Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
osmairps

Drive E St Em Paralelo Não Dá 4ohms?

Recommended Posts

Drive e Super Tweeter em paralelo não cai pra 4 ohms??

O ampli vai "enxergar" 8 ohms mesmo ligado em paralelo??

Me expliquem aí pessoal, ou me deem um caminho, quero entender, já pesquisei mas não encontrei nada a respeito, encontrei somente sobre casamento de impedância entre falantes, o que eu já sei...

Tópico

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando os capacitores certos, não cai.

Use capacitor de 2,2uF nos tweeters, que o corte fica bem alto, perto de 10KHz, onde o driver já está com impedância relativamente alta. Aí vc pode ligar em paralelo à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post
Drive e Super Tweeter em paralelo não cai pra 4 ohms??

O ampli vai "enxergar" 8 ohms mesmo ligado em paralelo??

Me expliquem aí pessoal, ou me deem um caminho, quero entender, já pesquisei mas não encontrei nada a respeito, encontrei somente sobre casamento de impedância entre falantes, o que eu já sei...

Tópico

abraços

amigão eu acho que o ampli nao vai mandar a mesma faixa de potencia pros dois , mais eu acho que ele vai enxegar 4 ohms sim , eu sempre liguei assim , e nunca tive problemas, cada um tem sua resposta de frequencia especifica, mais creio eu que a regra é clara 8+8 em paralelo cai pra 4 ohms indepemdente do tipo de falante. alguem me corrige se eu estiver errado.

Compartilhar este post

Link para o post

ja ouvi falar algo parecido

alguem explica direitinho ai ??

Compartilhar este post

Link para o post

Porque eles respondem em frequencias diferentes e quanto maior a frequencia mais o drive fenolico tem impedância alta.

Compartilhar este post

Link para o post

"Particularmente", ñ acredito q a impedancia ' ñ se modifique' na ligação entre drv+tw, feitos quaisquer cortes.

Posso até estar sendo um "ignorante" falando isso o-o- ....mas se fosse assim eles(drv+tw) teriam d tocar o msm, tanto em serie qto em paralelo...e pra mim a diferença sempre foi perceptivel (dependendo da associação utilizada), já q o amp. libera determinada potencia d acordo com o resultado da impedancia das associações. (ou a impedancia sobe d qualquer forma ligando em serie???)

(calma hein gente! foi o q eu pensei qdo vi essa discussão, tbm preciso d esclarecimentos.)

Quem sabe eu ñ tenha postado + uma perola... :vts )

abraços

Editado por efshope

Compartilhar este post

Link para o post
"Particularmente", ñ acredito q a impedancia ' ñ se modifique' na ligação entre drv+tw, feitos quaisquer cortes.

Posso até estar sendo um "ignorante" falando isso o-o- ....mas se fosse assim eles(drv+tw) teriam d tocar o msm, tanto em serie qto em paralelo...e pra mim a diferença sempre foi perceptivel (dependendo da associação utilizada), já q o amp. libera determinada potencia d acordo com o resultado da impedancia das associações. (ou a impedancia sobe d qualquer forma ligando em serie???)

(calma hein gente! foi o q eu pensei qdo vi essa discussão, tbm preciso d esclarecimentos.)

Quem sabe eu ñ tenha postado + uma perola... :vts )

abraços

O que eu sei sobre isso é o seguinte: tem que haver um corte ATIVO na frequencia do driver (ou seja, entre 600 e 1200Hz) e um corte PASSIVO, seja com capacitor ou divisor, para as tweeters (entre 5000 e 7000Hz). Se não for feita assim, a comparação não é válida.

Tanto os drivers, quanto os midbass no kit 2 vias, tem um passa-baixa natural devido a sua estrutura física, onde quanto maior a frequencia reproduzida, maior a impedância.

Isso é o que eu sei.

