Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tersetti12

Diy - Polo Hatch...qse Láa !

Recommended Posts

Boa Tarde Galera, bom sou usuario novo do fórum, porém ja dei uma boa lida em vários tópicos do sub fórum DIY antes de criar o meu topico com o projeto em questão.

Bom vamos ao que interessa.

O projeto é um Polo Hatch 07 de um colega da faculdade, é relativamente um projeto simples mais de qualidade. A idéia foi desde o principio um set de qualidade e que seja suave e gostoso para se escutar dentro do carro.

O Set:

º Kit Duas Vias Pioneer TS-E176C kevlar 60Rms

º kit Coaxial Pioneer TS E1776 kevlar 35Rms

º Subwoofers 2x Bravox PXW 10D2 260Rms

º Módulos 2x Hurricane Ha4.120 480Rms

º Fonte Pioneer DEH-6980IB

Vamos a algumas fotos:

Montagem dos falantes nos locais originais:

01fiaons3.jpg

01fiaons3.22a62c5ae9.jpg

02fiao1we0.jpg

02fiao1we0.c2a47ba223.jpg

Passagem da Fiação:

03fiao4gi0.jpg

03fiao4gi0.a6341d57d5.jpg

04fiao3cz9.jpg

04fiao3cz9.224b821682.jpg

Editado por tersetti12

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando . . .

Contruindo o Rack para os módulos:

05tampaomodulos1ug4.jpg

05tampaomodulos1ug4.a3f4bb0680.jpg

06tampaomodulos2qw3.jpg

06tampaomodulos2qw3.101bd1002f.jpg

bom por enquanto é isso galera a noite eu coloco mais fotos porque essas são as que estão comigo..

Valeu !!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana mais ... posta mais fotos !!!

So como sugestoes para aprimorar o projeto !!!!

1º Manta asfaltica pelo menos nas portas !!!

2º passagem de cabos RCA longe dos cabos do falante. Passe o cabo do RCA pelo meio !!!!

Abraço e boa sorte !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma observação....

Ou essa porta é muito boa pra por manta, ou é muito safada....

Muito boa - Caso após tirar toda essa parafernalia q fica externa, e tirar a chapa zincada, a porta dê acesso total a chapa externa, sem travessas como nos outros carros..

Muito safada - Vc tem q tirar os fios e suportes pra tirar essa chapa zincada e a porta seja mesma merd* de qq outro carro por dentro....

Pelo menos foi minha impressão, pode ser q seja um esquema muito mais inteligente q o comum.. ehehe

Compartilhar este post

Link para o post

ta bacana, mas fica ai algumas dicas:

- Não instale o crossover na porta - Ali tem humidade e pode danificar

os componentes.

- Passe pelo menos a fiação de alimentação ( positivo, terra e REMOTE) longe dos cabos de falantes e RCAs: Isso evita chiados e interferências.

- Faça "chicotes" separados pra RCA e Falantes - Se não puder passar separados.. pelo menos não junte tudo num chicote só..e procure deixá-los longe da fiação da bomba eletrica de combustivel. Mesmo problema de poder gerar chiados e interferências

- Aplicação de manta nas portas - Apesar da porta do polo ser muito bem vedada.. isso não evita q a lataria vibre. A manta adiciona peso, deixando a chapa mais rigida e com menos vibração.

No aguardo da proximas fotos.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Thiagocaverna, bom primeiro valeu por uma resposta rapida ai ao topico hehe, segundo em relação a manta asfaltica eu vo indica para o dono do carro se ele concordar eu coloco e envio a fotos.

Uma dúvida quanto a questao dos RCA's pelo meio do carro, tem algum motivo especifico?? por exemplo ruido e distorções sei la ??

Quanto a passar junto com os cabos de alimentação eu ja havia lido e segui a instrução agora sobre os RCAS não cheguei a repara nada falando sobre isso.

eu consegui atraves do MSN aqui mais algumas fotos da montagem das caixas de fibra vo envialas agora vlw !!

