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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

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Hehehehe... oww loko... ainda não fuçou lá ?

Seguinte, não tenho fotos mas tem trocentas lá pelo poloclube e é só vc fuçar lá para ver.

Sai um único cabo (acho que dê 18mm2... sei que meu cabo força é mais grosso que ele... 25mm2), e entra em uma bela parafernália estética. Para puxar algo dessa parafernália, vc tem que ir na concessionária e encarar os adaptadores bonitinhos. Nem imagino quanto deve custar. E pelo que eu me lembre agora, no "caminho" do cabo não irá caber algo maior que 16 ou 18mm2. Ah, tem um tópico antigo aqui de um new beetle... acho que era do hi-fi, sei lá de quem era o carro.

É igual do New Beetle. A "caixa da bat", tem duas tampas. Vc levanta e vê os bornes... daí que vc percebe que tem outra tampa dentro da tampa...rsss.. lá está a parafernália.

Confira lá para vc ver que tranqueira... hehehe...

Bicho de 7 cabeças não é. Só não vejo como passar cabo grosso na parafernália. Acho "mais fácil" vc comprar bornes tunning (aqueles de 3 saídas e tal), dali deixar o original como está , e o resto puxar a partir do borne tunning mesmo. Mesmo assim, terá que pegar um dremel da vida e cortar a bendita lateral da caixa... senão ela não fecha devido ao cabo.

Já pensei em arrancar aquela caixa... mas para adptar tudo aquilo... affffffff.

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Ainda não vi certinho como vou fazer.

 

Acredito que vou trocar a bateria.

 

Eu já tenho dois terminais TSUNAMI, um pro positivo, outro pro negativo.

 

Acredito que terei que tirar a caixa da bateria mesmo, e fazer algo em acrílico.

 

O meu cabo principal é de 50mm2. Parece que tem como passar no lado do passageiro.

 

Abraços!

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Ainda bem que carro véi não tem essas frescuras ...

 

hehehehehehee

Meu, o Polo é tão "lacrado", que quando vc acha buraco para passar fio, vc senta no chão e dá graças a Deus !!!

:vts

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O meu cabo principal é de 50mm2. Parece que tem como passar no lado do passageiro.

 

Abraços!

Então, o meu é um de 25 e outro de 21. Pelo buraco abaixo do "volante", não tem como. Acho que 16 já seria no milagre. Fora que tem trocentos cabos passando por ali...

Daí me ensinaram pelo poloclube... ou vc mete a broca, ou passa por debaixo do carro (pela saia que fica entre chassi e o chão), e entra pelo buraco que fica abaixo do banco traseiro.... o meu está assim.

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Parece que tem um outro buraco que no lado do passageiro, passa perto da coluna. Vamos ver.. Acho que tem como sim, sem passar por fora do carro.

 

Se não der, vou furar, e colocar um grommet/borracha especial para isso, que vai deixar acabamento perfeito.

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Hehehehe... oww loko... ainda não fuçou lá ?

Seguinte, não tenho fotos mas tem trocentas lá pelo poloclube e é só vc fuçar lá para ver.

Sai um único cabo (acho que dê 18mm2... sei que meu cabo força é mais grosso que ele... 25mm2), e entra em uma bela parafernália estética. Para puxar algo dessa parafernália, vc tem que ir na concessionária e encarar os adaptadores bonitinhos. Nem imagino quanto deve custar. E pelo que eu me lembre agora, no "caminho" do cabo não irá caber algo maior que 16 ou 18mm2. Ah, tem um tópico antigo aqui de um new beetle... acho que era do hi-fi, sei lá de quem era o carro.

É igual do New Beetle. A "caixa da bat", tem duas tampas. Vc levanta e vê os bornes... daí que vc percebe que tem outra tampa dentro da tampa...rsss.. lá está a parafernália.

Confira lá para vc ver que tranqueira... hehehe...

Bicho de 7 cabeças não é. Só não vejo como passar cabo grosso na parafernália. Acho "mais fácil" vc comprar bornes tunning (aqueles de 3 saídas e tal), dali deixar o original como está , e o resto puxar a partir do borne tunning mesmo. Mesmo assim, terá que pegar um dremel da vida e cortar a bendita lateral da caixa... senão ela não fecha devido ao cabo.

Já pensei em arrancar aquela caixa... mas para adptar tudo aquilo... affffffff.

:+1 No meu Bora tambem e assim como vc citou:

É igual do New Beetle. A "caixa da bat", tem duas tampas. Vc levanta e vê os bornes... daí que vc percebe que tem outra tampa dentro da tampa...rsss.. lá está a parafernália.

 

Vou abrir la agora e ver o que pode ser melhorado.

