Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Tato_Moura

Problema B.Buster BB-1600GL

Recommended Posts

Boa noite galera, é com enorme tristeza que venho relatar um problema no meu recém adquirido B.Buster 1600GL

Eu comprei ele do User Thomas e o mesmo chegou aqui na segunda feira (22/09)

liguei ele no carro junto com meu HBM 2100, nosso o módulo é muito bom, a qualidade muito superior ap Hurricane HA 4120.

porem, nem tudo sao flores. hoje eu estava curtindo um som no volume 15 do meu player (JVC regulado pra 40), tava baixinho.

Aí do nada o Som da mala para, ficou só o Grave e os falantes das portas, eu imediatamente desliguei o som e fui checar o que havia acontecido, olheis o fusiveis, aterramento, etc tava tudo otimo. Não tinha fumaça nem cheiro de queimado.

Então liguei o Player novamente, foi quando a luz verde do amp acendeu e eu pensei "ufa, ligou", pena que uns 2 segundos depois a luz de proteção acendeu.

eu desliguei o player e fui checar a instalação.

Eis o que testei:

- Retirei os cabos rca e todos os falantes que estavam ligados no Buster

- Chequei Fusiveis

- Verifiquei aterramento

- tirei o fusivel do HBM deixando só o Buster ligado

e liguei novamente o player e pra minha tristeza, PROTEÇÃO acesa de novo.

Entao deliguei o Rele que comandava o cooler que o Thomas colocou e testei de novo sem o cooler e novamente PROTEÇÃO.

vim aqui no PC e mandei MP pra ele, voltei pra testar o carro e o Fusivel tipo gold de vidro que usava no Buster queimou assim que liguei.

pensei "fudeu de vez", coloque o fuse de 50A do HBM pra testar e dessa vez, um dos fuses do proprio modulo queimou.

eis minha instalação.

-Cabo Pirelli 35mm² vindo direto de uma bateria Magnetti Marelli SPA 60A zero bala

-Distribuidor http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=610

-Cabos Techsound de 16mm² para o HBM 2100

- CAbos Pirelli 10mm² para o Buster

-Buster fuse de 40A

- HBM fuse de 50A

- terminal de aterramento http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=671

-todos os amps aterrados no mesmo ponto

Mandei mp pra ele, ele se mostrou uma exelente pessoa e de extrema confiança durante toda a negociação, vamos ver se ele me da uma dica, talvez isso ja tenha acontecido com ele e saiba de uma macete para fazer ele voltar a funcionar.

Agora eu preciso da ajuda de vcs pra me dizer o que pode ser esse problema e como devo testar, tenho um multimetro aqui, aguardo a ajuda de vcs!

Editado por Tato_Moura

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite galera, é com enorme tristeza que venho relatar um problema no meu recém adquirido B.Buster 1600GL

liguei ele no carro junto com meu HBM 2100, nosso o módulo é muito bom, a qualidade muito superior ap Hurricane HA 4120.

porem, nem tudo sao flores. hoje eu estava curtindo um som no volume 15 do meu player (JVC regulado pra 40), tava baixinho.

Aí do nada o Som da mala para, ficou só o Grave e os falantes das portas, eu imediatamente desliguei o som e fui checar o que havia acontecido, olheis o fusiveis, aterramento, etc tava tudo otimo. Não tinha fumaça nem cheiro de queimado.

Então liguei o Player novamente, foi quando a luz verde do amp acendeu e eu pensei "ufa, ligou", pena que uns 2 segundos depois a luz de proteção acendeu.

Eis o que testei:

- Chequei Fusiveis

- Verifiquei aterramento

Entao deliguei o Rele que comandava o cooler que o Thomas colocou e testei de novo sem o cooler e novamente PROTEÇÃO.

vim aqui no PC e mandei MP pra ele, voltei pra testar o carro e o Fusivel tipo gold de vidro que usava no Buster queimou assim que liguei.

pensei "fudeu de vez", coloque o fuse de 50A do HBM pra testar e dessa vez, um dos fuses do proprio modulo queimou.

eis minha instalação.

-Cabo Pirelli 35mm² vindo direto de uma bateria Magnetti Marelli SPA 60A zero bala

-Buster fuse de 40A

- HBM fuse de 50A

- terminal de aterramento http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=671

Mandei mp pra ele, ele se mostrou uma exelente pessoa e de extrema confiança durante toda a negociação, vamos ver se ele me da uma dica, talvez isso ja tenha acontecido com ele e saiba de uma macete para fazer ele voltar a funcionar.

