Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

working man

Procuro Indicação De Oficina - Retífica De Motor!

Recommended Posts

Postado em

Senhores,

Retificarei o motor do manco (Prêmio 1.6 CSL 92), que está chegando no quarto de milhão de quilômetros sem nunca ter aberto embaixo.

O quarto cilindro tá começando a subir óleo pra vela, e já tá lá a 5 ou 6 meses com um tucho paralelo de vela. A compressão ainda tá forte na gasola, mas o óleo não para lá nem a pau. Quando encostar, já vou trocar bomba de óleo e água, que deve estar no caroço, trocar mangueiras ressecadas e o que mais precisar. O motor é o argentino filho da puta SEVEL 1600. O carro tem ar de fábrica, que também vai ser revisado, no momento com o compressor vazando.

Alguém tem alguma oficina para marcar um orçamento na em qq lugar da capital? Vou ver com meu mecânico, mas vai grana nisso.

A idéia de meter um caracol na ambulância ainda continua... Portanto a retífica deve ser BEM FEITA, e por quem entende. (LOKO, se vc ainda lembrar do projeto... acho que agora é hora!!!!)

Se puderem estimar os custos envolvidos nesse trabalho, seria legal também :)

Valeu!

Abraço!

Doug []-[]

Postado em

Huahuahuahua!!!

Hj fazendo uma "limpa" no meu e-mail, li algumas mensagens que trocamos e quase mandei uma perguntando do projeto! :P

Outro projeto para "desafio técnico"...

HAUHAUAHAUAH!!!

Esse eu quero ver e ajudar a fazer!!! Huahuahuahua!!!

:legal:

Bom... Retífica BOA conheço aqui em Oz. Meio longe pra ti. Mas os caras são BONS, inclusive para montar blocos/cabeçotes/motores para competição. Tenho boas referências de carros de rua e pista deles.

Qnt à preço, eles me deram uma base de 1800/2000 ( estourando 2000 ) para fazer BEM feito o AP 1.8 da barca. Retífica completa nos moldes de como a fábrica indica e peças boas. Nada de pistões KS e afins.

Acredito que o SEVEL não deva ser muito diferente, em termos de preço. Precisaríamos pegar algum FIATeiro de plantão aqui, para ver se eles tem uma base de qnt fica uma boa retífica no SEVEL.

Postado em

Grande LOKO!!!

Na JME (do lado de casa, na Francisco Fett), me mandaram 1600 lascas, podendo parcelar em 4x no cartão. Não perguntei sobre as peças, mas incluía troca de pistões e bomba de óleo. As bielas serão as mesmas, a não ser que estejam ruins para o sistema...

Acabei de ligar antes de postar, e disseram que só trabalham com peças originais (pistões Mahle, acho que é assim que escreve, Cofap, entre outras).

Alguém conhece a JME?

Numa outra retífica, já voltada pra preparação, o cara foi desanimador. Falou que acertar carro no GNV não dá, pq o redutor de pressão não vai suprir a alimentação de uma turbina... e bla bla bla.

"Para funcionar com turbo, o sistema GNV aspirado (2ª ou 3ª geração) precisa de um dimensionamento do redutor, pois este funciona normalmente, com base na pressão atmosférica e no caso do turbo, a pressão tem de se a do sistema, do contrário, não funciona. Isto obriga a instalação de algumas mangueiras extras em pontos estratégicos, bem como a preparação do redutor e demais componentes para o uso do turbo."

Fonte: http://www.gaspoint.com.br/gnv/comparativo.asp

Provavelmente terei de trocar meu redutor, colocando um que supra carros com 6 cilindros (acho).

Não consegui ainda encontrar nenhuma especificação técnica dos redutores, para avaliar a capacidade máxima de pressão negativa suportada. Assim que souber de algo, posto por qui...

Editando... seria possível a utilização de um compressor no SEVEL? Tipo o supercharger... Ao menos seria menos brusca a requisição de combustível pelo motor. (tá, acho que posso estar viajando muito!!! Mas não custa perguntar... hehe)

Postado em

Doug eu se fosse vc tiraria o kit gnv, retificaria o motor na gasolina e turbinaria ele de leve para rodar no alcool, tipo com 0.8 de pressão.

Garanto que com isso ja vai ficar forte o bastante pra assustar vc e a muita gente ehehehe. Quanto a retifica acredito eu que vc gaste apenas com troca de pistões, troca de bronzinas, troca de bomba de oleo e uma retifica no cabeçote tbm.

Para isso eu acho que vc gasta uns 2300 reais +-. Biela nesse motor vc pode ficar tranquilo. São bixo ruim. Não quebra nem na martelada ehehehe. Tem pessoas rodando com 300cv por ai com elas originais e nem sinal de desgaste.

Um kit turbo mortadela que rendera alegrias vai gastar uns 4mil instalado e pronto para usar.

Ja vi uno turbinho basico bem montado no motor argentino e anda pacas.

Bom vai ai o tel de uma boa oficina pra Fiat. De motor argentino esse cara deve ser um dos que mais manja ou o que mais manja dele aqui no Brasil.

Racer Preparações

(11)6553-6570

Procure por Fernando

Postado em
Doug eu se fosse vc tiraria o kit gnv, retificaria o motor na gasolina e turbinaria ele de leve para rodar no alcool, tipo com 0.8 de pressão.

Garanto que com isso ja vai ficar forte o bastante pra assustar vc e a muita gente ehehehe. Quanto a retifica acredito eu que vc gaste apenas com troca de pistões, troca de bronzinas, troca de bomba de oleo e uma retifica no cabeçote tbm.

