Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

heltonri

Tempra Sw-2way sq - 2ª Etapa: Started

Recommended Posts

Show de bola hein Helton! Tá saindo mais um baita SQ aí, tem tudo pra ficar muuuuito bom, principalmente pelo fato de vc saber oq quer.

Acompanhando!

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Alexandre

Vlw pela passagem e acompanhamento.

E me diz uma coisa, vc deu um upgrade no seut set, os full sansung tão por ai guardados ainda? hehe

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Opa Alexandre

Vlw pela passagem e acompanhamento.

E me diz uma coisa, vc deu um upgrade no seut set, os full sansung tão por ai guardados ainda? hehe

Abraços

Opa, rapaz, não tenho os samsung, é o Juliox...a única coisa que troquei foi os mids por dois subs, já que os mids estavam tocando até 150hz, não foi tão punk a mudança.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, vc tava usando MTX se estou bem lembrado.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal

Instalei meu SONY + os falantes aqui em casa

ESta assim:

SONY 707 ligado no PC via RCA

os Sansung 2,5" nos canais frontais

os SONY 5" Branquinhos nos canais trazeiros

Bom percebi q o aparelho temmuitas regulagens, realmente gostei muito, agora esta dificil acertar a regulagem, ja seni necescidade de um Tweeter, esta faltando os agudos que eu gosto.

Vi que soh precisaria de um módulo para ligar os SONY 5" na saida do SUB ( nã otem como ligar direto neh?? è Saida pré amplificada RCA)

Então continuo na montagem do set aqui, aprender a dominar o player, usar suas funções, esse esquema de regular cada canal com 13 bandas é muito bom!!!( Preciso ajuda de como fazer de forma correta esse acerto)

Minha modificação ficará assim:

HU SONY 707 + AMP 4 Canais Fosgate 4.6x ou sumilar + Amplificador 2 canais ( Pode ser un Fosgate 200x)

4.6x em 4 canais: Tweeters + Sansung 2,5" Pela saida STEREO RCA do Player

Fosgate 200x 2 canais: SONY 5" pela saida do SUB

Bom eu teria um 3way com muita regulagem aqui, como tenho o cross do player com 13 bandas para cada canal, eu teria toda essa regulagem para os TW + Sansung 2,5".

Para os SONY 5", bastaria o corte do SUB

E detalhe, estou impressionado com esses Falantes SONY Branquinhos, tocam uma barbaridade, e nem estão em caixa lirada corretamente, fiz umas bem provisórias para teste, deve ter uns 2 ~3 litros. Pretendo instalar elas em um door pode de uns 7 Litros + - .

Bom quem puder se manifestar me ajudando eu agradeço. Por enqto vou continuar aqui sem instalar no carro, preciso aprender mais sobre o player, regular e tudo. E aprender a regular um Equalizador.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba bicho, esses tempos nem tava entrando aqui no fórum e quando entrava num achava nada de muito interessante, mas esse seu tópico está interessante. Tenho esses fulls samsung também, acho que não vou usar no meu projeto, mas vou experimentar e testar antes de decidir o que fazer com eles.

To acompanhando.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um tempra SW. Dá saudades do conforto que ele proporcionava. O 707 tem muitos recursos mesmo, só sugiro você não utilizar o DSO porque ele deixa o som muito artificial e com agudos muito estridentes. Vou aguardar as suas impressões quanto ao sony de 5". Boa sorte no projeto.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal

Me da uma ajuda na regulagem quem conhece o player.

Regulagens de Equalizador eu não sou experiente, gostaria que vcs pudessem me ajudar.

Eu estou indo por tentativa e erro, mas ainda não ta nada legal.

São 13 faixas para cada canal ( 4 = 2 dianteiros + 2 trazeiros)

Elas são divididas assim: (+6dB/-6dB)

63Hz - 100Hz - 160Hz - 250Hz - 400Hz - 630Hz - 1kHz - 1.6kHz - 2.5kHz - 4kHz - 6.3kHz - 10kHz - 16kHz

Eu estou utilizando os Sansung 2,5" na frente com corte HP ativo(FrontHPF:160Hz) : e regulagens assim (mas ta muito som tipo Corneta =/)

63Hz - 100Hz - 160Hz - 250Hz - 400Hz - 630Hz - 1kHz - 1.6kHz - 2.5kHz - 4kHz - 6.3kHz - 10kHz - 16kHz

