Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tamarindu

Mod Wharf Audio Clean

Recommended Posts

opa..

tenho um wharf audio clean faz um tempo e to fazendo upgrade no set. sem entrar muito em detalhes, pensando apenas no amplificador, tem como fazer um mod nele pra se ganhar qualidade? alguem já fez? receitas? vale a pena?

trocar caps, opamps, revisar fonte, entrada, saida? conversei com o franco e ele me disse que existem duas "versoes" do clean, mas são ajustes e não propriamente mod..

se alguem conhece alguem que pode me ajudar, agradeço imensamente.. seria bom postar os valores tambem (se souber)..

e, não.. não estou pensando em vender o wharf e comprar um mcintosh, helix, audison, sinfoni, hertz, mb, ou nenhum hi-fi por enquanto.. senão teria que trocar hu, falantes e comprar cabos decentes.. se bem que tudo isso é relativo! rs

obrigado! []-[]

aahh.. ia me esquecendo.. tambem estou com um rf punch 200ix, se alguem tiver uma receita pra um mod bom pra graves, estou aceitando!! e sim, pago bem! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema dos Wharf, é que já usam ótimos componentes... uma boa mod teria que envolver mudanças no projeto.

Dá pra fazer alguma coisa, claro. Dá pra trocar os eletrolíticos da fonte pelos Nichicons, bypassados por caps de tântalo de 100uF (se prepare, que isso sai caro!).

Operacional, não sei qual ele usa, mas provavelmente dê pra fazer algo tb. Junte aí um aumento do BIAS pra deixá-lo mais espertinho, e já dá um resultado.

Honestamente, não sei se valeria a pena, é um investimento de risco. Vc pode investir uns 400 reais em mods "leves" e não ter o resultado esperado. Eu investiria em cabos, pra tentar chegar ao refinamento desejado.

Quanto ao 200ix, manda pro Zé Fosgate, pede pra ele reforçar a fonte, de repente dar uma turbinadinha (mesmo que vc não precise de mais potência, é bom trabalhar com folga).

Compartilhar este post

Link para o post

segundo o proprio Zé fosgate, o maior problema dos Wharf é a fonte. q é subdimensionada.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprei meu Clean com o Glauber, ele me passou "por cima" um orçamento em torno de 300 reais para fazer um mod bom com o Franco. Tem que ver com ele exatamente o que é alterado, já que esses amplis realmente têm componentes muito bons.

Sei lá, se até amplis de marcas reconhecidamente vagabundas, porém "modificados" já foram vendidos por mais de mil reais nos classificados, acho que não é impossível turbinar um Wharf!!!

Quanto ao RF, é só mandar pro Zé Fosgate que o cara faz milagre.

Compartilhar este post

Link para o post

Então muita calma nessa hora.

Falei com o Zé e ele falou que não é perceptivel a diferença na troca de componentes em um Fosgate. Tirando que, pelo que entendi, não daria para turbinar ele, dando mais potência por limitações técnicas do proprio amplificador.

Falaram que amplificadores totalmente vagabundos foram modificados: é importante saber que esses amplificadores tem projetos simples, que é passivel de mudança. Fica mais fácil você trabalhar com algo que você conhece e modifica-lo. O problema do Wharf seria o seu projeto mais elaborado e as alterações levariam a um estudo muito maior do que os do Pyramid do Silvio Sakata, por exemplo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Falei com o Zé e ele falou que não é perceptivel a diferença na troca de componentes em um Fosgate. Tirando que, pelo que entendi, não daria para turbinar ele, dando mais potência por limitações técnicas do proprio amplificador.

É bom saber disso. De agora em diante, eu pelo menos não caio na conversa dos preços inflacionados de amplis RF vendidos como "turbinado pelo Zé Fosgate".

Compartilhar este post

Link para o post

alguns modelos são passiveis de serem "turbinados" sim . o 100ix da pra deixar tocando igual ao 200ix.. mas tem amp q não tem muito o q fazer.

qdo o amp tem deficiencias, dá pra melhorar. qdo o projeto do amp ja é mais bem feito.. as mudanças são poucas.

no caso do 100ix, o q a fosgate fez foi pegar o projeto do 200ix e "limitar" um pouco ele.. ai inves de desenvolver um projeto novo pra ter um amp numa faixa de potencia intermediária entre o 60ix e o 200ix.. ai dá pra reverter essa limitação e deixar ele tocando tudo o q pode..

ja no caso do 200ix. não tem muito o q se fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

DGobbo o amplificador da Fosgate que eu citava era o 200ix. Os outros, como disse o Royo são passiveis de modificação sim. O que eu estava citando é o 200ix, só para deixar claro.