Isolamento:

08isolamento2nm9.jpg

08isolamento2nm9.5ec58688f0.jpg

Aqui os moldes ja prontos com 4 camadas de fibra:

10moldesprontosep0.jpg

10moldesprontosep0.0e961bedc9.jpg

Cortando os Aros para os subwoofers:

11arosfalantesdt5.jpg

11arosfalantesdt5.ce3df8bee7.jpg

Os Aros no lugar:

12aronacaixa1zb0.jpg

12aronacaixa1zb0.af192ba16c.jpg

PS: Deu trabalho para posicionar eles de um jeito que o dono gostasse Hehe!!

A caixa ja na forma final num ultimo teste pra ver se agradava o dono:

13testeposiors5.jpg

13testeposiors5.22b872ae8a.jpg

Aqui as duas caixas com2 camadas de fibra:

14caixas2camadasdefibrazp3.jpg

14caixas2camadasdefibrazp3.1e69c2cfba.jpg

PS: Eu passei 5 camadas nas caixas e 6 em volta dos aros, só que nao tirei foto destas etapas, bom a caixa da direita foi feita com o mesmo processo da esquerda por isso tambem nao tirei fotos.

Uma dúvida meio besta ai mais que eu to com ela encucada a muito tempo...

as duas caixas estao com os subwoofers um direcionado para o otro, os dois um de frente pro outro, será que isso afeta de alguma forma o som ? me da a impressao de que um sub "abafa" o som do outro sera ? ...

Essas foram as fotos que eu consegui pelo MSN aqui mais tem muito mais eu vou pegar hoje a noite na facul e ai eu posto aqui...

Valeu ae pela anteção galera !!

Compartilhar este post

Link para o post
Uma observação....

Ou essa porta é muito boa pra por manta, ou é muito safada....

Muito boa - Caso após tirar toda essa parafernalia q fica externa, e tirar a chapa zincada, a porta dê acesso total a chapa externa, sem travessas como nos outros carros..

Muito safada - Vc tem q tirar os fios e suportes pra tirar essa chapa zincada e a porta seja  mesma merd* de qq outro carro por dentro....

Pelo menos foi minha impressão, pode ser q seja um esquema muito mais inteligente q o comum.. ehehe

Pouts eu até tentei tira essa chapa que você falo para arrumas os fios por dentro mais começo a da muito trabalho e o dono resolveu deixa ali mesmo hehe, eu nem cheguei a ver como era por tras dela !!

Compartilhar este post

Link para o post

usando os dois subs um de frente pro outro pode dar algum cancelamenteo de onda sim..

seria interesante ter dado uma pequena inclinação os aros ( ou pra cima ou pra trás ou os dois.. ) pra minimizar isso.

qual a litragem das caixas?? conseguiu deixar as duas com o mesmo volume?

Compartilhar este post

Link para o post
ta bacana, mas fica ai algumas dicas:

- Não instale o crossover na porta - Ali tem humidade e pode danificar

os componentes.

- Passe pelo menos a fiação de alimentação ( positivo, terra e REMOTE) longe dos cabos de falantes e RCAs: Isso evita chiados e interferências.

- Faça "chicotes" separados pra RCA e Falantes - Se não puder passar separados.. pelo menos não junte tudo num chicote só..e procure deixá-los longe da fiação da bomba eletrica de combustivel. Mesmo problema de poder gerar chiados e interferências

- Aplicação de manta nas portas - Apesar da porta do polo ser muito bem vedada.. isso não evita q a lataria vibre. A manta adiciona peso, deixando a chapa mais rigida e com menos vibração.

No aguardo da proximas fotos.. :legal:

Então quanto ao crossover em que local eu posso instala-los ?? um local comum em que a maioria instala ?

Os chicotes dos RCAS já vi que vo ter que muda-los mesmo ja é a segunda pessoa que da a dica hehe, a proposito como o carro nao é meu eu nao conheço muito, a fiação da bomba eletrica que você disse fica em que local do carro ??

uma duvida off aki tem como eu colocar dois "quotes" ou mais em uma mesma resposta pra eu nao te que ficar fazendo uma pra cara resposta que eu for dar?