-6dB - -6dB - -6dB - -6dB - -6dB - +3dB - +4dB - +2dB - +1dB - +1dB - +2dB - +3dB - +3dB

Eu estou utilizando os Sony Branquinhos 5" na saída trazeira com cortes desligados (RearHPF:Off) e regulagens assim:

63Hz - 100Hz - 160Hz - 250Hz - 400Hz - 630Hz - 1kHz - 1.6kHz - 2.5kHz - 4kHz - 6.3kHz - 10kHz - 16kHz+

+6dB - +6dB - +3dB - +2dB - +2dB - -6dB - -6dB - -6dB - -6dB - -6dB - -6dB - -6dB - -6dB

Bom quem puder dar uma analizada, acredito q esta bem claro, para os entendidos ( e aqui tem muitos eheheh) vão ja poder ver bem como ta)

Ontem fiz uma mudança, coloquei o CD de test do nosso amibo Kleberpa (ótimo cd) e reproduzindo as frequencias d 20Hz, os Sansung tocaram O-O, ai liguei o corte Hi-Pass, e tb zerei todas as frequencias hehe, ai ficou um silêncio total xD

Bom me ajudem a aprender sobre isso agora, realmente não tenho esperiência, quero um som limpo e cristalino, o que ainda não esta o som ta bem esquisitinho, parecendo rádio meio mal sintonizada, ou música de internet =/ (Estou exagerando claro, mas lembra esses sons)

Vlw por todos..

Agora é a hora de Aprender xD

Edit:

Complementando, o FADER esta assim, Rear = SONY(Graves) - Front = Sansung(Agudos)

Ficou muito bom pra poder regular xD Agudos x Graves com o Fader ( vou mander essa regulagem no projeto

O incremento futuro será

Front = TW

Rear = Sansung

Sub = SONY

Tri Way com controle total xD

Compartilhar este post

Link para o post
Já tive um tempra SW. Dá saudades do conforto que ele proporcionava. O 707 tem muitos recursos mesmo, só sugiro você não utilizar o DSO porque ele deixa o som muito artificial e com agudos muito estridentes. Vou aguardar as suas impressões quanto ao sony de 5". Boa sorte no projeto.

Um abraço,

Sérgio.

Opa vlw pela dica do DSO, o meu eu tinha regulado, eu desliguei agora, esta realmente melhor, eu tinha afastado os falantes pra bem longe^^ agora ficou melhor detalhado com ele desligado xD

Compartilhar este post

Link para o post

Tá usando qual volume p/o Samsung? Tem q ver se ele tá descendo bem e conseguindo acompanhar o Sony.

Outro problema é q esse full ñ sobe tanto. Dando um tampinha no EQ, até q dá p/melhorar, mas o ideal mesmo é acompanhar c/um tweeter. Deixa o full c/o EQ zerado e sobe só nas altas (10 e 16khz). Faz o teste e vê se melhora. Depois vc tenta identificar os picos ou "carências".

Do jeito q tá, vi q vc deu um "reforço" nas altas, mas abaixo delas vc tb fez isso. Acho q isso deve tá atrapalhando, pois esse full já fala bastante. O q ele ñ tem é agudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Helton,

O cornetado deve ser por conta dos ganhos que vc deu nas frequências médias alí...Deixa tudo zerado como Alves falou que melhora com certeza.

Vc deve faer um corte LP nos mids, veja onde os fulls começam a responder com muita propriedade e faça o corte LP nos branquinhos nessa faixa, se tua hu não tiver corte lp nos canais rear, faça pelo amp, que a maioria tem lp nos rear até uns 500hz.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post
Tá usando qual volume p/o Samsung? Tem q ver se ele tá descendo bem e conseguindo acompanhar o Sony.

Outro problema é q esse full ñ sobe tanto. Dando um tampinha no EQ, até q dá p/melhorar, mas o ideal mesmo é acompanhar c/um tweeter. Deixa o full c/o EQ zerado e sobe só nas altas (10 e 16khz). Faz o teste e vê se melhora. Depois vc tenta identificar os picos ou "carências".

Do jeito q tá, vi q vc deu um "reforço" nas altas, mas abaixo delas vc tb fez isso. Acho q isso deve tá atrapalhando, pois esse full já fala bastante. O q ele ñ tem é agudo.

