Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
muriloalvares

Nova marca de amplificadores - dB Sound

Recommended Posts

Pessoal, desculpe a demora, esta muito corrido aqui...produçao, muitos pedidos etc...

 

Marcelo o dB400.4 e o dB180.2 usao CIs na saida sim.

 

Depois de muitos testes com vários circuitos integrados, e comparando o resutlado que obtive com esse circuito mosfet, contra os concorrentes do mercado, cheguei a conclusão de que para amplificadores de baixo custo um bom circuito integrado bem implementado produz resultados melhores. Fazer um amplificador discreto com componentes mais baratos acaba comprometendo o resultadado final do projeto.

 

Os Amplificadores dB Sound, passaram por testes exaustivos, e nao mostraram problema algum....Amplificador de alta qualidade sonora, robustez e excelente custo beneficio...

Como já deu para ver nos testes do Rangel o dB Sound cumpre e muito bem a sua funçao, e por 1 preço bem acessivel...E quem ganha com isto sao voces clientes...E viva a tecnologia hehehe...

 

Claro que o CI que uso nao é comum, e tive que fazer 1 importaçao bem grande, investimento alto, mas o mais importante esta ai, o resultado... :legal:

 

Abraço a todos...

 

 

Michael,

 

Se possivel, gostaria que vc desse uma explicação bem simples e prética sobre a diferença de funcionamento na pratica, ou seja no dia a dia, entre amps com FET'S e amps com CI ... não entendo de nada... tenho apenas alguns pre-conceitos sem fundamentos contra os amps com CI... acho que foi o trauma de um hurricane que eu comprei... rsrsrsrs

 

De resto, só meus parabéns !!!!

 

Achei o db400.4 mais bonito que o db180.2 Essa seria a versão final pro consumidor pro db180.2 ??? (só nao curti aquela tampa com 2 parafusos...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre os CI´s é o seguinte:

 

Fabricantes para não precisarem fazer fonte chaveada (que eleva os 12V da bateria para 40,50,60V) usam em modelos bem baratos os CI´s de rádios/CD-players, que tem potência de cerca de 20Wrms no máximo por canal, pois são alimentados direto com 12V.

 

Já os dB Sound usam CI na saída mas tem fonte chaveada, então dá na mesma que usar transistor discreto na saída, a vantagem é que o circuito de realimentação/proteção/controle fica todo dentro do encapsulamento do CI.

 

Alguns CIs suportam 300W de potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal isso o fabricante enviar o amplificador para testes...

 

Todas marcas deveriam fazer isso ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sobre os CI´s é o seguinte:

 

Fabricantes para não precisarem fazer fonte chaveada (que eleva os 12V da bateria para 40,50,60V) usam em modelos bem baratos os CI´s de rádios/CD-players, que tem potência de cerca de 20Wrms no máximo por canal, pois são alimentados direto com 12V.

 

Já os dB Sound usam CI na saída mas tem fonte chaveada, então dá na mesma que usar transistor discreto na saída, a vantagem é que o circuito de realimentação/proteção/controle fica todo dentro do encapsulamento do CI.

 

Alguns CIs suportam 300W de potência.

 

 

Era isso que eu queria saber, intão o db force seria um hibrido... um fonte chaveada elevando os 12v e usando um CI na saida...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo, não acho que se possa considerar um hibrido, é um ampilficador com CI na saida e fonte chaveada, assim como a pioneer vende vários dos seus receivers com fonte convencional, com trafo, e CI na saida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sobre os CI´s é o seguinte:

 

Fabricantes para não precisarem fazer fonte chaveada (que eleva os 12V da bateria para 40,50,60V) usam em modelos bem baratos os CI´s de rádios/CD-players, que tem potência de cerca de 20Wrms no máximo por canal, pois são alimentados direto com 12V.

 

Já os dB Sound usam CI na saída mas tem fonte chaveada, então dá na mesma que usar transistor discreto na saída, a vantagem é que o circuito de realimentação/proteção/controle fica todo dentro do encapsulamento do CI.

 

Alguns CIs suportam 300W de potência.

 

 

Murilão, concordo contigo na parte da realimentaçao e proteções.Projetar um bom amplificador classe Ab que tenha linearidade e não sofra com oscilaçoes, é um trabalho um tanto complicado.O uso de Ci`s vai limitar o projeto á fonte e ao pré amp+ cross. A Taramps já possui o 170.2 que é assim e é um amp bem interessante.

