Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
osmairps

Drive E St Em Paralelo Não Dá 4ohms?

Recommended Posts

...então no canal 3 posso ligar 4 ST tudo em paralelo que vai cair pra 2 ohms??

Certo !!!

...e no canal 4 drive também tudo em paralelo e também vai cair pra 2 ohms??

"No canal 4, 4 drivers em paralelo" cai para 2ohms !!!

Tá certo que 100wrms teóricamente vai dar apenas 25wrms pra cada, mas é só um exemplo.

Certo !!!

Ou então numa bridge (200wrms a 4 ohms) ligar apenas 2 drive em paralelo??

Os Drivers irão ficar em 4ohms casando com o Bridge que é 4ohms !!!

Ou drive e ST não precisam casar impedância com o ampli??

Precisa sim !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Longe de mim Roubar o Tópico do osmairps.

Mas acho que meu problema tem tudo haver com o que estamos falando aqui.

Acho que é uma prova complicada da "Impedância vS. Associação"

Mesmo problema

Peço desculpas para o osmairps por invadir o espaço dele....

Compartilhar este post

Link para o post

Então se eu fizer os devidos cortes e associar 1 driver+1 tw eles ñ irão alterar a impedancia (permanecerão em 8ohms) certo?

Deixa ver se eu entendi bem, no q disse acima ñ altera, mas então se eu cortar e associar 2 drivers+1 tw, cairá pra 4ohms pq terei 2 drivers trabalhando na msm faixa d frequencia....é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Um Super Tweeter em Paralelo com um Drive não faz a impedância cair para 4ohms exatamente mas cai !!!

É o que eu 'acho' tbm.

Bom, se for olhar pelo lado d q a impedancia ñ se modifica devido a faixa d atuação diferente d ambos (frequência), pq então q o rendimento dessa associação (drv+tw) é diferente dependendo do tipo d associação utilizada?

(no caso, paralelo tocar + do q em serie....e pra isso a impedancia tem q baixar pro amp. liberar + potencia.)

o-o- Pelo menos meus ouvidos sempre perceberam a diferença....acho q já tô ficando :pirou: com essa historia....

abraços galera

acompanhando...

no caso quando vc faz a ligação em série vc esta ligando duas bobinas de 8hom em séria! fazendo com q elas subam pra 16hom independent de frequencia!

Porque pra tocar o médio e o agudo essas frequêncisa vão ter q passar pelas duas bobinas, mesmo q uma delas naum responda na faixa de frequencia da outra, o sinal vai passar por uma bobina de 16hom! e ligando em pralelo vc vai cortar essa frequencia pra uma bobina e liberar pro outra, mas dai a impedancia naum cai! só c associar mas de 1 drive ou mais de 1 corneta q responda na mesma faixa de frequencia! é isso q acontece nesses cross passivos, a frequencia q passa pra 1 drive naum passa pro outro! fazendo com q a impedância final seja a mesma de entrada! acho q é isso!

Compartilhar este post

Link para o post
...então no canal 3 posso ligar 4 ST tudo em paralelo que vai cair pra 2 ohms??

Certo !!!

...e no canal 4 drive também tudo em paralelo e também vai cair pra 2 ohms??

"No canal 4, 4 drivers em paralelo" cai para 2ohms !!!

Tá certo que 100wrms teóricamente vai dar apenas 25wrms pra cada, mas é só um exemplo.

Certo !!!

Ou então numa bridge (200wrms a 4 ohms) ligar apenas 2 drive em paralelo??

Os Drivers irão ficar em 4ohms casando com o Bridge que é 4ohms !!!

Ou drive e ST não precisam casar impedância com o ampli??

Precisa sim !!!

Valeu mesmo JOÃO DA BANDA :legal: brigadão...

abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post
Longe de mim Roubar o Tópico do osmairps.

Mas acho que meu problema tem tudo haver com o que estamos falando aqui.

Acho que é uma prova complicada da "Impedância vS. Associação"

Mesmo problema

Peço desculpas para o osmairps por invadir o espaço dele....