Compartilhar este post

Link para o post

o q aconteve é o seguinte! Um tal amplificador manda 200wrms de 20hz a 20khz (é só um exemplo)

c vc pegar 3 unidades (woofer, driver e STW! Uma q Trabalhe de 80 a 1khz, outra 1khz a 5,5khz e o st de 5,5khz a 20khz, como eles naum estão trabalhando na mesma faixa de frequência, a potencia naum c divide cada drive vai receber os 200wrms, só q cada um na sua faixa de frequencia! e a impedancia naum cai!

é como vc tivesse trabalhando com 1 unico conjunto q trabalha de 80hz a 20khz!

agora c vc associar 2 STW de 8hom trabalhando na mesma faixa de frequencia... ai sim a impedancia cai e a potencia vai ser dividida entre eles! os mais entendidos q me corrijam c eu estiver errado!

Um Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

kit 2 vias então é 2ohms [?] [^]

como o ernany falou, se usar os capacitores certos, ou um cross passivo 2 vias, a impedancia não vai cair, visto que são 2 equipamentos recebendo seus devidos cortes, aonde um não vai interferir ao outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Por + q eu tente, isso ñ entra na minha cabeça...

aahh, se fosse assim, reboque ia ser pouco pros nego pendurar as tralhas e ñ gastar nada de modulo.... :pirou:

(????????????????????????????)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu saiba a Impedancia é variavel conforme a frequencia, porem não apenas esta, no caso de subwoofers a até a caixa pode alterar a impedancia do sub numa determinada frequencia, por isso o driver e o tw em paralelo não tem sua impedancia menor, já que a resposta do driver e do tw vão ser diferentes. Quanto a usar um passa baixa no driver não sei se é de extrema importancia, porem é bom pois dá uma controlada nisso. Se você analisar a curva de impedancia de um alto-falante qualquer vai ver que em poucas passagens ele atinge sua impedancia descrita ou menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Para a impendancia cair os falantes tem que estar respondendo à mesma faixa de frequencia por isso que em kit duas vias por exemplo(midwoofer 4ohms e tweeter 4 ohms) o amplificador enxerga 4 ohms e nao 2 pq cada transdutor responde a uma faixa de frequenciaespecifica imposta pelo crossover , no caso do tweeter prof com capacitor de 2,2 que pelo o que o Kleber falou corta em +- 10000herts abaixos disso o capacitor corta e o driver por sua caracteristica propia nessa faixa e ja tera uma alta de impendancia ( aqui em casa nao esta abrindo o site da selenium para eu confirmar certinho) muito acima da nominal o que quase que funciona como um corte tambem ...espero ter conseguido explicar hehe

Compartilhar este post

Link para o post

é isso mesmo q falaram, porém em eletrônica não podemos ir com tanta sede... a impedância nominal é a impedancia vista pelo amplificador na frequencia de ressonância do falante, mas a resultante da impedância de dois falantes, q eh uma variável complexa, será a resultante da soma (vetorial?) das duas impedâncias, o que eu duvido ser exatamente 8 ohms ao longo de toda a faixa de frequência, mas sim algo próximo

PS (pros malas inclusive eu): uma variável complexa pode ser expressa com uma parcela imaginária do tipo a+bi, sendo i = V-1 (pesquisar números complexos) ou através de uma representação vetorial ou fasorial do tipo a/Xo (pesquisar fasores ou representação fasorial)

a,b=naturais

V=raiz quadrada

/=fase do vetor (fasor)

X=-90 a 90

o=graus

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Para a impendancia cair os falantes tem que estar respondendo à mesma faixa de frequencia por isso que em kit duas vias por exemplo(midwoofer 4ohms e tweeter 4 ohms) o amplificador enxerga 4 ohms e nao 2 pq cada transdutor responde a uma faixa de frequenciaespecifica imposta pelo crossover , no caso do tweeter prof com capacitor de 2,2 que pelo o que o Kleber falou corta em +- 10000herts abaixos disso o capacitor corta e o driver por sua caracteristica propia nessa faixa e ja tera uma alta de impendancia ( aqui em casa nao esta abrindo o site da selenium para eu confirmar certinho) muito acima da nominal o que quase que funciona como um corte tambem ...espero ter conseguido explicar hehe

exato, no caso, o drive fenólico, (assim como qualquer equipamento), tem sua resposta em função de suas caracteristicas. Um drive fenólico ja esta praticamente morto na frequencia do st. Alguns ja estão praticamente mortos acima de 6khz até hehehe

nesse instante, ele nem responde mais, como se tivesse um passa baixo. O st por sua vez, recebendo um corte alto, se diferencia do drive.