 

A unica desvantagem que vejo é quanto a manutenção.Tá certo que tem-se garantia, mas e depois da garantia, a pessoa está um pouco atrelada ao fabricante, pois determinados Ci`s não são fáceis de conseguir.Já amplificadores Ab discretos tem mais facilidade de manutençao e possiveis upgrades no circuito.Qualquer técnico seja numa capital ou seja em pindamonhangaba pelo menos vai conseguir uns tip da vida pra fazer o amp tocar.

 

Estive vendo na net e hoje já tem-se amplficiador classe D em circuitos integrados e que podem trabalhar em full range, já que no encapsulamento torna-se mais fácil trabalhar com portadoras de alta frequencia.Talvez seja o caso da DB sound e é uma soluçao louvavel, pois diminui tamanho, tem maior eficiencia e facilita o projeto.Não duvido que o tal bravox novo de 4 canais classe D full range não seja assim.

 

 

provavelmente o CI usado pela DB sound seja segredo de projeto, mas seria interessante o fabricante explanar mais um pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos, nao disfazendo do T170.2 mas nao tem comparaçao com nenhum dos nossos amplificadores...Tanto o dB400.4 e o dB180.2 fazem Bridge e tocam em 2 ohms stereo o T170.2 nao, entao nao diga que é assim...

 

No caso do CI raspado a dB Sound estara prestando assistencia a todos seus produtos dentro e fora da garantia, com isso o cliente nao deve se preocupar...Voce fala atrelado ao fabricante....Quantos amplificadores e outros produtos existem com microcontroladores DSP hj em dia? Esses componentes voce nao acha em qualquer esquina certo, sao gravados na fabrica para uso dedicado em cada projeto nao é?

 

O que tenho para dizer sobre o CI que usamos é o que já foi falado, sobre nossos amplificadores, já tem muitas empresas de olho, pois nosso produto é superior a muitos no mercado, entao a dB Sound se reserva ao direito de nao falar mais sobre...Nao comercializamos componentes nem kits de montagem, e sim o produto final....Queremos que nossos clientes se preocupem com a proxima parte do projeto de cada 1, pois com o amplificador a dB Sound já se preocupou...

 

Espero que entenda o lado da Empresa...

 

Abraço...

Editado por Michael / dB Sound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala rapaz!

 

Olha eu não perguntei para o Michael sobre os componentes mas te pergunto uma coisa:

 

Se ele fizer 2 amps, um com 4558 e outro com 5532 tu consegues notar a diferença e dizer qual amp está com o 5532?

 

 

 

Provavelmente sim... Vide teste que fizemos em um stetsom, que usava 4558 e passamos pra 5532, deu um bom de um brilho sim.

E isso que usa tips 105/107 na saída.

 

Meu cross, usava 4558 e notei diferença pro 5532 que botei. Até criei um topico a respeito...

 

Agora imagine comparar tip+4558 contra sc5200+5532, é um abismo...

 

 

 

Áh... Sobre o CI, eu apóio totalmente, tem uns CI's MUITO BONS!

O problema é não saber qual é....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So a titulo de curiosidade, qual a THD nos 100W declarados? Emm geral os amps com CI colocam a potencia com 10% de THD nas propagandas

 

abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu penso que se não houvesse nenhum outro fabricante com componentes raspados no mercado esta reclamação seria justa, no momento que existem outros o Michael não pode ser condenado por fazer isso, está protegendo o investimento e trabalho feitos até agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguem esta condenando ele por nao mostrar. O fato de mostrar, torna a avaliacao mais precisa.

Eu tenho uma ideia de que CI ele usa, nao vou dizer porque nao tenho certeza, mas se for o mesmo que eu acho, é um excelente amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A avaliação deve ser feita contra os produtos das marcas concorrentes, não acho que os componentes utilizados devam influir na avaliação auditiva.

Ouça e avalie o som produzido pelo amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A avaliação deve ser feita contra os produtos das marcas concorrentes, não acho que os componentes utilizados devam influir na avaliação auditiva.

Ouça e avalie o som produzido pelo amp.

 

tu nao tem nocao do estrago que um mero opamp faz na sonoridade de um amplificador. Pega um amp bom, tipo um wharf, um fosgate, e coloca um circuitiho simples, com um 741 como pre dele, pra tu ver a diferenca que vai fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Provavelmente sim... Vide teste que fizemos em um stetsom, que usava 4558 e passamos pra 5532, deu um bom de um brilho sim.

E isso que usa tips 105/107 na saída.

 

Meu cross, usava 4558 e notei diferença pro 5532 que botei. Até criei um topico a respeito...

 

Agora imagine comparar tip+4558 contra sc5200+5532, é um abismo...

 

 

 

Áh... Sobre o CI, eu apóio totalmente, tem uns CI's MUITO BONS!

