Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

XSound

[D.I.Y] Astra SQPL - Primeiro setup e novo upgrade

Recommended Posts

Salve galera,

Estou em processo de upgrade no som do astra, mas enquanto não fica pronto, vou postar o processo de montagem do som que estava no astra e que segue como base para o som atual.

Vamos a descrição do veículo e equipamentos

Carro: Astra CD 2.0 2003 Hatch

HU: Pioneer 9880BT

Kit 2 Vias: Pioneer TS-E176C

Subwoofer: Selenium Volcano 10"

Amplificadores:

Kit: Blaupunkt GTA-480

Sub: SD1000

Cabos RCA: Stetsom

Primeiro uma foto do local utilizado para trabalho (tava bagunçado.. hehe)

img2386uj2.th.jpg

Cabos RCA Stetsom

img2401zh4.th.jpg

Para alimentação foi utilizado cabo pompéia 21mm para o SD e 16mm (não sei a marca) para o Blau. Os cabos para o kit são comuns por enquanto. O positivo eu já usava no celta, então teria q utilizar o mesmo comprimento no astra ou comprar todo o cabo novamente. Após várias pesquisas no fórum, as alternativas não permitiam utilizar o mesmo cabo, porém, resolvi fazer uma nova furação para acessar o interior do veículo.

Para a furação foi necessário retirar os limpadores de parabrisa e a proteção plástica que existe ali, com a área livre foi a vez da serra copo entrar em ação, fizemos dois furos pequenos para passagem individual de cada cabo. Deu muito trabalho, bem difícil de furar a chapa do carro.

Os cabos saem da bateria e entram pelo paralalama até sair próximo de onde entram para dentro do carro, ali colocamos presilhas para o cabo não ficar dançando e ter algum problema por pegar na máquina do limpador.

Segue foto do cofre, ainda sem os cabos para terem uma idéia:

2604081714op4.th.jpg

Depois deste trabalho chato para colocar o cabemaneto, foi molezinha chegar na mala, tirei o acabamento plástico da lateral do astra e lá tem uma calha com muito espaço para o cabeamento, sai logo abaixo do banco traseiro e de lá seguiu para a mala.

Foto da calha em questão

img2397va3.th.jpg

O kit 2 vias foi instalado nas portas, inicialmente sem tratamento, apenas comprei um anel plástico para acondicionar o mid no local original e o tweeter ficou no local original (futuramente vai para a coluna). Como a passagem do cabeamento fica bastante complicada neste carro devido ao plugue da porta, optamos por deixar o crossover dentro da porta, colado com fita dupla face no acabamento da porta, chegando com a fiação original no cross e dele mandar os fios para o mid e tw. Futuramente será feito bi amplificação (preciso trocar meu player por um com 3-way) e jogar o tw na coluna.

Impressionante é o grave que este mid proporciona em uma porta sem tratamento algum e mesmo sem estar em um pezinho, hoje eu e o Ronald (BYRONALD) estávamos escutando, ele também gostou bastante do resultado. O tw me agradou bastante, tem bastante presença e não deixou nada a desejar no meu ponto de vista. Cada lado está ligado em um canal do blau, portanto, estou utilizando apenas metade do amp.

Visão geral do kit:

img2348wr7.th.jpg

Mid:

img2360bw0.th.jpg

Cross:

img2363vs0.th.jpg

Cross instalado no acabamento da porta:

2604080129vc7.th.jpg

Mid instalado na porta:

2604080112xo8.th.jpg

Continua...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para a mala foi feita uma caixa de 25L selada para o selenium volcano, ficou bastante pequena e utilizamos o restante da largura da mala para fazer um rack para os amplificadores. O Blaupunkt ficou visível na mala e o SD foi instalado logo atrás ficando oculto. Os resultados iniciais foram bastante satisfatórios, o grave ficou bem interessante, desica razoavelmente bem. Porém como eu sempre fui do SPL, acabei desgostando do sistema e resolvi trocar o sub. Acabei vendendo para o user dn_mosfet.