Bom esta no Fader R:02 ou seja movi o fader para os SONY em 2 pontos ( ai não sei qto da em dB cada ponto) mas o volume entre os dois estão bons, o que percebi realmente eh q eu subi os cortes para o SONY como podem ver, pois os Sansung não estava descendo tão bem, (talvez pela falta de amp) vou ter um amp essa semana emprestado ( Residencial mesmo) mas ai ja fica bem melhor, a qualidade ja aumenta em uns 50% pelo menoscom amplificação

Bom qto a ele subir, em cima falta mesmo o detalhamento dos TW ( isso ta fazendo uma falta) ^^ mas no geral, o som esta assim faltando alguma coisa sabe ( em detalhamento mesmo) não estou sentindo algum buraco ( tb não estou muito atento a isso agora) mas o chão( mesanino de madeira) até treme em algumas ocasioes, isso eu estou usando o volume do player em geral de 20% a 40%, qdo chego nos 70% os volume ja fica muito alto aqui ^^ tocam muito esses falantes + player aqui ^^.

Ta faltando uma encorpada, e tenho um problema tb, eh resolver a transição do SONY para o Sansung, ainda não ta legal, ta um som com reverberação, algo meio como eco, ou como se estivesse algo em ressonância, alguma coisa ta meio embolada ali, não consegui achar ainda, as regulagens agora estao como foi pedido,

O q estava em -6dB continua

o q estava com ganho esta agora com +0dB

10kHz +2dB

16kHz +3dB

Fader esta +2 para Rear ( Sony )

Ou seja =2 para os Sansung

Bom vou ouvir assim agora, dja deu uma melhorada, to ouvindo + uns sons de teclado, arpa, violão etc, vamos agora começar a pensar nos problema ali mais pra baixo, entre SONY e Sansung.

Compartilhar este post

Link para o post
Helton,

O cornetado deve ser por conta dos ganhos que vc deu nas frequências médias alí...Deixa tudo zerado como Alves falou que melhora com certeza.

Vc deve faer um corte LP nos mids, veja onde os fulls começam a responder com muita propriedade e faça o corte LP nos branquinhos nessa faixa, se tua hu não tiver corte lp nos canais rear, faça pelo amp, que a maioria tem lp nos rear até uns 500hz.

Abraço,

Alexandre.

Aleanz, vc me confundiu rsrs

Vc quer q eu toque os SONY de 500Hz pra cima ?? é isso ?

Mas a função dele é justamenteo 500Hz para baixo, partindo do 20Hz ateh ~500Hz, que no caso ele esta aqui a partir dos 400Hz

Bom achei uma fuñção LPF ( esta logo abaixo da opção de Front HPF e Rear HPF) deixei em 160Hz, mas acredito q ela seja corte de SUB.

OU oque vc quiz dizer eh tocar os SONY assim mesmo como estou mas fazer corte para passar somente dos 400 ~500Hz para baixo ( é assim q estou fazendo, mas não tem essa opção)

****PS Loudness OFF OFF OFF OFF ^^****

Bom um detalhe tb, minha caixinha onde ta o SONY ten + - 1~2 litros, ela tem uma abertura para passar o ar, mas ta bem vedada soh q eh com chapa de madeira deu ns 10mm somente, acredito q essa reverberação, eco, distorção seja por conta disso tb, ai não tem jeito soh com caixa boa mesmo .

Obrigado a vcs + uma vez, estou aprendendo muito, ja deu uma melhorada legal aqui com todas as dicas. agora é ouvir e sentir onde mais ta precisando.

Qto a ver onde o full toca com propriedade vai ser um pouco trabalhoso pra mim, mas vamos lá

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa Helton, nào foi essa intenção.

Me refiro a deixar o sony tocando pra baixo mesmo, isso é corte LP(low-pass, passa-baixa), e fazer este corte passa-baixa lá onde o full começar a responder bem mesmo, que deve ser na casa dos 250 ou 300hz, não conheço ele. Aí a transição entre o sony e o sansung fica boa, depois só ajuste fino nela.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

A okay, eh que ainda não sou familiarizado tb com os termos, mas realmente é isso q estou fazendo vc disse algo certo, bom vou ter de utilizar corte via amp mesmo, no player eu não achei esse corte, soh pelas regulagens de ganho, mas isso mesmo assim deixa passar as frequencias indesejadas. ( percebi isso qdo coloquei para tocar os 20Hz e os Sansung deram pulos aqui ^^ ai regulei o HPF e pronto eles ficaram silenciosos quietinhos no lugar deles rsrsr..

