Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

digojp

[diy] Sqpl Celta (esbolço Da Caixa Pronta, Pg3)

Recommended Posts

Fala galera..... saindo do SPL e indo pra algo um pouco de mais qualidade mais pra nao perder todo o grave to montando um sqpl no carro agora, vo posta os equips q vao ser usado no setup

HU: Clarion DXZ785USB

Ampli Stereo: Fosgate 4600x

Ampli Mono: Wahrock 2250b ( eh o q eu tenho, se nao empurrar legal eu troco )

Falantes Stereo: Kit 2 vias nar 5" kevlar ( tw titanio ), bi ampli no fosgate

Subwoofer: 3x JL 10w0 - 12

Rca Stereo: Monster xln 401-4ch

Rca Mono: Monster xln 101-2ch

Fiação Falante: Knuconceptz 2x2mm free oxygen

Fiação Mono: 21mm tiaflex

Fiação Stereo: 16mm pompeia

Bateria: Fox 75A q ja ta no carro

MC: Blitz 3F

O kit 2 vias ja ta ligado tocando direitinho os mids em pezinho de aprox 6L selado, e o tw vo fazer coluna pra ele...

Falta decidir a caixa pros subs, como eu gosto mais de escutar dance e black, to preferindo fazer a dutada, escuto rock, pop, mpb essas coisas de vez em qdo, entao acho q a dutada se sairia melhor ou nao ?? Gosto de um grave forte, visto q sempre fui do spl, mais busco com esse setup ter um grave bem controlado, forte e com qualidade ao mesmo tempo, sera q vai ficar bom ?

Alguem tem recomendação de caixa?

Se fosse selada pelas simulações q eu fiz iria de 30L pra cada

na dutada nas simulações a de 45L pra cada me pareceu legal, lembrando q nao pode ser caixa muitro maior q isso, pois vai ser no porta malas de um celta, q eh minusculo... rs

aguardo sugestões e criticas pro projetinho

O projeto vai ser tudo DIY, vo postando foto do passo a passo conforme vo fazendo, vai demorar mais vo atualizando

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
3x jl 10w0 O.O

ta empolgadao hein! :vts

to doido pra ouvir esses bixinhos tocar.... no final de semana eu começo a montar a caixa pra ele.... to esperando a opinião da galera q tem mais experiencia com esse sub pra mim decidir qual fazer

Compartilhar este post

Link para o post

cabe no portamalas????

rs

quer dizer porta-JL Audio kkkk

nem sei a litragem q o sub pede mas pra 3 rsrs...

fiquei curioso demais agora!!!

mas que vai ficar loko vaii!!! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Tem tudo pra ficar muito bom !

Dá uma olhada nas caixas recomendadas pelo fabricante também ...

Compartilhar este post

Link para o post
Obliteração de porta-malas detected. :legal:

[]´s

Crawling Chaos

hehehe.... sempre tive serio problema com porta malas, pq meu porta malas sempre foi porta sub e modulo pq nunca carrego nada, qdo preciso uso no banco de traz....kkk

cabe no portamalas????

rs

quer dizer porta-JL Audio kkkk

nem sei a litragem q o sub pede mas pra 3 rsrs...

fiquei curioso demais agora!!!

mas que vai ficar loko vaii!!! 

Acredito q caiba sim..... se for nessa faixa de ate 45L, eu tinha antigamente 3 UXP em dutada de 40L pra cada e sobrava um espaço ainda....

so to esperando a opinião da galera pra mim começar a montar a caixinha pra colocar eles pra tocar... jaja posto fotos das crianças

Tem tudo pra ficar muito bom !

Dá uma olhada nas caixas recomendadas pelo fabricante também ...

Eu dei uma olhada no manual, ele pede litragem bem baixa...fiz algumas simulações no bassbox e gostei mais das caixas com um pouco mais de litragem, tive q reinstala o windows da maquina, de noite qdo chegar em casa eu vo simular de novo e posto as simulações q eu fiz pra galera me ajudar no projeto

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
E as fotinhas !!!! ???? :rolleyes:

chegando em casa eu tiro umas fotos dos equips.... e conforme eu for montando o carro vo postando fotos pra atualizar o topico..... so preciso da ajuda sobre a caixa pra fim de semana começar montar a casinha dos subs.... rs

Compartilhar este post

Link para o post
chegando em casa eu tiro umas fotos dos equips.... e conforme eu for montando o carro vo postando fotos pra atualizar o topico..... so preciso da ajuda sobre a caixa pra fim de semana começar montar a casinha dos subs.... rs

[""]

Se encarna mesmo em 3 subs hein!

Antes era 3 uxp agora 3 JL... só que agora pegou pesafo [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Ja pensou em usar 2 tipos de caixa?

Um sub na selada e 2 na dutada.

Ja pensou como irar por as caixas dentro do carro? irar colocar os 3 sub um do lado do outro com a caixa encostada no banco?

Compartilhar este post

Link para o post
[""]

Se encarna mesmo em 3 subs hein!