Muito bom, assim tiramos nossas dúvidas em apenas um tópico... []-[]

abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico muito interessante mesmo!! rsrs

Bom e no caso de uma associação de 4 drivers fenolicos + 2 ST...... sendo tocados em um T400 por exemplo..... se ligar tudo em paralelo os drivers vão trabalhar em 2ohms?? E os Twiters como que ficam ai?

Lembrando isto tudo com seus devidos cortes trabalhando em frequencias independentes!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Bom e no caso de uma associação de 4 drivers fenolicos + 2 ST...... sendo tocados em um T400 por exemplo..... se ligar tudo em paralelo os drivers vão trabalhar em 2ohms?? E os Twiters como que ficam ai?

Lembrando isto tudo com seus devidos cortes trabalhando em frequencias independentes!

E ai Baraldi rsrs !!!

Como disse acima não chega à 2ohms mas fica próximo e quanto mais você aumenta o volume mais aprpxima de 2ohms !!!

A proteção do Amplificador às vezes não arma por você estar usando capacitor nos Super Tweeters ficando um corte em 6db/oct, pela rampa de corte não estar muito íngrime as Harmônicas que causam essa baixa de Impedância só ficam evidentes quando você aumenta o volume (é o mesmo que acontece quando você ouve 02 Alto Falantes e eles não descem mas quando você acopla 08 ou mais ai ele desce pois aquela Harmônica que ele responde pouco devido ao Subsonico ela se multiplica por um número maior que 02 ficando mais evidente).

Agora para usar devidos cortes a ponto de não cair a Impedância na associação

de Driver e Super Tweeter você usa um Crossover Ativo antes do Amplificador esse irá determinar a partir de quantos hz o conjunto vai tocar como é sabido que o Super Tweeter não pode começar tocando junto ao Driver você pega um Crossoverzinho tipo caixinha colocando no Super Tweeter para ele começar a responder em Ex. 5khz e o mesmo Crossoverzinho *Invertido nos Drivers (01 em cada) limitando a resposta do mesmo até 5khz na mesma ordem (db/oct) ai a impedância não cai Ex.02 Drivers 02 Super Tweeters em paralelo = 4ohms constante !!!

Acho que é isso !!!

Compartilhar este post

Link para o post

olha demorei mto pra enteder isso..

fiquei varios meses pensando e tentando entender.

nem entendi direito, mais sei que nao fica em 4ohms..

isso foi com base no que eu li.

o pq disso ja falaram aqui...

sei la, acredito meio assim hieueeae

Compartilhar este post

Link para o post

Abçx

nossa, como o pessoal chuta por aqui hehehe

Baraldi, independe da associação usada, repetindo a condição que vc falou (com cortes adequados), os 4 drivers fenólicos fecharão 2 ohms, ou seja, o amplificador enxergará 2 ohms nessa faixa de frequencia e na faixa dos 2 tweeters o amp enxergará 4 ohms, isso tudo uma aproximação, pois a soma das componentes vetoriais de cada impedancia nao será igual à soma dos módulos...

pelamor, conceitos básicos:

- 6dB/8a é coisa pacará, especialmente em altas frequencias onde nao trabalhamos com altas potencias, significa que na 1a harmonica a potencia já está em 1/4 da fornecida

- um crossover apenas "engana" o amplificador naquela faixa, fazendo-o dispender menor potencia naquela faixa onde o cross alterou a impedancia, logo um corte mais abrupto nada tem a ver com a faixa de frequencia vista pelo amplificador (aliás só se ele tivesse um sistema operacional interno, estamos quase lá...), mas tão somente a carga "diz" que exige mais ou menos corrente

- o fato de vários alto-falantes "baixarem" a resposta em frequencia, deve-se ao somatório (vetorial???) das frentes de onda de várias fontes emitindo simultaneamente que chegam ao ouvido com fases e amplitudes diversas e nao tem a ver com o tipo de corte usado, seja 6, 12, 18, 24, 36dB/8a

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abçx

Baraldi, independe da associação usada, repetindo a condição que vc falou (com cortes adequados), os 4 drivers fenólicos fecharão 2 ohms, ou seja, o amplificador enxergará 2 ohms nessa faixa de frequencia e na faixa dos 2 tweeters o amp enxergará 4 ohms, isso tudo uma aproximação, pois a soma das componentes vetoriais de cada impedancia nao será igual à soma dos módulos...

