Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lgmsou

Mudando todo o projeto de novo - Agora com fotos.

Recommended Posts

Muito cuidado com as interpretações, pois o mundo não é perfeito assim como na teoria!! rsrs

O Bloom explicou muito bem o que o Fernando já havia dito, porém gostaria de salientar mais alguns itens que devem ser analizados com cautela:

Na minha opnião, não acredito que 22 gds de 1000 venham a tocar menos que 22 312L com bem menos potência aplicada, isto na teoria pode ser facilmente comprovado, pricipalmente aplicando-se até 1k em qualquer um dos dois falantes, mas como o mundo não é perfeito, na prática como disse uma vez o Kleber e não mais me esqueço "é aí que a porca torce o rabo do cox".

Pra SETs profissionais, o pessoal realmente usam falantes que requerem menor potência aplicada, mas não se esqueçam de que eles tem trocentos m² de espaço pra colocarem suas enormes caixas (que de fato rendem mais sem dúvidas com "pequenos" falantes). Já nós o que conseguimos com no máximo 2m² em uma pickup??? nada!

É por isto que a simples mas eficaz (pra nós que temos pouco espaço) dutada persiste!! E aonde que quero chegar com isto??

O que a maioria do pessoal que tem pouco espaço quer fazer hj em dia com seus trios?? Querem que estes rendam o máximo possivel com o espaço disponivel em primeira instancia. É aí que entram outros fatores como a grana disponivel pra ser gasta. Se isto for um problema certamente os 312L se tornam a melhor opção, pois vao render super bem com pouco gasto de custos.

Agora vejam bem um exemplo na prática que tive, utilizava 8 Eros E1200mb com 96dbs de sensibilidade. Foi quando resolvi dobrar a potência de meu carro e partir pra estes falantes mais parrudos. Foi quando o Fernando me explicou muitas coisas que ainda nao entendia muito, mas nas simulações com relação a o falante atual que uso o 2200Mb de 1100rms com 94db, pude obter 3dbs a mais no simulador nos graves com relação ao uso dos antigos 1200mb de maior sensibilidade!

Outro fator é a compressao dinâmica (aquecimento) que com teoricamente tende a ser maior nestes falantes mais parrudos, porém afirmo que até o presente momento não notei perdas perceptiveis no SPL após algum tempo de uso no meu trio! Talvez isto seje mais nitido com varias horas de uso...... Só toquei meu trio forte por cerca de 2 horas....

Estou meio que embaralhando tudo o assunto, mas so gostaria que entendessem que quem pode aplicar maior alimentação, na pratica pelo menos eu tive esta vivencia, rende um pouco a mais! Agora com certeza comparando-se com um set com menor potencia aplicada, você pode até dizer que nao esta tocando igual, mas bem proximo a este bem mais caro.....

Agora vem uma pergunta pra ficar no ar.... quanto vale um SET igual em polegadas que outro, porem tocando um pouco a mais?? Depende muito, principalmente do bolso!!

Não pensem que estou querendo bater de frente com a teoria.... longe disto, pois certamente este fator da sensibilidade/potencia ocorre.... mas muitas vezes nao da maneira exata com que calculamos na teoria!!

O melhor ainda que se tem a fazer é testar na pratica e ver se as diferenças valem ou nao a pena para a aplicaçao que quer utilizar no seu trio!!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o baraldi em genero e grau, mas me desculpem, teoria pra mim pelo menos, sem pratica nao é nada, ja tive por experiencia propria, perder horas simulando, chegar a um resultado satisfatorio nos graficos, e nao me agradar na pratica, e ja teve resultados horriveis nos graficos, que quando colocamos para tocar, simplesmente surpreende, entao, acho o correto mesmo a junçao da teoria e da pratica, e nao só um nem outro, nao adianta ficarmos como "nerds" na frente do pc e nunca colocar a mao na massa....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, deixa eu ver se entendi.

Vc tá querendo dizer que em "SPL" esse sistema com os eros 312LC tocariam mais que os Eros E2012GDS? ou essa explicação tb serve para trio de uso longo? me corrija se estiver enganado.

