Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexandre.ce

Complemento Para Som Interno: Módulo + Subwoofer!

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, participem mais aí, por favor... eu sei que estou sendo insistente mas é porque estou aprendendo. As coisas são assim mesmo... daqui a alguns dias serei eu a participar dos tópicos dos outros foristas para dar opinião sobre as minhas experiências. ;)

Obrigado.

Postado em

Td bem??

A impedância do ampli não dá certo com a do sub, o ampli funciona com 1 ou 2 ohms, sendo 4 x 300wrms a 1 ohms ou 3, sendo 2 x 300wrms a 1 ohms e um bridge de 600wrms a 2 ohms ou 2 bridge de 600wrms, e o sub é bobina simples de 4 ohms. pasmafaute

Obs.: Esse sub LB1200 da Sony tem potência nominal de 300wrms, os 600w é a potência máxima.

Quanto a saber se o ampli foi aberto, dá uma olha nos parafusos se tem marca de chave, selo de lacre da garantia, observe esses detalhes, vc vai saber. :legal:

post-29-1218329284.jpg

Postado em

Ah, beleza... valeu pela dica aí das impedâncias, amigo.

Então, que aparelho um pouquinho mais forte que o Audiobank 4060 poderia ser comprado? Seria uma melhor pedida do que o Audiobank 4060 o Roadstar RS 4510 Power One? Só não vi na descrição se o mesmo tem filtros passa-baixa e passa-alta.

Outra coisa: um amigo estava me dizendo que o sistema não vai ficar legal com o esquema que postei lá na página anterior, retirado do tutorial daqui. Disse ele que seria melhor comprar um módulo de 4 canais razoável e um de 2 canais qualquer para ligar no sub.

É fato que som não irá ficar muito bom da forma como sugerida no tutorial? Esse meu colega falou que não ficaria pela questão do stereo.

Vlws!

Postado em

O meu ampli está ligado da forma de 3 canais, sendo 2 estéreos e um bridge.

No seu caso, se for ligar desta forma tem que arrumar um ampli que de uma bridge de +- 400 a 500wrms a 4 ohms.

Ou então da forma que seu amigo disse, 2 amplis, sendo 1 de 4 canais e o outro pode ser de 2 canais e ligar em bridge ou um que tenha apenas um canal mono, desde que seja de 400 a 500wrms a 4 ohms.

quanto a sugerir marcas e modelos deixo pros mais experientes.

abraço

post-29-1218402060.jpg

Postado em
Opa... vlw pelas infos, colegas... vou dar uma olhadinha quando chegar em casa. Aqui no trabalho é meio restrito o acesso a alguns sites.

Sobre a LEOSOUND, infelizmente não li só um ou dois relatos aqui no fórum. Foram vários e é extremamente desagradável ver esse tipo de coisa e ainda assim realizar uma aquisição na loja da qual pessoas se queixam. Lembro-me muito bem o que aconteceu com algumas pessoas que continuavam comprando na A1 NETTRADING, loja de peças de informática sediada nos EUA... lamentável.

Não que a situação da LEOSOUND seja a mesma, mas realmetne é complicado dedicar confiança em uma primeira compra. Nunca comprei nada de som automotivo pela internet e não tenho tanto conhecimento dos sites especializados. Se se tratasse de peças de informática, certamente não estaria aqui importunando os colegas.

No que diz respeito a Stetson, tenho tentado evitar. Se for para comprar aqui em Fortaleza, a opção é o SONY mesmo. Entretanto, vi que na REPEL tem o Amplificador GTA 475 de 4/3/2 canais Class A/B 850Watts - Blaupunkt e talvez ele fosse cogitado, muito embora, creio eu, o preço não seja o ideal para o que eu quero.

E ai meu amigo, eu moro em Brasilia, e aqui eu acho que eu tenho o mesmo problema que voce, pois as lojas do ramo de som automotivo, não nos aferece muitas opções de compra, ou quando tem o valor e quase o dobro ou mais das lojas on-line, eu sou cliente da Leosound, e recomendo. Se voce estiver com medo use cartão de crédito, pois tem como voce correr atras do prejuizo. E só mais uma coisa eu uso um sub NAR, instalado em um Blaupunkt GTA 480 e essa dupla funcina bem.