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Royo falou o pessoal costuma a inclinar um pouquinho pra cima para evitar esse cancelamento !!!

Quanto a passagem de RCA pelo meio é so ra nao ter o menor perigo de chiados !!! fiz isso no meu carro tb inicialmente passei tudo pela direita e depois passei pelo meio so os RCA !!!!

O trampo ta ficando bom ...nao deixa de alimentar com fotos !!!!

parabens !!!!

[-]

Compartilhar este post

Link para o post
usando os dois subs um de frente pro outro pode dar algum cancelamenteo de onda sim..

seria interesante ter dado uma pequena inclinação os aros ( ou pra cima ou pra trás ou os dois.. ) pra minimizar isso.

qual a litragem das caixas?? conseguiu deixar as duas com o mesmo volume?

Eles estão meio inclinados pra cima e um polco voltados para fora do carro mais é pouca coisa a principio com o som ligado nao deu pra percebe cancelamento de ondas, o problema foi que eu só fui pensa nisso depois de ter feito as caixas -.-'

quanto a litragem eu fiz uns calculos aproximados ai as 2 deram parecidas uma da outra.. cerca de 25 litros não posso dar certeza disso pois eu calculei com as dimensões externas dela sem conta o espaço que ela "entra" pra dentro do carro !

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal é medir o volume das caixas e fazer a correção pra q as duas fiquem com a mesma litragem..

mede as duas ( com água, areia ou isopor) e ai acrescenta mais fibra ou massa , na q tiver o volume maior, pra ficar com o mesmo volume da menor.

a fiação da bomba elétrica é a indicada na foto.

fiaot3.jpg

não sei como vai ser o esquema dos amps e do rack.. mas não esqueça q tem q deixar um jeito de tirar o estepe hein!!!

Compartilhar este post

Link para o post
o ideal é medir o volume das caixas e fazer a correção pra q as duas fiquem com a mesma litragem..

mede as duas ( com água, areia ou isopor) e ai acrescenta mais fibra ou massa , na q tiver o volume maior, pra ficar com o mesmo volume da menor.

a fiação da bomba elétrica é a indicada na foto.

fiaot3.jpg

não sei como vai ser o esquema dos amps e do rack.. mas não esqueça q tem q deixar um jeito de tirar o estepe hein!!!

hehehe ..

é verdade a parte do step deu trabalho pra pensa .. na verdade ja ta feito, só que to sem as fotos, mais deu pra da um jeito. Quando precisa tira o step ele vai te q rebate os bancos e puxa o rack dos modulos pra cima do banco, ai o step sai, por incrivel que pareça fico o espaço certinho pra ele sair

Compartilhar este post

Link para o post

como ja foi indicado ai o fio da bmba eletrica, q eu tmb queria saber qual era..

shausha

acho q compensa mt vc mudar os fios de lada, as dependendo do carro fica dificil passar pelo meio, ai faz o seguinte, coloca os de alimentaçao no lado q passa o da bomba, e coloca or RCA e os dos falantes do outro lado,

no polo é bem provavel q toda a fiaçao eletrica passe do lado do fio da bomba eletrica..

de qualquer modo, aproveita e confere se a diferença é razoavel, olha o volume do player antes e depois, e logico com o carro ligado! pq eu msmo ñ sei se a diferença é tanta pra modulos ñ tao potentes...

continue mandando fotos..

abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Bom achei aqui perdida uma foto das caixas no lugar e os modulos onde eles deverao ficar, ai da pra ver um poco como as caixas estao será que precisa aumenta a inclinação delas ??

ai vai:

portamalaslw9.jpg

portamalaslw9.87fc1e8f2c.jpg

Quanto a fiação essa semana eu vo testa com o carro ligado e ve si aparece algum chiado se sim eu mudo de lugar a fiação ..

valew ae pelas atenção pessoal !!

PS: Pra remover o step é só rebate o banco e empurra essa madeira que segura os modulos pra cima deles, dai o step sai !!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o trabalho! :rever1:

Continue postando as fotos!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

A porta do Polo é uma das melhores portas pra som.

