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Megapost - Regras Iasca 2007

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PONTUAÇÃO SQ - TODAS AS DIVISÕES

 

• Precisão Tonal 100 pontos possíveis

• Palco 70 pontos possíveis

• Imagem 50 pontos possíveis

• Linearidade 30 pontos possíveis

• Ausência de Ruído 20 pontos possíveis

• Ergonomia 5 pontos possíveis

• R.T.O. (Real Time Output—Seção 6) 40 pontos possíveis

 

SELEÇÃO DE VOLUME & FAIXA

 

1- O juiz ajustará somente o controle de volume, a seleção de faixa e

controle liga-desliga será feito pelo competidor. O competidor tem que

especificar qual volume deverá ser usado ao longo da competição. Isto

será indicado ao Juiz no começo do processo de julgamento.

 

2- Durante o processo de julgamento, o volume do sistema será fixado

pelo Juiz de acordo com o Treinamento dos Juízes da IASCA. Qualquer

faixa pode ser ajustada no volume à discrição dos Juízes.

 

3- O Juiz usará só a faixa designada do CD Oficial de Competição IASCA

exigido para cada categoria a ser julgada na Qualidade. As faixas

designadas são as seguintes: Faixas 5, 6 e ou 39 para Precisão Tonal, Faixa

39 para Palco e Imagem, Faixas 18 a 23 para Linearidade e Faixas 25 a 27

para Ausência de Ruído.

 

DIRETRIZES DE JULGAMENTO QUALIDADE SONORA

 

1- Competidores têm que preparar os seus veículos antes de entrar nas

linhas de julgamento. Não é permitido aos Juízes participar deste processo

de preparação.

 

2- Os Juízes não podem entrar no veículo até que TODOS os ajustes de

qualidade de som sejam feitos. Uma vez que o veículo está na pista sendo

julgado, será julgado como apresentado; nenhum outro ajuste é permitido.

 

3- Para propósitos de esclarecimentos, o banco do "motorista" é

diretamente o banco atrás do volante; são julgados veículos de passeio de

mão direita do banco dianteiro direito e os veículos de passeio de mão

esquerda são julgados no banco dianteiro esquerdo

 

4 - O competidor pode remover a tela protetora dos falantes para o

propósito de julgamento de qualidade.

Porém, se um competidor optar em remover a tela protetora dos falantes,

elas devem ser removidas antes de entrar nas pistas de julgamento. Uma

vez que o veículo do competidor entrou na pista de julgamento, será

julgado como apresentado. Se um competidor optar em remover a tela

protetora dos falantes para julgamento do Som, lhes será permitido entre o

julgamento de som e instalação .

 

5- O competidor pode optar em cobrir o painel com um pano umedecido

com a finalidade de julgamento de qualidade.

 

6- O competidor não pode cobrir ou bloquear o pára-brisa dianteiro com

qualquer dispositivo, manta ou pano.

 

7 -Não serão requeridos os pedais de acelerador, freio ou de embreagem

ao alcance dos Juízes de qualidade. Não haverá NENHUMA dedução de

ponto pelos Juízes, inclusive no julgamento de Ergonomia, se o juiz não

puder alcançar estes pedais.

 

8 -Durante o julgamento, os Juízes têm que sentar no banco dianteiro do

veículo, isto se aplica a todos os veículos. Os veículos competidores têm

que ter pelo menos dois bancos na frente posicionados, lado a lado e

alinhados (1 banco esquerdo, 1 banco direito).

 

9- Não é permitido ao Juiz de Qualidade mudar a posição do banco para

julgar o sistema A MENOS QUE esta posição seja julgada irracional ou

incômoda para o Juiz. O Juiz tem que envolver o competidor ao fazer

qualquer ajuste. Os Juízes determinarão se as posições de banco forem

incômodas.

 

10- A segunda faixa na referência do CD IASCA de qualidade de som é

usada para a verificação de canal. Esta é a primeira faixa que o Juiz

colocará quando o processo de julgamento começar. Se o sistema tiver

esquerda correta e integridade de canal certa, o juiz marcará a entrada de

"Passagem" na ficha de avaliação e continuará o processo julgamento. Se

o Juiz nota que os canais estão invertidos, eles deixarão de julgar e

notificarão o competidor do problema. Uma marca de uma "Falta" é

considerada uma falha. O competidor tem cinco minutos para corrigir o

problema. Se o problema não pode ser corrigido em cinco minutos, o Juiz

principal permitirá que o veículo possa competir como está. Nota: Ao

utilizar o livro de regras da IASCA, canais invertidos causarão uma séria

perda de pontos no julgamento na imagem de estéreo.

 

11- Todas as portas, janelas, tetos solares, capotas e qualquer outro painel

no veículo, devem estar na sua posição completamente fechada durante o

julgamento. Conversíveis devem ser julgados com a capota fechada e

prendida no lugar.

 

12- Antes do primeiro veículo a ser julgado, o Juiz principal informará aos

Juízes e competidores se os veículos para qualidade serão julgados com o

motor ligado ou desligado. Este anúncio deverá ser feito ao competidor

pelo Juiz ao encontrá-lo. A decisão do Juiz principal estará baseada no

tempo de ventilação (eventos em recinto fechado). As considerações serão

feitas pelo bom senso do Juiz principal que pode fazer exceções baseado

em circunstâncias atenuantes.

