Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

ATUALIZADO - Stereo Com Bom Custo/beneficio

Recommended Posts

Postado em

Devido a esse novo layout do forum, agrupei os posts mais importantes no primeiro, organizado em ordem cronologica.

Primeiro, estou querendo dar um nome para as caixas. Ficou bem bacana, branquinha, com o fundo e a tela brilhantes, me surpreendi com o resultado.

pensei em IceCube, pela cor e formato.

Quero sugestoes de outros nomes, postem ai.

abracos

====================

Bem,na minha busca por um som melhor, recentemente troquei meu kit 2 vias por um conjunto da JBL de embutir em parede, mais precisamente o modelo SP5. Eu ouvi um sistema usando esses falantes se nao me falhe a memoria, na assembleia legislativa do RS, ou na fiergs, faz bastante tempo, mas me recordo de que o som era meia boca, mas estava tocando FM, e a opiniao pode ser descartada.

Recentemente surgiu a oportunidade de trocar meu 2 vias por esse kit, e eu abracei a idea, desencanei de usar automotivo em casa, e devido a oportunidade, partiria para um semi hi-fi, passando longe de opcoes de PA (detesto drivers e ST) e voltaria para os 8 ohms. OTIMO, so resta saber se a aposta nao me traria uma decepcao. Paguei um bom preco nelas, cerca de 250 reais no par, usado, nada muito caro. Nao sei quanto cusa nova, nunca vi em lojas.

Bem, chegado o kit, instalei, bem chulamente, sem caixas, afinal, estava saindo de viagem para casa dos meus pais. Bem, o resultado me agradou bastante, tocava muito menos que o visteon, mas o som me agradou. Ainda quero fazer uns upgrades nos tweeters, estou pensando em uma zobel para amansar, creio que seria uma boa. Pelo que paguei, gostei do desempenho. Lembrando que é uma linha de entrada, nao se pode esperar grande coisa, mas mesmo assim, deu uma surra em varios sets que ouvi já (home theates, a miny systems, e passando por automotivos tb). E o investimento foi bem barato, pelo resultado que dá. Sinto um pouco de saudades do meu antigo visteon, tinha agudos melhores, mais mansos, e muito mais spl, mas muito mesmo. Como na minha casa nova os vizinhos estao bem mais proximos, nao irei sentir muita saudade de botar pra tocar de verdade, embora nunca usei o visteon em plena capacidade, meu amp teoricamente nao suporta 4 ohms.

Mas prosseguindo, decidi levar o conjunto na viagem, e aproveitar a oficina do meu coroa, e a mao de obra pai-trocinada, e fazer uma caixa decente para eles. O resultado será uma surpresa, pois nao tenho som aqui, portanto vou dar um tiro no escuro. Ai tem umas fotos dos falantes. Essa moldura possui um sistema para fixacao na parede, que eu removi, e usarei apenas os parafusos para prender na caixa. A moldura branca pode ser pintada, mas eu gostei branca, e ira ficar assim por enquanto. O falante é bem macio e bem parrudo, desce bem para um mero 5, e o tweeter é de titaneo com tecnologias da jbl, diz no manual, mas nao mostra as vantagens (linha de entrada né), mas sobe bem, e vigorosamente (ate demais). Pelo manual, diz que a potencia maxima é 60W. Também informa que o tweeter é de 1 pol, e o cross é cortado em 3k, a impedancia, que é 8 ohms, e a sensibilidade, acho q 86. Nao gostei das bobinas de ferrite, por ser de ferrite, mas gostei que sao encapsuladas em plastico termocontratil.

p1020785lf9.th.jpg

p1020788mh7.th.jpg

p1020799mo6.th.jpg

Bem, prosseguindo. A decisao inicial seria o tipo de caixa, Pensei em uma LT, mas me dei conta do transporte, e descartei. Dutado, sem chance, nao tem parametros dos falantes, e o duto seria no ouvido, alem da dutada ter um som que nao me agrada muito. SELADA, tem pequeno volume, otima resposta transiente (perfeito para rock e orquestra), e como o kit é feito para embutir na parece, seria o mais parecido com o `habitat` natural dele. A madeira é paitrocinada, entao, nao me mandem fazer em mdf, ok. Essa madeira é bem vagabunda, mas é 14mm, e nem meu pai quis, tanto é que adorou a ideia de fazer as caixas (se livra da tranqueira).

Como nao tem muito misterio fazer uma caixinha dessas, postarei as fotos dela semipronta, pelas minhas contas, tem 4,4 litros mas como o falante é grande, + cross e + o rebaixo da moldura, vai sobrar pouca coisa. Pretendo colocar plumante dentro, deixar mais soft. Como pode-se reparar nas fotos, existem 2 colunas adicionais na parte da altura, que foram colocadas para fixacao, pelos parafusos frontais originais. Ela foi vedada com cola, e passado cola com serragem na tampa traseira.

p1020810in3.th.jpg

p1020812my0.th.jpg

E o resultado PARCIAL

sem tela

p1020809za5.th.jpg

e com tela

p1020803it6.th.jpg

Hj de tarde irei fazer a caixa do outro canal, e passar massa corrida nesta que esta pronta. Jah passei em um pedaco da mesma madeira pra ver se vai aderir bem, so por via das duvidas né. Talvez eu consiga colocar tocar no carro de um amigo meu, so pra dar uma conferida no resultado, mas depende dele dai.

