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Cris RF

Alinhamento De Fases

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Agora que vem a pergunta que não quer se calar.....É A POSIÇÃO NO EIXO? O QUE INTERFERE?

Se eu entendi sua pergunta, vc está falando específicamente sobre direcionamento (on e off axis, né?).

 

Se sim, todo falante tem um plano de dispersão, ou seja, quanto ele emite em outras direções, fora do eixo.

 

Basicamente, menor é a dispersão quanto maior for a frequência. Em baixíssimas frequências, 180 graus é mato. Pelos gráficos dos fabricantes, dá até mais de 180 graus. Quanto mais alta a frequência, mais concentrada à frente do falante ela está, e é bem perceptível nos agudos, por exemplo, a perda de SPL ao se tirar levemente o falante do eixo.

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Inicialmente, pensei no que o GAS falou, foi quando encontrei documentos (principalmento no Audi List) sempre batendo na tecla da dispersão.

 

Percebi que realmente seria inumano considerar tais aspectos fisicos, na hora de dimensionar os cross e posicionar os falantes.

 

Por outro lado, se considerar tais aspectos é quase impossivel, conhecer a teoria já ajuda a não fazer muita cagada.

 

Do que entendi, a dispersão está muito ligada a frequencia (exatamente o que o Kleber ja disse), a geometria (as bocas das cornetas por exemplo) ou tipo de utilização do conjunto (radiação direta, dipolares, bipolares e onmipolares)

 

Acho que em nossos carros o mais comum é a radiação direta, mas ai é que achei legal e voltei pras fases.

 

Poxa, toda vez que colocamos nossos tweeters off-axis, não corremos o risco de reflexões no para-brisas devido ao angulo de dispersão?

 

Mesmo no caso de altas frequencias, os tweeter de domo apresentam uma dispersão em torno de 150º, correto?

 

Essa situação não pode causar o cancelamento das fases prejudicando o que mais escutamos dele (no meu caso até uns 15Khz no max)?

 

Pensando assim, o mais interessante não seria utlizar um bom full range? Posso estar falando besteira, mas a própria construção dos fulls não permite a mesma dispersão de um tweeter domo. Imagino que em um full range a dispersão não ocasione (pelo menos minimize) as ondas refletidas, evitando o desalinhamento de fases?

 

O que acham?

 

Abração a todos.

 

(OFF-TÒPIC: Pô Kleber, tava lendo uns posts da Era de aquarios e encontrei um seu. Cara sou aquarista a quase vinte anos, meu negocio é mais criação de apistogramas e aquas plantas, mas se precisar de algo, nesse tema seu que posso dar meus pitacos.........hehehe.)

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esse tópico é muito útil para quem tem trio com o processador digital. ja ta salvo aki

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Mesmo no caso de altas frequencias, os tweeter de domo apresentam uma dispersão em torno de 150º, correto?

 

Essa situação não pode causar o cancelamento das fases prejudicando o que mais escutamos dele (no meu caso até uns 15Khz no max)?

 

Pensando assim, o mais interessante não seria utlizar um bom full range? Posso estar falando besteira, mas a própria construção dos fulls não permite a mesma dispersão de um tweeter domo. Imagino que em um full range a dispersão não ocasione (pelo menos minimize) as ondas refletidas, evitando o desalinhamento de fases?

 

O que acham?

Desculpe se eu falar besteira, mas pelo que vi em alguns gráficos, como o do FF85K, parece que a dispersão dos fulls é ainda maior que a dos tweeters. Deduzi isto pois eles têm menor perda a 60 graus.

Olha só:

Fostex FF85K

http://www.madisound.com/catalog/PDF/foste...ivers/FF85K.pdf

Seas 27TFFNC/GH1396

http://www.madisound.com/catalog/PDF/seas/h1396.pdf

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A grande vantagem dos full se reside em ter uma gde gama de freq no mesmo falante, ajudando na altura de palco e consequentemente menores problemas de fase. É difícil falar de dispersão/reflexão em carros, pq é um ambiente atipico, vidros e paineis refletores, carpete e acab absorventes, há tb alinhamentos mecanicos de bobina q tb influenciam nestas quetões.

