Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dereg

Ajuda Com Som Para Punto Elx 1.4

Recommended Posts

Postado em

E ae pessoal, tudo certo? hand26

Comprei um Punto e gostaria de montar um som de qualidade para ele...

Então, andei um tempão por fora das novidades de som de qualidade...

Meu amigo vai toda semana para o Paraguai e pode me trazer alguns produtos de lá, se for o caso...

Se alguém puder ajudar na escolha de:

1 Player

1 Kit 2 vias ( será que precisa falantes nas portas de trás??? )

1 Subwoofer de 12" ou 2 de 10" ou o que for melhor...

1 Amplificador compatível com as potências suportadas pelo Kit 2 Vias e pelo (s) sub (s) que não precisa ser tão forte como um SPL, mas que tenha graves bem definidos e com potência agradável, que dê para sentir a pressão, mas mesmo assim a qualidade continue boa!

1 conjunto de cabos de boa qualidade.

( será que precisa comprar bateria nova ??? )

Minha idéia é gastar o menos possível para conseguir montar um som de qualidade. Ou seja, a máxima qualidade que eu conseguir mas com equipamentos de bom custo-benefício. [-]

Obrigado. :legal:

Postado em

1 Player

1 Kit 2 vias ( será que precisa falantes nas portas de trás??? )

1 Subwoofer de 12" ou 2 de 10" ou o que for melhor...

1 Amplificador compatível com as potências suportadas pelo Kit 2 Vias e pelo (s) sub (s) que não precisa ser tão forte como um SPL, mas que tenha graves bem definidos e com potência agradável, que dê para sentir a pressão, mas mesmo assim a qualidade continue boa!

1 conjunto de cabos de boa qualidade.

( será que precisa comprar bateria nova ??? )

Minha idéia é gastar o menos possível para conseguir montar um som de qualidade. Ou seja, a máxima qualidade que eu conseguir mas com equipamentos de bom custo-benefício.  [-]

Obrigado.  :legal:

Bom, Primeiramente seja bem vindo.

Então cara, esse canal aí do seu amigo é interessante sim viu.

Primeiro, qual tipo de música ouve mais?

Dispões de qto espaço na mala?

Qual seu orçamento?

Agora respondendo suas perguntas:

- Player, bom, no PY tem os Pioneers, e os Kenwood.Esses eu pessoalmente prefiro, e uso um Excelon linha antiga, e gosto muito, mas no momento está desinstalado.

- O Kit duas vias, tem MTX e Fosgate no PY.No Brasil tem uma infinidade, só dizer quanto disõe pra investir neles.Eu não colocaria nada atrás, mas se for o caso só um par de coaxial barato ligados direto no Player só pra não deixar o pessoal de trás "na saudade".

- Subwoofer, bom isso é muito pessoal.Mas aí é que está o ponto da pergunta que fiz antes sobre o tipo de música que você mais ouve.Eu pessoalmente gosto de um grave que preencha mais a cabine do carro, o que conseguiria-se com um de 12" melhor do que o de 10".Gosto de subgrave, mas agora eu vou tentar um 10" mais forte pra ver se agrada.Além disso, existem outras coisas a serem analizadas, gosta de graves mais macios e extendidos ou mais secos?

- Cabos de boa Qualidade?Bom pra energia pode ser os Pompéia mesmo, e a medida da espessura vai depender de quanto de potência vc vai usar.RCA, bom tem os Monster que vira e mexe aparece nos classificados por um bom preçO.Os cabos de alto-falantes, pode ser uns Acoustic Research, que também tem no PY.

- Pra escolher o módulo, primeiro é melhor escolher os Alto-Falantes.

- Provavelmente vc vai precisar de uma bateria nova sim, geralmente a bat que vem nos carros novos são ordinárias.Mas essa deve ter uns 50 ou 55 ampéres, coso seja isso acho que pode não ser necessário a troca.Caso seja de 45, seria interessante uma maior, e se possível usar a original na mala pra auxiliar.Mas isso depende também de qual vai ser a demanda de carga.

