Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GAS

Novo Set - Pab5400,dxz785usb,10w0-4,pvf213

Recommended Posts

Postado em
O mesmo carro,mesmo amplificador e os mesmo subwoofers que tenho......isso é que é coincidência.

Devido as suas restrições,uma possibilidade seria um sub em cada lateral e o amp+cross no piso da mala.

Eu usarei MDF(já comprada) com o fundo da caixa encostando no banco traseiro,e estou bolando um rack para o amplificador no piso da mala.

E ae Gas,vai usar a bridge em 2 Ohms para os subs ? Boa sorte ae na montagem do som :legal:

Então Marquinho, eu quero apontar os subs pra tampa da mala tbm, tenho muitas restrições né, eheheh Acho q sua idéia ganha espaço, mas creio que renda mais apontado pra porta da mala, vou sim ligar eles em paralelo pra colocar 400W nos dois a 2ohm.... Vc tem um PAB 5400 tb? Tem topico no forum? Quase ninguém usa MBQuart aqui e 5400, o meu era o único eu pensava. Bom saber que tem mais gente com ele por ai, talvez ouvir mais sets com o mesmo ampli dá pra ter uma idéia melhor de cada projeto...

Abcs

Postado em
Então Marquinho, eu quero apontar os subs pra tampa da mala tbm, tenho muitas restrições né, eheheh Acho q sua idéia ganha espaço, mas creio que renda mais apontado pra porta da mala, vou sim ligar eles em paralelo pra colocar 400W nos dois a 2ohm.... Vc tem um PAB 5400 tb? Tem topico no forum? Quase ninguém usa MBQuart aqui e 5400, o meu era o único eu pensava. Bom saber que tem mais gente com ele por ai, talvez ouvir mais sets com o mesmo ampli dá pra ter uma idéia melhor de cada projeto...

Abcs

Quero ver a montagem !!! ...

Começa quando ???

estamos anciosos !!!!

abraço

Postado em

Opa,

Uma idéia faz uma caixa boa e usa ela apoiada do encosto do banco e o ampli e tudo mais num rack na lateral.

Assim quando for usar o porta malas para alguma coisa maior retira caixa do carro.

Fazendo a caixa de mdf vc irar ter bem menos trabalho do que fazer de fibra.

Mais um toque, faz a caixa com duto retangular, fica mais bunito, olha o topico do glauber no HI-FI, ele tem um pg e usa 2 sub tb, porem o set dele esta em um nível assim do nosso.

Postado em

Obrigado pelas ideias e sugestoes pessoal!

Primeiramente, desculpa a falta de acentos, eles sumiram, e nao funcionam mais no autoforum, no restota tudo normal, mas aqui nao consigo por acentos...

Segundo, comecei meu projetinho nessa semana, to postando o que fiz ate agora, embora eu tenha feito apenas os peitinhos e o comeco do pezinho.

Vi que nao tem segredo, super facil mecher com fibra e courvin, ao contrario do que sempre ouvi.

Pra fazer os peitinhos eu primeiramente forrei com fita crepe e papel aluminio (papel aluminio desgruda mutio mais facil da fibra do que fita crepe, alias). Feita a forracao eu demarquei com caneta o espaco aproximado de onde eu deveria cobrir cmo fibra, para evitar gastos desnecessarios com fibra e poupar tempo, ja que a resina depois de preparada so pode ser utilizada por cerca de 10 minutos.

Ja com o anel, pra ter nocao de ate onde o peitinho chegaria:

2931763107_b92accf73f_o.jpg

2931762527_50f7313764_o.jpg

Feito isso tirei o anel e fiz uma demao de fibra:

2931764715_36896a07ec_o.jpg

2932623502_d4ccde9804_o.jpg

Esperei secar por uma noite e no dia seguinte ja tirei as partes moldadas do carro.

Esqueci a maquina nesse dia, entao sem fotos, a continuacao do servico foi colar os baffles dos tws direcionados pra onde eu queria (on axis, no caso), colei-os com super bonder mesmo, e como vcs podem imaginar um lado ficou aberto, para fechar esse lado achei mais facil preencher o peitinho com papel e aplicar massa platica nessa lateral, dei um acabamento arredondado, pra combinar com o painel. foram duas demaos de massa plastica pra ficar no formato que eu queria, e bem lisinhos.

Depois disso foi so encapar com courvin, muito mais facil do que parece, cola de contato, um soprador termico e um estilete novo, bem afiado, 15 minutos bastaram pra encapar ambos os peitinhos.

Aqui como eles ficaram, em close;

2932629214_31e880f703_o.jpg

Olhando por dentro, podemos ver aqui a massa plastica de um dos lados e a fibra nos outros 3, a frente ficou pouca coisa enrugada, mas o anel original do tw cobre exatamente essa parte, o acabamento ficou show na minha opiniao, e olha que sou bem chato!