Agora eu preciso da ajuda de vcs pra me dizer o que pode ser esse problema e como devo testar, tenho um multimetro aqui, aguardo a ajuda de vcs!

Olá amigo.. Pelo ki vc relata, algum componente do sew módulo entrow em curto!

Pode ser transistor da fonte ow da saída..

Como está queimando o fusível aparenta mais ser o Fet da Fonte..

É azar msm.. Pelo ki vc diz aí, parece ser uma ótima instalação!

Boa Sorte!! Abração . . .

:legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eis o que testei:

- Chequei Fusiveis

- Verifiquei aterramento

eis minha instalação.

-Buster fuse de 40A

- HBM fuse de 50A

cara

tenho experiencia em conserto de modulos

dentre eles: bb1600 gl e o bb1200GL

inclusive tenho um bb1600gl que nao vendo por nada

o meu peguei já judiado e dei um bom trato nele

tem boa qualidade sonora e é bem forte.

se quiser me mandar ele deixo ele zerado.

qualquer coisa MP

Compartilhar este post

Link para o post
Tem algum jeito de eu identificar o problema usando um multimetro?

Amigo é um pouco complicado.. Testar os transistores requer experiência!

Qlqr coisa me add no msn.. Te ajudo no que puder!

Abração!!

anderson-ekkipcar@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, muita calma ai gente antes de condenar o amp..

Por alguns motivos, dentre os quais..

1 - O amp saiu daqui 100%, provas? O irmão do kelvinsson (user daqui) estou meu SET com este amp ligado, tocando meu kit tranquilamente, inclusive, viu o amp preso atrás do bando do carro, isto, dois dias antes de eu fechar o amp com o Tato. O wendell, idem, escutou por várias vezes, inclusive foi com ele que fiz o furo no acrílico dele para colocar uma ventoinha, que foi colocada para tirar o ar quente dali (sim, tirar, para não jogar poeira para dentro dele)..

2 - Como eu sei que nossos amigos dos correios são bem "delicados", eu fiz uma super embalagem, praticamente a prova de impacto. Para machucar este amp, só o cara pulando em cima.

3 - Sempre usei cabeamento adequado, e o amp nunca entrou em proteção comigo, por algum motivo sério. Quando armou proteção foi quando ele ficava preso numa chapa de madeira, e assim ele aquecia pois sua superfície de contato traseira ficava totalmente coberta.

Então venho por meio deste "tirar" o meu da reta. Porque? Porque está havendo uma ONDA de mal negociantes neste fórum ultimamente, e eu não quero entrar nesta lista.

Tato, você comentou comigo que quando o amp chegou, você testou, e que estava ok.

Outra coisa, você abriu o amp para tirar (ou colocar, ou acertar, ou ajeitar) a ventoinha? Porque se você por acaso puxou ela sem abrir, seu erro pode ter sido este. O cabo dela pode ter puxado algum componente, e tirado do lugar, porque ela não sai, a não ser que você tire o acrilico, e dai sim, remova. Porque puxando, o mínimo que você vai conseguir, é fazer com que o cabo da ventoinha enrosque em algo no amp antes de sair.

Bom, vou ficar de olho no tópico.. Mas como te falei na MP, isto é MUITO estranho..

EDIT 1

PS, uma coisa me chamou atenção..

Você diz..

"Entao deliguei o Rele que comandava o cooler que o Thomas colocou e testei de novo sem o cooler e novamente PROTEÇÃO"..

Como assim desligou o Rele? Que rele? O cooler que eu coloquei, é acionado por OUTRO relê que nada tem a ver com o amp, e sim o relê do remote que eu tinha no carro.. Positivo no cooler no relê, negativo do cooler no terra do amp..

:S :S =/

EDIT 2

Como te falei na MP, e como muita gente sabe, estou indo morar fora. E no momento estou no RS (e não na BA). Se eu demorar de responder a MP, é porque eu não tive como acessar a internet. Mas é fato que pelo menos de noite, eu respondo, tanto que são 0 horas aqui, e eu aqui, lendo tudo e respondendo..

EDIT 3

Caso tenha aberto o amp, você ligou a luz interna dele?

Editado por Thomas

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, muita calma ai gente antes de condenar o amp..

Por alguns motivos, dentre os quais..

1 - O amp saiu daqui 100%, provas? O irmão do kelvinsson (user daqui) estou meu SET com este amp ligado, tocando meu kit tranquilamente, inclusive, viu o amp preso atrás do bando do carro, isto, dois dias antes de eu fechar o amp com o Tato. O wendell, idem, escutou por várias vezes, inclusive foi com ele que fiz o furo no acrílico dele para colocar uma ventoinha, que foi colocada para tirar o ar quente dali (sim, tirar, para não jogar poeira para dentro dele)..