Vc entendeu que meu sistema é para um uso por tempo proplongado né? coisa de 6 horar de festa ou até mais.

Eu citei o uso de trio no dia-a-dia mesmo.. coisa de tocar por horas sem parar! =)

Baraldi, entendi tudo q vc postou, porém, vou salientar uma coisa: Eu não falei que eros 312 vai tocar MAIS que qualquer falante de 1k ou 2k... Pois como eu mesmo citei esses falantes foram feitos pra tocar ALTO! O que eu quero dizer é que, como o 312 não foi feito pensando no "barulho" (SPL) final, ele é bem equilibrado, se respeitado x-max, pode tocar com subsonico em 50hz numa boa! Agora quanto à questão de tocar mais alto, 4 312 versus 4 parrudos de 1k... certamente os de 1k podem fazer mais barulho! Mas o 312 vai tocar mais bonito, com menos potencia aplicada.. e não perde feio no SPL! Pode até fazer menos barulho, mas o SPL acompanha!

Outra coisa q vc mesmo citou é a compressão dinamica. Esses falantes parrudos suportam potencia mas sofrem mt mais com a compressão (qt mais potencia, mais compressão!).. fora que sua sensibilidade e curva de resposta geralmente priorizam picos, cosia de campeonato mesmo! Se tu pega um falante mt usado em PA, e olha a sens dele.. foi feita pensando "em quem entende", no pessoal de PA mesmo! Agora se tu pega um falante de competição, certamente sua sensibilidade foi medida numa frequencia onde ele tem maior pico de resposta e menor impedancia! coisa em q sons equilibrados não é mto bem vindo!

Se for pra usar 4 falantes de 1k ou 4 eros 312... eu prefiro os 312... mesmo sabendo que os de 1k podem fazer um "tuc tuc" mais alto... mas o eros passa menos vergonha na frente de quem entende! ;)

Concordo com o baraldi em genero e grau, mas me desculpem, teoria pra mim pelo menos, sem pratica nao é nada, ja tive por experiencia propria, perder horas simulando, chegar a um resultado satisfatorio nos graficos, e nao me agradar na pratica, e ja teve resultados horriveis nos graficos, que quando colocamos para tocar, simplesmente surpreende, entao, acho o correto mesmo a junçao da teoria e da pratica, e nao só um nem outro, nao adianta ficarmos como "nerds" na frente do pc e nunca colocar a mao na massa....

Tem mta lógica seu raciocínio... e só avisando: O que falei não é baseado apenas em teoria... mas em prática tb! Seria interessante se morássemos todos na mesma cidade, preu lhes mostrar os dois falantes tocando, cada um som sua respectiva potencia e respectiva caixa devidamente projetada! Vcs iam ver que, mesmo os parrudões tendo mais "tuc tuc" :P o "fraquinho" dá um show à parte!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi mais perfeitamente agora o que vc quis dizer Bloom e realmente concordo contigo de que falantes de menor conjunto e maior sensibilidade muitas vezes como no caso do 312L são muito melhores no quesito planeza e qualidade!

De fato estes falantes mais parrudo tendem a concentrar um maior ganho em uma faixa mais estreita de resposta. Um exemplo disto é que o 312L em gráficos se comporta em médios bem melhor que o novo 2200mb e na faixa mais estreita de graves as coisas são opostas... ;)

Este assunto é muito interessante mesmo..... e é sempre bom debater!!

Nestas horas sinto até saudades das críticas reflexivas do Paulo Duto!! hiauhaiuahiahaiah Afinal por onde andás?? Se extressou com o fórum será?? pasmafaute

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
Entendi mais perfeitamente agora o que vc quis dizer Bloom e realmente concordo contigo de que falantes de menor conjunto e maior sensibilidade muitas vezes como no caso do 312L são muito melhores no quesito planeza e qualidade!

