Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

heltonri

Tempra Sw-2way sq - 2ª Etapa: Started

Recommended Posts

Boss... <_< Há quem goste, mas eu dispenso, principalmente sendo p/SQ.

Tem muito amp c/especificações fantasiosas... e mesmo q sejam verdade, na hora de ouvir a conversa muda bastante.

Paciência rapaz... eu ñ deixaria de procurar um 4.6x p/pegar um Boss de forma alguma. Mas se o Boss fosse um Boss "By Sakata", ai poderia ser sim. :vts huehuehue!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de uma ajuda de vcs.

Primeiramente vou informar que dei um upgrade no setup, e agora esta un 3 way

Foi incorporado um amp residencial + o SUB JBL 10" ligados na saida do sub do player

Bom de graves e subgraves estou satisfeito, ouço tudo q preciso agora rsrs.

Mas o DETALHE IMPORTANTE do momento é o seguinte:

O som toca tudo, ouço todos os sons bem equilibrados, nada esta em excesso, pelo menos para meus ouvidos esta um equilibrado, porém, percebo q o som esta saindo um pouco preso no falante, parece q alguem esta segurando o falante bem de leve, principalmente nas vozes isso é bem perceptível, tanto como em agudos. Alguem poderia me auxiliar o que pode causar isso?

Estou ouvindo a + - uma semana, todos os tipos de sons, mas o que eu mais tenho afinidade são as músicas com vozes e sons detalhados, desde graves/sub-graves a agudos bem altos, passando por uma boa dose de médios rápidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Explica melhor isso. Como assim "um pouco preso no falante"? Está sentindo falta de TA, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Não alves

O que quero dizer é que o som ta meio apagado, abafado, esta um som fechado, qdo deveriam soar as notas, os acordes livres no falante, sera q eu consegui explicar?

Algo + simples, faça o teste em casa vc vai ver.

Coloque uma toalha de banho bem grossa na frente do falante qdo tiver ouvindo um som, preste atenção no som, agora tire a toalha, e ouça novamente, qdo a toalha esta na frente da caixa de som, o som fica preso, amarrado, sem detalhamento, é mais ou menos isto q estou sentindo aqui no meu som, ele esta meio abafado, eu mudei a equalização e deu uma melhorada, começou a realçar mais os detelhes, mas ainda naum esta bom, aqui vai a nova EQ:

EQ: Canais Frontais - Sansung 2,5" - FRONT HPF > 100Hz

63Hz +6

100Hz +6

160Hz +3

250Hz +2

400Hz +1

630Hz +0

1Khz +0

1.6Khz +0

2.5Khz +0

4Khz +1

6.3Khz +1

10Khz +4

16Khz +6

EQ: Canais Trazeiros - SONY Branquinhos 5" - REAR HPF > OFF

63Hz +6

100Hz +6

160Hz +4

250Hz +2

400Hz +1

630Hz +0

1Khz +0

1.6Khz +0

2.5Khz +0

4Khz +0

6.3Khz +0

10Khz +0

16Khz +0

SubWoofer > LPF 63Hz

Fader = 0

SubWoofer = 0

Compartilhar este post

Link para o post

Saquei. Um dos problemas é q vc tá precisando de tweeter ai. Outro, é acho q vc tá abusando do EQ e essa parábola tá te atrapalhando.

Tem certeza q ficou melhor c/o eq do jeito q vc postou ai?

Deixa tudo em 0dB (tanto o Sony quanto o Samsung) e eleva somente as altas. Depois, com o tempo e bastante audição, ai vc vai modificando uma ou outra faixa.

Compartilhar este post

Link para o post

nossa qnto tempo nao vejo um projetinho legal assim parabens...

onde achou os sony... preciso deles pra um projetinho que to fazendo ai! rsrs

parabens pelo projeto e nao esquente a cabeça por nao ser projeto com equipamentos caros... som como o seu é que da pau e feio em muito som com 4x mais investimento...

Tw eu iria facil de Nar titaneo...tenho e gosto mto viu...

tenho um gradiente hpa que iriam ficar show nos seus fulls e vou vender se quiser garanto nao vai se arrepender...

qnto ao amp eu iria de 4.6 mais tenho um GTA 480 e gosto mto dele... uso pra sub.. mais ja fiz testes com ele e me agradou mto principalmente pra mid, estou mudando pra SQPL e ele ficará um bom tempo no meu St ate eu ter grana pra por um amp de realmente Bom...

uma dica que eu te daria sem puxar sardinha pro meu amp... rsrs hpa nos Tw e Fulls(ele é ótimooo pra altas!) e blau Gta(vc compra novo parcelado! ajuda mto!) e sub... vai levar os mids e sub muito bem... como vc tem um carro grande, uma potencia um pouco maior pro sub vai te ajudar muito no sub grave... eu faria isso sem medo...

se tiver duvidas sobre o hpa pergunte ao kleberpa ele testou mto esse amp e te falo é muito detalhado... é um projeto clarion que foi comprado pela gradiente e feito a um tempinho atraz... rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, vlw, modifiquei e somente deixei os 10k e 16k equalizados, o restante esta em 0, vou ouvir assim essa semana e ver como fica, realmente eu não sei trabalhar com EQ, preciso mesmo muito aprender.

