Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorpiedade

Na Falta De Um Cabo 35mm

Recommended Posts

Pessoal,

Como não tinha 1 cabo 35mm eu puxei da bateria dois cabos de 16mm para meu porta fusiveis. Está errado isso? Posso ter algum problema do meu equipamento?

Tenho medo desse tipo de ligação não funcionar bem e ter problemas de super aquecimento/derretimento/fogo nos cabos.

Posso deixar assim ou seria melhor mexer?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

Como não tinha 1 cabo 35mm eu puxei da bateria dois cabos de 16mm para meu porta fusiveis. Está errado isso? Posso ter algum problema do meu equipamento?

Tenho medo desse tipo de ligação não funcionar bem e ter problemas de super aquecimento/derretimento/fogo nos cabos.

Bem, o problema é que um cabo de 35 tem menos perda de corrente que dois cabos de 17,5. Se seu cabo de 35 mm² estiver superdimensionado acho que não tem problema. Agora se tiver sub-dimensionado eu não faria isso.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Bem, o problema é que um cabo de 35 tem menos perda de corrente que dois cabos de 17,5. Se seu cabo de 35 mm² estiver superdimensionado acho que não tem problema. Agora se tiver sub-dimensionado eu não faria isso.

[]´s

Crawling Chaos

Está Super-dimensionado sim..

minha necessidade seria uma bitola de 33, alguma coisa.

Minha preocupação era derrepente a corretar ficar passando em apenas 1 cabo (já que o ponto inicial e final dos cabos são os mesmos) e por isso super aquecer e ter problemas de curto, cabo derreter e etc.

mas legal.. fico mais tranquilo agora..

Essa semana vou ligar o ampli do sub e o falante.

Queria tirar essa duvia antes de liga-los.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

Exatamente..

Poder pode, sem problema, mas, para te ajudar melhor, o que está ligando nele? Qual a potencia, o tamanho do cabo, e a classe do módulo.

A depender, não tem problema.. Mas lembrando que com um cabo duplo, você tem uma certa perda em cada cabo..

Compartilhar este post

Link para o post

só pra constar, 2 cabos de 16mm não vão ser equivalentes a um cabo de 35mm (ou 32mm que seja..)

assim como 2 falantes de 12' não são equivalentes a 24' de area de cone...entendeu?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
só pra constar, 2 cabos de 16mm não vão ser equivalentes a um cabo de 35mm (ou 32mm que seja..)

assim como 2 falantes de 12' não são equivalentes a 24' de area de cone...entendeu?

:legal:

exato, até porque, como citei acima.. cada cabo de 16 vai ter uma resistencia.. que vai passar (e como) a resistencia de um unico cabo de 35..

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar porque equivale a um cabo de 32mm²

Vejam que falamos de área de corte transversal e não de diâmetro, portanto a comparação seria assim:

Um alto falante de Sd = 1000cm² é semelhante a dois de 500cm²? Se todo o resto for igual, sim!

Compartilhar este post

Link para o post

a é né, viajei, o valor refere a corte transversal...tava pensando em area, assim como em falantes [^]

sobre a comparação de falantes usando dados de area (Sd), esta correto sim, se o valor em Sd for o mesmo para ambos os sistemas, a area de cone vai ser a mesma.

o que não pode é fazer comparações do tipo:

3 x 12' tem 36' de area de cone

2 x 18' tambem tem 36' de area de cone

então, levando somente isso em comparação, vão tocar igual. Essa comparação é totalmente sem fundamentos :pirou::pirou:

desculpa a todos pela informação incorreta que passe no post anterios

Compartilhar este post

Link para o post
Pode usar porque equivale a um cabo de 32mm²

Vejam que falamos de área de corte transversal e não de diâmetro, portanto a comparação seria assim:

Um alto falante de Sd = 1000cm² é semelhante a dois de 500cm²? Se todo o resto for igual, sim!

Mas as perdas serão maiores em dois de 16 mm² do que em um de 32 mm² por causa do aumento de superfície ao longo do cabo, pois dois cabos de 16mm² têm uma superfície (a lateral, não a transversal) muito maior que um de 32 mm².

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Mas as perdas serão maiores em dois de 16 mm² do que em um de 32 mm² por causa do aumento de superfície ao longo do cabo, pois dois cabos de 16mm² têm uma superfície (a lateral, não a transversal) muito maior que um de 32 mm².

[]´s

Crawling Chaos

A qual perda te referes amigo?