 

13- Serão conferidas pontuações mais altas a sistemas que tem reprodução

precisa de ambas as posições (esquerda & direita) exceto quando é usado

apenas um Juiz. Não é permitido para os juízes trocar a posição normal

banco no procedimento de julgamento A MENOS QUE um problema seja

revelado durante o processo de julgamento que afeta as contagens de um

banco para outro.

 

14- Se os sistemas apresentarem um som diferente em cada banco, os

Juízes devem pontuar individualmente os bancos e então calcular a média

das duas contagens individuais para chegar a uma pontuação final. É

permitido meio ponto como resultado do calculo da média. Ex. 7,5 pontos.

 

15- Competidores terão três minutos para fazer ajustes ao sistema antes de

começar a prova de RTO.

 

Ponto de Interesse do competidor

A primeira coisa que os Juízes farão quando eles começarem o

processo de julgamento é verificar e ajustar a integridade do

canal. Esta verificação é feita na faixa 2, verificação de canal

direito e esquerdo . Se o teste determina que os canais

encontram-se invertidos, os Juízes sairão do veículo e falarão

para o competidor que os canais estão invertidos.

 

Serão permitidos aos competidores cinco minutos para corrigir

o problema. Normalmente este problema pode ser consertado

facilmente. Se o problema não é corrigido depois de cinco

minutos, o Juiz principal será chamado para decidir se o

veículo será desqualificado ou será permitido continuar.

 

Continuando terá pontuação muito baixa na seção de imagem.

É aconselhável conferir seu sistema com a faixa #2 de referência

do CD da IASCA , “Verificação Esquerda e Direita" antes de

entrar nas pistas de julgamento.

 

PRECISÃO TONAL Todas as Divisões - 100 pontos possíveis

 

Ponto de Interesse do competidor

 

Esta é uma área da ficha de avaliação onde os competidores deveriam

focalizar em receber a máxima quantia de pontos possível. Concentre

seus esforços primeiro no ajuste da Precisão Tonal & Equilíbrio

Espectral. Então, uma vez conquistada uma Precisão Tonal boa,

ajuste o Palco e a Imagem.

 

Nesta seção, os Juízes avaliarão as características tonais do sistema

baseado na reprodução das quatro gamas de freqüência; Sub Graves,

Médio Graves, Médios e Agudos.

 

Um sistema que reproduza uma gravação com precisão tonal superior,

deve executar sem afetar significativamente nenhuma das bandas que

acabamos de listar. Quando todos as gamas de freqüência forem bem

produzidas, é dito que um sistema soa natural e é espectralmente preciso.

Isto é facilmente reconhecido por um ouvinte experiente, que está

processando milhares de sugestões sônicas para formar aquela opinião.

 

Com a precisão tonal o Juiz avaliará se os instrumentos e vozes

reproduzidos pelo sistema de som soam naturalmente e com realidade.

Neste momento, os Juízes especificamente deveriam concentrar nos

instrumentos pertencentes a cada uma das quatro bandas , ignorando o

equilíbrio reativo entre eles (que é julgado depois).

 

Há seis características básicas que descrevem um tom; elas são:

 

Intensidade: A magnitude da sensação audível produzida pelo som (pode

ser afetado pelo balanço incorreto de níveis entre falantes).

 

Pitch: A qualidade subjetiva de um som que determina sua posição em

uma escala musical. (Distorção excessiva e não linearidade pode afetar o

Pitch)

 

Timbre: A interação das harmônicas e suas fundamentais de um som dão

a ele sua assinatura sônica. (Exemplo: O som de um violão pode ser

afetado por uma reprodução pobre de freqüências altas no sistema se os

harmônicos dos tons fundamentais produzidos pelo violão não forem

reproduzidos com precisão.)

 

Modulação: é a variação na amplitude, fase ou freqüência que ocorre

sobre um som. (Pode ser afetado através de sistemas com problemas de

fase, problemas de resposta de freqüência, etc.)

 

Duração: Literalmente, a duração de um som (pode ser afetado por

sistemas com respostas transitórias, fracas ou ressonância de painel, por

exemplo).

 

Ataque e Declínio: O tempo que um som leva para se formar (ataque) ou

morrer (declínio). Ataque e declínio podem ser afetados, por sistemas com

respostas transitórias fracas, ressonância de painel e reflexões excessivas

 

Escala de Julgamento para Precisão TonalPerfeito 20 pontos

Excepcional 16 - 19 pontos

Muito bom 12 - 15 pontos

Bom 8 - 11 pontos

Regular 2 - 7 pontos

Necessita Melhorar 1 ponto

Sem pontuação—zero

 

O que se deve escutar:

 

As diretrizes gerais seguintes aplicam-se a uma ampla faixa de

música. As faixas de julgamento do CD de Referência Oficial da

IASCA podem ou não conter os instrumentos listados abaixo. Para

informação precisa sobre o conteúdo das faixas, por favor, recorra ao

livreto incluído no CD de Referência

 

SUB-BAIXO (1Hz-60Hz) 1 a 20 pontos possíveis

O Juiz deve concentrar-se nas notas mais graves dos instrumentos de

cordas (baixo e contra baixo, em particular), percussões de grande porte

(bumbo de bateria, tímpano), sons graves do sintetizador, notas graves do

órgão de tubos, etc. Os sons reproduzidos pelo sistema nesta faixa de

freqüência devem ser imediatamente reconhecíveis, realisticamente

pesados, articulados, livre de distorção e ressalto. A extensão de baixa freqüência

precisa é uma característica desejável. Um exemplo é a mais

baixa faixa de freqüência de órgãos de tubo muito grandes.