Atualizando as Regulagens pro pessoal acompanhar:

FrontHPF:160Hz: Sansung 2,5": Som ta bem equilibrado agora, gostosinho, faltando ajuste fino

-6dB - -6dB - -6dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - +2dB - +3dB

RearHPF:Off: Sansung 2,5":Sony Branquinhos 5": ( com a impressão de algum sub pequeno em algum lugar )

63Hz - 100Hz - 160Hz - 250Hz - 400Hz - 630Hz - 1kHz - 1.6kHz - 2.5kHz - 4kHz - 6.3kHz - 10kHz - 16kHz+

+6dB - +5dB - +4dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB

Compartilhar este post

Link para o post
... no player eu não achei esse corte, soh pelas regulagens de ganho, mas isso mesmo assim deixa passar as frequencias indesejadas.

Mas o ganho ñ muda corte de freqüências. C/ele, vc trabalha a sensibilidade dos equipos.

FrontHPF:160Hz: Sansung 2,5": Som ta bem equilibrado agora, gostosinho, faltando ajuste fino

-6dB - -6dB - -6dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - +2dB - +3dB

RearHPF:Off: Sansung 2,5":Sony Branquinhos 5": ( com a impressão de algum sub pequeno em algum lugar )

Gostou mais c/o EQ assim?

Tem certeza q esse full tá descendo tanto? Mesmo se tiver, eu deixaria o Sony subir até uns 300hz.

Deixa o full c/o EQ todo em 0dB e altera (p/mais) só as faixas 10khz e 16khz.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas o ganho ñ muda corte de freqüências. C/ele, vc trabalha a sensibilidade dos equipos.

Gostou mais c/o EQ assim?

Tem certeza q esse full tá descendo tanto? Mesmo se tiver, eu deixaria o Sony subir até uns 300hz.

Deixa o full c/o EQ todo em 0dB e altera (p/mais) só as faixas 10khz e 16khz.

Bom o q estou tentando fazer ali, é achar essa reverberação q esta aqui, vou manter daquele jeito por enqto, mais pra frente eu dou uma mexida, mas ainda quero ouvir mais assim, vou tentar fazer um tratamento com cobertor para ver se naum é por conta dos móveis, mudar de posição, mas essa mudança deu uma detalhada melhor, segui seu conselho e subi pra 0 o q estava -6dB, ta mais gostoso sim, pequenos ajustes agora eu ja estou começando a perceber as diferenças, o SOM fica o dia todo ligado aqui e eu ouvindo rsrs.

+ um tempo de audição e coleta de informações, detalhe, meu som agora está 100% melhor q a primeira regulagem ( nossa qta diferença uma regulagem de EQ) ainda mais estou percebendo q cada falante exige uma EQ diferente, para q ele possa reproduzir de uma forma mais otimizada possível.

Abraços e de ouvidos abertos e olhos tb para ler tudo aqui tb ^^ Vcs estão me ajudando muito, o Forum ta me ajudando muito xD

-0dB - -0dB - -0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - +3dB - +5dB

Compartilhar este post

Link para o post

Eu daria um grau nos 10 e 16 Khz. Também cortaria o samsung em 250 a 300 Hz passa alta. Abaixo disso não tocam muito bem, já pude testar. E o sony toca ... se estiver direcionado então, melhor ainda.

Tweeter só se for bem bom, pra tocar de 8, 9 khz pra cima.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Q bom q tá dando tudo certo. :legal:

O legal de deixar os falantes ligados é q já vai amaciando. huehuehuehue!

Compartilhar este post

Link para o post

é gente o som ta ficando maneiro, ta ficando do jeito q eu gosto, de dar aquelas surpresas durante a musica um som + forte q se destaca hehe ta ficando gostoso, e ja to pensando aqui um 4 way oO

Isso mesmo 4 vias aqui

Acho q vai ficar muito intressante, o problema vai ser amplificar tudo, vou ter de usar ótimos friltros e estudar um corte perfeito:

Pelo meu gosto ficaria assim:

Amp Fosgate 4.6x

Front: TW tocando la em cima 7k ~9k pra cima

Rear: 2-Sansung em full, dos 400 ~7k

Amp Fosgate 4.6x (ou outro bom para graves e sub-graves)

Sub (aqui começa a brincadeira e meu problema tb):

