Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AtilaMendes

Sub Gradiente 6'

Recommended Posts

Tentei postar na seção DIY, mas não tive 'permissão' para isso...mas se algum moderador quizer mover para lá, tudo bem!

 

Pessoal, eu tenho uma dúvida a respeito de um subgrave que tenho de um HT antigo aqui cmg. Ele foi o primeiro HT daqui de casa, onde aprendi a fuçar e tudo mais, mas uma coisa sempre me incomodou nele....o subgrave. Antes de tudo é um conjunto da gradiente, DPR -300 (nada demais). A caixa do sub grave (SW 1001), são dois falantes de 4ohms, 110WRMS de 6’. Sempre achei o grave muito esquisito ouvindo na sala que ele estava instalado. Grave seco, sem SPL, sem ataque, sem nada!!! Ele toca muito alto, da pra ouvir bem cordas de violão e voz. Algo que me deixa curioso é que o grave dele é até bom, mas só na dispensa lá na cozinha!!! Em uma outra casa que morava, o grave era bom desse jeito, mas no banheiro da empregada!!! Mas na sala onde o treco ta fica uma mer**!!! Ele usa um cross passivo (nem sei qual é a freqüência de corte e atenuação) e se não estiver enganado, é valvulado (um componente parecido com uma lâmpada). Uma vez utilizei somente o cross, mas em um falante com menos de 4ohms, essa peça que parece uma lâmpada acendeu um luzinha, daí depois desliguei na hora!!! Os falantes de tanto usados são macios pra caramba! A caixa é de um tipo que eu nunca vi nenhuma parecida antes...

 

1-1.jpg

 

2-1.jpg

 

3-1.jpg

 

4.jpg

 

3-2.jpg

 

1-2.jpg

 

Bom, eu queria saber se alguém sabe me explicar o porque dessa caixa, e se seria melhor fazer uma outra pros dois subs de 6’. Voh arriscar uma dutada, mas não tenho idéia do volume, sintonia do duto e etc... se alguém que já brincou com esse treco e puder me dar um toque a respeito ficaria muito feliz!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tentei postar na seção DIY, mas não tive 'permissão' para isso...mas se algum moderador quizer mover para lá, tudo bem!

 

Pessoal, eu tenho uma dúvida a respeito de um subgrave que tenho de um HT antigo aqui cmg. Ele foi o primeiro HT daqui de casa, onde aprendi a fuçar e tudo mais, mas uma coisa sempre me incomodou nele....o subgrave. Antes de tudo é um conjunto da gradiente, DPR -300 (nada demais). A caixa do sub grave (SW 1001), são dois falantes de 4ohms, 110WRMS de 6’. Sempre achei o grave muito esquisito ouvindo na sala que ele estava instalado. Grave seco, sem SPL, sem ataque, sem nada!!! Ele toca muito alto, da pra ouvir bem cordas de violão e voz. Algo que me deixa curioso é que o grave dele é até bom, mas só na dispensa lá na cozinha!!! Em uma outra casa que morava, o grave era bom desse jeito, mas no banheiro da empregada!!! Mas na sala onde o treco ta fica uma mer**!!! Ele usa um cross passivo (nem sei qual é a freqüência de corte e atenuação) e se não estiver enganado, é valvulado (um componente parecido com uma lâmpada). Uma vez utilizei somente o cross, mas em um falante com menos de 4ohms, essa peça que parece uma lâmpada acendeu um luzinha, daí depois desliguei na hora!!! Os falantes de tanto usados são macios pra caramba! A caixa é de um tipo que eu nunca vi nenhuma parecida antes...

 

1-1.jpg

 

2-1.jpg

 

3-1.jpg

 

4.jpg

 

3-2.jpg

 

1-2.jpg

 

Bom, eu queria saber se alguém sabe me explicar o porque dessa caixa, e se seria melhor fazer uma outra pros dois subs de 6’. Voh arriscar uma dutada, mas não tenho idéia do volume, sintonia do duto e etc... se alguém que já brincou com esse treco e puder me dar um toque a respeito ficaria muito feliz!!!

Essa caixa eh um tipo de caixa band pass se nao me engano eh de 6 ordem.