Não vai fazer aplicação de manta asfáltica nas portas amigo? Recomendo a da Seladin!

Se ainda der tempo, eu mudaria a inclinação dos subs como já foi falado, e tbm passaria RCAs pelo meio do carro.

Estou de olho no projeto!

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post
A porta do Polo é uma das melhores portas pra som.

Não vai fazer aplicação de manta asfáltica nas portas amigo? Recomendo a da Seladin!

Se ainda der tempo, eu mudaria a inclinação dos subs como já foi falado, e tbm passaria RCAs pelo meio do carro.

Estou de olho no projeto!

Bom quanto a manta não depende de mim, depende do dono do carro quere libera a grana hehe !!

Quanto aos sub's eu vo tenta da um jeito de muda a inclinação deles e o RCA eu vo passar pelo meio assim que eu pegar o carro de novo para dar o acabamento..

Como prometido peguei agora a noite as fotos na facul e vo posta aqui ...

_fabinho_ -- Valew pelos elogios cara !!

jiap -- Obrigado pelos elogios !!

Ai seguem as fotos !!

Cortando o encaixe dos modulos:

15tampaomodulos3fj9.jpg

15tampaomodulos3fj9.32bc851df2.jpg

Rack quase pronto (faltando os rebaixos para o acrilico):

22tampaomodulosge6.jpg

22tampaomodulosge6.d816924b67.jpg

No porta malas ja:

24tampaomodulosrq3.jpg

24tampaomodulosrq3.6780a28295.jpg

Ligando os 2 subs para testes :

17instalaoteste1oa5.jpg

17instalaoteste1oa5.c063770d70.jpg

Testando os Subs e os falantes juntos :

18instalaoteste2kz8.jpg

18instalaoteste2kz8.bc2d338d59.jpg

PS: Depois de testar o modulo dos subs por cerca de 10 minutos ligado pra regular o modulo, estava funcionando normalmente, quando fui ligar o modulo para o estereo, nenhum dos dois funcionou, só veio a funcionar depois de ligar o carro. Isso é um sinal claro da necessidade do Megacapacitor nao ?? pois o sistema esta tocando com aproximadamente 800Rms.

Apesar de que em outro site ja mi disseram não haver a necessidade do megacapacitor O.O.

Compartilhar este post

Link para o post

Como será feita a fixação do MDF no assoalho do carro?

O MDF que vai receber a moldura ao redor do amplificador foi rebaixado ou é um "bafle"?

Ta ficando TOP>

Compartilhar este post

Link para o post

O MDF que vai receber a moldura ao redor do amplificador foi rebaixado ou é um "bafle"?

Ta ficando TOP>

A moldura dos modulos foi um rebaixo eu fiz com uma "tupia" na marcenaria do meu avô !..

a fixação do rack eu vo tenta explica, não sei si você já viu mais no porta malas do polo existem 4 travinhas uma em cada canto, elas tiveram a altura perfeita pra prende os modulos sem pega no step. Ai daquele rack eu cortei as 2 pontas, lado esquerdo e direito, e fixei nessas travinhas atraves de parafusos, assim eu coloquei umas guias pra apoia o rack maior.

Deu pra intende ? hehe

qualquer coisa pergunta de novo que eu tento se mais claro hehe !

Editado por tersetti12

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ficando TOP>

A moldura dos modulos foi um rebaixo eu fiz com uma "tupia" na marcenaria do meu avô !..

a fixação do rack eu vo tenta explica, não sei si você já viu mais no porta malas do polo existem 4 travinhas uma em cada canto, elas tiveram a altura perfeita pra prende os modulos sem pega no step. Ai daquele rack eu cortei as 2 pontas, lado esquerdo e direito, e fixei nessas travinhas atraves de parafusos, assim eu coloquei umas guias pra apoia o rack maior.

Deu pra intende ? hehe

me add no msn, pra explicar melhor, e dai nao poluir o topico...se quiser..

Ou pode explicar melhor..pq..viajei..