A perda seria por efeito Joule, no meu entender.

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

A qual perda te referes amigo?

A perda seria por efeito Joule, no meu entender.

Refiro-me à dissipação de energia em forma de calor, que é proporcional ao produto do quadrado da corrente pela resistência do condutor. Não sei se isso é o efeito Joule que você mencionou.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Só vejo perda real em caso de quilômetros de cabo ...

A perda varia em função da resistência e a resistência de condutores do mesmo material varia em função do seu diâmetro. Para piorar, dois cabos finos têm superfície maior que um cabo grosso e dissipam o calor produzido de forma mais eficiente.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Refiro-me à dissipação de energia em forma de calor, que é proporcional ao produto do quadrado da corrente pela resistência do condutor. Não sei se isso é o efeito Joule que você mencionou.

[]´s

Crawling Chaos

Mas a resistencia é relacionada à resistividade, comprimento e área do condutor.

Se um cabo de 16mm² por 5 metros, de cobre, tem X ohms, um cabo de 32mm² nas mesmas condições terá X/2 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post
A perda varia em função da resistência e a resistência de condutores do mesmo material varia em função do seu diâmetro. Para piorar, dois cabos finos têm superfície maior que um cabo grosso e dissipam o calor produzido de forma mais eficiente.

[]´s

Crawling Chaos

Mas a dissipação de calor é benéfica, menor perigo, apesar da potência convertida em calor ser baixíssima.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, e como fica essa situação para cabos finos?? No caso de unir as pontas de 2 cabos de 0,75mm², equivale a um de 1,5mm²??? Como ficam as perdas??

Digo isso pois penso em utilizar a fiação original do meu carro pros falantes das portas, pq eu acho que tem 2 pares de cabos de 0,75mm² saindo do player até a porta..Aí tinha pensado em unir as potnas, fazendo 2 pares somente, já que não tenho como passar um cabo mais grosso. Dá pra fazer isso??

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que pode Metz, sem problemas.

Muitas instalações elétricas são assim, em vez de 300mm² se usa 6x 50mm², por exemplo, a depender do caso.

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

Mas a resistencia é relacionada à resistividade, comprimento e área do condutor.

Se um cabo de 16mm² por 5 metros, de cobre, tem X ohms, um cabo de 32mm² nas mesmas condições terá X/2 ohms.

Não creio que a resistência de dois cabos de 16 mm² seja a mesma de um cabo de 32 mm² devido ao "skin effect". Acho que os dois cabos mais finos apresentam maior resistência que o grosso.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

O efeito pelicular aparece em altas frequências (200kHz pra cima) e o que muda é a impedância do cabo, tchê.

Compartilhar este post

Link para o post
O efeito pelicular aparece em altas frequências (200kHz pra cima) e o que muda é a impedância do cabo, tchê.

os cara preocupado com skin effect em 5 metros de cabo ai ai ai

sim 2 x16 mm² é igual a um de 32 mm²

area é area e ponto final

a resistencia ao longo do cabo em si nao vai alterar grande coisa, as vezes tendo vantagem pros cabos somados, já que temos mais fios de pequenos dentro que cabos maiores.

a unica coisa a se frisar é a união dos cabos.Se nào for bem emendado, podes gerar calor na emenda devido a resistencia do contato.

nada que uns conectores KS ou o estanhamento da emenda com ma'çarico nao resolvam.

Compartilhar este post

Link para o post

Baseado na seguinte tabela de carga suportada.

Seção - Amperes

16,00 - 68

35,00 - 111

2x16,00 - 132

Julgo que a Utilização de dois cabos de 16mm é melhor que um cabo de 35mm apenas, sendo desprezivel a consideração de perdas devido a baixa metragem final.

Compartilhar este post

Link para o post
Achei uma tabelinha com resistencias, dá pra ver bem.

35 e 70mm² e 120 e 240mm², por exemplo.

edit: http://www.cofimet.com.br/tabelas/cobrenu.htm

só tinha faltado a tabela!

:vts

Seção (mm²) - Resistência létrica Máxima (W/ Km a 20ºC )

16 - 1,170

35 - 0,538

2x16 - 1,170/2 (0,585)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, 2x16mm² terão maior resistência porque tem menor área do que 1x 35mm².

Mas como o medo do amigo do tópico é de o sistema pegar fogo, explodir, e como ele disse que o dimensionamento correto é 33mm² ou algo semelhante, creio que não exista problema em usar o par de cabos de 16mm².

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...