em resumo, os 2 não tocam a mesma frequencia e tem uma separação um tanto "destinta", então, analisando por esse ponto, a impedancia final vai ficar proximo a casa dos 8ohms.

basta pensar em um kit 2 ou 3 vias...tudo está em função da separação da frequencia.

Compartilhar este post

Link para o post

juranda

O site da Selenium foi invadido por Hacker e esta sendo Reparado !!!

osmairps

Um Super Tweeter em Paralelo com um Drive não faz a impedância cair para 4ohms exatamente mas cai !!!

Vou te dar um exemplo prático:

No meu carro eu tinha 04 Drivers D405 e 02 Super Tweeters Trinyum ligados em uma VX4.8 Performance (4x150Wrms @ 2ohms ou 2x300Wrms @ 4ohms Bridge) da seguinte forma 02 Drivers e 01 Super Tweeter em Paralelo em cada Bridge com um Crossover com um corte de 500Hz 24db/oct os Super Tweeters com os respectivos Capacitores !!!

Como não estava gostando do agudo dos Tweeters resolvi tirar os Capacitores e colocar um Crossoverzinho (tipo caixinha) em 5Khz 18db/oct o agudo ficou bem melhor mas quando eu aumentava o volume o Amplificador armava a proteção pois nesse caso ele começou a enxergar uma Impedância menor que 4ohms troquei por um VX Vento 02x300Wrms @ 2ohms coloquei cada conjunto em um canal e o problema foi resolvido !!!

Então existem casos e casos !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um Super Tweeter em Paralelo com um Drive não faz a impedância cair para 4ohms exatamente mas cai !!!

É o que eu 'acho' tbm.

Bom, se for olhar pelo lado d q a impedancia ñ se modifica devido a faixa d atuação diferente d ambos (frequência), pq então q o rendimento dessa associação (drv+tw) é diferente dependendo do tipo d associação utilizada?

(no caso, paralelo tocar + do q em serie....e pra isso a impedancia tem q baixar pro amp. liberar + potencia.)

o-o- Pelo menos meus ouvidos sempre perceberam a diferença....acho q já tô ficando :pirou: com essa historia....

abraços galera

acompanhando...

Editado por efshope

Compartilhar este post

Link para o post

Assunto muito bom de fato, mas eu acredito que se tudo estiver com seus devidos cortes, nao cai a impedancia nao.

Basta ver esses divisores de 2 vias passivo que vendem por ai, vc liga 2 equips de 8ohms cada e no final, a impedancia ainda é 8ohms, e nao tem resistor nenhum na placa... se nao for essa explicação, nao sei qual é

Editado por Tato_Moura

Compartilhar este post

Link para o post

Olha ai galera

http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF1536DB

Número de vias 3 (graves, médios, agudos)

Freqüências de corte 1,8 kHz e 5,6 kHz @ 8 Ohms

Máxima potência 150 W (rms)

Tipo de Filtro Linkwitz-Riley

Ordem 1ª Ordem (6 dB/8ª)

Dimensões 160 x 55 x 60 mm

Peso aproximado 300 g

Atenuação ---

Informações adicionais ---

Aplicação Um Alto-falante, um Driver e um Tweeter.

Preço ao Consumidor (*) R$ 50,37

é uma assossiação como a que eu citei acima, e o resultado final é 8 ohms.