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Os modulos nao ligaram pq a tensão da bateria estava muito baixa, acredito eu, quer dizer q a bateria é muito pequena, e/ou está indo pro saco.

Mega Capacitor serve mais pra evitar oscilação nas luzes e promover corrente extra quando o amplificador drena muita corrente para picos de som (coisa de centésimo de segundo).

Sugestão, no próximo Baffle pra sub que fizer, faça com dois anéis pra cada sub, (um igual vc fez, e um maior, por fora do anel do sub) assim eles (os subs) nao ficam tão pra fora como ficaram esses com um anel só. Só por aparencia e proteção, embora a rigidez aumente consideravelmente também.

Sugestão 2. Não sei, no meu projeto vou tentar colocar vidro temperado no lugar de acrílico, acrílico é muito caro e risca. Vidro não tem esse problema, mas também não sei o custo de temperar o vidro, pra dizer se é viável.

No mais, parabéns, belíssimo trabalho!

Editado por GAS

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ficando TOP>

Deu pra intende ? hehe

me add no msn, pra explicar melhor, e dai nao poluir o topico...se quiser..

Ou pode explicar melhor..pq..viajei..

Abraço

Vo tenta explica com fotos agora hehe

explicaoih5.jpg

explicaoih5.ca10b32ca2.jpg

Ali na foto onde eu circulei sao as guias para o rack, ali ele trava por pressao mesmo, as guias que eu digo são as madeirinhas que estão aparecendo ali.

Essas guias estão preas em um pedaço de MDF que eu prendi no carro em umas "travinhas" que tem no porta malas do polo, elas são uns arquinhos devem ser pra prender aqueles elasticos com um gancho na ponta nao sei algo do tipo..

achei aqui uma foto que da pra ve mais ou menos elas ..

travasgp9.jpg

travasgp9.e55df2aa94.jpg

Ai eu fiz um furo por cima dakela madeira da primeira foto, a que estao presas as guias, passei um parafuso com porca e um toquinho de MDF por baixo desses "arquinhos" e prendi, ai o rack fica preso sobre essas guias por pressão.

agora acho que deu pra entende neh ?? pelo menos da pra tentar ver as vulgas "travinhas" a que eu me refiro hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Os modulos nao ligaram pq a tensão da bateria estava muito baixa, acredito eu, quer dizer q a bateria é muito pequena, e/ou está indo pro saco.

Mega Capacitor serve mais pra evitar oscilação nas luzes e promover corrente extra quando o amplificador drena muita corrente para picos de som (coisa de centésimo de segundo).

Sugestão, no próximo Baffle pra sub que fizer, faça com dois anéis pra cada sub, (um igual vc fez, e um maior, por fora do anel do sub) assim eles (os subs) nao ficam tão pra fora como ficaram esses com um anel só. Só por aparencia e proteção, embora a rigidez aumente consideravelmente também.

Sugestão 2. Não sei, no meu projeto vou tentar colocar vidro temperado no lugar de acrílico, acrílico é muito caro e risca. Vidro não tem esse problema, mas também não sei o custo de temperar o vidro, pra dizer se é viável.

No mais, parabéns, belíssimo trabalho!

É entao deve ser a bateria que esta indo pro saco, porque o problema era mesmo tensão eu medi antes com o carro desligado estava chegando apenas 11,4Volts nos modulos depois de ligado o carro 14,6Volts ...

a bateria é a original do Polo 60Ah, provavelmente deve estar desgastada, porque antes ele tinha no carro um banda 4.8 VX performance 600Rms e um pioneer cara preta com os mesmos kits, o carro ficava 3 dias sem liga e nao pegava, provavelmente tinha alguma ligação mal feita na instalaçao, já que medindo com tudo no carro desligado ainda assim tinha uma corrente significativa sendo puxada da bateria, e quando eu removi os fusiveis do modulo essa corrente sumiu !!

Como isso ocorreu durante pelo menos 6 meses deve te si deteriorado a bateria mesmo !

mais mesmo assim não seria necessario um megacapacitor pra assegura a vida util de fabrica de uma bateria nova ??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...