 

MEDIO-BAIXO (60Hz-200Hz) 1 a 20 pontos possíveis

O Juiz deveria focalizar nos sons produzidos pelos tambores de porte

médio (tambor indiano, congas, etc.), a faixa média dos baixos e contra

baixo, notas mais grave do piano e sintetizador. Estes devem ser

reproduzidos suavemente com detalhes e com ataque e declínio

adequados. Deverá ser prestada atenção particular ao ataque e ao declínio

de tambores e dos baixos. Por causa do pequeno tamanho do veículo como

ambiente de escuta, problemas com ressonância são comuns nesta faixa de

freqüência.

 

MÉDIOS (200Hz-3KHz) 1 a 20 pontos possíveis

Esta faixa contém a vasta maioria de informações musicais e na maioria

das gravações. O Juiz deve concentrar-se na: voz humana, nos

instrumentos de metal, instrumentos de sopro, cordas, a faixa mais alta do

baixo, guitarra elétrica e acústica, sintetizador, piano, tambores menores e

outros instrumentos de percussão. Ressonância e sibilancia são falhas de

sistema comuns nesta faixa de freqüência. Vozes deveriam soar cheias e

naturais. Todos os instrumentos devem soar realisticamente sem tinidos,

zumbidos ou distorção. Por exemplo, os grandes instrumentos de corda

devem possuir o som característico de 'madeira' sem ressonância nem

vibrações.

 

AGUDOS (3khz-em diante) 1 a 20 pontos possíveis

O Juiz deve se concentrar em pratos, triângulos, sinos, as freqüências mais

altas do tambor de parada, aplausos, sintetizadores, as extensões mais

agudas dos instrumentos corda e de sopro, e a tendência para exagerar o

som do "s" ou "f", ou "t" nas gravações de voz. Estes devem soar

precisos, suaves e não devem exibir qualquer aspereza, zumbido,

sibilancia ou distorção.

 

EQUILIBRIO ESPECTRAL 1 a 20 pontos possíveis

O Equilíbrio Espectral Geral é a precisão tonal do sistema através de

toda a extensão da faixa de áudio. Os mesmos fatores descritos em

"Precisão Tonal" afetam o Equilíbrio Espectral Geral. O sistema será

julgado de acordo com sua habilidade para reproduzir a gravação como

um todo, ao invés de fazê-lo em faixas de freqüência individuais.

Os melhores sistemas reproduzirão naturalmente e sem qualquer esforço

a faixa de julgamento. Sistemas mais fracos exibirão distorção, coloração

antinatural, compressão dinâmica, e erros de resposta de freqüência que

conduzem a fadiga e conferem um som antinatural à música.

 

Nota explicativa:

Alguns debatem que o "Equilíbrio Espectral Geral" e "Linearidade

Sonora" são condições redundantes. Olhando para eles de um ponto de

vista semântico, isto poderia ser discutido certamente. A distinção feita

aqui para a finalidade do livro de regras IASCA é a seguinte:

Equilíbrio Espectral Geral" é um teste do realismo tonal geral do sistema a

níveis de audição moderados. “Linearidade” é um teste de realismo

dinâmico do sistema a volumes de escuta alto, moderado e baixo.

 

PALCO Todas as Divisões - 70 pontos possíveis

 

O objetivo desta seção é definir os limites do palco tal como o som

é reproduzido pelo sistema de áudio do veículo e pode ser definido

como sendo o espaço percebido a partir do qual o som é gerado. O

sistema ideal de som automotivo cria a ilusão que o som está

originando em frente ao ouvinte, com conteúdo ambiente adicional.

 

O palco produzido pelo sistema de som automotivo está definido

como o espaço percebido do qual o som origina. (Da mesma maneira

como o palco em uma sala de concertos está o espaço do qual o som

origina.)

 

Durante o julgamento de palco, o Juiz deve desenhar mapas

descrevendo os limites do palco a partir dos bancos dianteiros. Este mapa

auxiliará não apenas nos julgamentos dos elementos do palco, mas será

vital para avaliação da imagem. O juiz não deve deixar que qualquer

sugestão visual (localização aparente de falantes ou falta dos mesmos, por

exemplo) influencie seu julgamento. Se distrações tornarem difícil a

determinação do palco, será de grande auxilio o juiz fechar os olhos ao

julgar. Deixar de lado as distrações e concentrar-se somente na música

ajudará determinar adequadamente as características de palco do veículo

que estará sendo julgado. Juízes de qualidade de som devem ser "cegos" a

qualquer equipamento no veículo.