Antes era 3 uxp agora 3 JL... só que agora pegou pesafo [¨]

rss..... gostei dos 3 uxp mais nao aguentei mto tempo nao....rs

Ja pensou em usar 2 tipos de caixa?

Um sub na selada e 2 na dutada.

Ja pensou como irar por as caixas dentro do carro? irar colocar os 3 sub um do lado do outro com a caixa encostada no banco?

2 na dutada e 1 na selada eu nao pensei nao.... nao iria ficar estranho as batidas?? um respondendo mais rapido do q o outro? e etc?

a principio ia ter q ser um do lado do outro atraz do banco..... pq a caixa ia ocupar o espaço todinho do porta malas gigante do celta.... hahahaha

qual seria sua ideia amigao?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

so pra animar um pouco o topico algumas fotos de parte dos equips, fotos super mal tiradas e de baixa resolução mais eu vo tirar fotos melhores no final de semana com calma

RockFord Fosgate 4600x:

s3000048lz8.jpg

w615.png

Tw nar titanio q mal da pra ver colado no painel enquanto eu faço a coluna:

s3000052cm0.jpg

w615.png

Mid Nar kevlar 5" no pezinho qse pronto:

s3000051cs8.jpg

w615.png

3 JL 10w0:

s3000046bn7.jpg

w615.png

MC Blitz 3F:

s3000049nf8.jpg

w615.png

HU Clarion DXZ 785USB:

s3000050ww2.jpg

w615.png

Compartilhar este post

Link para o post

Favor redimensionar as imagens amigo, para no máximo 800x600.

Compartilhar este post

Link para o post
Favor redimensionar as imagens amigo, para no máximo 800x600.

editei as fotos ja

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar bacana o projeto.

Passa manta até no teto do Celta pq vai tremer tudo

Compartilhar este post

Link para o post
Vai ficar bacana o projeto.

Passa manta até no teto do Celta pq vai tremer tudo

pode deixar q eu vo fazer isso.... a tampa do porta malas ja eh vedada com manta.... e eu ja comprei 1 rolo de manta de 1x10m pra forrar o teto e as laterais....

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

o set tem tudo pra ficar show.. SPQL bem forte..

só tome cuidado com o ajuste de ganho do 4600x.. o ajuste é bem simples.. ganho no "MINIMO".. pois esse amp tem sensibilidade de 0,1 a 1,0v na entrada e o seu player tem 6.0v nas RCAs.. ou seja.. com aumento pequeno de volume do player o amp ja vai estar no seu máximo.. o amp até tem um "anticliping".. mas não é bom abusar... eu não passaria do volume 10 ou 15 do player.

e que impedancia esse seu amp pros subs suporta??? pq 03 subs de 04 ohms ligados em paralelo vão resultar em 1,33 ohms de impedancia final.. seu amp suporta trabalhar nessa impedancia? ou vc vai fazer outro esquema de ligação.?

Compartilhar este post

Link para o post
E ainda diz que está saindo do SPL...

Boa sorte amigo.

hehehe...... acredito q nao vai ficar tao forte.... acho q atualmente esta mais forte, quero um grave mais macio com esse set, mais tbm nao quero abrir mao do spl

o set tem tudo pra ficar show.. SPQL bem forte..

só tome cuidado com o ajuste de ganho do 4600x.. o ajuste é bem simples.. ganho no "MINIMO".. pois esse amp tem sensibilidade de 0,1 a 1,0v na entrada e o seu player tem 6.0v nas RCAs.. ou seja.. com aumento pequeno de volume do player o amp ja vai estar no seu máximo.. o amp até tem um "anticliping".. mas não é bom abusar... eu não passaria do volume 10 ou 15 do player.

e que impedancia esse seu amp pros subs suporta??? pq 03 subs de 04 ohms ligados em paralelo vão resultar em 1,33 ohms de impedancia final.. seu amp suporta trabalhar nessa impedancia? ou vc vai fazer outro esquema de ligação.?

ganho ta no minimo Royo, eu uso no maximo no volume 20, pelo menos escutando nao tem distorção.

os subs sao 10w0-12 fechando em 4 ohms, se eu tiver errado me corrija, o modulo faiz bridge em 4ohms entao vai casar certinho, e se o modulo nao for suficiente pra empurrar consigo achar facil modulo 2ch com bridge em 4ohms pra empurrar os danadinhos.... rs

fiz algumas simulações no bassbox sobre as caixas, acho q por questao de economia de espaço vo optar pela de 32L , vo posta a simulaçao q eu fiz pra vcs q entendem mais poderem me ajudar

legenda das simulações

Vermelho = Caixa do manual ( 34L , duto 3" x 38,4 / f3=31hz )

Amarelo = 38L, duto 3" x 50 / f3=29,2 hz

Verde = 41L, duto 3" x 48 / f3=28,4 hz

Azul = 32L, duto 3" x 54 / f3=31,3 hz

b154434e8cfb7978d4def882f5403b73.jpg

Me parece q a caixa de 32L fica com uma resposta boa, por ser menor eu consigo fazer uma caixa facil pra por no meu porta malas, o q vcs acham?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

se os subs são de 12 ohms.. blz... ai fecha em 04 ohms mesmo.. perfeito.

qual a potencia q o amp tem no bridge???

eu usei um 10W0 em selada de 33litros num corsa hatch.. ficou muito bom o grave pra apenas 01 sub de 10"..

uma caixa de 32 litros não é das mais grandes.. . mas com duto de 54cm tem certeza q cabe na caixa???

vc chegou a plotar o gráfico de deslocamento do cone???