2 - Como eu sei que nossos amigos dos correios são bem "delicados", eu fiz uma super embalagem, praticamente a prova de impacto. Para machucar este amp, só o cara pulando em cima.

3 - Sempre usei cabeamento adequado, e o amp nunca entrou em proteção comigo, por algum motivo sério. Quando armou proteção foi quando ele ficava preso numa chapa de madeira, e assim ele aquecia pois sua superfície de contato traseira ficava totalmente coberta.

Então venho por meio deste "tirar" o meu da reta. Porque? Porque está havendo uma ONDA de mal negociantes neste fórum ultimamente, e eu não quero entrar nesta lista.

Tato, você comentou comigo que quando o amp chegou, você testou, e que estava ok.

Outra coisa, você abriu o amp para tirar (ou colocar, ou acertar, ou ajeitar) a ventoinha? Porque se você por acaso puxou ela sem abrir, seu erro pode ter sido este. O cabo dela pode ter puxado algum componente, e tirado do lugar, porque ela não sai, a não ser que você tire o acrilico, e dai sim, remova. Porque puxando, o mínimo que você vai conseguir, é fazer com que o cabo da ventoinha enrosque em algo no amp antes de sair.

Bom, vou ficar de olho no tópico.. Mas como te falei na MP, isto é MUITO estranho..

EDIT 1

PS, uma coisa me chamou atenção..

Você diz..

"Entao deliguei o Rele que comandava o cooler que o Thomas colocou e testei de novo sem o cooler e novamente PROTEÇÃO"..

Como assim desligou o Rele? Que rele? O cooler que eu coloquei, é acionado por OUTRO relê que nada tem a ver com o amp, e sim o relê do remote que eu tinha no carro.. Positivo no cooler no relê, negativo do cooler no terra do amp..

:S :S =/

EDIT 2

Como te falei na MP, e como muita gente sabe, estou indo morar fora. E no momento estou no RS (e não na BA). Se eu demorar de responder a MP, é porque eu não tive como acessar a internet. Mas é fato que pelo menos de noite, eu respondo, tanto que são 0 horas aqui, e eu aqui, lendo tudo e respondendo..

EDIT 3

Caso tenha aberto o amp, você ligou a luz interna dele?

Grande Thomas.

Eu tomei bastante cuidado ao tirar o acrilico pra limpar, por isso que achei muito estranho, porque o Amp parou do nada! O.O

se eu tivesse feito mer** nessa hora provavelmente ele nao teria nem ligado, correto?

eu jamais vou condenar esse Amp.

Mais algumas coisas realmente estao estranhas, exemplo:

-Quando o modulo entrou em proteção, ele nao estava nem morno, o som estava baixo e ele ja estava fixado no carro.

-Todos os canais estavam a 4ohms, sendo assim o amp estava folgado

Eu sabia que esse negocio do rele ia ser mal interpretado, como eu te disse enquanto negociavamos o amp, eu ja uso um rele no remote, pra futuramente usar a iluminação que pretendo colocar na mala, e por isso o cooler nao seria problema pra mim lembra?

eu tentei de todas as maneiras revisar a instalação, verifiquei TUDO, fiz todos os testes possiveis e imaginaveis.

EDIT: nao liguei nao, vi o conector solto, mas de nada me interessava aquilo, por isso nem mexi

Abraços a todos!

Editado por Tato_Moura

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Sep 25 2008, 12:03 AM'] Amigo é um pouco complicado.. Testar os transistores requer experiência!

Qlqr coisa me add no msn.. Te ajudo no que puder!

Abração!!

anderson-ekkipcar@hotmail.com

Tá add, vou ter que me virar pra consertar esse amp, po*** tô chateado pra caramba, nem dormi direito...

=/ agora vai ser mais uma facada o conserto vai sair mais caro que um novo! PQP

Compartilhar este post

Link para o post

To usando o macbook aqui, entao vai tudo sem sem til, crase, etc..

Bom, eu nao sei o que dizer, nunca passei por isto. Achei que o amp iria chegar ai 100%, ate por causa da embalagem que eu fiz.

Eh meio dificil chegar para mim e falar "te vira, porque o amp saiu daqui 100%", mas infelizmete eu nao sei o que fazer, nao sei mesmo.. Porque como falei acima, o amp tava 100%, ate pensei em fazer um video antes de mandar, para realmente mostrar isto, que saiu 100% daqui.. Mas, INFELIZMENTE, nao fiz..