No meu som eu levei os dois polos Positivo e negativo da bateria do cofre(80A) direto para os dois polos da bateria auxiliar(150A.) e por sua vez em Paralelo tambem com a saida da fonte. O negativo da bateria auxiliar não aterrei nada usei o aterramento do polo negativo da bateria do cofre.

 

Ate agora tudo normal se fizer essa mudança sera que vou ganhar algun Volts a mais?

 

Karrylho

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Parece que tem um outro buraco que no lado do passageiro, passa perto da coluna. Vamos ver.. Acho que tem como sim, sem passar por fora do carro.

 

Se não der, vou furar, e colocar um grommet/borracha especial para isso, que vai deixar acabamento perfeito.

No meu polo está desse jeito, como a bateria fica do lado do motorista, o cabo de 21mm passa pela frente do motor e entra pelo passageiro.

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Parece que tem um outro buraco que no lado do passageiro, passa perto da coluna. Vamos ver.. Acho que tem como sim, sem passar por fora do carro.

 

Se não der, vou furar, e colocar um grommet/borracha especial para isso, que vai deixar acabamento perfeito.

No meu polo está desse jeito, como a bateria fica do lado do motorista, o cabo de 21mm passa pela frente do motor e entra pelo passageiro.

Show de bola.

 

Tomara que meu cabinho de 50mm2 passe por esse buraco. :)

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Parece que tem um outro buraco que no lado do passageiro, passa perto da coluna. Vamos ver.. Acho que tem como sim, sem passar por fora do carro.

 

Se não der, vou furar, e colocar um grommet/borracha especial para isso, que vai deixar acabamento perfeito.

No meu polo está desse jeito, como a bateria fica do lado do motorista, o cabo de 21mm passa pela frente do motor e entra pelo passageiro.

Show de bola.

 

Tomara que meu cabinho de 50mm2 passe por esse buraco. :)

Se não passar... para q existe furadeira? hehe

 

Abraços!

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O Guto me falou sobre esta passagem, mas eu não achei. E outros também não acharam. Será que depende do ano/modelo ? pasmafaute

O local que eu encontrei no lado do motorista um pouco acima do pedal para o lado esquerdo, não passa cabo grosso ali... e tudo entra ali para dentro do carro.

Para todos que eu pedi fotos no tempo que eu estava instalando, todos fizeram o favor de não ajudar!

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O Guto me falou sobre esta passagem, mas eu não achei. E outros também não acharam. Será que depende do ano/modelo ? pasmafaute

O local que eu encontrei no lado do motorista um pouco acima do pedal para o lado esquerdo, não passa cabo grosso ali... e tudo entra ali para dentro do carro.

Para todos que eu pedi fotos no tempo que eu estava instalando, todos fizeram o favor de não ajudar!

Eu e um amigo mandamos ver com a furadeira no polo dele, heheh!

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Oi,

 

Fiz o Big 3 só q, usei cabos de 16mm q tinha aqui sobrando.

 

Eu tinha q fazer de qualquer jeito ou mudar pelo menos o positivo como expliquei aqui no topico.

 

O q senti de diferença...

 

No aparelho digamos q subiu 0,1 a 0,2...

 

Não tinha medido antes no borne da bateria... agora tá dando 14,11...

 

Agora o q mais senti diferença foi o seguinte... com o carro ligado testando o amplificador outro dia em 60 hz, com resistencia 1 bridge dava 12,91 medido no borne do amplificador. Agora só q em vez de ser uma resitencia era o propio falante mais estava no talo com muito distorção e o mesmo cd de 60 hz, deu 13,3...

 

Depois vou testar com mais tempo...

 

Fiz com 16mm e tbm não acho nescessario ser feito com 21... pricipalmente pq meu alternador é de 90 amperes...

 

Abraços e recomendo o tutorial...

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O Guto me falou sobre esta passagem, mas eu não achei. E outros também não acharam. Será que depende do ano/modelo ?  pasmafaute

O local que eu encontrei no lado do motorista um pouco acima do pedal para o lado esquerdo, não passa cabo grosso ali... e tudo entra ali para dentro do carro.

Para todos que eu pedi fotos no tempo que eu estava instalando, todos fizeram o favor de não ajudar!

Eu e um amigo mandamos ver com a furadeira no polo dele, heheh!

A ideia é essa... meu carro é turbo e uso injeção auxiliar e mais uma series de coisas... imagine se não achasse lugar para passar varias mangueira e varios fios... hehe.. não ia ter furadeira q aguentasse!

 

Abraços!

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Muito bom! Que bom que trouxe um resultado bom no seu caso.

 

Eu recomendo pelo menos um cabo de 21mm2.

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Opa!!! Esqueci de avisar... não usei fusivel!

 

Se o original não usa não vi pq usar...