- 6dB/8a é coisa pacará, especialmente em altas frequencias onde nao trabalhamos com altas potencias, significa que na 1a harmonica a potencia já está em 1/4 da fornecida

- um crossover apenas "engana" o amplificador naquela faixa, fazendo-o dispender menor potencia naquela faixa onde o cross alterou a impedancia, logo um corte mais abrupto nada tem a ver com a faixa de frequencia vista pelo amplificador (aliás só se ele tivesse um sistema operacional interno, estamos quase lá...), mas tão somente a carga "diz" que exige mais ou menos corrente

- o fato de vários alto-falantes "baixarem" a resposta em frequencia, deve-se ao somatório (vetorial???) das frentes de onda de várias fontes emitindo simultaneamente que chegam ao ouvido com fases e amplitudes diversas e nao tem a ver com o tipo de corte usado, seja 6, 12, 18, 24, 36dB/8a

Agora Sim...

Valeu pelo esclarecimento delimaju..

Então no meu caso aqui amigo, estou certo em dizer que o Amplificador verá os Drivers e tweeters em 4 ohms.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...0entry1639156

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abçx

Agora Sim...

Então no meu caso aqui amigo, estou certo em dizer que o Amplificador verá os Drivers e tweeters em 4 ohms.

sim, apesar de vc estar utilizando dois cortes passa-alta, sendo o driver fenólico a impedancia irá girar em torno de 4ohms o tempo todo

PS: não haveria analogia nesse caso do sistema do Littledude se fosse driver titânio

Compartilhar este post

Link para o post

Abçx

Agora Sim...

sim, apesar de vc estar utilizando dois cortes passa-alta, sendo o driver fenólico a impedancia irá girar em torno de 4ohms o tempo todo

PS: não haveria analogia nesse caso do sistema do Littledude se fosse driver titânio

Muito obrigado delimaju..

Para quem está iniciando nesta área, uma afirmação "sem chutes" como vc colocou em pauta. ajuda bastante.

Só não entendi a parte "apesar de vc estar utilizando dois cortes passa-alta, sendo o driver fenólico"..

Sem querer te alugar meu amigo, vc teria alguma recomendação para esse iniciante?

abraço

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Tarciano você poderia ser mais claro !!!

Eu pergunto para você essa frase ...

Seria para oque eu postei ???

Outra coisa 02 Drivers 8ohms ligados em paralelo com um Super Tweeter 8ohms o Drive tocando de 500hz pra cima (ativo) e o Super Tweeter com um corte em 5khz 18db/oct (passivo) a impedância cai abaixo de 4ohms a ponto de levar um Amplificador (4ohms) armar proteção por impedância baixa ???

Compartilhar este post

Link para o post

Delima!!

Valeu!! Mais um conceito que agora tenho uma melhor noção hehe!!

Valeu!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado delimaju..

Para quem está iniciando nesta área, uma afirmação "sem chutes" como vc colocou em pauta. ajuda bastante.

Só não entendi a parte "apesar de vc estar utilizando dois cortes passa-alta, sendo o driver fenólico"..

Sem querer te alugar meu amigo, vc teria alguma recomendação para esse iniciante?

abraço

[]-[]

não está alugando de forma alguma... é q o pessoal falou tanto em cortes adequados, q parece necessário ser um filtro passa-faixa para os drivers e um passa-alta para os tweeters e nao eh bem assim, só isso

dê uma olhada em www.autosom.net/artigos :legal:

Editado por delimaju

Compartilhar este post

Link para o post
Tarciano você poderia ser mais claro !!!

Eu pergunto para você essa frase ...

Seria para oque eu postei ???