Subgraves SONY 5" de (35)40 ~400Hz

Subsônico 10 ~12" cortado até ~40(35)Hz

Acho q vai ser sub-grave de mono e não estéro, eu quero sub-grave stereo, talvez tenha de fazer diferente la em cima ( FRONT = TW+FULL(Impedância?? Potência?? Equilíbrio??), REAR = SONY 5" + SUB)

Bom ja to com esse pensamento, ateh tenhum SUB JBL GT102 encostado aqui, mas acho q ele naum desce tanto, talvez eu teria de monta rum SUB com +1 par de falantes tipo os SONY só para os subsônicos mesmo^^

Bom não custa sonhar, mas acho q dá, enqto isso, vamos aprendendo com o q ja tenho, estou a procura de um AMP pra dar uma ajeitada melhor no som e tirar qualidade de todo conjunto para poder regular melhor, esta faltando detalhamento aqui ainda, mas ja percebe-se q esta no caminho, som esta se desenhando ^^

Estou a procura disso:

Fosgate 4.6x para amplificar tudo agora ( segunda etapa ele vai amplificar o TW + Full)

Tweeter << bom aqui não conheço o que vai me servir, teria q ser um TW muito bom aqui, agora vou valorizar ele^^se for o caso ja comprar um definitivo para todo meu set, ou qse la;

Amp 2 canais - Tem um Fosga 40x2 de um amigo sendo cotado, ele sera usado para tocar o SONY na saida SUB qdo o TW+FULL serem instalados nos 4 canais stereo ( ou 4 canais para o caso do projeto 4way realmente sair do sonho)

Aqui vai a dúvida do dia:

Pergunta:

A saída do SUB dos players ( mais específico do meu SONY 707) é dada por um par de RCA pré amplificado, essa saída é MONO ou STEREO?

Mono = pega as baixas frequencias de apenas um canal, o cohecido como primeiro canal, ou o canal mono, matando o palco sonoro.

Stereo = pega as baixas frequencias dos dois canais separados individualmente mantendo sua originalidade e consequentemente palco sonoro.

Quem puder me ajudar eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

PROLEMAS DETECTADOS

Os SONY tão distorcendo um pouco na casa (que aparenta pra mim) dos 40Hz ~160Hz ( é onde para o som macio e começa a bater mais as pancadinhas ali em baixo, tipo som de bateria + pro grave/ sub-grave

Sei q eh ali embaixo, qdo ouço umas musicas com uns sub/graves mais fortes e rapidos, da pra perceber q eles estão ficando meio descontrolados e dando uma distorção

Eu desci um pouco os graves la e outra coisa, to sentindo o som com uma batida + seca, o sub-grave não esta assim tão macio.

Seria isso REGULAGEM ou mesmo a falta de uma CAIXA APROPRIADA para os SONY?

Sera q isso controlaria?

Baixei as regulagens mascaroum pouco a distorção aqui....

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, parece q já tá judiando dos mids, hein! hehehe! Vc tá usando pouco volume p/eles. Assim, só c/pouca potência mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Eita, parece q já tá judiando dos mids, hein! hehehe! Vc tá usando pouco volume p/eles. Assim, só c/pouca potência mesmo.

Sim to manerando aqui ^^

Ta num som ambiente durante o dia, e a tarde/noite eu subo um pouquinho mais, apesar q eh uma falsa impressã de aumentar o volume, pois chega a noite, acaba o barulho da rua e se for ver mesmo ta no mesmo volume do som do dia a dia.

Nem da para aumentar mesmo com gosto ^^ toca muito eles aqui ^^

os 52W gerados por canal do SONY tão dando conta do recado e muito bem^^

O que falta mesmo é a caixa pra eles tocarem redondiho.

Bom eu estive vendo aqui

Cada caixa esta com +-3,5Litros livre (3,575ml) calculado o espaço interno disponível), mas a madeira não é rígida, percebi q o problema q estou ouvindo qdo da um grave forte é justamente a vibração da caixa ^^ a tal da ressonância ^^

Vou levantar um dinheiro e mandar fazer um par de TL's pra eles hehe xD vai ficar um canhão isso aqui, quero só ver qdo tiver tocando 20Hz tranquilo nesses falantes de respeito aqui rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

-0dB - -0dB - -0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - +3dB - +5dB

+6dB - +4dB - +2dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB - 0dB

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...