Do pra dar um ''extra'', instalei um somzim no carro do meu coroa, bem provisorio mesmo, so passei cabos e coloquei um amp pro grave, um booster da stetsom. Levei meu falante da NAR, que enjoei dele, pretendo substituir por um keybass. Achei o NAR muito mal acabado, e pelo que vi, os keybass sao superiores (e muito) nesse fator, e tb sao otimos falantes, e bem mais acessiveis. Entao, vou deixar o NAR pro meu coroa, e enquanto nao tem caixa...

p1020772to5.th.jpg

está com os falantes originais das portas e da traseira, nao tem grandes pretencoes aqui, so quebrar o gelo msm. E nao se preocupem, o balde-bazooka so foi usado para teste, nao uso com o carro andando. Coloquei um premium II pra brincar um dia, emprestado, ficou bem legau até.

amanha postarei mais coisas

abraco

=========================================================================

ATUALIZAÇAO 16/10

ATUALIZANDO, fotos

Bem, fiquei afastado das atividades por um tempo, como as caixas estavam na casa do meu pai, ele se encarregou de dar o trato final nelas, e depois de ficarem de molho, conseguiram carona, e retornaram para as minhas maos.

Primeiramente, continuando de onde eu havia parado

Foi terminado a aplicacao da massa corrida, ficou grossa a parede de massa, bem como eu queria. As caixas ganharam bastante peso devido a isso. Eu me espantei com o peso quando elas voltaram para as minhas maos.

Depois de um longo periodo de secagem, massa corrida nao dá pra brincar, elas foram para a pintura. Nao sei se foi meu pai ou algum amigo dele que pintou, mas isso é indiferente. So sei que ficou muito linda, nao é uma pintura profissional, se olhar com cuidado dá pra ver algumas falhas, mas nada que tire a minha alegria.

ai vai algumas fotos das caixas terminadas :rever1:

estou pensando em "batizar" elas. Pelas fotos não dá pra ver o quão bacana ficou, mas dá pra ter uma nocao. Quero tirar umas fotos com iluminacao melhor, fiz essas na correria.

Apenas as caixas

p1030048pr1.th.jpg

caixa com o baffle, sem tela

p1030057bw0.th.jpg[

caixa com o baffle, e com a tela, e iluminacao muito ruim

p1030063ab0.th.jpg

caixa com o baffle, e com a tela, e iluminacao menos ruim, essa dá pra ter uma ideia de como ficou legau

p1030068nh3.th.jpg

Nas audicoes preliminares, nao gostei muito do som.

Talvez por ter me familiarizado com as sony (tw de seda), que tem agudos mais suaves, delicados, e a JBL é mais incisiva, muito ataque

Neste final de semana farei testes melhores, com calma e atencao e sem heineken, rsrsrsrs :rolleyes:

Tenho que afinar elas, vou colocar plumante de travesseiro dentro, e avaliar o resultado doss graves, creio que melhore o desempenho, devido ao pequeno tamanho da caixa.

Posteriormente será feita a troca do crossover.

Estou pensando em 2,5Khz (original da JBL) ou 3Khz, em configuracao Linkwitz Riley, com capacitores de motor de ventilador, e indutores DIY.

Os indutores, eu tenho disponivel um LCR meter, da minipa, modelo 816, tentei usar mas nao consegui, mesmo lendo o manual de cabo a rabo. Se alguem se dispuser a me ajudar, eu agradeco, pois nao faco ideia de como usar esse aparelho

http://www.minipa.com.br/Produtos/DetailsProduct.aspx?id=164

abraco

==================================================================

ATUALIZAÇAO 18/10

Mais uns ups.

Hoje coloquei o cabo na segunda caixa.

Aproveitando o serviço, enchi as caixas de plumante. Aproveitei que meus travesseiros estao velhos, e dei adeus para um deles, enchi as minhas 4 caixas com apenas 1 deles (o par de JBL, e um par de sony, que poderia ter colocado mais nessas, mas vou testar assim primeiro).

fotos do processo

Uma parte do travesseiro (meio compactado), e um pouco do plumante que tinha sido "aberto"

p1030070tv9.th.jpg

Primeiro, eu coloquei uma camada mais densa de plumante no fundo.

p1030094yn9.th.jpg

caixa com o plumante devidamente colocado, pronta para ser fechada

p1030079or2.th.jpg

Nas audicoes preliminares, consegui dar uma melhorada nos graves, mas como ouvi por apenas 1 min, nao tirei mais conclusoes

Amanha eu vou ouvir com mais cuidado.

Estou aviando o cross novo também. So falta colocar o LCR meter funcionar, que vai brotar indutores.

abraco

Postado em

Opa, bacana rdallasen!!!

A JBL faz muitas caixas legais, às vezes o fato de ser linha "de entrada" tem mais a ver com crossover e gabinete do que com os drivers em sí... o gabinete vc. já fez um novo e selado... o cross, de repente vale a pena refazer com componentes melhores (bobina núcleo de ar, cap Solen, etc). O custo do cross perto da caixa é pequeno (parece-me que o user Protheus vende bobinas prontas, que são a parte mais chata do crossover.. pelo menos qdo fui montar eu achei!! :) ), tem grandes chances de tocar BEM legal. Os drivers (falantes/tw) da JBL normalmente são muito bons.

Ví que a moldura é um pouco maior que a caixa, vc. vai montá-la dentro de outro gabinete (acabamento) ou usar em algum móvel/espaço???

Parabéns pela iniciativa!!! :legal: DIY em som residencial é algo que tá pouco movimentado aqui no Forum... hehe... bora ver se a gente agita um pouco esta seção!!!

Postado em

Mazah. Tá ficando bacana hem! Tens que botar uma campainha que toque dentro da tua casa, se não fico gritando lá na frente feito louco quando tu tá espancando esses falantes... hehe

Ah. Quando vai voltar piá?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...