De fato estes falantes mais parrudo tendem a concentrar um maior ganho em uma faixa mais estreita de resposta. Um exemplo disto é que o 312L em gráficos se comporta em médios bem melhor que o novo 2200mb e na faixa mais estreita de graves as coisas são opostas... ;)

Este assunto é muito interessante mesmo..... e é sempre bom debater!!

Nestas horas sinto até saudades das críticas reflexivas do Paulo Duto!! hiauhaiuahiahaiah Afinal por onde andás?? Se extressou com o fórum será?? pasmafaute

Abçx

Agora entendi o que o Bloom e o Baraldi quizeram dizer, na explicação de vcs os 312L ou LC se saem melho que os GDS em qualidade e musicalidade né? o GDS só toca melhor em SPL? estou certo? valew pelas dicas.

Agora voltando ao assundo de minha dúvida.

O que todos que comentaram aqui no tópico é que pra EROS a melhor pedida é Taramps né? a dúvida surgiu pq um amigo comprou um SD8000 e outro o T6.2, e vi que os 2 eram ampli muito bons, vi o funcionamento deles e me impressionei, pois até então pra mim módulo era Roadstar agressive 6800D, ainda tenho um, e é dos primeiros que foram lançados.

No SD8000 fiz a instalação do amigo e liguei 8 Selenium tornado nele a 2Ohms, cara era grave demais, e num tava dando os 8000rms dele.

E no T6.2 eram 4 EROS 12 GDS e 2 SDS 18", grave absurdo na carroceria de um JEEP, o cara com 12 GDS numa montana aki na cidade foi massacrado pelo jeep.

Por isso minha dúvida, pq vi os ampli funcionando e me impressionei com os resultados.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Agora entendi o que o Bloom e o Baraldi quizeram dizer, na explicação de vcs os 312L ou LC se saem melho que os GDS em qualidade e musicalidade né? o GDS só toca melhor em SPL? estou certo? valew pelas dicas.

Agora voltando ao assundo de minha dúvida.

O que todos que comentaram aqui no tópico é que pra EROS a melhor pedida é Taramps né? a dúvida surgiu pq um amigo comprou um SD8000 e outro o T6.2, e vi que os 2 eram ampli muito bons, vi o funcionamento deles e me impressionei, pois até então pra mim módulo era Roadstar agressive 6800D, ainda tenho um, e é dos primeiros que foram lançados.

No SD8000 fiz a instalação do amigo e liguei 8 Selenium tornado nele a 2Ohms, cara era grave demais, e num tava dando os 8000rms dele.

E no T6.2 eram 4 EROS 12 GDS e 2 SDS 18", grave absurdo na carroceria de um JEEP, o cara com 12 GDS numa montana aki na cidade foi massacrado pelo jeep.

Por isso minha dúvida, pq vi os ampli funcionando e me impressionei com os resultados.

Abraço

Não só na musicalidade.. se usado em grande quantidade e em caixas adequadas, o connjunto de 312 fica 'pau-a-pau' com o mesmo conjunto de falantes parrudos de 12'. A diferença, além de suportar mais potencia, é que os parrudos vão tocar mais alto em determinada frequencia (ex.: 80hz), gerando o famoso "Pancadão"... mas no geral, mesmo com menos potencia, o 312 não passa vergonha no SPL final!

Compartilhar este post

Link para o post
Eu citei o uso de trio no dia-a-dia mesmo.. coisa de tocar por horas sem parar! =)

Baraldi, entendi tudo q vc postou, porém, vou salientar uma coisa: Eu não falei que eros 312 vai tocar MAIS que qualquer falante de 1k ou 2k... Pois como eu mesmo citei esses falantes foram feitos pra tocar ALTO! O que eu quero dizer é que, como o 312 não foi feito pensando no "barulho" (SPL) final, ele é bem equilibrado, se respeitado x-max, pode tocar com subsonico em 50hz numa boa! Agora quanto à questão de tocar mais alto, 4 312 versus 4 parrudos de 1k... certamente os de 1k podem fazer mais barulho! Mas o 312 vai tocar mais bonito, com menos potencia aplicada.. e não perde feio no SPL! Pode até fazer menos barulho, mas o SPL acompanha!