Rodrigo,

Obrigado por todas as dicas, bom por enqto meu som esta montado em meu quarto, rsrs ainda não foi pro carro, pq eu estou aprendendo a regular e tudo mais, como em um quarto vc tem melhor acustica, fica bem melhor pra aprender, e SUB não terá no carro, rsrs soh estou aqui pq ai precisa, mas no carro, serão os door-poods nos SONY feitos na litragem correta pra fazer eles descerem bem, ainda não fiz a caixa pra eles, estão em uma caixinha dutada com aproximadamente 3.5Litros aqui, somente pra começarem a tocar algo, rsrs não esta bom por isso tb, mas eles realmente tocam muito bem.

Esses SONY comprei de um amigo aqui do forum, esqueci o nome agora, mas vai la na primeira página, tem todas as infos inclusive de onde encontrar.

Qto à amplificação, como a condição $$ não está favorável, eu estou usando diretamente no player, mas estou em busca de um 4.6x ( 2 alias) acredito q cararia muito bem com meu SONY+SANSUNG e posterior TW, e talvez 1 canal extra, penso ateh em montar um sub 2 canais, 1 pra cada falante usando um par de 6" por ai tb, somente pra tocar de uns 40Hz pra baixo ( isso é futuro).

Por Enqto minha maior luta eh aprender a Equalizar isso tudo aqui rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Helton?

Acho que pra tirar um pouco a impressão que tens do som, eu cortaria os full's um tanto mais altos, na casa dos 200hz hpf com um slope, no chute, de 18db/oitava. Eq zero em tudo, dá um grauzinho justamente nos 200/250hz, um +2 no máximo. Vc vai precisar de um corte LP nesse sony. Enquanto estiver usando o sub, pode ativar o hp do mid, tenta uns 40hz, com bom slope tb, deixa o jbl dai pra baixo. Eq no zero, e deixa o hu mostrar pra que serve, aí avalia.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

Bom aleanz, fas tempinho q vc naum passa por aqui rsrs

Bom vamos la,

o HU eh um pouco limitado ( acho q bem limitado) tem umas opções básicas, realmente sinto falta de muito mais recursos aqui,mas é bom q mesmo eu não tendo esperiência ja esta sendo muito bom poder aprender com esta HU aqui

Fiz o q vc disse mas os cortes ficaram assim:

SANSUNG FrontHPF 160Hz

SONY RearHPF 63Hz ( é a mais baixa )

JBL - SUB LPF 63Hz

Ele não tem opção de sloop, somente o corte direto e não sei em que oitava ele faz os cortes, mas da um corte legal.

Qto a EQ agora deixei assim tudo zero exceto essas faixas:

SANSUNG FULLS

160Hz +2

250Hz +2

10Khz +4

16Khz +6

SONY

160Hz +2

250Hz +2

De resto tudo em 0, eu passo o dia todo ouvindo aqui, rsrs então fica bom pra pegar impressões.

Eu percebi q se eu deixar os SONY com HP o som fica meio seco, se deixar off os cortes, fica um grave mais macio em várias ocasiões, mas estou mantendo ele cortado nos 63Hz pq a caixa q eles estão não são eficientes, então melhor cuidar deles por enqto, mas da pra senti q ele responde com presença ali em baixo, ateh nuns 30Hz pelo menos ( e desce nos 20Hz pq testei tb), o que falta mesmo é SPL, mas ele é marcante e estou gostando, falta uma caixa q estou esperando entrar uma grana pra fazer um par de TL pra eles bem volumosas pra poder dar um grave/sub-grave de responsa.

Obrigado pela visita e pelas dicas, vou agora testar essas configs novas, e tirar minhas impressões, realmente sinto falta de + recursos como cortes, e mais regulagens nesse SONY, mas ele tem uma boa apresentação já, acertando as regulagens ele se revela.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca tive boas experiências com hu sony, já tive uma e sempre me soou muito artificial o som dela. Vc precisa de um corte lp pro mid. Recomendo vc trocar de hu assim que puder, do nada que conheço, recomendo apenas alpine ou kenwood, e claro, que tenha corte lp pro mid.

Como vc vai fazer esse corte? Seu ouvido é seu melhor guia.

Acompanhando.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal

Estou com ideia de troca do HU

Muitos me recomendaram Alpine, bom vou procurar um, porém eu não conheço nada dos modelos, gostaria de obter uns reviews, recomendações das experiências do pessoal, vou buscar o melhor em qualidade vs custo-benefício.

