são 5.1.

Minha opinião, mas acho que o recurso do 5.1 chega a ser interessante para quem busca ter o palco no centro do carro, ao invés do chamado "direcionamento egoísta". Elimina-se teoricamente os problemas de cruzamento de falantes para atender motorista e acompanhante. Posso estar errado.

eu tb tinha pensado em usar um sistema 5.1 no meu carro a um tempo atrás.. o player 955mc tem essa opção.

mas depois de conversar com o pessoal no ultimo encontro em SP.. mudei de idéia.

pois qual seria a função de se ter um canal central, se vc não vai estar sentado no centro do carro??? e só vejo gravações no sitema 5.1 em DVDs de video.. como não pretendo usar DVD no meu carro , não teria o q ouvir em sitema 5.1.

ai pelo menos pra mim.. descartei a possibilidade de montar um sitema 5.1 no carro.. deixa isso pro HT de casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for para ver filmes em 5.1, o canal central serve para as vozes parecerem que estão saindo da tela, mesmo para quem não está sentado no centro da sala.

Porém, em um sistema Home Theater residencial, a caixa central é tão potente (ou até mais) que os canais estéreo. No meu HT o canal central possui 2 mids de 5 1/4 e um tw só. Isso se dá porque em Dolby e em DTS, o canal central é a caixa mais utilizada do sistema. Por isso, se colocar um driver com resposta somente em freqüencias muito altas, ele pode não ficar legal....

Compartilhar este post

Link para o post

Por essas e por outras que 5.1 no carro é ingrato...os canais centrais disponíveis pra carro, vide jvc, alpine, etc, parecem mais brinquedos que falantes, e falo isso na sonoridade. Meu dvd tb possui dolby II, dts, 5.1 afins, e ja testei os canais centrais citados, minha opinião, péssimos, não servem a que se propôe. E usar canal central não acaba com a necessidade de direcionamento, claro, falando em foco, imagem...pq sem direcionamento, fica tudo meio que perdido lá na frente, vc não sabe a localização exata dos instrumentos, infelizmente. Já em casa é outra história, nem um pouco engessada como é o carro, lugar onde vc tem que fixar o falante no local, levando em conta todos os fatores de dirigibilidade, ergonomia e principalmente resultado esperado/obtido. Maaaas, nada como a experiência empírica pra ver que não funciona...hehehe

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça um teste simples... coloque um filme em casa, em 5.1, ajuste confortavelmente o volume, e se sente fora do centro da sala. Agora preste atenção se o "centro" do soundstage não continua lá, na TV...

A função do canal central é exatamente marcar o centro do palco, pois quando você se senta fora do sweetspot (caso do carro, e de todas as pessoas na sua casa que não terão o privilégio de se sentar no meio do sofá), o foco é fortemente prejudicado. Dentro do sweetsopot um canal central é absolutamente desnecessário, se o direcionamento for bom. Fora dele é que o canal central faz algum sentido.

O problema do automóvel não é nenhum outro, senão a pequena largura do palco, que não chega nem a 2 metros. Isto significa em em pouco mais de 1,5 metro, você tem que intercalar 3 falantes, o que pode acabar embolando um tanto o seu palco. É claro, com bom critério se faz algo realmente bom.

O pior da história, MESMO, é ser obrigado a ouvir um show em 5.1. 99,9999% dos shows são infinitamente melhores em estéreo, pois em 5.1 o povo dá uma maqueada escrota. Sem falar que o áudio tem a qualidade de um MP3 (uuuhhhh!) e nos canais traseiros só tem gritaria. Se a fonte for um SACD a conversa começa a mudar, mas ainda assim, só vai valer a pena em gravações de estúdio, e olhe lá.

Como as fontes são tão ruins, fica complicado pensar em gastar dinheiro num 5.1

Compartilhar este post

Link para o post

Foi pensando nos SACDs que falei que um 5.1 talvez valesse a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

um falante de domo [e bom por nao precisar de volume. fullrange bom eh o samsung de 2,5 polegadas e 25 reais cada, mas esteticamente ficaria estranho no c4, a nao ser que um artista faça uma caixinha com tela bem bacana pra ficar show

Compartilhar este post

Link para o post
Foi pensando nos SACDs que falei que um 5.1 talvez valesse a pena.

mas ai não precisaria de um SACD player automotivo???

pois até onde sei.. os SACDs híbridos q tocam em qualquer CD player, tem 02 camadas de gravação.. e a q toca nos CD players comuns não é 5.1.

pra ter as vantagens do SACD , só num SACD player .. num CD player comum.. vc vai ouvir o mesmo q ouviria com um CD normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, precisa de um SACD automotivo, aquele da Sony por exemplo.

Tem DVD-Audio gravado em DTS 5.1, esses qualquer DVD comum lê.

SACDs híbridos tocam, em sua maioria, em stereo nas duas camadas. Acho que todos os SACDs multi-canal são puros e não híbridos.

mas ai não precisaria de um SACD player automotivo???

pois até onde sei.. os SACDs híbridos q tocam em qualquer CD player, tem 02 camadas de gravação.. e a q toca nos CD players comuns não é 5.1.

pra ter as vantagens do SACD , só num SACD player .. num CD player comum.. vc vai ouvir o mesmo q ouviria com um CD normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico feliz pela ajuda de todos!!!!

Algumas dúvidas nem perguntadas foram sanadas.

Quanto a fidelidade, pesquisei e vi que o mesmo leitor dos DVD's ALPINE são utilizados nos player's, portanto, estigma dizer que leitores de DVD são inferiores aos player's.

Uma coisa é a qualidade de áudio dos DVD's, que se aproximam dos mp3, outra coisa é o leitor dos DVD's.

Sendo assim, um sistema com fibra ótica, leitor ALPINE, processador ALPINE, speakers MB QUART signature e sub JL AUDIO, se não se encaixar em FIDELIDADE... nada mais sei sobre o pouco que ainda sabia de AUDIO.

Abrações.

Henrique.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...