2932630416_b8b1e9db0d_o.jpg

Visao geral, dos peitinhos encaixados nos locais corretos, falta apenas furar os mesmos, para passar a fiacao.

2931769703_1747bfb3ee_o.jpg

2932626886_604d9e982b_o.jpg

Faltou uma foto com o tw, mas ele entra bem apertado, nao quero mexer muito nisso ate fazer a furacao e coloca-lo definitivamente.

Semana que vem espero colocar a confeccao dos pezinhos, com mais fotos, ja que tenho umas ideias boas pra confeccao deles, que acho q ajudarao outros fas de diy.

A mala vai tomar mais tempo pra ser feita, estou esperando chegar mdf na espessura que quero, espero ter o stereo tocando ate o final da proxima semana e os subs em 2 ou 3 semanas, juntamente com o acabamento da mala.

Abcs!!

Postado em

Depois de mais de um mês sem net e sem ups, vou começar a atualizar meu tópico, o que tenho no carro hoje é a HU alimentando o kit em pezinhos/peitinhos e o corte sendo feito ativo, pelo próprio HU, essa á uma ligação provisória, com cabos de falante tabajara, só pra não ficar sem som. O amplificador e X-Over passivo entram na próxima semana eu espero (falta apenas passar os fios).

Começando um review do HU, achei o 785USB o melhor player que já tive, se dá super bem com pen-drives, o cd não pula, e a navegação pelos menus é fácil e intuitiva, até o acerto de X-Over é simples, não oferece muitas opções, mas dá pra se virar muito bem com o que oferece. A clareza do som saindo de um HU é algo excepcional pra mim, mas não falo com propriedade, já que nunca tinha sequer usado um kit duas vias anteriormente.

Sobre o kit PVF213, é o que todos falam mesmo, o mid é algo fenomenal, não sabia que poderia obter tanto medio grave com um falante de 5 polegadas numa caixa de 5 litros, só não digo que desiti de subs, pq subs são legais bagaraio!! Já os tw, ardidos mesmo, mas, pro meu gosto, atenuados em -1 e -3 esquerda e direita respectivamente, ficaram bem dispostos, e menos estridentes.

Como meu maior interesse em toda essa bagunça é o DIY, vamos a algumas fotos e explicações da confecção dos pezinhos:

Primeiramente eu procedi da maneira padrão para confecção da base do pezinho, forrei o chao do carro e passei 3 demaos de fibra sobre a forração, o que resultou numa base forte o suficiente para poder trabalhar com a peça fora do carro sem medo de deformação (que acabou ocorrendo no final, mas foi minima e contornável). Tirando a base do carro procedi para o lixamento das laterais para que ficasse uniforme e aí então apliquei uma idéia que eu pelo menos ainda não tinha visto por aqui: Eu colei um tecido elastico nas bordas da base, com a própria resina de laminação, lógico que deixei sobrando o suficiente para se obter o volume de aproximadamente 5 litros que eu desejava, detalhe, deixei a parte superior sem colar, aberta. Por lá eu coloquei 5 litros de AREIA, coloquei o baffle e o posicionei, agora com a peça dentro do carro, de modo que ficasse on-axis.

A vantagem da areia é permitir a modelagem perfeita sem nenhuma bagunça (ela está presa dentro do que serão as paredes do pezinho), o resultado final do pezinho, já com areia, baffle e moldado, aguardando a primeira demão de resina está aqui (O pano ficou pequeno, tive que fazer uma emenda porca):

3028463544_be85ed08de_o.jpg

Aqui com a primeira laminação:

3027628939_1f1492c843_o.jpg

3027629305_9e44e69e20_o.jpg

Três demãos de laminação depois, mais uma idéia, essa não é nova, eu vi em sites gringos, é especialmente útil para quando se vai colar courvin por cima da fibra de vidro. Mistura-se massa plastica e resina de laminação até ficar pastoso para liquido, adiciona-se catalisador e pinta-se com pincel, resultado, uma superficie extremamente lisa. Nessa caixa em especial eu utilizei massa plastica sozinha também, mas é que ficaram uns buracos grandes!!!

3027629527_31c82d7d11_o.jpg

3027630379_8955af50f8_o.jpg

Mesma coisa na caixa do lado do passageiro, que tomou muito menos tempo e ficou bem melhor sempre assim né, a segunda fica melhor....

3027631167_bedfd13406_o.jpg

As duas prontas, a do passageiro (esquerda) ficou menor, pois no passageiro nao existe apoio de pé, então ela é mais funda e mais curta.

3027632087_949f24a4b1_o.jpg

Close do acabamento:

3027632315_6367128b8f_o.jpg

Bom, por enquanto é isso, no próximo post vou falar um pouco do rack traseiro, faltaram as fotos dos pezinhos com carpete, mas eu esqueci de tirar, o resultado final, vai aparecer amanha, quando vou tirar foto da situação atual, delas já no carro.

Postado em

Grande GAS !!!

Muito Show !!!