Postado em
O meu ampli está ligado da forma de 3 canais, sendo 2 estéreos e um bridge.

No seu caso, se for ligar desta forma tem que arrumar um ampli que de uma bridge de +- 400 a 500wrms a 4 ohms.

Ou então da forma que seu amigo disse, 2 amplis, sendo 1 de 4 canais e o outro pode ser de 2 canais e ligar em bridge ou um que tenha apenas um canal mono, desde que seja de 400 a 500wrms a 4 ohms.

quanto a sugerir marcas e modelos deixo pros mais experientes.

abraço

Opa... valeu pela dica. No meu caso, eu estou mesmo querendo seguir a sugestão do pessoal aqui porque esse meu colega é meio metido a playboy (de fato é mais bancado pelo pai dele) e acha que todo mundo anda cuspindo dinheiro, para não dizer outra coisa. Eu venho ralando para conseguir comprar minhas coisinhas e, no momento, quero pôr xenon nos faróis do carro, inclusive nos de neblina, e não posso dispor de grana para comprar 2 amplificadores.

Quanto à ligação, é a que postei na outra página seguindo o tutorial aqui mesmo do fórum.

primeirosom3c.gif

Meu receio é de que o som fique como o fulano lá falou, uma porcaria, no que diz respeito a palco, justamente porque não sei se a ligação dessa forma afeta ou não o stereo do kit 2 vias (daqueles Sony com crossover).

Acho que, por enquanto, essa seria a ligação mais atraente mesmo.

Quanto à potência em bridge, não quero sugar tudo o que o subwoofer pode oferecer. Não rola comprar um módulo tão potente agora. Estou cogitando, ante aos preços, pegar o Audiobank 4100 já que o 4060 oferece 2x140W RMS @4 ohms em bridge, enquanto o 4100 fornece 2 x 220.

Outro questionamento que tenho seria quanto à observação postada no tutorial do fórum:

Desvantagens:

- não temos controle de ganho no subwoofer uma vez que a potência proporcional ao kit dianteiro e ao subwoofer está fixo no amplificador;

O que isso quer dizer? Que se, por exemplo, o volume implementado fornecer o limite de som do kit 2 vias (70 + 70W RMS) eu só terei um som de 70W RMS no subwoofer? Ou isso não tem nada a ver porque o sub estará ligado em canais separados?

E ai meu amigo, eu moro em Brasilia, e aqui eu acho que eu tenho o mesmo problema que voce, pois as lojas do ramo de som automotivo, não nos aferece muitas opções de compra, ou quando tem o  valor e quase o dobro ou mais das lojas on-line, eu sou cliente da Leosound, e recomendo. Se voce estiver com medo use cartão de crédito, pois tem como voce correr atras do prejuizo. E só mais uma coisa eu uso um sub NAR, instalado em um Blaupunkt GTA 480 e essa dupla funcina bem.

Valeu pela dica velho. Vou fazer isso: comprar através de cartão de crédito. Só vou dar uma ligada antes para eles porque quero saber se eles têm o Audiobank 4100 disponível lá. Não estou a fim de esperar 20 dias só para eles enviarem, como li em outro tópico.

No mais, pessoal, considerando que um outro colega tem um ampli Sony XMZR604, o qual eu sei que não é forte, com preço muito atraente, queria saber se ele poderia ser utilizado mesmo diante das especificações dele, as quais são:

110W x 4 (a 4ohms)

150W x 2 (a 4ohms) + 300w x 1 (BTL, a 4ohms)

*não é a potência nominal

sonyor9.jpg

Meu kit duas vias tem impedância 4 ohms e o ampli fornece, no esquema disposto no próprio manual, 2 ohms. Isso torna inviável a utilização de um ampli desses?

No mais, o player será um com 3 saídas RCA mesmo. Provavelmente um da Sony porque não quero botão descascado como acontece com os Pioneer.

Postado em

Opa pessoal... tirem só essas últimas dúvidas aí para mim, das perguntas em vermelho.