Volcano 10":

img2379qt9.th.jpg

Verificando se a caixa não ficaria com pouca profundidade:

1204081728od8.th.jpg

Caixa e frente do rack (ainda sem o furo para o amp):

img2394up3.th.jpg

Rack com blaupunkt instalado:

img2413ji6.th.jpg

Rack com o detalhe do SD instalado:

img2407sy8.th.jpg

Mala montada:

2604081714op4.th.jpg

Ultimo dia de instalação do kit por volta de 3hs da matina:

2604080115pe6.th.jpg

Agradeço muito a ajuda dos amigos Paulinho, Kbça (Leonardo) e Ronald, sem eles não ia ser possível concluir o projeto inicial. E também ao meu amigo Érico, pq se ele não enche meu saco para comprar o novo sub eu não ia estar com ele em mãos agora.

Em breve terá novidades no projeto, como vendi meu volcano, fui atrás de um novo sub, pensei no pioneer 307, depois nitro 12" 700, mas vi que nenhum dos dois ia suprir o que eu estava esperando. Depois surgiu a oportunidade de colocar um Nitro 1200 de 15", o que ficaria bem bom no quesito SPL, mas como não consegui fechar negócio com este sub achei um kicker L5 ZERO bala a venda aqui no fórum e acabei fechando este sub, que já recebi.

Hoje meu amigão Ronald levou meu projeto para o marceneiro que vai cortar e pretendo pegar a caixa entre sexta e segunda, preciso ver quando consigo ir lá para buscar, estou esperando bastante deste setup.

Bom pessoal, por enquanto é isso, está aberto para sugestões, críticas, elogios e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

moderadores... favor mover para a área D.I.Y

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande presença!!!!

Ai meu bruxo, estou acompanhando ... Ao vivo e no fórum !!!

Realmente o Kit Kevlar da Pioneer baixa muito , ele usava 50hz em high pass e tocavam tranquilos ... Com precisão os médio-graves e detalhamento dos médio e um agudo bem ameno, ou seja, sem ser estridente ... Ouvi pouco, mas deu para ter uma noção.

Fernando - Estamos ai !!!!

Para a mala foi feita uma caixa de 25L selada para o selenium volcano, ficou bastante pequena e utilizamos o restante da largura da mala para fazer um rack para os amplificadores. O Blaupunkt ficou visível na mala e o SD foi instalado logo atrás ficando oculto. Os resultados iniciais foram bastante satisfatórios, o grave ficou bem interessante, desica razoavelmente bem. Porém como eu sempre fui do SPL, acabei desgostando do sistema e resolvi trocar o sub. Acabei vendendo para o user dn_mosfet.

Volcano 10":

img2379qt9.th.jpg

Verificando se a caixa não ficaria com pouca profundidade:

1204081728od8.th.jpg

Caixa e frente do rack (ainda sem o furo para o amp):

img2394up3.th.jpg

Rack com blaupunkt instalado:

img2413ji6.th.jpg

Rack com o detalhe do SD instalado:

img2407sy8.th.jpg

Mala montada:

2604081714op4.th.jpg

Ultimo dia de instalação do kit por volta de 3hs da matina:

2604080115pe6.th.jpg

Agradeço muito a ajuda dos amigos Paulinho, Kbça (Leonardo) e Ronald, sem eles não ia ser possível concluir o projeto inicial. E também ao meu amigo Érico, pq se ele não enche meu saco para comprar o novo sub eu não ia estar com ele em mãos agora.

Em breve terá novidades no projeto, como vendi meu volcano, fui atrás de um novo sub, pensei no pioneer 307, depois nitro 12" 700, mas vi que nenhum dos dois ia suprir o que eu estava esperando. Depois surgiu a oportunidade de colocar um Nitro 1200 de 15", o que ficaria bem bom no quesito SPL, mas como não consegui fechar negócio com este sub achei um kicker L5 ZERO bala a venda aqui no fórum e acabei fechando este sub, que já recebi.

Hoje meu amigão Ronald levou meu projeto para o marceneiro que vai cortar e pretendo pegar a caixa entre sexta e segunda, preciso ver quando consigo ir lá para buscar, estou esperando bastante deste setup.