Woofer em FULL, corneta a 1,8 e st a 5,6 = 8ohms, a teoria da faixa de frequencia parece que esta certa mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Assunto muito bom de fato, mas eu acredito que se tudo estiver com seus devidos cortes, nao cai a impedancia nao.

Basta ver esses divisores de 2 vias passivo que vendem por ai, vc liga 2 equips de 8ohms cada e no final, a impedancia ainda é 8ohms, e nao tem resistor nenhum na placa... se nao for essa explicação, nao sei qual é

Finalmente!!!

Fiz essa mesma pergunta 3 Dias atrás só o efshope me respondeu..

Pensei que só eu estava tendo essa dificuldade..

O pouco que sei Hoje, graças a alguns amigos aqui, é que a impedância só será reduzida caso os componentes trabalhem na mesma frequência.

A mesma coisa que muitos já disseram aqui..

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Para não cair a Impedância teria que ser assim:

Drive D405 toca de 500Hz até 5khz e o Super Tweeter começa a responder em 5khz cortes na mesma ordem (db/oct) ai o conjunto fica em 8ohms !!!

Para fazer isso é só pegar o mesmo Crossoverzinho usado no Super Tweeter e pedir a um Técnico para inverte-lo para passa Baixa 5khz (coisa simples) e coloca-lo no Driver !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Olha ai galera

http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF1536DB

Número de vias 3 (graves, médios, agudos)

Freqüências de corte 1,8 kHz e 5,6 kHz @ 8 Ohms

Máxima potência 150 W (rms)

Tipo de Filtro Linkwitz-Riley

Ordem 1ª Ordem (6 dB/8ª)

Dimensões 160 x 55 x 60 mm

Peso aproximado 300 g

Atenuação ---

Informações adicionais ---

Aplicação Um Alto-falante, um Driver e um Tweeter.

Preço ao Consumidor (*) R$ 50,37

é uma assossiação como a que eu citei acima, e o resultado final é 8 ohms.

Woofer em FULL, corneta a 1,8 e st a 5,6 = 8ohms, a teoria da faixa de frequencia parece que esta certa mesmo

Sim, está... basta pegar o gráfico de impedância do falante pra ver como ela se comporta.

Compartilhar este post

Link para o post
juranda

O site da Selenium foi invadido por Hacker e esta sendo Reparado !!!

osmairps

Vou te dar um exemplo prático:

No meu carro eu tinha 04 Drivers D405 e 02 Super Tweeters Trinyum ligados em uma VX4.8 Performance (4x150Wrms @ 2ohms ou 2x300Wrms @ 4ohms Bridge) da seguinte forma 02 Drivers e 01 Super Tweeter em Paralelo em cada Bridge com um Crossover com um corte de 500Hz 24db/oct os Super Tweeters com os respectivos Capacitores !!!

Como não estava gostando do agudo dos Tweeters resolvi tirar os Capacitores e colocar um Crossoverzinho (tipo caixinha) em 5Khz 18db/oct o agudo ficou bem melhor mas quando eu aumentava o volume o Amplificador armava a proteção pois nesse caso ele começou a enxergar uma Impedância menor que 4ohms troquei por um VX Vento 02x300Wrms @ 2ohms coloquei cada conjunto em um canal e o problema foi resolvido !!!

Então existem casos e casos !!!

Seguindo esse exemplo só pra entender:

Tenho um ampli que dá 4 x 100wrms a 2 ohms ou 2 bridge de 200wrms a 4 ohms, no canal 1 e 2 ta ligado um sub Bravox premium de 140wrms, então no canal 3 posso ligar 4 ST tudo em paralelo que vai cair pra 2 ohms?? e no canal 4 drive também tudo em paralelo e também vai cair pra 2 ohms??

Tá certo que 100wrms teóricamente vai dar apenas 25wrms pra cada, mas é só um exemplo.

Ou então numa bridge (200wrms a 4 ohms) ligar apenas 2 drive em paralelo??

Ou drive e ST não precisam casar impedância com o ampli??

abraço galera, to acompanhando...

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...