Outra coisa 02 Drivers 8ohms ligados em paralelo com um Super Tweeter 8ohms o Drive tocando de 500hz pra cima (ativo) e o Super Tweeter com um corte em 5khz 18db/oct (passivo) a impedância cai abaixo de 4ohms a ponto de levar um Amplificador (4ohms) armar proteção por impedância baixa ???

respondendo à segunda pergunta teoricamente não deveria acontecer, mas na prática pode ser diferente, vamos exemplificar para que todos entendam (não exija muito pois estou largando as informações aos poucos)

veja o gráfico de impedância da D-250X

perceba que em 5kHz a impedância ainda não subiu o suficiente para tornar-se irrelevante na soma (vetorial?), portanto é possível que desarme, mas é como eu já disse tudo é uma aproximação e ignorando outros parâmetros reais, como temperatura, sinal com distorção

curva_impedancia_d250x.png

quanto ao tipo de filtro, tanto faz (já to esperando o apedrejamento) se ativo, passivo, 6, 12, 24, 36dB/8a

PS: filtro ativo: o corte é feito por componentes ativos, como transistores

filtro passivo: o corte é feito por componentes passivos, como capacitores e indutores

Compartilhar este post

Link para o post
Delima!!

Valeu!

Abçx

valeu Baraldi! não entendo muito de som, mas eletrônica me viro heheh :P

Compartilhar este post

Link para o post
Delima!!

Valeu!

Abçx

Delimaju

Quando utilizamos corte de 1 ordem com capacitores, a impedancia final de por exemplo 1 driver 8 ohms e 1 tweeter 8 ohms, fica 8 ohms no final, porque temos a XC dos capacitores em serie com ambos, e essa XC varia com a frequencia.No final as impedancias de cada conjunto em paralelo vao resultar alto em torno dos 8 ohms mesmo.

Em se tratando de corte ativo, já não temos mais a XC dos capacitores e a coisa é diferente.Tanto que a potencia RMS admissivel, com cortes ativos cai bastante, mesmo este sendo de maior ordem.

em PA, mesmo utilizando cross ativo, muitos PAzeiro colocam capacitores bipolares, cortando cerca de uma oitava e meia abaixo do corte ativo, caso o AMP mande DC ou então alguem se passe no corte ativo, bauxando demais, ou até mesmo muma inversao de vias por acidente.Imagine um super tweeter sendo cortado a 500 HZ recebendo 100 wrms na bunda hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Delima!!

Valeu!

Abçx

Delimaju

Quando utilizamos corte de 1 ordem com capacitores, a impedancia final de por exemplo 1 driver 8 ohms e 1 tweeter 8 ohms, fica 8 ohms no final, porque temos a XC dos capacitores em serie com ambos, e essa XC varia com a frequencia.No final as impedancias de cada conjunto em paralelo vao resultar alto em torno dos 8 ohms mesmo.

Em se tratando de corte ativo, já não temos mais a XC dos capacitores e a coisa é diferente.Tanto que a potencia RMS admissivel, com cortes ativos cai bastante, mesmo este sendo de maior ordem.

em PA, mesmo utilizando cross ativo, muitos PAzeiro colocam capacitores bipolares, cortando cerca de uma oitava e meia abaixo do corte ativo, caso o AMP mande DC ou então alguem se passe no corte ativo, bauxando demais, ou até mesmo muma inversao de vias por acidente.Imagine um super tweeter sendo cortado a 500 HZ recebendo 100 wrms na bunda hehehe.

Mas o corte passivo num cai em 40% a eficiencia do alto-falante? Esse capacitor para evitar DC então reduz a eficiencia do conjunto?

Compartilhar este post

Link para o post
Delimaju

correto, não tinha me lembrado nesse detalhe, retiro o que eu disse sobre não fazer diferença o corte ativo ou passivo, aquela teoria só vale para corte passivo, com corte ativo teremos a própria impedância do falante vista pelo amplificador

assim, no ex. de 2 drivers com corte ativo + 1 st com corte passivo a impedância, na faixa do st, será de aprox. 2,67ohms, podendo desarmar o amp

e quanto à ordem do filtro continua valendo, tanto faz a ordem para a impedância vista pelo amplificador

eu até ja havia falado nisso tempos atrás em algum tópico, até postei essa figura

filtros.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

... respondendo à segunda pergunta teoricamente não deveria acontecer, mas na prática pode ser diferente, vamos exemplificar para que todos entendam (não exija muito pois estou largando as informações aos poucos) ...