Bom pessoal, por enquanto é isso, está aberto para sugestões, críticas, elogios e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante o trabalho. Estou acompanhando...

byronald, lembra q no encontro falei que ia botar os triaxiais em full? Melhorou bastante!!!

to pensando em tratar a porta, vou abrí-la hj e fazer uma manutenção preventiva pra nao ter que desmanchar nada apos botar a manta heheh

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje larguei o molde do falante para o marceneiro cortar.

Vou postar aqui o modelo completo da caixa que mandei fazer. Os detalhes em azul são representações do duto e em amarelo são travas que mandei colocar para firmar melhor o duto. Também vai uma trava na parte traseira da caixa que não esta no modelo.

modelocompletocpiaqj4.th.jpg

Amanhã talvez eu pegue a caixa, se isso acontecer no final de semana vou montar o sub e colocar a tocar para os primeiros testes.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas novas, mais um update no tópico.

Liguei para o marceneiro para avisar sobre a medida externa do Kicker para que deixasse uma medida adequada de cada borda da caixa. Eis que ele me diz que está quase tudo montado, faltando soh a frente e fundo da caixa.

Mandei as medidas do falante e indiquei como queria as distâncias. Passei lá hoje no final da tarde para pegar. Ficou muito bom o serviço, gostaria muito de ter feito isso eu mesmo, mas infelizmente não tenho habilidade nem ferramental para isso.

Seguem as fotos da caixa e do sub:

Visão geral

017zu8.th.jpg

Duto visão frontal

018lu6.th.jpg

Duto visão interna com reforços na dianteira e traseira da caixa

019nd2.th.jpg

Kicker S15L5

020tv1.th.jpg

continua...

Compartilhar este post

Link para o post

Testando encaixe do sub

021pp6.th.jpg

022gy5.th.jpg

023dz4.th.jpg

024an4.th.jpg

025me1.th.jpg

026uy4.th.jpg

Comparativo com caixa de proteção do player pioneer 9880BT

027xz1.th.jpg

028bb1.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Mto legal o projeto.

Esse sub aí fica muito bom em selada não muito grande, já vai dar um subgrave tesão, é a natureza desses quadrados da kicker. Na dutada ele fica muito lento se a sintonia da caixa for baixa demais.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica, me falaram sobre a dutada ficar muito boa, mas como vi que a maioria dos projetos utilizados para este sub lá fora utiliza dutada, resolvi experimentar. Vamos ver qual vai ser o resultado, qualquer coisa dá para selar e diminuir o volume para testes se não agradar.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve!! Tá ficando muito bacana esse projeto.

Tenho um astra e pretendo fazer algo parecido, só não sei quando ainda. Tá me faltando coragem pra começar.

Me ajuda com uma coisa aqui. Pra eu conseguir levar uma cobo de 21 do cofre pro módulo acabei tendo que usar o furo que leva o cabo da trva do capô, a ainda assim quaser não passa. No resto fiz como vc.

Mas me diz por onde passou esse cabo seu.

E pro kit está usando o cabos originais,é isso(interrogação)

Parabens e sigo no acompanho!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha soh, se tiver paciência e não tiver comprado o cabo ainda, pode passar da bateria até aquela parte onde ficam os limpadores (através do paralama) e dali ir até o outro lado (carona) q tem uma borracha bem grande lá que passam vários cabos ai você decide, passa pelo carona até a mala ou vai com o cabo por baixo do painel e vai até a mala pelo lado do motorista.

Como eu já tinha o cabo, acabei usando uma serra-copo para fazer uma passagem próxima do limpador do lado do motorista, por ali passei o 21mm e o 16mm.

Para o kit eu trouxe cabo 2x1,5mm da mala (blaupunkt) até abaixo do player, de onde vai o cabeamento original até as portas. Por dentro das portas eu cortei o cabo e fiz uma extensão até o cross q ficou grudado no acabamento da porta como pode ver no início do tópico e dele sai para o mid e tw.

Futuramente entram colunas para os tw e vou ver se faço bi-amp.

Qualquer dúvida posta ai. Assim que tiver um tempo vou postar como ficou na mala. Ainda falta colocar carpete.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo parece muito bem feito, parabéns !!