Depois de mais de um mês sem net e sem ups, vou começar a atualizar meu tópico, o que tenho no carro hoje é a HU alimentando o kit em pezinhos/peitinhos e o corte sendo feito ativo, pelo próprio HU, essa á uma ligação provisória, com cabos de falante tabajara, só pra não ficar sem som. O amplificador e X-Over passivo entram na próxima semana eu espero (falta apenas passar os fios).

Começando um review do HU, achei o 785USB o melhor player que já tive, se dá super bem com pen-drives, o cd não pula, e a navegação pelos menus é fácil e intuitiva, até o acerto de X-Over é simples, não oferece muitas opções, mas dá pra se virar muito bem com o que oferece. A clareza do som saindo de um HU é algo excepcional pra mim, mas não falo com propriedade, já que nunca tinha sequer usado um kit duas vias anteriormente.

Sobre o kit PVF213, é o que todos falam mesmo, o mid é algo fenomenal, não sabia que poderia obter tanto medio grave com um falante de 5 polegadas numa caixa de 5 litros, só não digo que desiti de subs, pq subs são legais bagaraio!! Já os tw, ardidos mesmo, mas, pro meu gosto, atenuados em -1 e -3 esquerda e direita respectivamente, ficaram bem dispostos, e menos estridentes.

Como meu maior interesse em toda essa bagunça é o DIY, vamos a algumas fotos e explicações da confecção dos pezinhos:

Primeiramente eu procedi da maneira padrão para confecção da base do pezinho, forrei o chao do carro e passei 3 demaos de fibra sobre a forração, o que resultou numa base forte o suficiente para poder trabalhar com a peça fora do carro sem medo de deformação (que acabou ocorrendo no final, mas foi minima e contornável). Tirando a base do carro procedi para o lixamento das laterais para que ficasse uniforme e aí então apliquei uma idéia que eu pelo menos ainda não tinha visto por aqui: Eu colei um tecido elastico nas bordas da base, com a própria resina de laminação, lógico que deixei sobrando o suficiente para se obter o volume de aproximadamente 5 litros que eu desejava, detalhe, deixei a parte superior sem colar, aberta. Por lá eu coloquei 5 litros de AREIA, coloquei o baffle e o posicionei, agora com a peça dentro do carro, de modo que ficasse on-axis.

A vantagem da areia é permitir a modelagem perfeita sem nenhuma bagunça (ela está presa dentro do que serão as paredes do pezinho), o resultado final do pezinho, já com areia, baffle e moldado, aguardando a primeira demão de resina está aqui (O pano ficou pequeno, tive que fazer uma emenda porca):

3028463544_be85ed08de_o.jpg

Aqui com a primeira laminação:

3027628939_1f1492c843_o.jpg

3027629305_9e44e69e20_o.jpg

Três demãos de laminação depois, mais uma idéia, essa não é nova, eu vi em sites gringos, é especialmente útil para quando se vai colar courvin por cima da fibra de vidro. Mistura-se massa plastica e resina de laminação até ficar pastoso para liquido, adiciona-se catalisador e pinta-se com pincel, resultado, uma superficie extremamente lisa. Nessa caixa em especial eu utilizei massa plastica sozinha também, mas é que ficaram uns buracos grandes!!!

3027629527_31c82d7d11_o.jpg

3027630379_8955af50f8_o.jpg

Mesma coisa na caixa do lado do passageiro, que tomou muito menos tempo e ficou bem melhor sempre assim né, a segunda fica melhor....

3027631167_bedfd13406_o.jpg

As duas prontas, a do passageiro (esquerda) ficou menor, pois no passageiro nao existe apoio de pé, então ela é mais funda e mais curta.

3027632087_949f24a4b1_o.jpg

Close do acabamento:

3027632315_6367128b8f_o.jpg

Bom, por enquanto é isso, no próximo post vou falar um pouco do rack traseiro, faltaram as fotos dos pezinhos com carpete, mas eu esqueci de tirar, o resultado final, vai aparecer amanha, quando vou tirar foto da situação atual, delas já no carro.

Postado em

O rack traseiro foi bem simples, decidi a disposição dos equips, daí fiz uma matriz de papelão que encaixasse no fundo da mala, cortei um compensado de 10mm levantei as paredes que servirão de apoio à tampa, essas paredes foram fixadas com fibra de vidro, e depois tudo foi recoberto com carpete, a tampa tb já está cortada, mas falta o vidro e o carpete na tampa. Espero concluir isso na semana que vem.

Fotos:

3027634109_b91e55275b_o.jpg

3028469860_0f67545ef4_o.jpg

3027634753_4c6c29531b_o.jpg

Por enquanto é só, o serviço está um pouco mais adiantado, com amplificador fixado e cabos passados, só falta diação externa ao rack pra ligar o ampli, vou fazer isso em conjunto com a instalação de um alarme, que to sentindo falta!!

Abcs!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...