Como você respondeu somente a segunda perguta e a primeira ficou no ar vou entender que a seguinte frase ...

foi para mim !!!

O Baraldi perguntou:

Abçx

Baraldi, o amigo Delimaju esta equivocado o Amplificador ira enxergar 2ohms nos Drivers e 4ohms nos Super Tweeters somente se você não deixar os Drivers responder a mesma Frequência dos Super Tweeters (mesmo no final da faixa dos Drivers) para isso você devera terminar a resposta dos Drivers aonde começar as dos Super Tweeters (com capacitor será muito difícil).

Ex:

- Driver tocando de 500hz à 5khz

- Super Tweeter tocando de 5khz pra cima

Aonde um termina o outro começa e o aumento de Impedância dos Super Tweeters acabaria funcionando como um atenuador natural para eles !!!

Delimaju:

- 6dB/8a é coisa pacará, especialmente em altas frequencias onde nao trabalhamos com altas potencias,

O Senhor esqueceu que estamos falando sobre "Trio Elétrico" onde é de costume usar no mínimo 04 Drivers tocando a +- 100Wrms cada que somados da 400Wrms "pra mim" isso é uma Alta Potência !!!

E fazer corte com Capacitor que é 6db/oct não acho que isso "é coisa pacará" pois a maior incidência de queima de Drivers esta diretamente ligada ao uso deles !!!

Se o Senhor usar Capacitor o Super Tweeter não estará respondendo precisamente a partir de 5khz Agora se você usar um Crossover Passivo (Tipo Aquelas Caixinhas) em 18db/oct (corte mais abrupto) ai ele irá estar mais tempo tocando junto ao Driver fazendo a Impedância cair !!!

O Senhor não entendeu oque eu quis dizer talvez seja por eu não ter usado termos técnicos (que hàs vezes deixam a resposta "bonitinha") mas vamos lá:

Quando são instalados 02 Alto Falantes da marca X para trio elétrico com um corte subsônico em 40hz 24db/oct (nesse caso o subsônico é necessário pois as frequências abaixo de 40hz no Alto Falante são transformadas em calor aquecendo desnecessáriamente o Conjunto Magnético) você não tem a sensação de Sub Grave que teria se fossem 08 10 ou 12 Alto Falantes na mesma condição pois a Inércia dos cones junto ao aumento de área de Cone faz sobresair a "Harmônica" daquela frequência (Sub Grave) mas para isso se faz necessário o uso de 01 Amplificador tocando o Acoplamento se forem colocados vários Amplificadores esse efeito não aparece (conforme proporções) !!!

Se eu não estiver errado, cadê o chute ???

Agora se eu estiver errado me corrija pois estou aqui para aprender também !!!

Mas sem menosprezo, esse negócio de ler +- uma resposta e ja ir dizendo que "o pessoal chuta por aqui hehehe" sem nem citar o nome do "pezudo" que chutou é no mínimo antipático !!!

Editado por JOAO DA BANDA

Compartilhar este post

Link para o post
Como você respondeu somente a segunda perguta e a primeira ficou no ar vou entender que a seguinte frase ...

foi para mim !!!

não foi pra vc, foi pro trio em geral, to provocando mesmo, pra não deixar cair muito o nível por aqui, veja minha assinatura

O Baraldi perguntou:

Abçx

Baraldi, o amigo Delimaju esta equivocado o Amplificador ira enxergar 2ohms nos Drivers e 4ohms nos Super Tweeters somente se você não deixar os Drivers responder a mesma Frequência dos Super Tweeters (mesmo no final da faixa dos Drivers) para isso você devera terminar a resposta dos Drivers aonde começar as dos Super Tweeters (com capacitor será muito difícil).