 

POSIÇÃO DE ESCUTA 1 a 15 pontos

 

Nesta categoria é julgada a direção do palco com reação ao ouvinte e a

aparente distância entre ambos. Os melhores sistemas darão a ilusão do

palco estar bem a frente aos ouvintes (mesmo que aparentemente exceda o

limite dianteiro do veículo). Isto é considerado ideal, pois se aproxima da

experiência de escutar um concerto.

 

Escute cuidadosamente os baixos. Eles parecem vir da frente ou de trás?

A pontuação máxima dentro de cada faixa deve ser conferida a sistemas

que criem convincentemente a ilusão que todo o som tem origem no local

especificado.

 

Escala de Pontuação para Posição de Escuta

 

O palco excede os limites interiores do veículo: 12 - 15 pts.

O palco se origina próximo dos limites interiores frontais do veículo: 9 - 11 pts.

O palco se origina a frente dos ouvintes: 7 - 8 pts.

O palco parece estar junto a posição dos ouvintes: 5 - 6 pts.

O palco se origina detrás e é impossível de definir: 1 - 4 pts.

 

Serão deduzidos 2 pontos da pontuação se o baixo se originar atrás do

veículo.

 

Tabela de Pontuação de Posição de Escuta

 

palco3gh0.jpg

 

 

LARGURA DE PALCO (esquerda / direita) 1 a 15 pontos

 

A largura de palco refere-se à distância entre os limites esquerdo e

direito do mesmo. Os melhores sistemas criarão um palco largo para

ambos os ouvintes. Sistemas de som excepcionais terão palcos de som que

parecem exceder os limites físicos do interior de veículo.

 

Escala de Pontuação para a Largura de Palco

A largura do palco se extende fora dos limites interiores

do veículo 14 - 15 pts.

A largura do palco se estende aos limites laterais do

veículo 10 - 13 pts.

A largura do palco quase se estende aos limites laterais

do veículo 6 - 9 pts.

A largura do palco é estreita e bem curta dentro dos

limites interiores do veículo 2 - 5 pts.

A largura de palco está muito comprimida (virtual

mono) 1 pt.

Os pontos no diagrama abaixo são deduzidos de uma pontuação perfeita

 

palco2aw1.jpg

 

O que ouvir:

As faixas de julgamento de referencia no CD de qualidade oficial

IASCA, em conjunto com as notas do livreto, permite que o Juiz avalie

depressa e com precisão a largura de palco. Os juízes não devem

preocupar-se com a colocação das imagens através do palco neste ponto

(que serão avaliadas em imagens). Um palco largo deve se estender além

dos limites internos dos veículos. Se um palco tem origem no capô do

veículo, sua largura deve ser avaliada baseada nos limites laterais do

mesmo. Utilizar as colunas laterais como referência nesse caso seria

incorreto. Atenção particular deve ser prestada às dimensões originais do

ambiente, como especificado nas notas do CD. A reprodução do ambiente

não deve comprimir ou expandir artificialmente a largura do palco.

 

Analise se o palco se estende além dos instrumentos / vozes situados mais

a direita e mais a esquerda. Em muitas gravações, existe um espaço entre

estes e os limites do ambiente que pode ser ouvido. Os melhores sistemas

proporcionarão esta parte adicional da ilusão psico-acústica, enquanto

outros não vão.

 

Estas são diretrizes gerais para pontuar. Lembre-se de que se um

veículo exibir características de largura de palco diferentes para cada

banco, os Juízes são orientados a atribuir uma pontuação individual para

cada banco e então calcular a média destes pontos para chegar à contagem

final.

 

Exemplo:

Quando o Juiz avaliar de um banco (motorista) determinará a pontuação

identificando a largura de palco na esquerda e na direita, respectivamente.

 

Se o lado esquerdo aparentemente finaliza fora do veículo no espelho ou

além dele, o Juiz deduz 0 pontos. Se o lado direito aparentemente finaliza

em cima do meio da área do porta-luvas do passageiro o Juiz deduz 3

pontos. A soma desta contagem é uma dedução de 3 pontos da escala

original de 15 pontos para uma contagem de 12. Quando julgado por dois

Juízes, o mesmo princípio é usado para cada banco, então as duas

contagens são somadas e divididas por 2 para estabelecer a pontuação de

largura de palco.

 

ALTURA DE PALCO 1 a 15 pontos

A altura de palco refere-se à altura aparente do piso do palco e a expansão

vertical acima do mesmo. O centro da expansão vertical do palco deve permanecer

no nível horizontal apropriado dos instrumentos/vozes que está acima ou debaixo

deste pano da esquerda para direita do palco. A altura do palco deve permanecer

horizontal de frente com o palco onde o vocalista principal está localizado até a

parte traseira do palco onde os tambores podem ser localizados. Esta expansão

não deverá ser exagerada ou incoerente e deverá ser proporcional às outras

dimensões do palco.

 

O que ouvir:

Sistemas com boa altura de palco produzirão um palco estável ao nível horizontal

com um sentimento natural de espaço vertical acima daquele ponto. Os

instrumentos e vozes devem soar completos e inteiros naquela altura sem uma

parte deles vindos de baixo do piso de palco. Preste atenção particular e certifiquese que a altura de palco permanece estável da esquerda para a direita e de frente para trás. Alguns veículos podem exibir altura boa no centro com os limites da esquerda e da direita caindo mais baixo (ou vice-versa) e isto será levado em

consideração na pontuação. Alguns veículos também podem exibir boa altura

dentro das freqüências altas, mas o sub graves, médio graves e médios estão bem

abaixo do painel.

