Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

souza

Mini Torres De Entrada

Recommended Posts

Postado em

essas caixas foi baseados no principio line array onde se tem aclopamento acustico em frequencias de tamanho de 1/4 de onda medido na distancia centro a centro entre falantes .

exemplo das minhas caixas onde se tem esse efeito apartir sem maiores pertubações a 614 hz para baixo acima disso vai se perdendo eficiencia pois vai se criando varios lobulos que se cancelam e se coencidem até que não haja nenhum ganho por aclopamento

EXEMPLO:

os drives que utilizei e de 5" a distancia centro a centro deles esta em 14 centimetros ; fsendo a conta da velocidadde media do som dividido pela distancia sentre os centro dividido por 1/4 de onda dà 614 hz arrendondando para 600hz ou seja abaixo dessa frequencia se tem ganho por aclopamento acustico

a conta seria assim

344 / 0,14 =a frequencia de 2457 hz dividido por 4 que é 1/4 do comprimento de onda dá 614 hz

e o mesmo principo basico utilizados em sistemas de coluna de voz e nos atuais PAs; sendo que nos sistemas atuais se tem guia de onda nas altas frequencias onde sem o mesmo não se tem como aclopar perfeitamente; pois a distancia seriam muito pequenas entre os drives ; e a divisão do centro acustico de drives maiores atraves de franges que eleva a frequencia de aclopamento das unidades de medios graves tornando o som mais direcional e com um decaimento medio o dobro do sistemas convencional ou seja 3dbs por oitava do sistema convencional contra 6db por oitava no sitema tipo line.

a principal vantagem desse sistema e uma menor aplicação de potencia acustica para cobrir distancias maiores pois além de ter decaimento menor por dobro da distancia se tem o direcionamento do som num determinado local.

Postado em
segue fotos da construção das torresimagem422js1.jpg

imagem451fd9.jpg

imagem455ou9.jpg

imagem457kj1.jpg

muito legal esse trabalho vai ficar show

gostaria de te fazer uma pergunta? estou querenco montar um ht mas só tenho por enquanto dois rcf de 6 pol para os médios tenho a intenção de gastar uns 3.500,00 entre falantes sub ativo resumindo o que vc puder fazer pra me ajudar já agradeço valeu

quero montar duas torres dois falantes de 6 pol bravox ligados em série 8ohm um rcf de 6 pol p médios um tueeter de domo ou neodimium um divisor de 3 vias 12db por oitava isso cada lado obrigado

Postado em

gostaria de te fazer uma pergunta? estou querenco montar um ht mas só tenho por enquanto dois rcf de 6 pol para os médios tenho a intenção de gastar uns 3.500,00 entre falantes sub ativo resumindo o que vc puder fazer pra me ajudar já agradeço valeu

quero montar duas torres dois falantes de 6 pol bravox ligados em série 8ohm um rcf de 6 pol p médios um tueeter de domo ou neodimium um divisor de 3 vias 12db por oitava isso cada lado obrigado

primeiramente vc por acaso tens parametros desses mids?? se tiver já ajuda muito.

agora quanto ao bravox seria qual modelo?? pois dependendo do valor gasto pode ter opção melhor??

já pensou em utilizar os mids e tweters AKRON se for para qualidade com maior refinamento; e um dos melhores custo beneficio sendo nacional.

Postado em
segue  fotos  da  construção  das   torresimagem422js1.jpg

imagem451fd9.jpg

imagem455ou9.jpg

imagem457kj1.jpg

primeiramente vc por acaso tens parametros desses mids?? se tiver já ajuda muito.

agora quanto ao bravox seria qual modelo?? pois dependendo do valor gasto pode ter opção melhor??

já pensou em utilizar os mids e tweters AKRON se for para qualidade com maior refinamento; e um dos melhores custo beneficio sendo nacional.

bom dia obrigado pela força já está ajudando bastante qualquer ajuda é bem vinda

o que tenho em mente é o seguinte

bravox pmb 6 pol 4ohm 88db sensibilidade 80rms

bravox pmb5 pol 4 ohm 88db 45rms no caso seria 4 falantes em uma caixa e 4 na outra as ligações vão ser feitas em série pra casar no home