Para isso eu acho que vc gasta uns 2300 reais +-. Biela nesse motor vc pode ficar tranquilo. São bixo ruim. Não quebra nem na martelada ehehehe. Tem pessoas rodando com 300cv por ai com elas originais e nem sinal de desgaste.

Um kit turbo mortadela que rendera alegrias vai gastar uns 4mil instalado e pronto para usar.

Ja vi uno turbinho basico bem montado no motor argentino e anda pacas.

Bom vai ai o tel de uma boa oficina pra Fiat. De motor argentino esse cara deve ser um dos que mais manja ou o que mais manja dele aqui no Brasil.

Racer Preparações

(11)6553-6570

Procure por Fernando

Spetz... Valeu pela dica... :)

Mas o imbecil teimoso aqui se diverte mais fazendo o projeto e tentando acertar (se der), do que andando mesmo. Eu sou uma moça pra dirigir. Raramente vou dar esticadas com este carro, que uso cerca de 80km/dia...

A idéia é fazer a retífica para ter o motor zerado de novo. Se ficar boa a retífica, aí eu vou tentar ver se consigo arrancar uns pocotós a mais, não pra andar forte, mas mais pra ter potência na hora que eu precisar, visando ter um carro que, enquanto eu não pise, ele não ande, mas também não beba (cheire... hauohahoahoauh)

A idéia é fazer mais pelo desafio, e tentar acertar ele pra andar na cidade fazendo 10km/m3 SEM PISAR. E pisando, eu quero que se lasque o combustível. CAVALO ANDA, CAVALO BEBE (desde que só quando eu queira... rsrsrs)

Vou falar com o Fernando!

Links interessantes sobre possíveis apetrechos:

Amplificador de centelha: http://br.youtube.com/watch?v=5GuMjqG0UQw

http://www.motorspice.com.br/motorAntigo.htm

Alguém conhece estas ximbicas? Vou pesquisar aqui no forum...

Tópico interessande para fuçar em Vectras (com o mesmo objetivo que eu), abordando principalmente os problemas relacionados aos mescladores:

http://www.vectraclube.com.br/forum/viewto...&st=0&sk=t&sd=a

Bora ler mais um bocado... pasmafaute

Postado em

Doug...

A princípio, e para o que vc quer, não haverá necessidade de vc utilizar um sistemas "ultra-high-power-mega-blaster" de ignição. O sistema de ignição original dará conta do recado tranquilamente. Salvo se ele estiver com problemas, é lógico.

Nem vou discutir "ignição de alta potência", pois sei que já já teremos discussões desnecessária sobre "o sexo dos anjos". ;) Qualquer coisa, "mail me"...

Bom... O projeto está aí. O desafio tmb.

Eu nunca fui atrás de como funciona um sistema de injeção de GNV e seus "modelos". Sei que existem 5 "gerações"... Mas não sei o como cada uma trabalha.

Na "pior" das hipóteses, se o kit não "alimentar" ( o que acho pouco provável uma vez que esses kits alimentam V8 de 200cv sussa ), ainda teremos a possibilidade de auxiliar a alimentação com cana, uma vez que não é sua intensão "ficar pisando" por qualquer motivo, só nos momentos de necessidade.

Vc já achou algum diagrama do kit? Tem alguma coisa contigo sobre os kit´s GNV?

Se tiver, vamos estudar um modo de fazer a adaptação.

O que precisamos entender é como quê o "kit" tem por base a massa de ar que o motor admite e de que forma ela dosa o combustível para ter a estequiometria correta. Com base nisso, o demais será "baba" para demistificar...

Postado em

Bom, um bom início então, já que não acho um cara*** de um diagrama de redutor de pressão na net, é partir pro empírico mesmo.

Será que um hallmeter numa sonda lambda não daria pra ter alguns dados, mesmo com la ambulanza ainda aspirada? Entendo que a velocidade com que o redutor vai ter de entregar o combustível quando requisitado vai ser bem diferente do aspirado... Mas não vejo outro jeito de testar a joça para ver o comportamento.

Assim como um carburador, o redutor tem o ajuste da lenta separado do de carga máxima... aí é ver o que dá pra fazer.

Postado em

Vc entende de química ( Pq eu sei disso!!! *rs* ) e sabe muito bem que a energia contida em 0,1ml de gasolina é BEEEEM maior que os 600mJ de uma centelha de "alta-potência"... E olha que muitas vezes essa "potência toda" é meio potência "PMPO" e não "RMS", vamos assim dizer, viu??? :legal:

Como diz um amigo meu, imagine vc com um fardo de feno seco do tamanho de uma carreta.

Qual a diferença de vc inicar a queima de tudo isso com um fósforo ou com uma tocha??? Capiche??? ;) Diferença será tão desprezível no final das contas, que não justifica algo assim para preps básicas/medianas.

Já para a "ogrice"!!! :P

O que vc pode ir fazendo, é comprar um hallmeter com pirômetro e monitorar ( habituar-se ) as condições da sonda ( lambda ) e temperatura no escape no dia-a-dia. Tanto andando de buena, quanto andando com o pé-em-baixo. De marcha-lenta até perto do "red-line". Com base nisso, poderemos ter uma noção de como seu carro comporta-se agora e comparar com o que for feito.

Óbvio que as condições serão outras... Mas geralmente um kit GNV roda "pobre" para gerar a economia... As temperaturas de escape TENDEM ser maiores dado que a energia que o gás rouba das câmaras é nula/desprezível comparados aos combs líquidos pulverizados... Isso tmb é algo para pensarmos "com carinho" qnd montar. Mas para isso precisamos dos parâmetros de agora para termos uma base.

Vejamos o tamanho da ogrice, com o tempo... *rs*

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...