 

Estas são diretrizes gerais de pontuação. O Juiz deverá fazer um comentário que

descreve a altura do palco. Se um veículo exibir características de altura de palco

diferentes para cada banco, os Juízes são orientados para indicar a pontuação para

cada banco, somar e então dividir por 2 para chegar à pontuação final. O Juiz

deverá anotar quando o calculo da média é usado para chegar a uma pontuação de altura de palco e escrever as contagens individuais de banco no espaço D/E na

seção de comentários da folha de avaliação.

 

palcoqw2.jpg

 

Escala de pontuação da Altura do Palco

- O palco está no plano horizontal e com estabilidade da

esquerda para a direita 13 - 15pts

- O palco está no plano e horizontal mas com certa

instabilidade de frente para atrás 9 - 12 pts

- O palco está abaixo do nível horizontal mas está estável da

esquerda para a direita. Palco está horizontal, mas muito

instável 6 - 8 pts.

- O palco está baixo e instável 3 - 5 pts.

- É impossível definir a altura de palco 1 - 2 pts.

 

PROFUNDIDADE DE PALCO 1 a 15 pontos

 

A ilusão que alguns instrumentos ou vozes estão na frente de outros é

chamada profundidade de palco. As notas de capa incluídas no CD de

Referência Oficial da IASCA fornecem valiosos detalhes quanto as

localizações frontais e traseiras dos instrumentos e vocais durante a

gravação.

 

O que ouvir:

 

Compare o que você ouve com os mapas de palco das notas de capa

do CD de Referência Oficial da IASCA. Somente os melhores sistemas

darão uma ilusão completamente convincente da profundidade de palco.

Sistemas mais fracos darão um aspecto bidimensional "pano" ao palco.

Estas são diretrizes gerais para pontuar. O Juiz deverá escrever um

comentário descrevendo a profundidade do palco. Se um veículo exibir

características de profundidade de palco diferentes para cada banco, os

Juízes são orientados para indicar a pontuação para cada banco, somar e

então dividir por 2 para chegar à pontuação final. O Juiz deverá anotar

quando o cálculo da média é usado para chegar a uma pontuação de altura

de palco e escrever as contagens individuais de banco na seção de

comentários da folha de avaliação.

 

Escala de Pontuação de Profundidade de Palco

A profundidade de palco é muito real 12 - 15 pts

A profundidade de palco é mais ou menos real 8 - 11 pts

A profundidade de palco é regular 2 - 7 pts

A profundidade de palco é impossível de se definir 1 pt

Sem pontuação—zero

 

O quadro descreve um sistema de som que aparentemente reproduz muito

bem a Profundidade de Palco. Ao avaliar a profundidade, deverá parecer

que há distância entre os instrumentos. Este veículo marcará muito bem na

categoria de profundidade, 11 pontos ou mais.

 

O que ouvir:

 

O sistema deverá reproduzir os instrumentos de forma que uns pareçam

estar em frente ou atrás dos outros, como também à esquerda ou direita

deles. O texto seguinte descreve a faixa 10 do CD de referência Oficial da

IASCA.

 

O piano deveria soar amplo porque está à frente do palco. Os violões,

trompetes, pandeiro, gaita e baixo aparecem atrás do piano. O pandeiro

aparece à direita e na parte de trás do palco. Os tambores e tuba deverão

estar atrás do piano. Os dois violões são os instrumentos mais largos e

devem definir os limites externos de palco.

 

AMBIÊNCIA 1 a 10 pontos

 

Ambiência é um fenômeno psico-acústico que pode ser definido

como o espaço percebido ao redor de uma fonte de som. A maioria das

gravações contém sugestões de ambientes que são naturalmente criados

pela área usada para gravação ou criados artificialmente por engenheiros

usando um processador. Essas vão interagir com a acústica do veículo e o

projeto do sistema de som para criar um senso de espaço. Os falantes

traseiros ou processadores de som digital nem sempre são necessários para

criar ambiência (nem garantem a criação de um ambiente natural.)

 

O que ouvir:

 

Feche seus olhos e tente imaginar o tamanho da "sala" em que você

está ouvindo. No áudio do carro, é muito desafiador criar a ilusão de um

espaço maior que o interior do veículo (Ex. uma sala de sinfonia grande,

estúdio ao vivo pequeno, etc.). Ao escutar os melhores sistemas, os limites

do veículo "desaparecem", conferindo um espaçoso ambiente natural. Não

serão recompensados sistemas por criar efeitos ambientes antinaturais

(como uma banda de jazz tocando em uma catedral).

 

Estas são diretrizes gerais para pontuar. Lembre-se de que um veículo

tem características de ambiente diferentes para cada banco, os Juízes são

orientados para indicar a pontuação para cada banco, somar e então dividir

por 2 para chegar à pontuação final. Um veículo pode alcançar uma

contagem final de "6" através da pontuação 10 da ambiência do banco do

lado esquerdo e a pontuação de 2 do lado direito. A pontuação totaliza 12,

dividindo então por 2 temos a contagem final de 6. O Juiz deverá anotar

na ficha de avaliação quando a média é calculada para chegar a uma

pontuação final e escrever as pontuações individuais de cada banco na

seção de comentários da ficha de avaliação.