Outra coisa q vc mesmo citou é a compressão dinamica. Esses falantes parrudos suportam potencia mas sofrem mt mais com a compressão (qt mais potencia, mais compressão!).. fora que sua sensibilidade e curva de resposta geralmente priorizam picos, cosia de campeonato mesmo! Se tu pega um falante mt usado em PA, e olha a sens dele.. foi feita pensando "em quem entende", no pessoal de PA mesmo! Agora se tu pega um falante de competição, certamente sua sensibilidade foi medida numa frequencia onde ele tem maior pico de resposta e menor impedancia! coisa em q sons equilibrados não é mto bem vindo!

Se for pra usar 4 falantes de 1k ou 4 eros 312... eu prefiro os 312... mesmo sabendo que os de 1k podem fazer um "tuc tuc" mais alto... mas o eros passa menos vergonha na frente de quem entende! ;)

Tem mta lógica seu raciocínio... e só avisando: O que falei não é baseado apenas em teoria... mas em prática tb! Seria interessante se morássemos todos na mesma cidade, preu lhes mostrar os dois falantes tocando, cada um som sua respectiva potencia e respectiva caixa devidamente projetada! Vcs iam ver que, mesmo os parrudões tendo mais "tuc tuc" :P o "fraquinho" dá um show à parte!

Pena que cada um mora em canto do pais, pois com a disponibilidade de equipamentos que cada tem, teriamos a chance de fazer um mega review, testar mtos equipamentos, mtas configuraçoes diferentes, seria algo que aumentaria mto o conhecimento de todos na pratica, agora quanto aos mais "fraquinhos", hum, ja vi mto falante que suporta pouco rms dando show de verdade mesmo, um exemplo sao os ultravox de 400wrms, que show que sao heim, agora sou da seguinte opniao, usaria (como uso) falantes pesados por questao de espaço, mas se eu tivesse espaço, investiria no numero de falantes, e nao nos wrms suportados, mas como tenho pouco espaço...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Pena que cada um mora em canto do pais, pois com a disponibilidade de equipamentos que cada tem, teriamos a chance de fazer um mega review, testar mtos equipamentos, mtas configuraçoes diferentes, seria algo que aumentaria mto o conhecimento de todos na pratica, agora quanto aos mais "fraquinhos", hum, ja vi mto falante que suporta pouco rms dando show de verdade mesmo, um exemplo sao os ultravox de 400wrms, que show que sao heim, agora sou da seguinte opniao, usaria (como uso) falantes pesados por questao de espaço, mas se eu tivesse espaço, investiria no numero de falantes, e nao nos wrms suportados, mas como tenho pouco espaço...

Abraços

Poizé cara, pena mesmo concerteza teriamos muita coisa pra aprender um com o outro!!! quem sabe um dia agente vai se encontrar, e sei que quando isso acontercer, nego vai pirar com tanta informação, eu vou ser um deles!!!

Abração, fica com DEUS...

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Cara, vc falou de espaço.

O espaço que tenho é a carroceria de uma F250 completa, tenho um esquema feito em AUTOCAD, e nele consegui colocar 22 falantes de 12", 12 corneta e 4 Twiter.

Por isso que pensei em colocar os EROS GDS, pq já vi uma F250 com 20 de 12 GDS, e me impressionei com o grave, era um grave que imcomodava num ambiente de mais ou menos 30m de frente por 60 de fundo e era impressionante, tive que sair da festa depois de 2 horas que tava lá, pois não tava aguentendo. os módulos era 5 T6.2 cada um com 4 GDS de 8Ohms.

valew

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, vc falou de espaço.

O espaço que tenho é a carroceria de uma F250 completa, tenho um esquema feito em AUTOCAD, e nele consegui colocar 22 falantes de 12", 12 corneta e 4 Twiter.