Sobre a troca de capacitores como o tamarindu quer, é algo que foi falado, para mim que não ganharia muita coisa.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Junte aí um aumento do BIAS pra deixá-lo mais espertinho, e já dá um resultado.

''Espertinho''?

Acho que está ocorrendo algum equivoco no que se refere a entender a função do bias num amplificador.

Bias não é ganho e bias não é boost.

O bias é ajustado considerando o tipo do componente(bipolar/fet, por ex), da topologia(EF/CFP, por ex) e classe de operação(A/AB/B, por ex).

Ou seja, não é lá muito simples fazer alterações, e geralmente o range de acerto é bem pequeno, já que a própria classe de operação em conjunto com a topologia empregada já estipulam uma faixa bem estreita para o ajuste do BIAS.

Só para exemplificar, a maioria esgamadora dos amps utiliza saída com bipolar, topologia Emitter Follower(EF) e trabalha em classe AB. Só que 99,99% desses aparelhos apresenta um acerto de bias que foge bastante dos valores estipulados para esta configuração. Ou seja, acaba não sendo nem um classe B nem um classe AB. É um classe AB mal polarizado.

O que é crítico, se considerarmos que de cara o classe AB é o que apresenta os maiores níveis de distorção e na opinião de muitos, a pior sonoridade(por incrível que possa parecer).

Resumindo, não altere o bias do seu amplificador. Não sem ter total conhecimento do projeto dele, e entender consideravelmente de eletronica, ou seja, sabendo que alterando o bias você não está em busca de deixar o amp mais ''espertinho''.

Quanto ao que foi mencionado por outro user, sobre a simplicidade do projeto, não conheço o Pyramid em questão e nem os mods que foram efetuados nele, mas logo de cara já posso te dizer que o projeto dele é de uma complexidade MUITO maior que o do Clean.

O Wharf Clean é um chip-amp(CI da BB), ou seja, se tem algo que ele é, é simples.

Quanto as peças, num projeto tão simples, mais importante é saber onde empregar os componentes do que a qualidade dos mesmos.

De resto, na minha opinião, não vale a pena alterar este amplificador.

O projeto é simples e a sonoridade é ditada quase que totalmente pela pastilha da BB, já que se trata de um chip-amp. Você está atrelado e limitado a ela.

Ou troca de aparelho ou então, se realmente quiser se aventurar nos mods, pegue um Pyramid como o que foi mencionado em outro post. Pelo menos neste você certamente terá condições de efetuar extensas modificações, a fim de modelar a resposta do amp como mais lhe agradar.

Compartilhar este post

Link para o post

Feind... li só as 4 primeiras linhas e... posso falar honestamente?

Dá uma estudadinha a respeito de polarização de transístores... ajuda muito a, por exemplo, deixar um transístor trabalhando dentro de uma zona totalmente linear, à custa de um pouco de energia jogada fora.

Não dá pra ficar mais espertinho? Fala sério, colega... quer uns 4 artigos diferentes falando a respeito das vantagens de trabalhar com correntes mais altas?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu todo mundo!! o tópico ficou interessante! :+1

vou deixar tudo como está.. tanto o clean como o 200ix.. mais pra frente troco tudo por algo melhor.. talvez um helix a4.. vale? mas como curioso.. tem algum ampli estereo (pra bi-amp) bom no forum a venda pra substituir o clean?

kleber, valeu por mais essa aula.. odeio eletronica, por isso fiz civil... rsrs :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Feind...posso falar honestamente?

...

Dá uma estudadinha a respeito de polarização de transístores...

... quer uns 4 artigos diferentes falando a respeito das vantagens de trabalhar com correntes mais altas?

Abraços.

Estudar nunca é demais.

Claro que quero os artigos. Se você tiver a paciência de indicá-los, pode ser os 4 mesmo.

Só que eu gostaria de mais uma gentileza.

Se possível, eu gostaria que os artidos viessem acompanhados do datasheet do CI da Burr Brown utilizado pelo Clean, do ajuste de fábrica do bias(feito pela wharfaudio) e se possível também da tabela básica(que provavelmente vai estar dentro de outro artigo...) que específica o range de polarização segundo a classe de operação e a topologia empregada.

Ai, além de aprender sobre polarização de transístores, eu também poderei ter uma noção exata de como você procederia para deixar o amp mais ''espertinho''.

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Falaram que amplificadores totalmente vagabundos foram modificados: é importante saber que esses amplificadores tem projetos simples, que é passivel de mudança. Fica mais fácil você trabalhar com algo que você conhece e modifica-lo. O problema do Wharf seria o seu projeto mais elaborado e as alterações levariam a um estudo muito maior do que os do Pyramid do Silvio Sakata, por exemplo.

