Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pedrazul

Sistema Quadrifonico X Rear Fill X Palco

Recommended Posts

Postado em

sim.. mas ai são efeitos eletronicos criados artificialmente.. um bom estudio de gravação faz o q quiser com a musica. rsrsrs!!

qdo falei em efeito de palco.. me referia a tentar reproduzir a situação de um show ao vivo.. tentar recriar o palco real onde foi tocada a musica.. por isso q disse q precisaria saber como era esse palco pra ver se o sistema consegue ou não reproduzir a condição real.

Postado em
Dica: para efeitos exclusivos de FA e THD, o kit em bridge equivale ao estéreo em 2 ohms, com mais potência. Sempre achei mais negócio, em termos de qualidade e controle de cone, um estéreo em 4 ohms próximo ao limite que utilizar 2 bridges com folga de potência.

A distorção de ligar um falante em bridge é igual ligar dois falantes em paralelo? O.O

Postado em
A distorção de ligar um falante em bridge é igual ligar dois falantes em paralelo? O.O

???????????

Você pode ligar um par de falantes em bridge sem problema algum, terá um grande benfício devido ao headroom.

Postado em

acho q seja referente ao THD..

o THD de uma ligação em Bridge é bem próximo do THD da ligação em 02 ohms.. ambos são maiores q o THD de uma ligação em 04 ohms.

Postado em

To gostando de ver o nível do tópico. Achei alguns comentários muito interessantes. Pessoal dando opinião ao invés de ficar reproduzindo os outros. Sempre bom aprender e ver como cada um tem um gosto diferente mesmo e não existe uma fórmula mágica. Pode ser um som ganhador de IASCA que não agrade tanto quanto um menos "perfeito", "linear".

Só fiquei sem a minhas resposta da possibilidade do uso do rear fill num sistema biamplificado. Se já são os 4 canais do player pra frente e mais a saída sub, como ligar os traseiros ? Ou uma coisa anula a outra ?

Abs !

Postado em

Juliox,

se vc pretende fazer a ligação em 3 way ( TW + MID + Sub) com bi-amp no kit .. vc ja vai usar todas as saidas do player ( exceto nno caso do DRZ9255 q faz 4 way).

Ai não tem como ter controle independente do rear fill. o q vc pode fazer é ligar ele junto com o mid.. e usar um cross passivo pra fazer o corte LP.

em alguns amps vc tem a opção de uma saida ( line out) ai usaria essa saida pra alimentar outro amp dedicado ao rear fill.

ou tb pode usar um crossover ativo ou processador de audio pra "aumentar" o numero da canais.. disponiveis pois vc vai precisar de no minimo 7 canais ( 2 pros TW, 2 pros Mids, 2 pro Rear Fill e 01 pro sub).

Postado em
E qual a porcentagem adequada de headroom? 20, 30, 50%?

depende muito..

eu gosto de usar 50% a mais pros kits e 100% a mais pro sub..

mas se vc tiver sinal sem distorção. pode chegar até a 300% a mais.

na realidade.. ter headroom de 100% , pra ouvir musica , ao invés de ouvir sinal senoidal puro.. seria o mesmo q aplicar a mesma potencia nominal do falante.. pois uma musica tem no minimo -3db de diferença de potencia em relação ao sinal senoidal q é usado pra aferir a potencia do falantes..

isso significa q se um falante tem 100wrms.. e o amp tb tem 100wrms.. qdo vc for ouvir musica.. e estiver com o volume máximo do player.. seu falante vai estar recebendo em média 50wrms.

Postado em
Juliox,

se vc pretende fazer a ligação em 3 way ( TW + MID + Sub) com bi-amp no kit .. vc ja vai usar todas as saidas do player ( exceto nno caso do DRZ9255 q faz 4 way).