Ex:

- Driver tocando de 500hz à 5khz

- Super Tweeter tocando de 5khz pra cima

Aonde um termina o outro começa e o aumento de Impedância dos Super Tweeters acabaria funcionando como um atenuador natural para eles !!!

foi o que eu disse, pois o Baraldi citou "Lembrando isto tudo com seus devidos cortes trabalhando em frequencias independentes!", daí conclui-se que utiliza um passa-faixa para os drivers e pontos de corte adequados às curvas de impedância de ambos falantes

veja minha resposta: é igual à sua e ainda frisei "repetindo a condição que vc falou (com cortes adequados)"

"Baraldi, independe da associação usada, repetindo a condição que vc falou (com cortes adequados), os 4 drivers fenólicos fecharão 2 ohms, ou seja, o amplificador enxergará 2 ohms nessa faixa de frequencia e na faixa dos 2 tweeters o amp enxergará 4 ohms..."

onde estou equivocado? <_<

O Senhor esqueceu que estamos falando sobre "Trio Elétrico" onde é de costume usar no mínimo 04 Drivers tocando a +- 100Wrms cada que somados da 400Wrms "pra mim" isso é uma Alta Potência !!!

E fazer corte com Capacitor que é 6db/oct não acho que isso "é coisa pacará" pois a maior incidência de queima de Drivers esta diretamente ligada ao uso deles !!!

Senhor está no céu heheh... pro cara ter 400W de médio, na minha concepção (ou opinião) deverá ter no mínimo 5 vezes de graves, 2000W pra um mínimo de equilíbrio... a maior incidência de queima de drivers deve-se ao excesso de potência e não ao corte inadequado

Se o Senhor usar Capacitor o Super Tweeter não estará respondendo precisamente a partir de 5khz Agora se você usar um Crossover Passivo (Tipo Aquelas Caixinhas) em 18db/oct (corte mais abrupto) ai ele irá estar mais tempo tocando junto ao Driver fazendo a Impedância cair !!!

não entendi essa parte, vc está analisando tempo, mas em impedância se faz a análise no domínio da frequência

um capacitor também é um crossover passivo, de 1a ordem (6dB/8a)

[parênteses]

para os que não ainda não leram os artigos do autosom

1a ordem = corte de 6dB/8a

2a ordem = corte de 12dB/8a

3a ordem = corte de 18dB/8a

4a ordem = corte de 24dB/8a

5a ordem = corte de 30dB/8a

6a ordem = corte de 36dB/8a

...

[/parênteses]

no ponto de corte todos estes estarão aprox. 3dB abaixo e na 1a harmônica, onde se dá a primeira relevante atenuação, no corte 6dB/8a essa atenuação é de 87% e no 18dB/8a é de 99%... vc acha q 11% de 100W (11W) vai fazer tanta diferença para um driver de 100W? eu não.

O Senhor não entendeu oque eu quis dizer talvez seja por eu não ter usado termos técnicos (que hàs vezes deixam a resposta "bonitinha") mas vamos lá:

Quando são instalados 02 Alto Falantes da marca X para trio elétrico com um corte subsônico em 40hz 24db/oct (nesse caso o subsônico é necessário pois as frequências abaixo de 40hz no Alto Falante são transformadas em calor aquecendo desnecessáriamente o Conjunto Magnético) você não tem a sensação de Sub Grave que teria se fossem 08 10 ou 12 Alto Falantes na mesma condição pois a Inércia dos cones junto ao aumento de área de Cone faz sobresair a "Harmônica" daquela frequência (Sub Grave) mas para isso se faz necessário o uso de 01 Amplificador tocando o Acoplamento se forem colocados vários Amplificadores esse efeito não aparece (conforme proporções) !!!

agora está bem explicado (terminar com um elogio né [¨] ), mas o subsônico (24dB/8a) serve para proteger o falante (do aquecimento como vc falou) e tentar amenizar o efeito da compressão dinâmica, isto tudo devido às características construtivas de subwoofers e woofers

o aumento da área de cone é o que faz o surgimento de frentes de onda com maior amplitude, gerando no somatório uma harmônica perceptível pelo ouvido humano

se fossem vários amplificadores sincronizados creio q o efeito seria o mesmo

só o fato de vc estar respondendo, julgo de grande importância, pois alguns com mais conhecimento aqui no fórum simplesmente se omitem, deixando o subfórum trio à mercê de interpretações errôneas, como tenho visto em alguns tópicos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou anotando tudo!! rsrs

Agora só preciso de um dicionário e um livro de Eletrônica para Dummies.. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...