Abraços

Nossa, discordo totalmente...

em tudo, pra mim eh tudo o contrario do que esta dito...

abs

edit. em tudo menos na parte que eh mais facil trabalhar com o que vc ja conhece... o que eh meio obvio...

Compartilhar este post

Link para o post
valeu todo mundo!! o tópico ficou interessante! :+1

vou deixar tudo como está.. tanto o clean como o 200ix.. mais pra frente troco tudo por algo melhor.. talvez um helix a4.. vale? mas como curioso.. tem algum ampli estereo (pra bi-amp) bom no forum a venda pra substituir o clean?

kleber, valeu por mais essa aula.. odeio eletronica, por isso fiz civil... rsrs :rever1:

tem um Audio Art 4 canais.

mas precisa ver se casa com o seu player.. pois o amp tem ajuste de sensibilidade de até 1,0v no máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

abs

edit. em tudo menos na parte que eh mais facil trabalhar com o que vc ja conhece... o que eh meio obvio...

Calma Fábio, eu acho que eu errei ali em uma coisa e acho que posso corrigi-la: acho que o que você discordou foi que o Pyramid do Sakata é menos elaborado que o Wharf. E acho que tenho a chance de corrigir: eu sei que os Pyramid são alterados e se fosse tão facil qualquer um fazia. Eu sei que ele tem um projeto complexo (que foi me explicado pelo antigo dono), e ali eu queria dizer que o Pyramid (normal) tem um projeto mais simples que o Wharf e por isso é mais facil modifica-lo. Talvez o Wharf como foi citado não tem muito o que evoluir, já o Pyramid muito.

Você mesmo, em um dos encontros, me explicou que não adiatava pegar um amplificador muito bom e altera-lo pois não valeria o custo, não poderia modifica-lo da maneira que é necessário para tocar bem.

Creio que esclareci o que disse ali, se não for isso é só falar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um Clean, e no geral eu gosto dele, só 2 coisas nele que me irritam muito. Esquenta mtooo (parece um ar condicionado, mas nao gela nunca) e a sensibilidade do ganho, nao sei exatamente de quanto que é, mas em alguns players fica sofrivel, pois mesmo com o ganho dele no máximo vc tem que socar no volume do player para tocar relativamente alto.

Compartilhar este post

Link para o post
Feind...posso falar honestamente?

...

Dá uma estudadinha a respeito de polarização de transístores...

... quer uns 4 artigos diferentes falando a respeito das vantagens de trabalhar com correntes mais altas?

Abraços.

Estudar nunca é demais.

Claro que quero os artigos. Se você tiver a paciência de indicá-los, pode ser os 4 mesmo.

Só que eu gostaria de mais uma gentileza.

Se possível, eu gostaria que os artidos viessem acompanhados do datasheet do CI da Burr Brown utilizado pelo Clean, do ajuste de fábrica do bias(feito pela wharfaudio) e se possível também da tabela básica(que provavelmente vai estar dentro de outro artigo...) que específica o range de polarização segundo a classe de operação e a topologia empregada.

Ai, além de aprender sobre polarização de transístores, eu também poderei ter uma noção exata de como você procederia para deixar o amp mais ''espertinho''.

abraços!

Se vc tiver o esquema em mãos, é mais fácil dizer, né?

Ou então me manda um, pq pelo método de adivinhação, só a Mãe Diná, Paulo Coelho, Pai Xoxó...

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

abs

Calma Fábio, eu acho que eu errei ali em uma coisa e acho que posso corrigi-la: acho que o que você discordou foi que o Pyramid do Sakata é menos elaborado que o Wharf. E acho que tenho a chance de corrigir: eu sei que os Pyramid são alterados e se fosse tão facil qualquer um fazia. Eu sei que ele tem um projeto complexo (que foi me explicado pelo antigo dono), e ali eu queria dizer que o Pyramid (normal) tem um projeto mais simples que o Wharf e por isso é mais facil modifica-lo. Talvez o Wharf como foi citado não tem muito o que evoluir, já o Pyramid muito.

Você mesmo, em um dos encontros, me explicou que não adiatava pegar um amplificador muito bom e altera-lo pois não valeria o custo, não poderia modifica-lo da maneira que é necessário para tocar bem.

Creio que esclareci o que disse ali, se não for isso é só falar.

Abraços

nao, nao....

eu entendi o que vc quis dizer no começo...

mas as coisas nao sao tao simplistas assim, gutows... soh pq o pyramid eh feito na china e custa 100 reais, nao quer dizer que nao teve estudo no projeto dele. Nao eh um projeto simples nao - isso o pyramid stock mesmo, nao estou falando do upgrade do silvio

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...