Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

erasmo

Como "equilibrar" Os Falantes?

Recommended Posts

Com dimensionar um sistema de som automotivo de forma que nenhum deles, tweeters, mid, subs, por exemplo, interfiram na nossa percepção um ao outro?

Exemplo:

Pode acontecer do sub ser tão mais potente, que o som dos tweeters fiquem encobertos, ou que o tweeter seja super dimensionado e os subs fracos...

Existe algum segredo, método ou técnica a ser feita, antes de comprar os falantes mais o amplificador, para que todo o sistema fique equilibrado? Qual?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo pouco que entendo vc deve primeiro corta as frequencia certas (divisor de freuquencia - crossover) para cada falante e no caso de um kit 2 vias atenuar (com resistores) os mids e os TW.

Já nos sub, é manerar um pouco na potencia e ajustar ganho (volume sonoro, não ganho do ampli) do modo que vc char que o som fike bom

Procure no autosom um tutorial sobre L-pad (atenuador), vc vai saber doque estou falando

Compartilhar este post

Link para o post

Vai de quantos subs vai colocar e de que tipo de som quer montar!

Se for SPL no maximo uma corneta e um ST por sub e eles tem de ser mais fracos, se for trio, primeiro que nem subwoofer é, é Woofer e dai enche de cornetas e ST afinal em trio qualidade não importa o negócio é fazer um barulhaço!

Frequencias quanto mais altas melhores se disperção no ar, por isso vai do modo que vc quer usar!

Fala pra gente se é som pra dentro, pra fora, o que pretender colocar e etc.flw

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente vc deve olhar as sensibilidades e potências de cada alto-falante.

Geralmente subwoofers tem sensibilidades entre 86dB/w/m a 92dB/w/m, midbass possuem sensibilidades entre 88dB/w/m a 99dB/w/m e tweeters possuem sensibilidades entre 99dB/w/m a 109dB/w/m.

Para um sistema ficar bastante equilibrado em volume sonoro e potência, vc deve seguir essa ordem:

Por exemplo:

subwoofer de 88dB/w/m e 200Wrms, vc deve aplicar potências entre 200Wrms a 300Wrms.

Midbass de 89dB/w/m e 50Wrms, como ele tá a 1dB acima do sub, vc deve aplicar uma potência entre 30Wrms e 50Wrms, nisso os médio-graves já estarão acompanhado os graves nessa proporção.

Na parte dos agudos, geralmente encontraremos tweeters com sensibilidades acima de 99dB/w/m com potências entre 25Wrms a 40Wrms e 8ohms de impedância.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa preocupação!! []-[]

Também compartilho dessa idéia.

O que você está perguntando, se encaixa num tema chamado: Equilíbrio Tonal e chamada por outros de Precisão Tonal.

Não é tarefa simples, quando se busca a perfeição, mas é totalmente palpável, quando se tem um conhecimento técnico não tão profundo e deseja um som intermediário e portando o suficiente para se ouvir.

Se afastando ou não da perfeição, exige um bom conhecimento, pois envolve outros assuntos relacionados a este.

Vou dar uma idéia mais palpável.

A escolha dos falantes (veja sensibilidade do falante dado em dB a 1w/1m), quantidade de falantes envolvidos e a partir desses a amplificação recomendada, embora pode parecer ser o primeiro passo, esse a meu ver deve ser um dos últimos, pois a avaliação anterior deve ser realizada.

Logo após a escolha, vem os projetos de caixas recomendados para cada falante utilizados e o dimensionamento dos divisores de frequência, para os falantes envolvidos.

Diversidade de falantes (utilização de muitas vias), dificultam a avaliação e requerem conhecimento técnico. Diversidade de amplificadores (no que diz respeito à potência recomendada para cada via) num mesmo sistema, se bem orientados, ajuda.

Gostei muito de como foi explorado o tema, embora tecnicamente falando:

http://www.clubedoaudio.com.br/MateriaTecn...etodologia.aspx

Uma boa leitura (não se fixe apenas numa opnião), vai ajudar esclarecer.

Complementando isso tudo, sem deixar de estar associado, temos o Equilíbrio Espectral.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que isso é subjetivo...

O que é equilíbrio pra um pode não ser pra outro...

Pra mim equilíbrio é quando o retrovisor tá quase caindo de tanto pular :P

Um som "equilibrado" soa sonso pros meus ouvidos...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Então... :huh:

Tenho um Santana 2000Mi e coloquei nele a 3 anos atrás um amplificador Fighter Aquarius de 500W RMS em 2 Ohms para empurrar dois Subwoofers Sony Xplod de 12", 300W RMS em 4 Ohms cada. Montei os sub's numa caixa selada de 56L com uma divisória no meio, ficando 28L para cada sub (recomendado pelo fabricante). Usei chapas em MDF de 20mm.

O restante ficou o som original sem amplificador.