Sinto algumas deficiências nesse meu SONY q não são realmente "deficiências" mas sim minha exigência que estão maiores que o player pode me oferecer, são algumas delas:

Cortes de frequência mais precisos para todos os falantes

Sloop de corte ( acho q é isso q se fala né, qdo falanos em corte a 6dB/ 18dB a oitava) não sou muito familiarizado aos termos corretos, peço desculpas, mas estou me esforçando a aprender

Regulagem 3 way, para poder cortar, equalizar cada canal, cada falante, cada via

Como meu projeto esta em 3 way, e vou partir para un 4 way ( isso mesmo 4 way) ( 3 way no carro e 4 way aqui em casa)

3 way:

TW+FULL+SUB

4 Way

TW+FULL+SUB+subsonico <20Hz

Bom estou na configuração 3 Way aqui em casa, o som esta qse redondinho, mas sinto falta de muitas regulagens, como um corte mais detalhado para separar os SONY do SUB eu tenho corte a 63 Hz, isso é muito alto, eu precisaria de no minimo corte a 40Hz, e dai pra baixo.

Controle de TA, nem estou usando muito pois estou em um quarto, isso seria para projeto do carro, mas não é dispensável

Bandas Equalização, estou aprendendo a usar, e a identificar as frequências que mais me agradam, com as dicas do pessoal aqui, estou fazendo os testes, e tb mudando de um jeito q me agrada, e assim vou indo e aprendendo, estou aprendendo a conhecer os falantes, onde eles "falam" mais, suas deficiências e suas qualidades.

Bom agora estou afim de partir para algo mais "detalhado" mais "requintado" quero continuar nessa jornada ateh o High-Quality, em breve creio estar mudando de seção aqui no forum rsrs, mas ainda tenho q percorrer aqui por questões limitantes ($$$) rs

Bom agradeço a ajuda de todos, e venho pedir uma amostra dos Players de qualidade que podem me atender.

Coloquei o SONY a venda, e vou buscar um player melhor.

Abraços a todos..

Compartilhar este post

Link para o post

POSSÍVEL MUNDANÇA DE PROJETO SQ >> HI-FI

Pessoal, acho que vou estar mudando de projeto, e passar para um HI-FI, pelo que estou tentando buscar no meu som, acho que só um HI-FI vai poder me dar, portanto ai vai meus detalhes, peço a ajuda de todos.

Nescessidades do Player ( ou Pós-processador - Existe isso em som automotivo?? )

TA ( útil no carro, mas por enqto meu projeto esta todo no meu quarto ateh definição total)

CROSSOVER, preciso ter a liberdade de cortar na frequência que eu quero e com o sloop desejado, 6/12/18dB/Oitava, pois ai posso sim regular o som totalmente ao meu desejo sem ter um alto-falante colorindo levemente o outro, sinto que no momento esse é meu maior problema, e nã oquero ficar comprando um cross a cada semana pra mudar a regulagem, por isso quero um HU que o faça ou uma Pós Processador ( Existe isso no som automotivo?? )

Controle 4 way ( isso mesmo)

Tw + Full + (Mid ~30Hz+ Sub 30Hz pra baixo) ou (Sub até~20Hz+ Subsônico 20Hz pra baixo)

Sou Muito leigo no assunto, não conheço nada de equipos, somente minha vontade de ouvir mesmo, e meu gosto e o principal, eu sou um "Chato Exigente" rs sei tb que consigo montar meu sistema sem precisar comprar um cabo de 46 mil vedinhas nem um amp no valor de um New Civic ^^ isso nem posso pagar com certeza, estou num patamar bem diferente.

Bom, tenho ouvido o HU SONY 707 + Fulls Sansung 2,5" + SONY 5" + Sub JBL GT 102, não estão em caixas adequadas, mas o que mais esta mesmo me atrapalhando no conjunto não é a qualidade sonora, que ao meu ver esse player realmente surpreende pelo preço que paguei, assim como os falantes, mas ficam algumas limitações, aquela água de pedra que quero tirar que ele não tem recursos pra isso, então pensei, ou adicionar um PÓS-PROCESSADOR onde eu tenha total controde de EQ dw 20Hz a 20Khz ( o 707 tem de 63Hz a 16Khz), tenha um cortes Hi-Pass e Low Pass ( diria Band Pass eu acho ) para cada canal, com controle de sloop e frequência, assim por exemplo eu posso cortar meus SONY nos 100Hz a 12dB/Oitava e meus Sansung a 100Hz a 18dB/Oitava, estou louco para testar essa config, mas o 707 não deixa, ele só faz cortes HPF canais frontais/trazeiros e LPF para o SUB.