Ai não tem como ter controle independente do rear fill. o q vc pode fazer é ligar ele junto com o mid.. e usar um cross passivo pra fazer o corte LP.

em alguns amps vc tem a opção de uma saida ( line out) ai usaria essa saida pra alimentar outro amp dedicado ao rear fill.

ou tb pode usar um crossover ativo ou processador de audio pra "aumentar" o numero da canais.. disponiveis pois vc vai precisar de no minimo 7 canais ( 2 pros TW, 2 pros Mids, 2 pro Rear Fill e 01 pro sub).

Foi o que imaginei. Valeu :legal:

Postado em
depende muito..

eu gosto de usar 50% a mais pros kits e 100% a mais pro sub..

mas se vc tiver sinal sem distorção. pode chegar até a 300% a mais.

na realidade.. ter headroom de 100% , pra ouvir musica , ao invés de ouvir sinal senoidal puro.. seria o mesmo q aplicar a mesma potencia nominal do falante.. pois uma musica tem no minimo -3db de diferença de potencia em relação ao sinal senoidal q é usado pra aferir a potencia do falantes..

isso significa q se um falante tem 100wrms.. e o amp tb tem 100wrms.. qdo vc for ouvir musica.. e estiver com o volume máximo do player.. seu falante vai estar recebendo em média 50wrms.

100%? O.O haja amp...

Postado em
falando em headroom, ja vi sd de 1000 rms empurrando 6w0 (75rms)...

O.O !!!! E como era isso na pratica, nao distorcia? Jogava-se os 1000 no falante?

Postado em
O.O !!!! E como era isso na pratica, nao distorcia? Jogava-se os 1000 no falante?

não, pois oq distorce é a "onde quadrada" e nao a potencia.

teoricamente o amp nao gerava 1000rms por uma série de fatores (voltagem, bitola, distancia e cumprimento do cabo, entre outros).

Postado em
Galera, pesquisando, achei um artigo que "ensina" construir e configurar um sistema quadrifonico para dar um efeito surround...

http://www.mlssa.com/surround/surround3.htm

Alguem já leu? O que acharam?

não cheguei a ler tudo não.. dei uma olhada rápida..

mas é um artigo sobre som residencial, onde é usado um "player" com processador surround e EQ parametrico..

se vc tiver um player automotivo com esses recursos. acho q de pra usar o artigo como base de informação.

Postado em

Bom tbm jah fui a favor do Rear Fill , mas depois de usar um sistema um pouco melhor , soh com kit na frente , vi q eh desnecessario um kit atras , vc pode ate ter um falantezinho bem baratinho , um full q seja , ou o falante coaxial original bem atenuado atras , mas eh totalmente desnecessario ........ antes de tudo pra kem tem duvida ouça um sistema lçgal soh com kit na frente , e mate sua duvidas , q seja no banco de tras ou da frente.......... por falante caro atras eh jogar dinheiro no mato :rolleyes:

Uma coisa eh vc montar todo um sistema surround ( se vc tiver uma gravação q tenha esse recurso para poder aproiveitar neh ) , outra eh jogar falante lah atras sem processamento........

Postado em

Bah! O tópico já tem + de 2 meses, porém não merece morrer. Li ele inteiro; assunto bem polêmico mas que pode ajudar muitas pessoas.

Aproveitando. Comentário do amigo Arthurff:

"no meu caso eu uso um de 4 canais para todo sistema

2 canais para o stereo(2kits)

2 canais em bridge pro sub."

Se ele usa 2 kits em 2 canais, ele liga cada par de kit em 1 canal do amp, certo? Isto não perde a "atenuação" de sensação de quando o som pode vir da direita ou esquerda?

Postado em
Bah! O tópico já tem + de 2 meses, porém não merece morrer. Li ele inteiro; assunto bem polêmico mas que pode ajudar muitas pessoas.

Aproveitando. Comentário do amigo Arthurff:

"no meu caso eu uso um de 4 canais para todo sistema

2 canais em bridge pro sub."