 

Escala de Pontuação de Ambiente

Ambiente realista / soa como uma sala adequada 8 - 10 pts

Ambiente ligeramente “fechado”/ soa como uma sala pequena 4 - 7 pts

Ausência de ambiente / soa como uma área confinada 2 - 3 pts

Ambiente exagerado / soa totalmente artificial 1 pt

Sem pontuação—zero

 

 

IMAGEM Todas as Divisões - 50 pontos possíveis

 

O termo "imagem" descreve a habilidade de um sistema de som

em reproduzir os sons de instrumentos em suas devidas localizações e

proporções de palco. As localizações corretas estão definidas pela sua

posição relativa a gravação da trilha. São julgados sistemas baseados

na sua habilidade para colocar instrumentos e vocais com precisão no

palco.

 

Mapas de palco estão detalhados nas notas de capa do CD oficiais

Competição IASCA que determina os locais exatos de instrumentos

específicos e vozes nas gravações julgadas nesta categoria. Estes mapas

foram produzidos junto com os engenheiros gravadores que produziram as

faixas.

 

Os Juízes escutam e recompensam imagens colocadas corretamente,

coerentes e definidas que convenientemente representam o tamanho

relativo correto do instrumento com relação ao palco. Deverá ser prestada

atenção particular de onde está posicionado o som do instrumento ou vocal

e a escala apropriada em seu local correto no palco (ex. um piano pode

soar muito grande em comparação a um saxofone). Se uma imagem não

parece naturalmente larga, ou a imagem vaga nas mudanças de tom ou se

parece dividir das demais imagens, serão deduzidos pontos. A altura

também deve ser consistente (a mais baixa parte da voz não deve vir da

parte baixa da área dos pés, enquanto o resto vem da parte de cima).

 

Escala de Pontuação de Posição

- A Imagem está corretamente localizada 20 - 25 pts.

- A Imagem está um pouco fora do lugar correto 15 - 19 pts.

- A Imagem está notavelmente fora do lugar correto 10 - 14 pts.

- A Imagem está severamente fora do lugar correto 5 - 9 pts.

- A Imagem parece ser artificial e ou é impossível de se localizar (ex. Vem de trás) 1 - 4 pts.

 

Escala de Pontuação de Foco

- A Imagem está corretamente definida, focada e claramente detalhada, próximo da realidade 20 - 25 pts.

- A Imagem está corretamente definida mas falta detalhe e foco 15 - 19 pts.

- A Imagem está difusa 10 - 14 pts.

- A Imagem está severamente difusa 5 - 9 pts.

- É impossível de distinguir uma Imagem da outra 1 - 4 pts.

- Sem pontuação—zero

 

LINEARIDADE Todas as Divisões 30 pts

 

O objeto desta seção é avaliar a habilidade do sistema em reproduzir

uma gravação com equilíbrio espectral e dinâmico preciso em níveis

de volume diferentes.

 

Os Juízes seguirão as instruções na trilha dedicada a Linearidade de Som

para ajustar o nível de referência a aproximadamente 81dB de pico. Uma

vez com o ajuste feito, os Juízes não mudarão o controle de volume até

depois que a trilha tenha sido terminada. A primeira faixa (trilha 21),

executará 20 segundos de música a aproximadamente 74 dB em média,

81dB pico. A próxima faixa (trilha 22) tocará durante 20 segundos a 86 dB

em média, 93dB pico. A faixa final (trilha 23) aumentará para 98 dB em

média, 105 dB de pico durante os últimos 20 segundos.

 

Cada amostra musical de 20 segundos é idêntica, assim o Juiz pode

comparar o equilíbrio espectral e dinâmico.

 

O Juiz pontuará o sistema quanto a reprodução espectral e dinâmico a

cada nível de volume.

 

O que ouvir:

Ao nível mais baixo de volume (primeiros 20 segundo linearidade)

Juiz deverá escutar como as freqüências, baixa, meia e alta mudam

conforme os níveis aumentam. Estes podem fazer o som do sistema

melhorar ou piorar.

 

Preste atenção particular ao impacto dinâmico... ele aumenta ou

melhora com as elevações de volume? Ele diminuí notoriamente aos

níveis mais baixos?

 

Em níveis altos, o Juiz deve prestar atenção ao equilíbrio espectral

suave e a dinâmica realística e sólida. Instrumentos devem ter um ataque e

impacto realístico que não são comprimidos através de distorção (corte do

amplificador, falante ou limitações de sistema). O nível relativo entre as

freqüências baixas, média e alta deve ser natural e realístico, sem que uma

seção domine a outra. Devem ser deduzidos pontos para qualquer aspereza

antinatural ou distorção.

 

A maioria dos sistemas soará diferente a volumes altos e baixos. Alguns soam melhor altos, outros soam melhor em baixos níveis. Alguns sistemas soarão bem em qualquer nível, outros não.