O problema é não saber qual é....

 

Uma coisa é a própria pessoa trocar o componente e depois fazer a audição, é um convite a uma avaliação tendenciosa, mesmo sem explicitamente o querer.

 

Outra é ter dois amps, e sem saber qual está com o componente de melhores especificações, identificá-los.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Carlos, nao disfazendo do T170.2 mas nao tem comparaçao com nenhum dos nossos amplificadores...Tanto o dB400.4 e o dB180.2 fazem Bridge e tocam em 2 ohms stereo o T170.2 nao, entao nao diga que é assim...

 

No caso do CI raspado a dB Sound estara prestando assistencia a todos seus produtos dentro e fora da garantia, com isso o cliente nao deve se preocupar...Voce fala atrelado ao fabricante....Quantos amplificadores e outros produtos existem com microcontroladores DSP hj em dia? Esses componentes voce nao acha em qualquer esquina certo, sao gravados na fabrica para uso dedicado em cada projeto nao é?

 

O que tenho para dizer sobre o CI que usamos é o que já foi falado, sobre nossos amplificadores, já tem muitas empresas de olho, pois nosso produto é superior a muitos no mercado, entao a dB Sound se reserva ao direito de nao falar mais sobre...Nao comercializamos componentes nem kits de montagem, e sim o produto final....Queremos que nossos clientes se preocupem com a proxima parte do projeto de cada 1, pois com o amplificador a dB Sound já se preocupou...

 

Espero que entenda o lado da Empresa...

 

Abraço...

 

Michael,

 

Entendi tudo direitinho... Conversando com o RANGEL, o mesmo me falou em 2 acabamentos pro db180.2. um deles, seria esse postado! e outro seria usando uma tampa de acrilico... Vc tem mais novidades sobre o 180.2 ??? Parabéns pelo seu projeto !!!!

 

 

*** Relembrando !!!! todo micro-sistem usa CI e autos de 5" / 6" e é um puta com... hehehehehe, saudades do meu aiwa NSX-999

 

*** Falaram ai em cima que talvez a bravox usasse CI na saida do B400d (o digital dela!) Provavelmente algum fabricante (Soundigital / Taramps) ja comprou uma unidade desse amp... alguem sabe dizer ???

 

Agora a industria nacional de amp's tomou força !!!! Para o alto e avante !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei o qeu um opamp faz, já troquei o de um cd player que possuo e a diferença foi grande.

Meu ponto é, saber quais são os componentes não deve ou não deveria mudar a tua avaliação do amp, o que interessa mesmo é como ele toca, independente dos componentes que utiliza, precisas compará-lo com a concorrência.

Então se souberes qual é o ci e este te agradar, achas que o amplificador irá soar melhor do que sem saber qual é o componente?

Quando se faz uma avaliação deveria ser uma avaliação sem pré-conceitos, ouvir o que o amp toca e não ouvir quais componentes ele utiliza.

Abraços

 

 

 

quote name='rdallasen' date='23/10/2008 - 02:25' post='1699890']

tu nao tem nocao do estrago que um mero opamp faz na sonoridade de um amplificador. Pega um amp bom, tipo um wharf, um fosgate, e coloca um circuitiho simples, com um 741 como pre dele, pra tu ver a diferenca que vai fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O detalhe é que o audio é muito ligado aos componentes utilizados. Um exemplo é os hurricane. Troca os tips da saida, e os opamps meia boca, e tu tem uma assinaatura sonica bem diferente. Nao existe milagre, de fazer um amp que toque bem com pecas baratas, por isso existem amps de 100 a 1000 reais (com a mesma potencia).

 

O fato de usar um ou outro componente muda sim a minha opiniao, porque eu sei a diferenca que faz. Um ou outro componente faz toda a diferenca nos amps. Por isso que a Wharf usa opams Burr Brown, capacitores importados, entre outras coisas, e isso que o faz ser superior a um blau, que usa tips e opamps mixurucas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até pode mudar mas não deveria, no final das contas o amp precisa tocar tão bem ou melhor do que os concorrentes. o objetivo é ser competitivo com os modelos concorrentes.

Se por acaso for confirmado que ele toca melhor que o blau e custa bem menos, então o DB é uma boa compra já que o blau é considerado um custo benefício muito bom, independente dos componentes utilizados.

Ouça o que o amplificador toca, leve em consideração o preço e veja se é ou não uma boa compra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns DB Sound e Michel.