Falta tb sim um Tweeter que suba bem, e q desça ateh uns 4.5k por ai, onde possam mesmo detalhar bem o som, estou sentindo essa falta aqui no meu som, mas o Sansung da conta do recado, ele não cria buracos não, com um tapinha no EQ realmente fazem milagres aqui.

Bom estou sem AMP ainda sim, Somente os falantes ligados na saida do Player, mas pela qualidade q estou tendo aqui, não acredito q adicionando o AMP eu vou "ganhar" isso que eu sinto falta, realmente preciso de um controle melhor, sei que com um amp, o som "encorpa" mais, porém, não é isso q quero agora, antes de "encorpar" quero equalizar ele no meu gosto, o famoso "ajuste fino", para isso venho pedir ajuda dos colegas que puderem me ajudar no próximo passo, pois aqui surge a dúvida.

SE NOVO PLAYER, QUAL ESCOLHER?

Vi alguns comentários sobre:

1º - Alpine 7892

2º - Alpine 7894 ( com mp3, mas dizem que o som perde um pouco, qse imperceptível ao 7892)

3º - Alpine 7995 (com mp3)

4º - Clarion 955MC - tenho ouvido falar muito e tem 3way

Sei que qualidade e mp3 = inversamente proporcional rsrs, não quero aqui discutir esse detalhe, mas hj em dia quem não vive sem um MP3, ou pelo menos uma entrada aux, onde possa espetar um HD/USB ^^ com 30Gb de músicas High-Quality la, ai MP3 não faria falta nenhuma.

Meu Primeiro objetivo e nescessidade é a maxima qualidade com melhor custo x benefício

Tenho uma outra exigência tb, uma entrada auxiliar, para que eu possa ligar no meu PC aqui de casa, onde passo o som pela minha placa de som digital, e tb q essa entrada talvez possa servir para ligar um iPod, chaverinho^^ ou qq coisa que armazene uma boa qtd de músicas e não comprima, isso deverá ser estudado tb para ver o que teria de melhor para a função.

Infelizmente 90% das minhas músicas são MP3, mas estou começando um catálogo e garimpo para poder encontrar as originais com 100% de qualidade.

Bom conto com a ajuda dos colegas.

OPINEM SOBRE, O QUE SE PODE EXIGER AO MÁXIMO DO SONY 707DX

OPINEM SOBRE, QUAL MELHOR PLAYER DE QUALIDADE CONSIDERANDO UM DOS ( não o principal) FATORES CUSTO VS BENEFÍCIO.

OPINEM SOBRE, PÓS PROCESSADOR, EXISTE PARA SOM AUTOMOTIVO? SE SIM, QUAIS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS?

Lembrando que uso 8 canais, TW+FULL+MID+SUB, com um Pós-Processador seria facil resolver isso, já ocm player acredito q não tenha algum que controle assim um sistema 4 way".

Desde já mantenho meu projeto na geladeira, enqto isso vou me dedicar à confecção das caixas, até poder decidir sobre o 3º passoe enqto aguardo a opinião de vcs + Experientes.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que encontrei meu player perfeito

CLARION DRZ9255

Alguém tem algum comentário?

Ele tem tudo que eu preciso. Aguardo mais infos se existe algum outro player no mesmo padrão dele e se tiver, claro comparativos e opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que encontrei meu player perfeito

CLARION DRZ9255

Alguém tem algum comentário?

Ele tem tudo que eu preciso. Aguardo mais infos se existe algum outro player no mesmo padrão dele e se tiver, claro comparativos e opiniões.

Dream player, não se compara ao 7996, q é bem melhor q o famoso 7892, só q é um player mto caro para o sistema, a não ser q pretenda fazer ups no resto, iria de boa no 92, ficaria com um set mais coerente.

Compartilhar este post

Link para o post
Dream player, não se compara ao 7996, q é bem melhor q o famoso 7892, só q é um player mto caro para o sistema, a não ser q pretenda fazer ups no resto, iria de boa no 92, ficaria com um set mais coerente.

Opa Tatu,

Vlw por aparecer por aqui, vc tem um DRZ ja me disseram, rsrs vamos marcar uma apresentação? rsrs

Quero muito conhecer, vc falou vou dar uma analizada, um 7892 acho q uns 400,00 deve dar pra comprar ( estou certo?? ) e um DRZ vi na internet por uns 3.4k ( oO ) cainho mesmo, não olhei o e-bay ainda, não sou acostumado a ele, dependendo mesmo eu faço o que vc falou, da uma passada pelo 7892 e assim equilibra melhor os outros componentes, para ter realmente um Hi-Fi de entrada pelo menos, ai sim, ja parte para os upgrades, pq quero me dedidar em ups de falantes, amps, e cabos, player quero um logo definitivo.

Grande abraços, vou dar uma ligada la na loja pra marcar uma consulta rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...