Como falei acima, vou ficar de olho aqui..

Compartilhar este post

Link para o post

Eh meio dificil chegar para mim e falar "te vira, porque o amp saiu daqui 100%", mas infelizmete eu nao sei o que fazer, nao sei mesmo.. Porque como falei acima, o amp tava 100%, ate pensei em fazer um video antes de mandar, para realmente mostrar isto, que saiu 100% daqui.. Mas, INFELIZMENTE, nao fiz..

Eletronico queima sem dar sinal !

Na negociação tinha alguma garantia ?

Se o comprador , recebeu ... testou e funcionou pasmafaute

Paciencia ... queimou na mão do novo dono , responsabilidade dele .

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho DIFICIL esta de "queimar", praticamente acho impossivel, só se alguma besteria foi feita sem ele notar na instalãção/teste ou com os correios (pior que se for com os correios, aquele recibo, já era, ficou na Bahia, e eu nem estou mais lá)..

Garantia, eu não dei, e não tenho como dar. Como que eu vou dar garantia em um produto usado?

A garantia que eu dei é que estava OK, funcionando 100%. O amp saiu da mala do carro para a caixa na qual foi enviado, muito bem embalado.

:(:angry:

Compartilhar este post

Link para o post

é bem facil falar isso quando se ve de fora...

Entendo bem a situação do Thomas, eu confirmo que testei e estava legal, o que achei estranho é que nao saiu fumaça, nao fedeu e estava baixo o som, sendo que na propria segunda e na terça eu tinha usado o modulo durante um bom tempo em alto volume e ele nao apresentou nada de errado.

só fiquei triste pq eu gostei mto do amp e alem do que vou ter que pagar pra consertar agora e mesmo assim nao tenho certeza se ele vai ficar 100%

sem falar que o preço que paguei + conserto sai mais caro que um novo.

díficil a situação,triste eu estou e muito, mas fazer o que?

tenho certeza que nao foi erro de instalação, até porque trabalho com isso a muito tempo e sempre reviso TUDO antes de ligar qq coisa.

:(

Compartilhar este post

Link para o post

Lí uma coisa que me deixou aliviado..

Você citou...

"sendo que na propria segunda e na terça eu tinha usado o modulo durante um bom tempo em alto volume e ele nao apresentou nada de errado"..

Realmente, eu não sei o que dizer..

Cara, tenta abrir, pega um ferro de solda, e re-solda todos os componentes por tras.. Pelo menos, os mais simples então..

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou...

"sendo que na propria segunda e na terça eu tinha usado o modulo durante um bom tempo em alto volume e ele nao apresentou nada de errado"..

Cara, tenta abrir, pega um ferro de solda, e re-solda todos os componentes por tras.. Pelo menos, os mais simples então..

O problema é que o pessoal disse que pelos "sintomas" algum componente esta em curto, é esperar algum tecnico me ajudar a verificar.

sou tecnico em eletrotecnica e sei algumas coisas, como resistores, capacitores, bobinas, etc.

é só alguem me ajudar que eu talvez consiga identificar o problema

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou...

O problema é que o pessoal disse que pelos "sintomas" algum componente esta em curto, é esperar algum tecnico me ajudar a verificar.

sou tecnico em eletrotecnica e sei algumas coisas, como resistores, capacitores, bobinas, etc.

será que com esse teste que vc fez em alto volume, danificou algum componente?

dito que tomas colocou o cooler nele para auxiliar justamente a baixar a temperatura do modulo :unsure:

fora isso, eu testei esse modulo, no dia que refizemos a caixa do tomas, e ele tava tocando de boa, inclusive eu mesmo que regulei o ganho dele , e tava tocando perfeito, e tambem me surpreendi com a qualidade e força dele O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou...

dito que tomas colocou o cooler nele para auxiliar justamente a baixar a temperatura do modulo :unsure:

fora isso, eu testei esse modulo, no dia que refizemos a caixa do tomas, e ele tava tocando de boa, inclusive eu mesmo que regulei o ganho dele , e tava tocando perfeito, e tambem me surpreendi com a qualidade e força dele O.O

Duvido muito que tenha danificado algo durantes os testes que fiz.

até porque, ele nem ficou muito quente porque durante o teste eu baixei banco do carro e abri todas as portas, justamente pra ter ideia da temperatura e mante-la a mais baixa possivel

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou...