O que me diz desse kit duas vias da Pioneer ? (em todos os sentidos)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a orintação, amigo. Com o Kit eu acabei fazendo o mesmo que você. Agora, o cabo eu vou ter que esperar paciência pra tirar e passar pelo lugar melhor. Por enquanto vou vedar o local onde passei. Deu um trabalho da po***. Bem que eles poderiam ter deixado um espaço pra isso...

Boa trabalho ai.

Só no acopanhamento...

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo,

Para o meu gosto este kit ficou muito bom. Estou utilizando ele nos locais originais do astra e tenho um grave bem interessante, médio e agudos bem equilibrados. O player ajuda bastante a equalização dele é de 13 bandas e permite ajustar bem a resposta.

Estive um tempo sem sub e pude perceber que o mid desce bem para quem está instalado simplesmente na porta sem nenhum tipo de tratamento.

Acredito que no pezinho pode ficar ainda melhor.

O acabamento do kit é bem bom e ainda vem com suporte para colocação direta em renault/peugeot/citroen. O crossover parece bastante simples mas bem acabado também.

Esteticamente o kit é muito interessante também, a tela de proteção ficaria show d bola se estivesse exposta, quem sabe um dia não rola um pezinho para eles.

Tudo parece muito bem feito, parabéns !!

O que me diz desse kit duas vias da Pioneer ? (em todos os sentidos)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

É produto 'novo', se não fosse tão caro ja teria comprado um para mim, valeu pela resposta, quem sabe num futuro próximo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo,

Também não vou dizer q este kit seja "barato", mas acho que pelo resultado ele é muito em conta, se não me engano paguei 400,00 nele. Um kit de kevlar, bastante qualidade tá bem no preço. Se puder pegar um (acho q até tem um user vendendo dois kits deste no classificados) vale a pena com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas pessoal, tá faltando tempo para postar atualizações do meu set, to bem enrolado de tempo e ainda não consegui comprar o carpete para a caixa.

Mas vou aproveitar o espaço para relatar alguns acertos que estou fazendo.

Bom, zerei as configurações de equalização, primeiro regulei o limite do estéreo, não ficou 100% ainda mas já tá dando um resultado legal, tive problemas com um canal do blaupunkt acho que está com problemas e gerando muito chiado no canal 1, como ainda não estava utilizando todos os canais, liguei o kit nos canais 3 e 4 e voltou tudo ao normal.

Mas vamos ao que interessa... O GRAVE. Baixei o banco para ficar de olho no cliping, deixei todas as frequencias de equalização zeradas e comecei a ver até onde iria, defini o corte em 80hz e clipava bem cedo, desci em 63hz e consegui um pouco mais de resultado mas ainda clipando cedo. Deixei então em 50Hz e agradou muito, consegui um resultado bastante interessante, muito subgrave e cliping controlado.

Então fui para a equalização para maximizar os resultados em subgrave. Subi então as frequencias de 20 e 31.5 e comecei a observar o cliping até conseguir estabilizar SEM cliping nenhum.

Resultado: Subgrave que eu não imaginava conseguir até então, ficou muito forte. Com o carro totalmente fechado meu primo estava voltando para casa e por volta de uns 50 metros de distância ele me falou que já dava para escutar o grave pegando, meus vizinhos devem estar querendo meu pescoço, pq isso aconteceu a poucos minutos hehehe.

Certamente vou ter que pensar em aplicar manta na mala, portas traseiras e talvez pelo menos metade do teto.

O subsonico está zerado e totalmente controlado em baixas frequencias, o resultado desta caixa ficou 100% satisfatório, estava com receio de não dar muito certo por ser uma "adaptação" da caixa orginal desenhada pela kicker.

Nota-se claramente que estamos falando de um sub destinado realmente ao SUBgrave. Diferente da maioria dos subs que temos no mercado nacional.

Não custa repetir, estou plenamente satisfeito com os resultados atuais, mais tarde ainda pretendo colocar um amp ainda mais forte para ele e tirar ainda mais deste sub, mas isso fica para mais tarde, agora acabou o $$$.

Por enquanto é isso.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...