Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fanfarraum

Duvidas Contrução De Caixa

Recommended Posts

e ai pessoal beleza, estou precisando da ajuda de vcs

estou querendo comprar essa semana uma chapa de mdf para construção de uma caixa dutada e com os retalhos fazer os rack de modulo e tal.

eu tenho um Bicho Papão evolution de 12" bobina dupla de 2ohms e esta sendo empurrado por um HBM-2100 só pra ele.

1º) preciso saber qual seria a melhor litragem para a construção da caixa (escuto todo tipo de musik) e espaço naum é problema pois tenho toda a mala de um palio g3 pra monta a caixa. Gostaria de uma caixa com o maior SPL e sub-grave possivel (antes q mandem eu trok de falante, to sem $$ pra isso)

2º) como é feita a contrução da caixa dei uma olhada na busk mais naumj encontrei nd muito especifico a contrução em si como por exemplo, a fixação é feita com cola e parafuso, para colokr o parafuso eu jah parafuso direto ou faço aquele furo pequeno de guia para depois colokr o parafuso. c possivel gostaria q explikssem ou passassem um "tutorial" de construção de caixas.

Vl pessoal e toda ajuda será bem vinda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qnto a litragem amigo num posso te ajudar não mais qnto a construção da caixa sem plaina é ruim de tentar fazer se não tiver plaina e mesmo assim insistir compra bastante lixa e haja braço,,,,,,, ,,,, para fixar as placas vc deve passar cola de madeira juntar as partes depois vc faz o furo de guia que vai de acordo com a espessura do parafuso num presiça ser muito proximo não que o mdf é macio e vc corre menos risco de perder o furo parafusadeira eletrica ajuda muitooo que imagina colocar esse tanto de parafuso no braço hauhauhaua e coloca o parafuso eu gosto de colocar 1 parafuso a cada 7 cm,,,,, ,,,,,,,,,, outra coisa importante é o uso de massa plastica por dentro da caixa pra ajudar a vedar!! a espessura do parafuso vai ser de acordo com a espessura do mdf

algumas fotos para ajudar!!

dsc03849vd3.th.jpg

dsc03852tq9.th.jpg

E BOA SORTE!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, para ajudar o amigo e tirar minha dúvida.

Já ouvi comentarios aqui no forum sobre usar MDP ao invés de usar MDF pelo fato do MDP ser mais barato... é recomendável usar MDP?

Pode utilizar a furadeira (aquelas com duas velocidades, colocar na mais devagar) e utilizar como parafusadeira, alguem já fez isso?

Um abração

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, respondendoa alguns questionamentos, sobre a caixa do BP, tem um tópico no forum D.I.Y que fala sobre caixas dos subs da bomber, la deve ter a do seu sub.

Tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=59347

E aproveito para enfatizar.. de uma pesquisada antes de abrir os tópicos, tem muitas informações aqui no forum, vc vai achar muita coisa sobre caixa, até mesmo exemplos com fotos de construção.. de uam olhada no D.I.Y.

Tutorial sobre construção de caixas não sei se vai ter, mas não tem segredos... há alguns macetes e etc...

E sobre usar furadeira como parafusadeira, eu ja usei, só que o aperto final é bom ser na chave, porque ela tem o giro alto e bastante força, podendo cravar o parafuso na madeira (entrar na madeira).

Compartilhar este post

Link para o post

entaum gui, sobre esse tópico q vc postou eu jah tinha visto lido e comentado nesse tópico jah, a maior duvida era c essa caixa de 58 litros q o rodrigo fala saum jah descontado o sub e dutos ou c é a litragem bruta sem desconta nd. e outra coisa no tópico ele monta uma caixa para o BP evolution com bobina dupla de 4 e o meu é de 2

e a duvida principal era sobre a construção mesmo, pois a litragem estarei montando com algo em torno de 60 litros msm

mais de qualquer jeito valew pela dik pois todas as dicas saum uteis

e sobre o aperto é feito com a parafusadeira e depois com a chave como vc jah havia dito.

outra coisa, irei montar a caixa com mdf de 18mm (naum consegui acha o mdf de 20 ou superior) e com isso qual parafuso é melhor indicado????

vlw pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, sobre a caixa creio que não esteja descontados sub e duto.. pois o volume deve ser uns 60 e poucos litros bruto... o ideal seria que alguem simulasse esta caixa pra vc.. mas digo o seguinte, ja que vc quer spl e tal.. tem algumas dicas no tópico de SPL, tais como não deixar nenhum canto vivo dentro da caixa (arredondar as quinas), usar madeira bem grossa para a caixa não vibrar, no seu caso eu usaria mdf de 25mm. o lance de parafusar é se for utilizar a furadeira como parafusadeira... a parafusadeira pode apertar tudo com ela mesmo.

E o parafuso para a caixa, tem que ser longo, com rosca soberba e utilizar muita cola, pois a cola ja ira fixar muito.

Para arredondar os cantos vc pode utilizar uma massa de cola branca com pó de serra, ou massa plantis ou fazer de madeira também...

de uma lida por ai no forum, tem bastante coisa cara.

No caso de nao achar mdf assima de 18 mm, vc pode utilizar umas travas por dentro.. sao tipo uns reforços que parafusa de cima até embaixo, de um lado ao outro...feitos de mdf mesmo...

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
Da uma olhada sobre os macetes para spl aqui? http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=36380

acho q intendi, essas travinhas de mdf saum tipo aquelas de guarda roupa q são uns pino, to ligado qual é

vo manda uma MP pro rodrigo v c ele simula uma caixa dessas pra mim, dai qdo ele responde posto aqui a resposta

e sobre o arredondamento o lazaroxp deu a ideia de usar massa plastica pra arredondar os cantos de dentro

outra duvida precisa de reforço por dentro essas caixas?????

mais uma duvida, o q determina a frequencia q a caixa vai tokr é o duto, o volume da caixa ou os dois????

vlw povo

Compartilhar este post

Link para o post

Não Não.. as travas sao madeiras que vc parafusa na parte de cima até a de baixo, como se fosse um reforço para a caixa não abrir...uma tira de mdf de cima até embaixo no meio da caixa...

e a frequencia é o duto que determina.. claro que o volume tambem faz diferença...

ve se alguem simula pra vc.

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Não Não.. as travas sao madeiras que vc parafusa na parte de cima até a de baixo, como se fosse um reforço para a caixa não abrir...uma tira de mdf de cima até embaixo no meio da caixa...

e a frequencia é o duto que determina.. claro que o volume tambem faz diferença...

ve se alguem simula pra vc.

vlw

agora intendi o q é essa trava.

vo v c alguem simula pra mim essa caixa

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...