 

Juiz avaliará a Linearidade do sistema a cada nível de volume de

acordo com as escalas seguintes para todas as classes:

- Volume suave - 81dB pico / 74 dB médio. 1 a 10 pts

- Volume moderado - 93dB pico / 86 dB médio. 1 a 10 pts

- Volume alto - 105dB pico / 98 dB médio. 1 a 10 pts

- Escala de Pontuação de Linearidade

- Perfeito 10 pts

- Excepcional 8 - 9 pts

- Muito bom 6 - 7 pts

- Bom 4 - 5 pts

- Regular 2 - 3 pts

- Necessita melhorar 1 pt

- Sem pontuação—zero

 

AUSENCIA DE RUIDO Todas as Divisões - 0 a 20 pontos

 

Uma instalação bem executada, com os níveis de ganho corretamente

ajustados, deve estar livre de ruídos em todos os níveis de audição.

Ruído é definido como qualquer som não presente na gravação

original, que foi adicionado pelo sistema eletrônico, alternador ou

pelo sistema de som.

 

As seguintes regras se aplicam ao julgamento de ruído para TODAS

as CATEGORIAS:

 

1- Cada sistema é ouvido utilizando-se as trilhas de Ausência de

Ruído (25 - 27) na Referência do CD Oficial da IASCA atual. O Juiz

determinará a ausência de ruído sentado na posição normal.

 

2- Problemas de alternador (sem tensão ou voltagem fraca) resultarão

em uma contagem automática de zero pontos para ruído de alternador.

 

3- Os Juízes avaliarão o ruído sob duas condições: 01). Motor

funcionando e luzes altas acendidas para testar o ruído veicular (ruído

induzido pelo sistema de alimentação ou eletrônico do veículo) e 02).

Motor desligado com a chave na posição "Acessórios", ou

“Desligado” (ignição desligada) para testar os barulhos de sistemas.

 

4- O sistema de carga deve estar em funcionamento adequado com o

alternador produzindo um aumento de voltagem DC enquanto o motor

estiver funcionando. A não ser pelo regulador de voltagem, o uso ou

existência de qualquer circuito, interruptor ou dispositivo projetado para

cortar a corrente do alternador enquanto o motor estiver funcionando

resultará em desqualificação imediata, confisco de taxas de inscrição e

possível suspensão após a revisão pelo comitê de ética da IASCA

Worldwide. Alternadores fisicamente desconectados ou inexistentes de

qualquer circuito, interruptor ou outro dispositivo com a finalidade de

desconectar a fiação do sistema de um circuito de carga do alternador

resultarão em desqualificação imediata e possível suspensão após revisão

pela IASCA Worldwide.

 

5- Se o veículo testado está livre de ruídos de alternador, o Juiz pode

pedir que o sistema de carga seja verificado. Este teste será feito nas

conexões de entrada de 12V do amplificador. As entradas devem estar

acessíveis dentro de 90 segundos, quando pedido pelo Juiz.

 

6- O comutador de força do sistema principal deve controlar todos os

componentes do sistema de som automotivo. O comutador tem que

interromper os amplificadores do sistema, processadores externos e

dispositivos ligados na unidade principal. Adicionalmente, o comutador de

força quando acionado on/off, tem que fornecer ou cortar a energia do

sistema e tem que tocar/desligar dentro de vinte segundos da ativação.

Falha do sistema resultará na contagem de zero pontos.

 

7 - Veículos movidos à eletricidade (EPV) podem competir na

IASCA. Se nenhum barulho é notável o veículo receberá a pontuação

máxima em cada categoria que não há nenhum barulho audível. Deduções

podem ser ocasionadas por zumbidos e outros barulhos estranhos

produzidos pela bateria de um EPV de acordo com as mesmas diretrizes

usadas para prova de Ruído de Alternador. O EPV deve ser auto

suficiente durante todo o julgamento.

 

Regras para Avaliação com Motor Ligado e Desligado

Para este teste deve ser executada a faixa ponto zero (track 27) com o

volume moderado. Só a chave de força do sistema principal será utilizada

para acionar o sistema. A ignição não será usada. Para haver deduções os

ruídos devem ser audíveis na posição de banco normal.

Se um sistema não apresentar ruído neste teste, os Juízes têm a

autoridade para testar todo sistema para determinar se todos os

equipamentos estão controlados pela chave de força. A prova cabe ao

competidor. Se o competidor não puder mostrar convincentemente que o

equipamento é acionado pela chave de força, as deduções de ponto para

esta fase serão feitas pelo Juiz principal ou pelo Juiz de qualidade.

 

AUSÊNCIA DE RUÍDO MOTOR DESLIGADO 0 a 5 pts

Um ruído de estouro, batida ou estalido ouvido através dos falantes do

sistema quando o sistema é ligado pelo interruptor de on/off da unidade

principal.

 

AUSÊNCIA DE RUIDO DE FUNDO (motor desligado) 0 a 5 pts

Ruído de fundo (também conhecido como Hiss) é um som sibilante

que é audível da posição normal de escuta entre as trilhas do áudio, ou

durante as seções silenciosas do material de programa na Faixa 25 do CD

de competição Oficial IASCA .