Mas sabe como eh um sub tao pequeno tocar que nem um grande nao da.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tentei postar na seção DIY, mas não tive 'permissão' para isso...mas se algum moderador quizer mover para lá, tudo bem!

 

  Pessoal, eu tenho uma dúvida a respeito de um subgrave que tenho de um HT antigo aqui cmg. Ele foi o primeiro HT daqui de casa, onde aprendi a fuçar e tudo mais, mas uma coisa sempre me incomodou nele....o subgrave. Antes de tudo é um conjunto da gradiente, DPR -300 (nada demais). A caixa do sub grave (SW 1001), são dois falantes de 4ohms, 110WRMS de 6’. Sempre achei  o  grave muito esquisito ouvindo na sala que ele estava instalado. Grave seco, sem SPL, sem ataque, sem nada!!! Ele toca muito alto, da pra ouvir bem cordas de violão e voz. Algo que me deixa curioso é que o grave dele é até bom, mas só na dispensa lá na cozinha!!! Em uma outra casa que morava, o grave era bom desse jeito, mas no banheiro da empregada!!! Mas na sala onde o treco ta fica uma mer**!!! Ele usa um cross passivo (nem sei qual é a freqüência de corte e atenuação) e se não estiver enganado, é valvulado (um componente parecido com uma lâmpada). Uma vez utilizei somente o cross, mas em um falante com menos de 4ohms, essa peça que parece uma lâmpada acendeu um luzinha, daí depois desliguei na hora!!! Os falantes de tanto usados são macios pra caramba! A caixa é de um tipo que eu nunca vi nenhuma parecida antes...

 

1-1.jpg

 

2-1.jpg

 

3-1.jpg

 

4.jpg

 

3-2.jpg

 

1-2.jpg

 

  Bom, eu queria saber se alguém sabe me explicar o porque dessa caixa, e se seria melhor fazer uma outra pros dois subs de 6’. Voh arriscar uma dutada, mas não tenho idéia do volume, sintonia do duto e etc... se alguém que já brincou com esse treco e puder me dar um toque a respeito ficaria muito feliz!!!

Essa caixa eh um tipo de caixa band pass se nao me engano eh de 6 ordem.

Mas sabe como eh um sub tao pequeno tocar que nem um grande nao da.

SSerá que refazer ela emm uma dutadinnha ficaria legal?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De acordo com os ARTIGOS do Autosom.net.

 

Essa caixa, se tivesse apenas um falante, seria realmente uma BandPass Box

4ª Ordem.

 

sub3.gif

 

Ou seria uma Iso PushPull Box 4ª Ordem, se o falantes estivesse em PushPulll.

 

sub4.gif

 

Qual seria a minnha então?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
De acordo com os ARTIGOS do Autosom.net.

 

Essa caixa, se tivesse apenas um falante, seria realmente uma BandPass Box

4ª Ordem.

 

sub3.gif

 

Ou seria uma Iso PushPull Box 4ª Ordem, se o falantes estivesse em PushPulll.

 

sub4.gif

 

Qual seria a minnha então?!

Não é push-pull, é uma band-pass de quarta ordem com dois falantes. Apenas um está virado para cada lado, pois assim se anula um pouco de distorção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
De acordo com os ARTIGOS do Autosom.net.

 

Essa caixa, se tivesse apenas um  falante, seria realmente uma BandPass Box

4ª Ordem.

 

sub3.gif

 

Ou seria uma Iso PushPull Box 4ª Ordem, se o falantes estivesse em PushPulll.

 

sub4.gif

 

Qual seria a minnha então?!

Não é push-pull, é uma band-pass de quarta ordem com dois falantes. Apenas um está virado para cada lado, pois assim se anula um pouco de distorção...

Esse tipo de caixa tem uma resposta legal? Pq eu não gossto nenhum pouco, pelo menos, de como se comporta com o meu sub.

 

Uma dutada pra dois falanntes de 6' fica legal? Por favor alguem me da uma ajuda, pq nao quero chegar a fazer uma caixa, e ver que ficou ruim a toa. Tbm nem tenho noção de volume, diamentro do duto, sintonia e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja ouvi esse HT , acho q o maior problema desse sub, é q ele é passivo (pelo menos o modelo q eu escutei era passivo) e isso deixa o grave bem xoxo....