Também tenho em mente fazer assim dois subs bobina dupla ligado em série 4+4

140rms da marca falcon 10pol

dois rcf de 6 pol 97db sensilbilidade

dois tueeters ainda não sei qual

dois divisores 3 vias vou mandar fazer

1via vai tocar até 200hz pro sub

1via vai tocar de 200hz até 4k posso fazer atenuação de 4 ou 7 db rcf 6 pol

1via vai tocar de 4k pra cima o tueeter acha que vai ficar bom ou tenho que mudar alguma coisa, quero assim para ter um estereo legal quando for assistir um filme que seja 2.0 os outros cannais e sub ativo vou fazendo aos poucos

Postado em

bom dia obrigado pela força já está ajudando bastante qualquer ajuda é bem vinda

bravox pmb5 pol 4 ohm 88db 45rms no caso seria 4 falantes em uma caixa e 4 na outra as ligações vão ser feitas em série pra casar no home

1via vai tocar de 4k pra cima o tueeter acha que vai ficar bom ou tenho que mudar alguma coisa, quero assim para ter um estereo legal quando for assistir um filme que seja 2.0 os outros cannais e sub ativo vou fazendo aos poucos

rapaz repense melhor seu projeto , eu tive esse pmb6 aqui em casa e não me agradou em nada achei bem ruizinho o pm5 talves seja mas ele fas a mesma função do fcr so que com menas sensibilidade ele e um mid bass quse mid range.

sub falcon dependendo do modelo sei la viu

se vc quiser uma torre mais cleam e com menos problemas de alinhamento e coisa do genero ; esqueça o sub na caixa monte tipo um par de torres com no maximo 3 vias pois suas caixas já estam indo para 4 vias vai ficar meio atipica a montagem e bem dificil de acertar o sistema

eu sugiro 2 subs keybass de 8" em serie mais seu medio rcf e tweter

vai tocar bem todas as frequencia e vai decer legal e claro que num terá impacto de um sub dedicado mas ficará bem equilibrado para set esterio.

deixe as baixas frequencia para um sub dedicado montado ou comercial assim uma caixa completara a outra .

para musica esterio essa confuguração de torres sem sub vai muito bem exceto se for adepto de blak music ou bass music ai terá necessidade de um sub bem parrudo, mas para musicas digamos mais normais ta de bom tamanho

Postado em
segue  fotos  da  construção  das   torresimagem422js1.jpg

imagem451fd9.jpg

imagem455ou9.jpg

imagem457kj1.jpg

rapaz repense melhor seu projeto , eu tive esse pmb6 aqui em casa e não me agradou em nada achei bem ruizinho o pm5 talves seja mas ele fas a mesma função do fcr so que com menas sensibilidade ele e um mid bass quse mid range.

sub falcon dependendo do modelo sei la viu

se vc quiser uma torre mais cleam e com menos problemas de alinhamento e coisa do genero ; esqueça o sub na caixa monte tipo um par de torres com no maximo 3 vias pois suas caixas já estam indo para 4 vias vai ficar meio atipica a montagem e bem dificil de acertar o sistema

eu sugiro 2 subs keybass de 8" em serie mais seu medio rcf e tweter

vai tocar bem todas as frequencia e vai decer legal e claro que num terá impacto de um sub dedicado mas ficará bem equilibrado para set esterio.

deixe as baixas frequencia para um sub dedicado montado ou comercial assim uma caixa completara a outra .

para musica esterio essa confuguração de torres sem sub vai muito bem exceto se for adepto de blak music ou bass music ai terá necessidade de um sub bem parrudo, mas para musicas digamos mais normais ta de bom tamanho

obrigado por me ajudar já deu uma esclarecida no que eu tinha em mente valeu pela força