Compartilhar este post

Link para o post
se os subs são de 12 ohms.. blz... ai fecha em 04 ohms mesmo.. perfeito.

qual a potencia q o amp tem no bridge???

eu usei um 10W0 em selada de 33litros num corsa hatch..  ficou muito bom o grave pra apenas 01 sub de 10".. 

uma caixa de 32 litros não é das mais grandes.. . mas com duto de 54cm tem certeza q cabe na caixa??? 

vc chegou a plotar o gráfico de deslocamento do cone???

acredito q mande em torno de 500-700 rms, eu usava pra empurrar um endurance line roxinho de 15", toco mais forte q o punch 400 da fosgate.

vc acredita q em uma selada de 33L vai ficar bom no meu caso? visto q eu escuto mais black, dance com batidas mais prolongadas ?

sobrar um pouco do duto pra fora da caixa teria algum problema? pois eu to vendo primeiro qual caixa seria pra mim calcular o tamanho pra ver de qual maneira eu iria colocar no carro

vo posta o grafico do deslocamento pra vc ver:

9aa4929c334ae90a055c3c6a205e74f3.jpg

esse desclocamento d cone seria o XMAX? se for o pico dele ta bem no limite ne ? visto q o xmax do 10w0 eh 8.6mm

valeu pela atenção Royo

Compartilhar este post

Link para o post

500 a 700w?? po tá meio grande essa variação ai hein !!!!

pra 3 subs de 125w.. vc tem um total de 375w.. se usar um headroom de 3db.. iria precisar de um amp com 750w pra tocar os 03 subs.

o deslocamento do cone tá legal, nenhuma caixa tá ultrapassando o limite máximo.. ( no bassbox a linha fica mais fina qdo acontece isso.. pode ver q abaixo de 20hz as linhas são mais finas.. , mas como vc não vai ouvir som abaixo disso mesmo.. tá tudo certo) mas o ideal é vc saber ao certo qual a potencia do amp e dividir pra cada sub e colocar essa potencia ali no gráfico de deslocameto.. no caso do amp ser de 600w.. cada sub vai receber 200w.. ai vc coloca 200w onde tá 125w no grafico.. isso altera o grafico.. qto maior a potencia , maior o deslocamento do sub.

se vc curte musica com graves mais prolongados.. a dutada acho q seja a melhor opção mesmo.. mas simula uma selada de 33 litros e compara par ver se dá muita diferença.. a selada é pra descer mesnos.. mas ser bem mais rápida ( menor delay) nas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post
500 a 700w?? po tá meio grande essa variação ai hein !!!!

pra 3 subs de 125w.. vc tem um total de 375w.. se usar um headroom de 3db.. iria precisar de um amp com 750w pra tocar os 03 subs.

o deslocamento do cone tá legal, nenhuma caixa tá ultrapassando o limite máximo.. ( no bassbox a linha fica mais fina qdo acontece isso.. pode ver q abaixo de 20hz as linhas são mais finas.. , mas como vc não vai ouvir som abaixo disso mesmo.. tá tudo certo) mas o ideal é vc saber ao certo qual a potencia do amp e dividir pra cada sub e colocar essa potencia ali no gráfico de deslocameto.. no caso do amp ser de 600w.. cada sub vai receber 200w.. ai vc coloca 200w onde tá 125w no grafico.. isso altera o grafico.. qto maior a potencia , maior o deslocamento do sub.

se vc curte musica com graves mais prolongados.. a dutada acho q seja a melhor opção mesmo.. mas simula uma selada de 33 litros e compara par ver se dá muita diferença.. a selada é pra descer mesnos.. mas ser bem mais rápida ( menor delay) nas respostas.

Fala Royo, entao eu nao sei exatamente a potencia pois nao tenho manual e nao acho espec dele na internet, o modulo me veio do japao, acredito ter por volto dessa potencia nada certo, como pode ter menos tbm,

eu fiz simulações de caixas seladas e deu uma diferenca razoavel em frequencias mais baixas, por isso optei pela dutada mesmo, achoi q vou nessa 32L livres, dando total mais ou menos de 35L

vai ter alguim problema de deixar um pedaco do duto pra fora?

qto ao ampli se ele nao empurrar legal eu vou comprar um outro pra ele, por enquanto nao posso ter esse gasto

Compartilhar este post

Link para o post

não tem problema nenhum deixar o duto pra fora..

como disse , selada vai descer menos mesmo.. normal isso.

manda bala na caixa de 32 litros então.. só cuidado pra não arrancar o vidro traseiro do celtinha.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...