 

 

o esquema era trocar por um sub ativo

 

 

falowss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ja ouvi esse HT , acho q o maior problema desse sub, é q ele é passivo (pelo menos o modelo q eu escutei era passivo) e isso deixa o grave bem xoxo....

 

 

o esquema era trocar por um sub ativo

 

 

falowss

Isso mesmo, é passivo. Então melo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ja ouvi esse HT , acho q o maior problema desse sub, é q ele é passivo (pelo menos o modelo q eu escutei era passivo) e isso deixa o grave bem xoxo....

 

 

o esquema era trocar por um sub ativo

 

 

falowss

Que eu saiba a única diferença entre os dois é que o ativo tem um amplificador interno...

 

Só adaptar um amplificador mono de carro no sub passivo e ja era.. fica mto mais forte ! o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se vale a pena mexer...

Derrepente os subs são xoxos mesmo.

Mas não custa tentar ligar em algum amp mais potente. Tenta arrumar algum, residencial ou automotivo e dá um jeito de ligar e ver no que dá...

Mas não saia gastando dinheiro de cara...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um taramps T-400 (400w RMS 2ohms/330w RMS 4ohms) ligado numa fonte 12v de PC (se possível com mod pra 14.4v) deve ficar o bixo ! [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma BP 4a ordem, com os subs montados de forma dipolar. Como esses HTs tem compromisso com SPL, eles deixam uma sintonia mais alta... por isto toca mal.

 

Eu deixaria essa guardada, e montaria outra caixa... Uma dutada com sub de 10", por exemplo.

 

Pra tocar, é besteira comprar amplificador automotivo. pega um Cygnus PA400 usado, por exemplo, que te dá 2 canais de 135W a 4 ohms... 270W numa sala é coisa pra ca****.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É uma BP 4a ordem, com os subs montados de forma dipolar. Como esses HTs tem compromisso com SPL, eles deixam uma sintonia mais alta... por isto toca mal.

 

Eu deixaria essa guardada, e montaria outra caixa... Uma dutada com sub de 10", por exemplo.

 

Pra tocar, é besteira comprar amplificador automotivo. pega um Cygnus PA400 usado, por exemplo, que te dá 2 canais de 135W a 4 ohms... 270W numa sala é coisa pra ca****.

eu mexi em um 2.1 meu da seguinte maneira:

fui aumentando o tamanho do duto ate chegar em uam frequencia q fosse agradavel ao meu ouvido

ai depois baseei uma caixa aumentando a original pela litragen do a mais q coloquei no sub

e p minha surpresa (apesar de ser de 4") teve um resultado e tanto

tipo a caixa era de 280X280X200 mm duto de 100mm comp por 50mm diametro

a nova é de 300X340X280mm e o duto de 80X320 mm mais um filtro feito no xute p baixar a frequencia de resposta de 120 hz max para uns 70 a 80hz max a minima é de 20hz

o sub grave ta uma coisa q tipo p potencia q é de 16 rms e o tamanho q é de 4" impressionante

todos meus amigos q ouvem admiram

e realmente consegui umspl e tando

ms ai tb axo q deve ser pq ele deve ter uma frequencia de resposta e de ressonancia bem baixas nao se qto

p regae é som

j ap batidas secas menos

nem ligo gosto mermo é de batida macia p o ouvido ficar sem distinção de direção mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca esses dois bichos numa caixa com 40 litros brutos e um duto de 3 pol x 8 cm

Vc vai ver que melhora bem....rss

Claro que se tiver um amplificador dedicado fica muito melhor!

Abraço,

Toni

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

I ai atilamendes beleza?

 

nossa o meu pai ainda possue o mesmo HT aqui em casa! rs, mais achei estranho o comentario sobre a caixinha band pass dela!

 

nossa aqui na sala de casa ela toca relativamente bem!!!!!!!!!!

 

tem grave presente, bem equilibrado comparado o resto do equipamento!

 

voce ja tentou reposicionar a caixa em sua sala?

 

pelo menos aqui, quando a empregada tira do "lugar certo" da diferença!

 

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...