Um bom exemplo deste efeito pode ser visto no site:

http://www.ascendo.de/asc/html/start.html#start

Entre em loudspeaker, system series, no canto esquerdo tem o time aligment, só mover o mouse no tw e ver as fases se alterando hehe.

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A grande vantagem dos full se reside em ter uma gde gama de freq no mesmo falante, ajudando na altura de palco e consequentemente menores problemas de fase. É difícil falar de dispersão/reflexão em carros, pq é um ambiente atipico, vidros e paineis refletores, carpete e acab absorventes, há tb alinhamentos mecanicos de bobina q tb influenciam nestas quetões.

Um bom exemplo deste efeito pode ser visto no site:

http://www.ascendo.de/asc/html/start.html#start

Entre em loudspeaker, system series, no canto esquerdo tem o time aligment, só mover o mouse no tw e ver as fases se alterando hehe.

Caraca que bacana o site! Já ta nos favoritos!

 

Tatu, mas sobre o alinhamento mecanico da bobina, qual o fundamento? Seria esta, a referencia ao pensar no centro do falante, ou tem algo a mais?

 

O TA era uma coisa que estava pra comentar nesse tópico e parece que o site que o Tatu indicou já me respondeu. Quer dizer que se o TA do meu HU for capaz de atuar em todas as vias do meu sistema de maneira independente ( ach que o 9887 faz isso), eu consiguo de forma eletronica, ajustar as fases? Se for assim é bacanissimo, hein?

 

Abração a todos.

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A grande vantagem dos full se reside em ter uma gde gama de freq no mesmo falante, ajudando na altura de palco e consequentemente menores problemas de fase. É difícil falar de dispersão/reflexão em carros, pq é um ambiente atipico, vidros e paineis refletores, carpete e acab absorventes, há tb alinhamentos mecanicos de bobina q tb influenciam nestas quetões.

Um bom exemplo deste efeito pode ser visto no site:

http://www.ascendo.de/asc/html/start.html#start

Entre em loudspeaker, system series, no canto esquerdo tem o time aligment, só mover o mouse no tw e ver as fases se alterando hehe.

Caraca que bacana o site! Já ta nos favoritos!

 

Tatu, mas sobre o alinhamento mecanico da bobina, qual o fundamento? Seria esta, a referencia ao pensar no centro do falante, ou tem algo a mais?

 

O TA era uma coisa que estava pra comentar nesse tópico e parece que o site que o Tatu indicou já me respondeu. Quer dizer que se o TA do meu HU for capaz de atuar em todas as vias do meu sistema de maneira independente ( ach que o 9887 faz isso), eu consiguo de forma eletronica, ajustar as fases? Se for assim é bacanissimo, hein?

 

Abração a todos.

O alinhamento mecanico se dá em colocar as bobinas dos falantes alinhadas e não pela distancia estre os falants.

O TA faz o atraso de sinal e funciona como um alinhador mecanico e conssequentemente alinha as fases dos falantes.

Abraço

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Valeu Tatu.

 

Sempre que ouvia falar sobre as vantagens de ter um HU com TA, nunca imaginei esse tipo de aplicação.

 

Os comentarios era do tipo, fica melhor por que vocÊ consegue trazer o falante do lado do passageiro mais próximo a você, ou então, sem Ta não da pra ter um bom palco. Tudo muito subjetivo.

 

Está é a primeira vez que consigo entender de maneira fundamentada uma das vantagens do TA.

 

Abração.

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Se eu entendi sua pergunta, vc está falando específicamente sobre direcionamento (on e off axis, né?).

 

Se sim, todo falante tem um plano de dispersão, ou seja, quanto ele emite em outras direções, fora do eixo.

 

Basicamente, menor é a dispersão quanto maior for a frequência. Em baixíssimas frequências, 180 graus é mato. Pelos gráficos dos fabricantes, dá até mais de 180 graus. Quanto mais alta a frequência, mais concentrada à frente do falante ela está, e é bem perceptível nos agudos, por exemplo, a perda de SPL ao se tirar levemente o falante do eixo.

Kleber, existe a possiblidade de o sr. escrever um tópico na parte do TRIO explicando com mais enfase para os triozeiros essa parte de fase, uma vez que em trio o maior problema é espaço e é comum encontrar alto-falantes sem alinhamento mecânico?

Obrigado.

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