Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rancid

Quando é Hora De Trocar Os Amortecedores.

Recommended Posts

Posted

Como saber o momento de substituir os amortecedores ?

Parabéns pelo conteúdo, qualidade e credibilidade do site. Em meu Gol TSi 2000 sinto uma instabilidade quando, na rodovia, qualquer movimento que não seja suave no volante faz o carro balançar. Na cidade isso não é perceptível. As molas e buchas da suspensão estão boas. Meu mecânico me disse que o problema está nos amortecedores. Essa informação confere? O mecânico citou os amortecedores Turbo Gás. Há muita diferença entre esses e os convencionais? Com eles eu teria maior estabilidade?

Jardel Vissotto Szatkoski

Frederico Westphalen, RS

Embora exista nas oficinas especializadas um equipamento para analisar a atuação dos amortecedores, observar o comportamento dinâmico do carro estando-se acostumado ao veículo é um bom meio de verificar se é o momento de trocar os amortecedores. A instabilidade que o leitor relata é um dos indícios de que essa hora chegou: cada oscilação da suspensão demora a se estabilizar, fazendo o carro balançar por mais tempo que o esperado. Outro sintoma é quando a carroceria se movimenta mais que o normal ao transpor lombadas. Claro que estas análises só servem para quem conhece bem o carro, pois cada modelo (ou mesmo versão) de automóvel tem seu próprio comportamento nessas condições. O importante é que certas indicações de momento de troca, como a cada 30.000 km, não merecem crédito. Testes de longa duração por publicações especializadas mostraram, em muitos casos, que os amortecedores mantinham ação adequada após 60.000 km ou mais.

O Turbogás da Cofap é um entre os vários amortecedores pressurizados disponíveis no mercado. Esse tipo de amortecedor possui, além do óleo, um gás em seu interior. A vantagem é evitar a formação de bolhas de ar (chamada cavitação), comum em situações de solicitação contínua, que leva à perda de eficiência do amortecedor. Portanto, não há grande diferença entre o comum e o pressurizado nas situações normais de uso, podendo o leitor optar pelo tipo original de seu carro se desejar.

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/amortecedores.htm

Posted

Existem um maneira simples e creio eu q a maioria sabe, é abaixar a frente do veículo para baixo duas vezes !!!

Se a frente oscilar para cima e para baixo mais q 1 vez e 1/2, o amortecedor não está com sua eficiência de aderência mínima necessária para o uso.

OBS: Esse procedimento não serve para carro com a suspensão preparada(mais duras), é mais aplicavel para veículo originais de passeio.

Posted

Existem um maneira simples e creio eu q a maioria sabe, é abaixar a frente do veículo para baixo duas vezes !!!

Se a frente oscilar para cima e para baixo mais q 1 vez e 1/2, o amortecedor não está com sua eficiência de aderência mínima necessária para o uso.

OBS: Esse procedimento não serve para carro com a suspensão preparada(mais duras), é mais aplicavel para veículo originais de passeio.

Raaaaa... o velho truque da policia... se entrou justa a ponta do coturno, o proximo passo é a sentada no capo. Ja passei por isso...

Posted

Quando passo em lombadas a traseira (lado do motorista) está batendo. Será que é mola ou amortecedor? Como posso tirar a dúvida em casa?

Posted

Huummm... Otima dica...