Duvido muito que tenha danificado algo durantes os testes que fiz.

até porque, ele nem ficou muito quente porque durante o teste eu baixei banco do carro e abri todas as portas, justamente pra ter ideia da temperatura e mante-la a mais baixa possivel

cara

te adicionei no MSN

te dou uma mão pra arruma-lo.Te sugeri mandar pra mim pois conheço bem esse modulo.O custo de mão de obra não seria o mais caro.O que torna caro é o frete e as peças.

como tu disse que ;e eletrotecnico imagino que pelo menos a escala de diodo do multimetro tu saiba usar.

me chama no msn que te dou um passo a passo pra testar esse bichinho

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou...

A é, tem este detalhe.. O ganho dele sempre ficou no mínimo..

Mas o cooler, a história é outra, ele foi colocado (o cooler menor) porque eu usava ele na madeira..

Mas como eu tinha um cooler maior, e silencioso, nós aumentamos o furo ai na sua casa..

Mas nesta época, ele já não esquentava mais, pois não estava mais preso na madeira..

Mas enfim, tato, veja ai quanto vai dar.. Quero ficar a par da situação..

Compartilhar este post

Link para o post

Você citou...

A é, tem este detalhe.. O ganho dele sempre ficou no mínimo..

Mas o cooler, a história é outra, ele foi colocado (o cooler menor) porque eu usava ele na madeira..

Mas como eu tinha um cooler maior, e silencioso, nós aumentamos o furo ai na sua casa..

Mas nesta época, ele já não esquentava mais, pois não estava mais preso na madeira..

Mas enfim, tato, veja ai quanto vai dar.. Quero ficar a par da situação..

Thomas meu amigo, problema identificado, 2 Transistores de saida em curto, tirei os dois e o amp tocou, comprarei outro, vou ver se troco e te deixo a par de tudo!

forte abraço!

[ja to mais feliz xD]

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que me falaram, nao tem um motivo especifico, pode ser varias coisas, como desgaste natural, etc

Compartilhar este post

Link para o post
Desgaste? Estranho igual..

E o custo?

Opa, meu irmão viu esse amplificador no carro do Thomas, e tava tocando numa boa e forte.

reveja ai se a causa da queima dos transistores não foi um mal contato na saida ou então curto no falante , etc.... . (Tenho um roadstar 600 e tava queimando o transsitor da saída, quando fui ver direito tinha queimado o CI da fonte kkk [^] ai só foi trocar e pronto)

Coloque os novos e teste se caso queimar de novo( tomara que não) será bom mandar para alguem especializado nesse serviço .

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

E o custo?

Grande Thomas, hoje fui dar uma volta aqui pelo Rj e comprei 4 Trasistores novos pra saida do amp, dois que eu coloquei hoje e dois reservas.

Comprei também pasta termica e coloquei em todos os transistores, inclusive nos da fonte, liguei e aumentei um pouquinho, o amp tocou de boa sem reclamar, durante os proximos dias eu vou testa-lo bem pra realmente saber se o problema esta resolvido.

Quanto ao custo, pode ficar tranquilo, foi 2,50 cada transistor.

Já to feliz pra caramba, agora é só ver se ele vai continuar bom do jeito que está. (e se deus quiser vai continuar)

abração!

Editado por Tato_Moura

Compartilhar este post

Link para o post

E o custo?

Opa, meu irmão viu esse amplificador no carro do Thomas, e tava tocando numa boa e forte.

reveja ai se a causa da queima dos transistores não foi um mal contato na saida ou então curto no falante , etc.... . (Tenho um roadstar 600 e tava queimando o transsitor da saída, quando fui ver direito tinha queimado o CI da fonte kkk [^] ai só foi trocar e pronto)

Coloque os novos e teste se caso queimar de novo( tomara que não) será bom mandar para alguem especializado nesse serviço .

Valeu!

Nem fala!

deu ate medo agora! mas esse CI da fonte queima por qual motivo?

se ele estiver ruim os Transistores queimam assim que liga o amp? ou depois de alguns dias?

Vou te falar, o amp tava fazendo uns ruidos estranhos em um dois canais, algo me leva a crer que foi esse canal justamente que queimou.

Maaaaas, eu sei que ele nao vai dar problema!

Graças ao Carlos e ao Anderson aqui do forum, que me guiaram durante todos os testes que fiz, to confiante que ele ta bom de novo e assim vai continuar! :legal:

agora vou dizer que modulo forte! O.O

sem falar na qualidade que deixa o o-o- Hurricane HA4120 no chinelo, digo isso pq tive um desses!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...