Por isso que pensei em colocar os EROS GDS, pq já vi uma F250 com 20 de 12 GDS, e me impressionei com o grave, era um grave que imcomodava num ambiente de mais ou menos 30m de frente por 60 de fundo e era impressionante, tive que sair da festa depois de 2 horas que tava lá, pois não tava aguentendo. os módulos era 5 T6.2 cada um com 4 GDS de 8Ohms.

valew

BINGO! =P era justamente isso que eu queria falar.... o som dos GDS e CIA INCOMODA mesmo! É um som enjoativo com um "discreto" pico que a médio prazo torna o som enjoativo! Se esse mesmo som usasse falantes de melhor qualidade (Como citei o 312), o som tocaria praticamente o mesmo SPL, porém, com menos potencia aplicada e muito mais musicalidade! Você aguentaria fácil passar mais de 4 horas perto dele... certeza!

Vou te provar que o que incomoda não é o SPL em si, mas o som mal projetado! Skol Beats tem beeem mais de 120.000wrms.. coisa que daria facilmente umas 20 pickups dessa lado-a-lado. Porém, todo mundo passa tres, quatro, cinco.. até doze horas (tempo médio de uma rave) ouvindo som sempre pertinho da caixa e não enjoa! Será que é o povo que é louco/surdo? Ou o som que tá lá é bem projetado que acaba fazendo com que vc não sinta um "enjoo" com o tempo! Isso é coisa de subconsciente.. som mal projetado se torna enjoativo e vai te cansando aos poucos.. ouvido.. dps a cabeça... com o tempo tu quer sair dali o quanto antes! ;)

Quer um outro bom exemplo? Bonatti montou um som agora.. são 24 de 18' se não me engano,... ele tocou a noite toda com esse som.. procura ver se tava enjoativo o som dele! ;) Se não tava, é pq tava bem equilibrado.. e equipamentos pra tal ele dispõe! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, o projeto já tá no papel, mais quero a opnião de vcs.

segue o link de como vai ficar o projeto:

projetof250novote2.th.jpg

Agora minhas dúvidas, são referentes ao duto.

Pretendo colocar 4 dutos triângulares por camara, sendo que cada camara terá L = 30.64 A = 33.0 e P = 40.0 cm. algumas câmaras vão ficar menores devido a caixa de roda.

Minha outra dúvida é a seguinte:

Qual o comprimento do duto que devo colocar pra cada camara?

o duto triângulas interfere em alguma coisa? ou o rendimento é comparável ao retângular? grato!!! abração

Fiquem com DEUS e feliz 2009 pra todos vcs amigos foristas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

também tem esse projeto aqui ó:

projetof2502dg2.th.jpg

qual dos 2 fica melhor?

Um tem 7 D450

e o outro são 16 d250X

mais todos os 2 são pra 24 falantes de 12

Compartilhar este post

Link para o post
desenterrando !

e ai concluiu o projeto ?

Aff, até que enfim alguém desenterrou!!! kkk

amigo Kustella, ainda falta alguns fatores pra eu me decidir, tipo $$! kkk mais tô quaser lá.

Recentemente abri um tópico referente ao comprimento do duto a ser utilizado no projeto, pois agora não vão mais ser 22 de 12" mais sim 24 de 12" pra fechar a carroceria toda! os dutos são 4 triangulares em cada camara, a caixa teria em torno de 38 a 40 litros e só falta o comprimento do duto pra definir a sintonia!

Abração, fica com DEUS...

Compartilhar este post

Link para o post
+2

Abraços

Charles Rafael

Ouvi os caras aí que tu não vai se arrepender...

abs.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Ei galera, é o seguite, a compra do caro furou pq eu tava confiando na vende de uma casa que eu tinha!!!

Então tô partindo pro plano "B" pra naum passar o carnaval sem som, consegui um patrocinio de uns falantes fabricados aki no meu estado e vou usá-los por um tempo, amanhã eu começarei a montagem do som e ao passar do tempo postareia as fotos.