Pesquisei bastante aqui mas não achei um tópico tão específicio que viesse a me esclarecer os questionamentos.

Obrigado.

Postado em

1º - O meu ampli tem 2 controle de ganho (1 pro canal 1 e 2 e 1 pro canal 3 e 4), o Audiobank também deve ter, se tiver isso não acontecerá.

2º - O Audiobank fornece 140wrms a 2 ohms por canal, então vc liga os 2 canais estereos em paralelo, portas e traseira ou laterais, em paralelo a impedância cai pra 2 ohms, assim, fornecendo teóricamente 70wrms por canal, conforme esquema que demonstrei acima.

Beleza??

abraço...

Postado em
1º - O meu ampli tem 2 controle de ganho (1 pro canal 1 e 2 e 1 pro canal 3 e 4), o Audiobank também deve ter, se tiver isso não acontecerá.

2º - O Audiobank fornece 140wrms a 2 ohms por canal, então vc liga os 2 canais estereos em paralelo, portas e traseira ou laterais, em paralelo a impedância cai pra 2 ohms, assim, fornecendo teóricamente 70wrms por canal, conforme esquema que demonstrei acima.

Beleza??

abraço...

Opa... valeu, velho... você está sendo muito gente boa... heheheh

Concluindo a pendência, findei por adqurir o AUDIOBANK KA4100 lá na Leosound. Dei uma ligada para a loja antes de fechar a compra e confirmei a disponibilidade do produto para pronta entrega. Por sinal, meu pedido teve duas atualizações ainda hoje, foi confirmado o pagamento através do cartão e está, agora, em processo de liberação para envio. Até este momento nada a reclamar.

Por fim, para parar de importunar os colegas, queria saber se o fato de o amplificador ter 4 x 100W @4ohms pode danificar o meu kit 2 vias que, como a maioria deles, possui impedância 4 ohms e potência nominal de 70W RMS por falante.

Valeu!!!

Postado em

Não tem perigo de danificar o kit não, é só ajustar o ampli direitinho.

Vc pode ligar tanto no esquena que vc citou ou no que eu citei.

Vou dar uma opinião pessoal.

Se eu fosse vc, ligaria da forma que eu citei, ligando os 2 canais estéreos em paralelo e funcionar a 2 ohms, distribuindo teóricamente 70wrms pra cada falante.

Pq?? explico.

Se vc ligar os falantes traseiros no player, quando aumentar o volume o som deles vão praticamente sumir, e se não colocar um resistor, poderão distorcer, pq a potência jogada neles é menor e não vão acompanhar os demais, entendeu?? pensa nisso, ok??

Parabéns pela aquisição do ampli, torço pra que dê td certo.

abraço.

Postado em
Não tem perigo de danificar o kit não, é só ajustar o ampli direitinho.

Vc pode ligar tanto no esquena que vc citou ou no que eu citei.

Vou dar uma opinião pessoal.

Se eu fosse vc, ligaria da forma que eu citei, ligando os 2 canais estéreos em paralelo e funcionar a 2 ohms, distribuindo teóricamente 70wrms pra cada falante.

Pq?? explico.

Se vc ligar os falantes traseiros no player, quando aumentar o volume o som deles vão praticamente sumir, e se não colocar um resistor, poderão distorcer, pq a potência jogada neles é menor e não vão acompanhar os demais, entendeu?? pensa nisso, ok??

Parabéns pela aquisição do ampli, torço pra que dê td certo.

abraço.

Entendi perfeitamente o seu raciocínio, amigo. No caso, colocando-se em paralelo, a tensão é a mesma só que a impedância é dividida entre os dois circuitos, fazendo com que os 4 ohms anteriores se tornem 2. Como existirão dois percursos em paralelo, o aumento de corrente resultante da redução da impedância é devidamente distribuído entre os canais.

Entretando, digamos que um dos triaxiais venha a falhar, por exemplo, por conta do rompimento de um fio. Isso fará com que o circuito até os triaxiais se torne um percurso por onde não circulará corrente e toda a corrente que foi incrementada pela redução da impedância irá para o kit 2 vias, podendo levá-los a queimar, não é isso? Ou, nessa situação, apenas ocorrerá de o kit 2 vias voltar a funcionar @4 ohms justamente pela inexistência, nesse momento, da ligação em paralelo em virtude do rompimento do fio?