Cara, esse negócio de custo benefíco é complicado, por que às vezes o que é barato pra você não é pra mim entende?E ainda mais com som, que à medida que melhora a qualidade o preço piora muito, então às vezes um kit de 700 reais toca QUASE igual à um de 1000, mas aó mesmo tempo vc não tem ouvidos pra perceber a diferença, mas outros têm, então eu te pergunto, do que te adiantaria investir mais 300 reais pra pegar um kit supostamente melhor, mas que pra você não fará diferença?

Ao mesmo tempo um kit de 250 reais toca absurdo mais do que um de 100, de tal maneira que qualquer leigo que não oste de som nota a diferença.

Sacou?

Então é isso, manda seu orçamento e seu gosto que agente te ajuda de uma maneira mais correta.

Valeu!

Edit.:Consertando o Quote.

Postado em
Ao mesmo tempo um kit de 250 reais toca absurdo mais do que um de 100, de tal maneira que qualquer leigo que não oste de som nota a diferença.

Na minha opinião, o kit da selenium é uma exeção à esta regra

Postado em

Na minha opinião, o kit da selenium é uma exeção à esta regra

Em som não exite regra, só disse isso afim de ilustrar uma situação que normalmente ocorre.

Edit.: E por incrível que pareça nem lembrei desse kit quando tava respondendo isso. :banghead

vlw!

Postado em

Fala Dereg!!! Bem-vindo de volta!!!

Seguinte, a maioria das dicas o pessoal já passou... vou só adicionar:

A) tente pegar um player BOM, invista na fonte... no PY, tem o 880PRS da Pioneer, tem os Kenwood 889/890, e com alguma (muita) sorte Clarion 775/785USB. Cabeamento RCA, se não achar um legal por lá, parta para o DIY, o tradicional cabo de antena (RGC59Kmp + conectores Santo Angelo) já dá um baile na maioria dos automotivos comuns (digo, compráveis).

B) se for partir para 2 subs de 10", tente subs mais leves e aposte no rendimento; se for partir para um único sub (10" ou 12"), compensa olhar com mais carinho para os parrudos (Fosgate P3, por exemplo), pela facilidade de alimentá-los (uma coisa é alimentar um bichinho destes, outra beeem diferente é alimentar dois... a brincadeira fica cara e complicada, tanto do lado do amp como do lado do sistema elétrico).

C) vc. pretende montar o kit nos locais originais (porta) ou vai partir para pezinho? Isso ajuda a definir o perfil do kit tbem...

D) Escolhendo bem os subs e amps, se brincar vc. pode manter a bateria original, ou ficar com uma maior só no local original, sem precisar de uma auxiliar. Pode pensar em amps classe D para os subs, e subs leves e eficientes; ambos encontráveis do outro lado da fronteira a bons preços.

Bão, acho que é por aí... Tem um pessoal mto gente fina e empolgado com o intercâmbio Brasil x Paraguai por aqui... já já eles aparecem!!! :)

:legal:

Postado em
Fala Dereg!!! Bem-vindo de volta!!!

Fala RiQuati!

Obrigado.

Então, a Palio Weekend a vendodora me falou que vai demorar um pouco mais para chegar para mim, então eu vou ficar com um Punto que tem na loja, um preto 1.4 ELX... Terei menos espaço no porta malas agora. Pensei em colocar um bom subwoofer de 12" numa caixa dutada e quanto ao Kit 2 Vias, teria que ser na porta mesmo.

Então ficou assim, para facilitar as dicas do pessoal.

1 Player bom

1 Kit 2 Vias de 6.5" para as portas dianteiras

1 Subwoofer bom de 12" (eu escuto rock anos 70 - Deep Purple, Led Zeppelin, The Doors ou rock metal tipo Stratovarius, Blin Guardian, Metálica... E escuto RAP como o rap dos cubanos Orishas, entre outros. Além de Blues e guitarras do Jimmy Hendrix por exemplo...) numa caixa dutada.

1 Amplificador que desse conta do Kit na frente e do Sub atrás... E só.

Quanto à potência do sistema, gostaria que o SUB trabalhasse com 500 wrms ou 1000 wrms... Nessa média, até uns 1000 wrms se fosse um E2K que suporta 700wrms. Ou uns 500wrms do UXP Power... (apenas exemplos de potência, não da marca)

E Kit, uns 100wrms mais ou menos acho que estaria de bom tamanho.

O resto, é gasto com cabos e fiação.

