Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

erasmo

Sony Xs-lb1200 - Da Para Tirar Mais Dele?

Recommended Posts

O pessoal já deve ter visto posts meus falado que ia fazer um upgrade para um SD1000.1D e dois UXP de 500 em outros tópicos, mas tive um imprevisto no orçamento e acabei dando mais uma chance para os meus Sony Xplod XS-LB1200 de 300 Wrms e 4 Ohms... São dois ligados em paralelo em um Fighter Aquarius 5M2 de 500 Wrms e 2 Ohms.

1519772_4.jpg

Sub Sony Xplod 12" XS-LB1200

Potencia nominal: 300W RMS

Impedancia: 4 ohms

Sensibilidade: 92dB/W/m

Frequencia de ressonancia: 35Hz

Resposta de frequencia: 25-800Hz

Parametros Thiele & Small

Rdc (ohm): 3,8

Fs (Hz): 32,1

Qts: 0,40

Qes: 0,41

Qms: 13,00

Vas em litros: 62,5

Xmax (mm): 4

Diante dessa situação financeira, acabei me interessando no novo Corzus HT600, do qual se diz ter 600 Wrms tanto em 2 quanto em 1 Ohms. Suponho que perto do meu Fighter 5M2, o Corzus HT600 pode ser considerado um upgrade... certo? Comprei na QualiySP e até quinta-feira estará em mãos (se Deus quiser!).

Até ai já está feito! Agora só resta saber se consigo tirar mais dos subs. Eles estão montados numa caixa selada em nadeira MDF de 20mm, a caixa tem uma divisória no meio para deixar 28L para cada subwoofer, conforme litragem indicada no manual do produto.

Será que uma caixa dutada renderia mais? Coloquei os parâmetros no link abaixo para saber a litragem correta para dutada, o resultado foi de 60L e um duto de 4" x 30cm, mas na mesma página tem uma ressalva:

"Você também pode fazer experimentos aumentando ou diminuindo o volume da caixa e verificando a curva de resposta, obtendo picos em determinadas frequências. Este artifício é muito utilizado em campeonatos de SPL a fim de igualar a ressonância da caixa com a a freqüência de ressonância do carro aumentando a pressão sonora no interior do veículo."

Link para calcular volume de caixas acústicas:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

A caixa é enorme! Meu carro é um Santana 2000MI 96/97 e o espaço disponível para colocar uma caixa, sobrando um pouco de porta-malas, é de 35cm (altura) por 80cm (largura), a profundidade pode variar a vontade.

Resumindo minha dúvida, queria a opinião de vocês sobre a caixa acústica. Deixo a selada como está ou faço uma dutada? Qual litragem e tamanho de dutos devo usar no caso de uma dutada? A litragem do link, na minha opinião de leigo, é absurda!

OBS: Gosto de RAP e muito grave. Não curto trio, cornetas e equipamentos do gênero.

O restante do meu som é um Kit 2 Vias Bravox CS60D e um par de Coaxial CX60D, todos ligados em um Audiobank KA4100.

Desde já agradeço! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz esse sub rende mais em seladas, eu deixaria eles nessa caixa mesmo. A não ser que tu queira mais qualidade nas batidas, aí faça outra caixa com uns 35 litros para cada sub.

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz se quiser mais rendimento desse sub faça uma caixa dutada com 40 litros livres sintonizada a 45HZ ai tu terá um ganho muito espressivo em spl em relação a selada apartir dos 65 hz na media uns 4 dbs dessa frequencia para baixo .

se quiser mais ganho ainda faça uma dand de 6 ordem que terá mais spl ainda ganho medio de 5,5 dbs em relação a selada .

ou seja ira tirar leite de pedra apenas construindo uma caixa mais adequada para seu sub pois seu EBP e ta bem lá em cima; especifico para dutada e band de 6 ordem .

Compartilhar este post

Link para o post
rapaz  se  quiser  mais  rendimento  desse  sub    faça  uma  caixa  dutada  com  40  litros  livres  sintonizada  a  45HZ  ai  tu  terá  um ganho  muito  espressivo  em spl  em  relação  a  selada  apartir  dos  65 hz  na  media  uns  4  dbs  dessa  frequencia  para baixo .

se  quiser  mais  ganho  ainda  faça  uma  dand  de  6  ordem  que  terá  mais  spl  ainda      ganho  medio  de    5,5  dbs  em  relação  a  selada  .

ou seja  ira  tirar  leite  de  pedra  apenas  construindo  uma  caixa  mais  adequada  para  seu  sub  pois seu EBP  e  ta  bem lá  em cima;  especifico  para  dutada  e  band  de  6  ordem .

Então eu poderia fazer uma dutada com as mesmas medidas da caixa recomendada pela Bravox para os UXP Power de 500 (41L e duto de 4" x 50cm).

Ai num futuro upgrade para os UXP é só trocar os falantes e usar a mesma caixa...

Recomendaria isso?

Compartilhar este post

Link para o post
rapaz  se  quiser  mais  rendimento  desse  sub    faça  uma  caixa  dutada  com  40  litros  livres  sintonizada  a  45HZ  ai  tu  terá  um ganho  muito  espressivo  em spl  em  relação  a  selada  apartir  dos  65 hz   na  media  uns  4  dbs   dessa  frequencia  para baixo .

se  quiser  mais  ganho  ainda  faça  uma  dand  de  6  ordem   que  terá  mais  spl  ainda      ganho  medio   de     5,5  dbs  em  relação  a  selada  .

ou seja   ira  tirar  leite  de  pedra  apenas  construindo  uma  caixa  mais  adequada  para  seu  sub  pois seu EBP   e  ta  bem lá  em cima;  especifico  para  dutada   e  band  de  6  ordem .

Então eu poderia fazer uma dutada com as mesmas medidas da caixa recomendada pela Bravox para os UXP Power de 500 (41L e duto de 4" x 50cm).

Ai num futuro upgrade para os UXP é só trocar os falantes e usar a mesma caixa...

Recomendaria isso?

da sim mas e só subir a sintonia dessa caixa pois esta muito baixo com esse duto de 50cmts de profundidade

Compartilhar este post

Link para o post
rapaz  se  quiser  mais  rendimento  desse  sub    faça  uma  caixa  dutada  com  40  litros  livres  sintonizada  a  45HZ  ai  tu  terá  um ganho  muito  espressivo  em spl  em  relação  a  selada  apartir  dos  65 hz   na  media  uns  4  dbs   dessa  frequencia  para baixo .

se  quiser  mais  ganho  ainda  faça  uma  dand  de  6  ordem   que  terá  mais  spl  ainda      ganho  medio   de     5,5  dbs  em  relação  a  selada  .

ou seja   ira  tirar  leite  de  pedra  apenas  construindo  uma  caixa  mais  adequada  para  seu  sub  pois seu EBP   e  ta  bem lá  em cima;  especifico  para  dutada   e  band  de  6  ordem .

Recomendaria isso?

da sim mas e só subir a sintonia dessa caixa pois esta muito baixo com esse duto de 50cmts de profundidade

E qual tamanho de duto você recomenda?

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendaria isso?

E qual tamanho de duto você recomenda?

recomendo 4" por 22cmts

caso ache seco demais o grave coloque o duto com 4" por 34 cmts mais que isso para esse falante nesse tamanho de caixa vai comprometer muito o rendimento e o falante dente a ficar bobo em ffrequencias mais altas em trono de 50 60HZ

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...