Essas aulas de física estiveram um dia na minha cabeça. Queria ser da área de exatas mas a necessidade me levou para as ciências humanas há uns 10 anos. De todo modo, algo me diz que a segunda hipótese é a correta.

No mais, pelo visto os triaxiais continuarão querendo ser kit 2 vias, tentando simular o som emitido pelo mesmo só que sem a divisão de freqüências realizada pelos crossovers.

Postado em

Beleza, velho... vou falar para o instalador fazer dessa forma. Talvez custe um pouco mais caro e exija mais cuidado com a fiação mas assim realmente ficará melhor. Recomenda alguma espessura específica para a fiação? Algum cuidado a mais considerando que o que tenho no carro hoje é a fiação original que já vem colocada pela GM?

Muitíssimo obrigado pela sua ajuda.

Postado em
Dá olhadinha aki Artigos

O que eu iria te sugerir está aí, valeu??

Depois de pronto posta aki pra gente saber se ficou bom.

abraço

Opa... muito rox o artigo. Eu já tinha lido um chamado "Meu primeiro som" mas nele não constava essas observações sobre potência, THD, fiação, etc...

Obrigado novamente e pode deixar que postarei aqui o resultado. Acredito que depois disso o som ficará muito bom. Pelo menos eu já vi que a tensão dos RCA's do player que vou pegar, Sony XPLOD CDX - GT927UX, é 4V, o que já satisfaz a recomendação do artigo. ;)

Postado em

Uma última coisa, galera.

Vi que no artigo se recomenda um player com 4 saídas RCA para poder ligar os triaxiais em paralelo com o kit duas vias.

instala_proj22.gif

Por 4 saídas RCA se quer dizer saídas individuais ou 4 pares de saída? Pergunto porque o player que pegarei para pôr no lugar do meu 4980 continuará tendo 3 pares de saídas RCA.

Vlws!

Postado em

Estive olhando o modelodo seu player e ele possui 6 saídas e não 3, dá uma olhadinha aí direito!!

Cada plug RCA é uma saída (um par), portanto 6 pares.

abraço

Postado em
Estive olhando o modelodo seu player e ele possui 6 saídas e não 3, dá uma olhadinha aí direito!!

abraço

Ah beleza... eu não sabia que as saídas RCA's eram contadas dessa forma. Tinha para mim que eram consideradas por pares e não por plugs.

Valeu pela informação mais uma vez.

Postado em

abraço

Ah beleza... eu não sabia que as saídas RCA's eram contadas dessa forma. Tinha para mim que era considerada por pares e não por plugs.

Em 1 plug de RCA tem 1 par de fios, positivo e negativo, por isso em vez falar 1 plug (nominho estranho) falam 1 par de RCA (é mais técnico)kkkkkkkkk

Pelo menos é assim que eu entendo, se estiver errado que me corrijam por favor...

Não esqueça de postar o resultado valeu ??

EDIT: Desculpa ae, falei besteira, é da forma que vc pensou mesmo.

Simplificando: o seu player possui 3 pares (6 saídas RCA) e o projeto pede 4 saídas RCA (2 pares RCA), assim fica melhor!!

Postado em

abraço

Ah beleza... eu não sabia que as saídas RCA's eram contadas dessa forma. Tinha para mim que era considerada por pares e não por plugs.

Em 1 plug de RCA tem 1 par de fios, positivo e negativo, por isso em vez falar 1 plug (nominho estranho) falam 1 par de RCA (é mais técnico)kkkkkkkkk

Pelo menos é assim que eu entendo, se estiver errado que me corrijam por favor...

Não esqueça de postar o resultado valeu ??

EDIT: Desculpa ae, falei besteira, é da forma que vc pensou mesmo.

Simplificando: o seu player possui 3 pares (6 saídas RCA) e o projeto pede 4 saídas RCA (2 pares RCA), assim fica melhor!!