 

Valeu aí Rangel pelos testes, agora vamos esperar anciosamente pelos testes de potência amigo.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Acho esse intenso questionamento sobre a qualidade do CI usado e/ou outros componentes utilizados na construcao dos amplificadores... relativo... Pois pelo que eu notei o público alvo da dbforçe seria o geral e/ou trio... seria Concorrer com taramp's, hurricane, boss, pyramid, h-buster, booster entre outros amps de meia-boca... pretendendo ser um amp boca-inteira... rsrsrs

 

Não notei nenhuma pretenção da dbsound em competir com wharf, alpine entre outros amps de SQ...

 

Em momento nenhum eles colocaram um preço/valor de amp SQ em amp de GERAL/TRIO... o preço está completamente competitivo e a briga vai ser bem feia...

 

Intão acho q deveriamos questionar com relacao a garantia, assistencia tecnica, recursos dos amps... entre outras coisas...

 

Crucificar é fácil... elogiar é que é complicado !!! Qualquer um aqui no forum sabe que qualidade tem custo...

 

Intão ????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So sei que um LM4780 nao é barato. Eu faria com esse CI, usaria um desses com os canais em paralelo, funcionando em 2 ohms, e podendo ser usado em bridge.

Nao estou afirmando que o amp use este CI, mas para um amp com essas caracteristicas, eu usaria este, otimo desempenho, boa potencia, preco baixo.

 

Caso torre o amp, um CI desses é razoavelmente caro, cerca de 55 reais para uma unidade na farnell. Se fosse 2sc5200 e complementar, custaria uns 15 pila para arrumar, para comprar em unidades. Creio que a proporcao de valores seja a mesma em termos de aracado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 4780 é ótimo mesmo, ja fiz 2 amps automotivos com ele.

 

Tem um amp de referência da StudioR que é feito com 2 3886 (ou 3875).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O 4780 é ótimo mesmo, ja fiz 2 amps automotivos com ele.

 

Tem um amp de referência da StudioR que é feito com 2 3886 (ou 3875).

 

O mais fraco da Studio R usa esses CI. No meu aqui de casa eu usei um par desses, usamos ele na comparacao com o Stetsom 4120 e com o hurricane HA4120 no teste que fizemos uma vez. Foi muita diferenca, o LM tem um audio muito superior, e olhando pro custo/beneficio, eu diria excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Carlos, nao disfazendo do T170.2 mas nao tem comparaçao com nenhum dos nossos amplificadores...Tanto o dB400.4 e o dB180.2 fazem Bridge e tocam em 2 ohms stereo o T170.2 nao, entao nao diga que é assim...

 

No caso do CI raspado a dB Sound estara prestando assistencia a todos seus produtos dentro e fora da garantia, com isso o cliente nao deve se preocupar...Voce fala atrelado ao fabricante....Quantos amplificadores e outros produtos existem com microcontroladores DSP hj em dia? Esses componentes voce nao acha em qualquer esquina certo, sao gravados na fabrica para uso dedicado em cada projeto nao é?

 

O que tenho para dizer sobre o CI que usamos é o que já foi falado, sobre nossos amplificadores, já tem muitas empresas de olho, pois nosso produto é superior a muitos no mercado, entao a dB Sound se reserva ao direito de nao falar mais sobre...Nao comercializamos componentes nem kits de montagem, e sim o produto final....Queremos que nossos clientes se preocupem com a proxima parte do projeto de cada 1, pois com o amplificador a dB Sound já se preocupou...

 

Espero que entenda o lado da Empresa...

 

Abraço...

 

Po velho, sabia que meu comentario daria repercussão mas nao esperava tanto.Me desculpa se tu entendeu meu comentario como pejorativo.Muito pelo contrario, fico bastante contente com sua soluçao inovadora no ramo.Só fico preocupado mesmo com a manutenção do amplificador.Mas pelo visto você se preparou para poder dar suporte mesmo após a garantia do produto.Ahh e só citei o t170.2 como exemplo no uso de CI.Nao comparei os dois, visto que o T170.2 nem crossover tem.

 

Sobre a dependencia do usuario ao fabricante, a maioria dos amplificadores digitais usam microcontroladores ou microprocessadores dedicados.No caso SD e Taramps utilizam PIC com softwares criados por eles.Só isso já faz com que boa parte do reparo tenha que ser na fabrica.Já alguns digitais utilizam CI pwm na fonte e um modulador classe D na saida, sem necessidade de Software.Porém todos sabemos que SD, TARAMPS e outros digitais nacionais , não vao deixar seus clientes na mão. Não estou dizendo que você não vá da suporte , mas se tratando de um componente dedicado e importado como o seus CI`s, um classe AB com BJT`sseria mais versatil na hora da manutençao.Só isso que quis dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...