Dessa forma fiquei com excelentes graves por causa da caixa selada, mas o resto ficou "mais baixo". Gosto de RAP e as batidas prevalecem, porém, queria um pouco de média e alta, então fiz um Upgrade:

Troquei os falantes originais por um Kit 2 Vias Bravos CS60D e um par de coaxiais Bravox CX60D (70W RMS cada falante). Para empurrar coloquei um Audiobank KA4100 jogando 100W RMS em 4 Ohms por canal para cada falantinho .

Ficou show, mas agora o stereo está "falando" mais do que a caixa selada!

O que vocês me recomendam (sub e amp) para eu substituir o grave atual e ter meus graves de volta sem encobrir exageradamente o stereo?

Compartilhar este post

Link para o post
Então... :huh:

Tenho um Santana 2000Mi e coloquei nele a 3 anos atrás um amplificador Fighter Aquarius de 500W RMS em 2 Ohms para empurrar dois Subwoofers Sony Xplod de 12", 300W RMS em 4 Ohms cada. Montei os sub's numa caixa selada de 56L com uma divisória no meio, ficando 28L para cada sub (recomendado pelo fabricante). Usei chapas em MDF de 20mm.

O restante ficou o som original sem amplificador.

Dessa forma fiquei com excelentes graves por causa da caixa selada, mas o resto ficou "mais baixo". Gosto de RAP e as batidas prevalecem, porém, queria um pouco de média e alta, então fiz um Upgrade:

Troquei os falantes originais por um Kit 2 Vias Bravos CS60D e um par de coaxiais Bravox CX60D (70W RMS cada falante). Para empurrar coloquei um Audiobank KA4100 jogando 100W RMS em 4 Ohms por canal para cada falantinho .

Ficou show, mas agora o stereo está "falando" mais do que a caixa selada!

O que vocês me recomendam (sub e amp) para eu substituir o grave atual e ter meus graves de volta sem encobrir exageradamente o stereo?

é isso ai!!

quem curte som de verdade, nunca está satisfeito com o q tem!!!

eu tenho um vectra com 2 selenium extreme de 15", uma banda ice 1800, um kit 2 vias bravox diamond em cada porta, 2 cornetas d250x, 2 tweeters selenium e uma banda 4,8 600w tocando o estereo.

mas naum to satisfeito, pois o vectra é complicado pra dar som!!!

dai naum sei oq fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, com certeza esse negócio de o grave estar sendo encoberto pela voz, se dá pelo fato de que o Santana é um carro Sedan (ou seja, porta-malas "sperado" do resto do carro), e com isso o palco sonoro na parte de voz que fica dentro do carro se torna muito mais forte mesmo.

Acho que o que você poderia tentar fazer e que ja vi vários recomendarem aki é tentar achar uma maneira do "grave" passar para dentro do carro. (da mala pra dentro)

E se possível fazer um UP no módulo, pois seu módulo é de 500W RMS e seus subs são de 300WRMS, ou seja, estão passando fome.

E acho que pelo estilo que curte e talz, poderia apostar nuam caixa "dutada".

Tente isso, acho que vai melhorar e muito a parte de grave de seu som!!

E não se apegue muito a caixas recomendadas no manual....snem sempre são as melhores!!

flw, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, com certeza esse negócio de o grave estar sendo encoberto pela voz, se dá pelo fato de que o Santana é um carro Sedan (ou seja, porta-malas "sperado" do resto do carro), e com isso o palco sonoro na parte de voz que fica dentro do carro se torna muito mais forte mesmo.

Acho que o que você poderia tentar fazer e que ja vi vários recomendarem aki é tentar achar uma maneira do "grave" passar para dentro do carro. (da mala pra dentro)

E se possível fazer um UP no módulo, pois seu módulo é de 500W RMS e seus subs são de 300WRMS, ou seja, estão passando fome.

E acho que pelo estilo que curte e talz, poderia apostar nuam caixa "dutada".

Tente isso, acho que vai melhorar e muito a parte de grave de seu som!!

E não se apegue muito a caixas recomendadas no manual....snem sempre são as melhores!!

flw, abraço!

Eu fiz dois furos no tampão e coloquei dois dutos de 4", isso já melhorou bem até...

Você acha que se eu fizer uma dutada para os sub's da Sony com um bom amplificador (qual?), já terei uma melhora considerável?

Que litragem recomenda para a dutada nesses sub's?

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando a Situação...hehehehehe tmb tenho duvidas a respeito

Pretendo colocar 2 Tornados de 1100 da Selenium como grave

e pretendo colocar como médio grave 2 8pw3 da selenium...

+ 2 d408Ti

a questão é..

pelos 8pw3 serem bem mais fracos na potencia ele vai sumir ao ligar junto com os Tornados???

Compartilhar este post

Link para o post
Aproveitando a Situação...hehehehehe tmb tenho duvidas a respeito

Pretendo colocar 2 Tornados de 1100 da Selenium como grave

e pretendo colocar como médio grave 2 8pw3 da selenium...

+ 2 d408Ti

a questão é..

pelos 8pw3 serem bem mais fracos na potencia ele vai sumir ao ligar junto com os Tornados???

ninguem pode me ajudar com essa pergunta?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...