Equipamentos:

1 - Modulo stetsom 9K2D

1 - Modulo stetsom 14K2D - ainda naum chegou

1 - Modulo banda 9.8 4 canais

1 - Processador behringer DCX 2496

1 - Inversor 300watts

1 - Player pioneer 9880bt

8 - Altofalantes KS MASTER 3.2k 1600RMS

4 - Twiter selenium

4 - Driver D305 selenium

4 - bateria 150amperes

1 - Fonte caseira

Amanhã inicio e atualizo!!! abração...

Compartilhar este post

Link para o post

ei galera, terminei o som domingo passado, mais só agora consegui conexão com net, pois vendi meu note ai no serviço a net deu pau.

Mais venho com boas e más notícias.

Quando resolvi mudar para o processador behringer DCX2496, tive muito medo de ficar algum ruído gerado pelo inversor, ao terminar de motnar o som quando liguei a primeira vez fiquei triste, tinha um ruído muito alto, pensei de cara em mudar logo o projeto e eliminar o processador, mais naum desisti, saí fazendo terra em tudo quanto foi de lugar necessário até conseguir encontrar o lugar certo. Liguei um fio no terra do rca do 9K2D e soltei um parafuzo da carcaça do mesmo daí foi só parafusar que acabou ruído. Já fiquei muito satisfeito com o resultado.

Tirei fotos de todo o processo, mais tava usando meu celular "D880" sansumg e o mer** deu problema no cabo flat do display antes que eu conseguisse tirar as fotos da memória, só consegui salvar 4 fotos, da caixa antes e depois e 2 da instalação, amanhã quando eu tiver com o cabo vou postar as fotos pra vcs conferirem! abração...

Compartilhar este post

Link para o post

ei galera, terminei o som domingo passado, mais só agora consegui conexão com net, pois vendi meu note ai no serviço a net deu pau.

Mais venho com boas e más notícias.

Quando resolvi mudar para o processador behringer DCX2496, tive muito medo de ficar algum ruído gerado pelo inversor, ao terminar de motnar o som quando liguei a primeira vez fiquei triste, tinha um ruído muito alto, pensei de cara em mudar logo o projeto e eliminar o processador, mais naum desisti, saí fazendo terra em tudo quanto foi de lugar necessário até conseguir encontrar o lugar certo. Liguei um fio no terra do rca do 9K2D e soltei um parafuzo da carcaça do mesmo daí foi só parafusar que acabou ruído. Já fiquei muito satisfeito com o resultado.

Tirei fotos de todo o processo, mais tava usando meu celular "D880" sansumg e o mer** deu problema no cabo flat do display antes que eu conseguisse tirar as fotos da memória, só consegui salvar 4 fotos, da caixa antes e depois e 2 da instalação, amanhã quando eu tiver com o cabo vou postar as fotos pra vcs conferirem! abração...

aguarandando as fotos

=DD

curioso

Compartilhar este post

Link para o post

tenho 4 over 12" insanos de 1500 numa taramps 10,200 ja faz algum tempo tive minha primeira taramps acho que faz uns 6 anos desdo do tempo que elas eram pretas, preço otimo, garantia nunca me deixou na mão para mim e TARAMPS

Compartilhar este post

Link para o post

aguarandando as fotos

=DD

curioso

Tá ai algumas:

foto0032y.jpg

foto0037nn.jpg

foto0040l.jpg

foto0038.jpg

foto0047u.jpg

Obs.: 1 - a caixa de corneta e twiter é temporária até antes do carnaval que é quando u vou por mais 4 de 12 ai vou fazer outra caixa de corneta e twiter mais bonitinha.

Obs.: 2 - é o seguinte, o som tá com um ruído tipo rôco quando som tá baixo, já fiz terra em vários lugares e nada de tirar o ruído, vou trocar o player pra ver, mais acho que naum deve ser isso. Se alguém puder me ajudar eu até gravo um video pra mostrar o problema! boa noite!

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive esse problema, era a saída RCA do player que tava dando pau...

troquei o player da kenwood por um dvd pioneer e NUNCA mais ruído...

não pode ser interferência do inversor?

faz o teste e boa sorte...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...