Se ele usa 2 kits em 2 canais, ele liga cada par de kit em 1 canal do amp, certo? Isto não perde a "atenuação" de sensação de quando o som pode vir da direita ou esquerda?

A verdade verdadeira é que meu carro é um Astra 2 portas, e as portas são bem grandes. Embora eu tenha comprado um MB QUART QSD 216, acho que eles não serão suficientes para "encher" a porta, tanto que os falantes xing link que estão nos paineis laterais dos bancos traseiros estão dando muito mais grave do que os MB nas portas. Então acho que o mid-bass vindo das portas NÃO será suficiente, dai a necessidade de colocar dois mid-bass nos paineis laterais traseiros, mas, conforme sugestão do ROYO, utilizando o x-over com corte a 250hz...

Postado em
eu concordo com o Guto em todas as palavras que ele disse.

midzinho atras é show de bola, nao consigo viver sem ele

sempre defendi aqui seu uso..

mas tmb tem o seguinte, meus falantes estao instalados nas 4 portas, ou seja o falante traseiro esta instalado na porta traseira, para esse som atrapalhar as portas dianteiras é dificil e nao atrapalha...

um colega meu tem um palio celebration, ele instalou 2kits tmb, sendo que o dianteiro a porta dianteira e o traseiro no TAMPAO. ai sim tava ruim, pois o som do tampao estava atrapalhando a frente, precisamos atenuar bastante..... mas no meu caso nao precisei atenuar nada, inclusive os mids traseiros estao ligaodos nos mesmos canais do dianteiro(paralelo)

Mas ai passa para 2ohms e aumenta a distorção harmonica, nao recomendado para medios e altos... dai a necessidade de um amp 4.1 ou dois amps...

concordo, amps 4 canais somente para o stereo é melhor...

no meu caso eu uso um de 4 canais para todo sistema

2 canais em bridge pro sub.

com um bom amp da pra usar, ta tranquilo, nao to percebendo nenhuma distorção.

]

DÚVIDA - vc usa 2 kit's 2 vias ou está dizendo um par de kit's 2 vias.

Falo isso pq se for 2 kit's 2 vias em 2 canais vc está usando em paralelo, dái não se tem palco.

Mas se está dizendo um par de kit's duas vias em dois canai está perfeito, o traseiro vai direto no HU.

Henrique

Postado em
A verdade verdadeira é que meu carro é um Astra 2 portas, e as portas são bem grandes. Embora eu tenha comprado um MB QUART QSD 216, acho que eles não serão suficientes para "encher" a porta, tanto que os falantes xing link que estão nos paineis laterais dos bancos traseiros estão dando muito mais grave do que os MB nas portas. Então acho que o mid-bass vindo das portas NÃO será suficiente, dai a necessidade de colocar dois mid-bass nos paineis laterais traseiros, mas, conforme sugestão do ROYO, utilizando o x-over com corte a 250hz...

a porta ta tratada ?

pq já vi um astra com mbquart signature na porta tratada que dava um grave da po*** o falante...

Postado em
a porta ta tratada ?

pq já vi um astra com mbquart signature na porta tratada que dava um grave da po*** o falante...

Ta meio tratada, comecei a parte externa, mas a interna tá incompleta... espero q vc tenha razão. Mas, o astra q vc viu eram 2 ou 4 portas?

Postado em
Ta meio tratada, comecei a parte externa, mas a interna tá incompleta... espero q vc tenha razão. Mas, o astra q vc viu eram 2 ou 4 portas?

o astra é hatch 4 portas... trata bastante a porta que deve ser isso..

qual o ampli que vc ta usando ?

Postado em
Qual a sensibilidade dos MB Quart e dos originais? Ambos estão amplificados?

[]´s

Crawling Chaos

Ola CC... bom, os mb têm 90db/m, já os audiolab, não encontrei a informação na net. O fato é que, mesmo em relação aos xing linkg, os de tras davam muito mais grave que os da frente...

Abs e obrigado...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...