 

Rodei bem hoje e sem problemas!!!

 

Abraços e valeu pelo tutorial!

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Opa!!! Esqueci de avisar... não usei fusivel!

 

Se o original não usa não vi pq usar...

 

Rodei bem hoje e sem problemas!!!

 

Abraços e valeu pelo tutorial!

O fusivel entre o alternador e a bateria é facil, é uma proteção a mais, imagina se da um curto neste pedaço de fio? seu carro pega fogo.....no original não tem mesmo, mas já que esta trocando seria interessante colocar o fuse, mas precisa desativar o cabo original.

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Opa!!! Esqueci de avisar... não usei fusivel!

 

Se o original não usa não vi pq usar...

 

Rodei bem hoje e sem problemas!!!

 

Abraços e valeu pelo tutorial!

O fusivel entre o alternador e a bateria é facil, é uma proteção a mais, imagina se da um curto neste pedaço de fio? seu carro pega fogo.....no original não tem mesmo, mas já que esta trocando seria interessante colocar o fuse, mas precisa desativar o cabo original.

Isso, ai.. No caso tem que tirar o cabo original. Mas depois é fácil colocar ele devolta, caso tenha que vender o carro ou algo do tipo.

 

Abraços!

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Opa!!! Esqueci de avisar... não usei fusivel!

 

Se o original não usa não vi pq usar...

 

Rodei bem hoje e sem problemas!!!

 

Abraços e valeu pelo tutorial!

O fusivel entre o alternador e a bateria é facil, é uma proteção a mais, imagina se da um curto neste pedaço de fio? seu carro pega fogo.....no original não tem mesmo, mas já que esta trocando seria interessante colocar o fuse, mas precisa desativar o cabo original.

E colocar fusivel de vidro? Tô fora... porta fusivel de acrilico já tive tantos problemas q não quero nem ver... Pela bitola do fio seria de vidro...

 

E na minha opinião é mais uma coisa para dá problema... quantas pessoas vcs conhecem q tocaram fogo no fio do alternador?

 

Só tocar fogo devagar dá para tirar pelo menos o som... hehe

 

O maximo q poderia colocar era um dinjuntor mas...

 

Abraços!

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Muito bom! Que bom que trouxe um resultado bom no seu caso.

 

Eu recomendo pelo menos um cabo de 21mm2.

Desculpe a minha leiguice e ignorancia, mas qnt da isso em AWG?

 

Até hoje eu não sei identifcar cabos por mm, apenas AWG

 

Valeu!

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Muito bom! Que bom que trouxe um resultado bom no seu caso.

 

Eu recomendo pelo menos um cabo de 21mm2.

Desculpe a minha leiguice e ignorancia, mas qnt da isso em AWG?

 

Até hoje eu não sei identifcar cabos por mm, apenas AWG

 

Valeu!

21mm eh 4awg, soh vc digitar no google: awg to mm que a primeira pagina q aparece eh essa;

 

 

http://www.engineeringtoolbox.com/awg-wire...auge-d_731.html

 

 

Eh uma tabelinha, que tbm tem no autosom, mas fica mais facil pegar pelo google!

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Opa!!! Esqueci de avisar... não usei fusivel!

 

Se o original não usa não vi pq usar...

 

Rodei bem hoje e sem problemas!!!

 

Abraços e valeu pelo tutorial!

O fusivel entre o alternador e a bateria é facil, é uma proteção a mais, imagina se da um curto neste pedaço de fio? seu carro pega fogo.....no original não tem mesmo, mas já que esta trocando seria interessante colocar o fuse, mas precisa desativar o cabo original.

E colocar fusivel de vidro? Tô fora... porta fusivel de acrilico já tive tantos problemas q não quero nem ver... Pela bitola do fio seria de vidro...

 

E na minha opinião é mais uma coisa para dá problema... quantas pessoas vcs conhecem q tocaram fogo no fio do alternador?

 

Só tocar fogo devagar dá para tirar pelo menos o som... hehe

 

O maximo q poderia colocar era um dinjuntor mas...

 

Abraços!

Sempre é bom garantir...

 

É só você usar um bom fusível e amperagem adequada. No meu caso irei usar um ANL (Faca).

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O ideal é fazer o BIG3 com cabo 1/0 AWG.

Eta... daqui a pouco vou ter q comprar uma escavadeira para furar o carro e passar os fios !!!!! hehehe

 

Abraços!

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Eta... daqui a pouco vou ter q comprar uma escavadeira para furar o carro e passar os fios !!!!!  hehehe

 

Abraços!

Pelo menos no meu carro (Polo Hatch 2007) da pra passar tranquilamento um cabo de 1/0AWG (50mm2), sem furar nada.

Editado por Ianaconi

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