Vou postar o resultado sim. Estou ansioso para ver os falantes tocando e curtir o som com a adição do amplificador e do subwoofer. De fato isso só ocorrerá na semana que vem quando o carro sair da concessionária em virtude do conserto do prejuízo que um bebum fez o favor de me causar. Inclusive liguei para a Leosound para agilizarem meu pedido.

Tão logo esteja tudo ligado, venho dar o meu depoimento aqui.

Obrigado novamente, man.

Postado em

Revivendo o tópico... hehehe...

Galera, agora que pintaram as promoções de Natal, vou finalmente pegar o sub... estou pensando no Subwoofer Componente de 10" 25 cm - Bobina Dupla 4 ohms - TS-W257D4, já que não quero coisa exagerada.

Mas tem um detalhe: para o AUDIOBANK 4100, pego o de 2 ou o de 4 ohms?

As specs do ampli dizem o seguinte:

Crossover High & Low Pass, 12dB/Oitava

Corte de Freqüência Ajustável de 40 ~ 250Hz

Distorção Harmônica: menos que 0,04%

Relação Sinal/Ruído: 96dB

Freqüência de Resposta: 20Hz a 20kHz a + - 3dB

Sensibilidade de Entrada: 750mV a 4V

Fusível de Proteção: 2x25A - Proteção de Curto Circuito

Desligamento Automático: Aquecimento e Sobrecarga

Rca de Entrada e Saída banhada a Ouro

Jumpers e Terminais banhado a Ouro

Dimensões: 350mm x 210mm x 61mm / Peso 4,5kg

4x140W RMS 2ohms

4x100W RMS 4ohms

Brigde 2x220W RMS 4ohms

Pelo visto, acredito que o sub de 4ohms é o indicado. Alguém pode me dar essa certeza?

Obrigado.

EDIT:

Galera, li no manual do Audiobank para NÃO LIGAR EM MODO BRIDGE EM 2OHMS. Bem, andei pesquisando sobre bobina dupla, como é o caso do sub da Pioneer, e vi que quando se tem dispositivos com bobina dupla as bobinas devem ser ligadas em série ou em paralelo. Então, nesse caso, o ideal seria um sub de 2 Ohms cujas bobinas fossem ligadas EM SÉRIE a fim de se obter os 4 Ohms do modo BRIDGE do Audiobank?

Postado em
Galera, li no manual do Audiobank para NÃO LIGAR EM MODO BRIDGE EM 2OHMS. Bem, andei pesquisando sobre bobina dupla, como é o caso do sub da Pioneer, e vi que quando se tem dispositivos com bobina dupla as bobinas devem ser ligadas em série ou em paralelo. Então, nesse caso, o ideal seria um sub de 2 Ohms cujas bobinas fossem ligadas EM SÉRIE a fim de se obter os 4 Ohms do modo BRIDGE do Audiobank?

Pessoal, isso está efetivamente correto?

Obrigado.

Postado em

Olá, galera.

Bem, finalmente concluí o som que queria. Comprei o player Pioneer 6080UB e um subwoofer de 10" da mesma marca e mandei fazer a instalação.

Particularmente, gostei bastante do resultado. Ficou um excelente som interno. O sub está batendo bem, a meu ver, gerando um efeito completamente diferente de quando eu tinha apenas os triaxiais e o kit 2 vias.

Aqui como ficou no porta-malas.

dsc00378filteredzl9.jpg

O banco do Classic não vem mais com uma chapa de metal na parte de trás. Como já não era minha intenção mesmo fazer furos no banco, não desanimei por ter que pagar para fazer um suporte para o módulo.

Obrigado a todos os que me ajudaram.

Postado em

Bom galera...eu to montando um som pro meu carro...e queria a opnião de vcs ai...

comprei um módulo SSL Evolution 2400WRMS

4 canais de 600WRMS cada

em bridge 1200WRMS

2 cornetas selenium D-250X

1 super tweeter selenium ST302

queria sabe se um sub selenium matador de 800WRMS ia fica bom....ou se o modulo ia se fraco pra ele...

e uma opnião sobre alguns sub bom pro meu modulo...

vlw ae

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...