Perfeito, não há ruídos detectáveis 5 pts

Um pequeno ruído ou estalo, apenas notório 3 - 4 pts

Dois ou mais estalos e/ou clicks 2 pts

Ruído notório, múltiplos estalos e/ou clicks 1 pts

Ruídos mais altos que o material de escuta ou

equipamentos que não se desligam 0 pts

 

REGRAS PARA RUÍDOS DE FUNDO:

Usando uma trilha musical designada para teste de ruído no CD

Oficial de Competição IASCA, o volume é ajustado em um nível

moderado (aprox. 90dB) no início da trilha. Conforme o nível da trilha

diminui, os Juízes aumentarão volume para manter um nível de produção

consistente até atingir o volume máximo, e procurarão por ruídos de

fundo. Se nenhum ruído de fundo é encontrado, a contagem será de cinco

(5) pontos. Se for ouvido um leve barulho pouco notável a contagem será

de quatro (4) pontos, etc.

 

AUSÊNCIA DE RUÍDO MECÂNICO EXTERNO 0 a 5 pts

Os ruídos que são produzidos através dos ventiladores de resfriamento,

motores, ventilação de baterias, diferentes dos da unidade de fonte no

painel pode receber a dedução de um (1) ponto para barulhos pouco

audíveis. Esta contagem pode ser feita simultaneamente ao avaliar o Ruído

de Fundo. Ruídos mecânicos que parecem vir diretamente da unidade de

fonte (CD) no painel, não receberão dedução de ponto.

 

AVALIAÇÃO COM MOTOR LIGADO

(Faróis altos acesos)

 

AUSÊNCIA DE RUÍDO DE ALTERNADOR 0 a 5 pts

Ruído de alternador é um ruído de alta intensidade audível através dos

falantes quando o motor estiver em funcionamento. Ele pode ou não variar

em intensidade a medida que volume é ajustado para cima e para baixo

mas irá variar em freqüência quando o motor é acelerado.

Nota: Para determinar a presença de ruído utilizaremos a faixa musical

(#25) para este teste. Os juízes devem começar e manter a trilha com o

volume em um nível moderado. À medida que a faixa diminui o volume

deve ser elevado ao seu nível de máximo.

Muitos motores produzem sons de ruído provenientes de várias ações

mecânicas diferentes (turbo compressor, rotação do alternador, etc.) O Juiz

tem que determinar cuidadosamente se o barulho está vindo de fato do

próprio sistema. O Juiz pode colocar sua cabeça perto dos falantes do

carro. (Não julgar a audibilidade do ruído, mas somente para estabelecer

sua origem.)

Ligar e desligar o sistema para determinar se o ruído só ocorre quando o

sistema está ligado pode não ser um teste completamente seguro porque é

possível que o ruído do alternador seja irradiado em um sistema desligado.

Isto é muito raro, mas acontece.

 

ERGONOMIA Todas as Divisões - 5 pts

Nesta seção, os juízes devem atentar para a facilidade de operação do

sistema sem distração da rua, como se o veículo estivesse sendo

conduzido (Volume, seleção de faixa, on/off do aparelho) sem que ele

produza uma distração irracional da atenção da estrada.

Desde que o Juiz de qualidade esta escutando e está operando o sistema de

áudio, eles julgarão a Ergonomia. O Juiz sentado no assento do motorista

irá operar o sistema de áudio e determinar o nível de dificuldade e

distração para alcançar os controles e componentes ajustados pelo usuário.

Serão julgadas a visibilidade do display, volume, seleção de faixa e

interruptores de on/off para determinar se o sistema está seguro para se

operar dirigindo.

 

Escala de Pontuação de Ergonomia:

Sistemas fáceis de ligar e operar de forma segura: 5 Pts

Todos os componentes ajustados pelos usuários (visibilidade do display,

volume, seleção de faixa, e on/off do aparelho) estão facilmente situado

dentro da visão e alcance do motorista, capaz de ser operado sem afetar a

operação segura do veículo. Na existência de controles de volume

múltiplos, o competidor tem que especificar qual controle deverá ser usado

ao longo da competição. Isto será indicado ao Juiz no começo do processo

de julgamento.

 

Sistemas acessíveis mas difíceis de operar: 4 Pts

Todos os componentes ajustados pelo usuário estão facilmente situados

dentro da visão e alcance do motorista, mas requerem o uso de múltiplos

controles para operar o sistema. - OU – a localização dos controles pode

fazer que o motorista tenha que olhar ao painel para fazer ajustes, criando

assim um risco potencial para a operação veicular.

 

Sistemas fáceis de operar mas difíceis de acessar: 3 Pts

Os componentes ajustáveis pelo usuário ficam situados longe da vista e

do alcance do motorista, mas pode ser operado facilmente sem exigências.

 

Sistemas difíceis de operar e pouco acessíveis: 1-2 Pts

Os componentes ajustados ficam situados longe da vista e do alcance do

motorista e requerem o uso de múltiplos controles para operar o sistema.

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Reservado pro manual de julgamento de instalação (cansei... o primeiro já deu um trabalho do cão)

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Kleber, coloca as categorias tb

 

Qualquer coisa o espaço desse meu post fica à disposição

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Kleber ....

 

Nao querendo ser chato mais sendo .... :rolleyes: ja tem previsao de postar o manual de instalação da Iasca ....

 

Abraço

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