Postado em

agora segue as fotos das caixas sendo folheadas com ipê

imagem463lu6.jpg

imagem464xu9.jpg

o proximo passo e dar camadas de verniz e pintar a frente com tradicional preto

Postado em
agora segue as fotos das caixas sendo folheadas com ipê

imagem463lu6.jpg

imagem464xu9.jpg

o proximo passo e dar camadas de verniz e pintar a frente com tradicional preto

cara sua caixa esta ficando TOP demais gostaria de fazer mais uma pergunta

quero montar minhas torres o que vc me indicaria a idéia que tenho é essa

um sub em uma caixa band pass até 200hz ainda não tenho

um médio de 6pol de 200hz até 4k já tenho o falante

um tueeter domo ou neodimium não tenho

os divisores vão ser 3 vias 12db por oitava

por enquanto vai ser estereo com uns 100 wats de potência

obrigado pela força

Postado em
agora  segue as fotos    das  caixas sendo  folheadas  com  ipê 

o  proximo passo  e  dar  camadas  de verniz  e  pintar a frente com tradicional  preto

obrigado pela força

band pass para home hi fi sei lá ; sou doido nessas caixas mas eu iria de torre com woofer para grave de 6" ou 8" em par mas teu mid mais tweter .

bom to achando que não entendi sua pergunta

seria 2 torres com os mids + tweter em cada mais uma e band tocando sub no canal lfe e isso ??

Postado em

Cara, tá matando a pau essas torres. To babando aqui, esperando terminar minhas JBL, mas tá dificil.

Te digo que esses 5 ''falantinhos'' de 5 vao fazer um baita estrago, coitado dos vizinho. Ainda mais com aquele subao, eu que nao queria morar ai perto

kkkkkkkkkk

imaginei tocando welcome to the machine do pink floyd, tem meio que uma senoidal de frequencia bem baixa no comeco, aqui em casa dá umas tremida (com 30W de amp apenas), por ai deve fazer pular tudo

abraco, e parabens

Postado em
agora   segue as fotos    das  caixas sendo  folheadas   com  ipê  

imagem463lu6.jpg

imagem464xu9.jpg

o  proximo passo   e   dar  camadas  de verniz   e   pintar a frente com tradicional   preto

obrigado pela força

band pass para home hi fi sei lá ; sou doido nessas caixas mas eu iria de torre com woofer para grave de 6" ou 8" em par mas teu mid mais tweter .

seria 2 torres com os mids + tweter em cada mais uma e band tocando sub no canal lfe e isso ??

desculpa estar te incomodando é que pela sua caixa estou vendo que entende do assunto

Postado em
agora   segue as fotos    das  caixas sendo  folheadas   com  ipê  

imagem463lu6.jpg

imagem464xu9.jpg

o  proximo passo   e   dar  camadas  de verniz   e   pintar a frente com tradicional   preto

obrigado pela força

desculpa estar te incomodando é que pela sua caixa estou vendo que entende do assunto

a idéia é a seguinte

dois de 6pol ou 8pol pra grave até 200hz

um médio de 6pol de 200hz até 4k

um tueeter neo ou domo de 4 k pra cima

isso em cada caixa

por enquanto vai ser estereo

mais pra frente vou mudar

gosto de som tenho uns 100 kg no porta mala do carro trio mas estou parando os vizinhos não aguentam mais, só teho snake coisa de qualidade e também não estou com pressa de montar valeu..........................

Postado em

obrigado pela força

a idéia é a seguinte

dois de 6pol ou 8pol pra grave até 200hz

um médio de 6pol de 200hz até 4k

um tueeter neo ou domo de 4 k pra cima

isso em cada caixa

por enquanto vai ser estereo

mais pra frente vou mudar

gosto de som tenho uns 100 kg no porta mala do carro trio mas estou parando os vizinhos não aguentam mais, só teho snake coisa de qualidade e também não estou com pressa de montar valeu..........................

em questão de woofers se for para algo realmente indo para o hi-fi mesmo; te indico logo os akron pena so ter "se não estou enganado" de 6" .

agora se algo com qualidade e mas não tão pro lado meio top pode ir de keybass de 8" tambem são muito bons

na parte de agudos seria os akron seguidos pelo domus hinor e gambim

Postado em
cara , tu vai deixar esse Triaxial mesmo ?

por enquanto vou estou sem verba para faser um up grade descente nas torres

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...