Entenderam? Um som com qualidade, mas simples.

Poderia gastar, se comprasse as coisas mais baratas no Paraguai, na base de R$2,5 mil até R$3,5 mil considerando todos os gastos, desde os equipos todos, até os gastos com instalação, caixa.

Postado em

kra, vai fica dificil agradar hehe

afinal vc gosta de rock classico (eu tbm) , metal (eu tbm) e rap (eu nao hehe)

um rap cai bem em caixa dutada, porem , numa caixa dutada com sub de 12" (sub de 12" tem maior resistencia do ar, e cria um "delay" maior) vai fica tudo embolado pra escuta metal, pedais duplos e batidas mto rapidas e secas vao fica bem embolados...

EU particularmente acho q eh assim

musica com batidas mto rapidas e secas (metal, hardcore , rock em geral) = caixa selada

musicas com batidas mais extensas e prolongadas (rap, hip hop, techno) = caixa dutada

ai vai doq vc quer

o pessoal viu meu kit CS60D da Bravox tocando na porta com manta asfaltica, todos ficaram espantados com o kit tocando, entao eh uma dica, da pra acha esse kit usado por uns 180 reais aki no forum, ai gasta mais uns 50 reais de manta asfaltica e fica show...

quanto ao resto, o pessoal ja falo tudo

falows

Postado em

seria interessante dizer qto vc tem intenção de gastar no som, mas pensando em um SQPL ( vc disse q quer sentir a pressão dos graves) eu iria de de:

Player Kenwood eXcelon - tem q ver o q acha no PY

Amp DB Drive SPA 120.4 ( 600,00 nos classificados)

Kit 2 vias Bravox CS60D ( 279,00) se puder troque os TW.

Sub Fosgate P2D212 - +ou- 390,00

Manta nas portas - 100,00

Caixa Dutada - 100,00

Fiação: + ou - 250,00

Instalação: + ou - 200,00 ( depende muito de onde for instalar)

se puder gastar um pouco mais.. troque o kit bravox por um Morel Tempo.. :legal:

se quiser usar o sub UXP... ai acho q precise de outro amp.. um mais forte só pro sub... tipo um SD1000.1D.. até daria pra usar com o SPA120.4.. mas não tiraria todo o grave q o sub pode dar..

E2K pra SQ ou SQPL eu não usaria não.. bate muito forte se bem alimentado... mas tem qualidade bem sofrivel.. sub de uma nota só.

Postado em

um rap cai bem em caixa dutada, porem , numa caixa dutada com sub de 12" (sub de 12" tem maior resistencia do ar, e cria um "delay" maior) vai fica tudo embolado pra escuta metal, pedais duplos e batidas mto rapidas e secas vao fica bem embolados...

musica com batidas mto rapidas e secas (metal, hardcore , rock em geral) = caixa selada

musicas com batidas mais extensas e prolongadas (rap, hip hop, techno) = caixa dutada

ai vai doq vc quer

o pessoal viu meu kit CS60D da Bravox tocando na porta com manta asfaltica, todos ficaram espantados com o kit tocando, entao eh uma dica, da pra acha esse kit usado por uns 180 reais aki no forum, ai gasta mais uns 50 reais de manta asfaltica e fica show...

falows

eh realmente som varia de cada pessoa hhehehe

eu tenho esse kit cs60D e nao gosto dele....

axo q soh da voz , doi no ouvido

Postado em

um rap cai bem em caixa dutada, porem , numa caixa dutada com sub de 12" (sub de 12" tem maior resistencia do ar, e cria um "delay" maior)  vai fica tudo embolado pra escuta metal, pedais duplos e batidas mto rapidas e secas vao fica bem embolados...

ai vai doq vc quer

falows

Então pessoal, obrigado pelas dicas.

Bom, o Kit CS60D eu já ouvi em um Santana, tanto na porta quanto no pezinho.

Era do Neu, aqui do Fórum.

Bom, então, pra ser sincero, eu prefiro um Kit 2 Vias que toque bem na porta, porque não vou fazer pezinhos mesmo...

E o amplificador deve ter uma qualidade boa porque o som do Kit com o ampli tem que sair bem limpo, definido, claro.

Daí o sub, eu fiquei encanado agora, porque pelo o que o pessoal falou eu perderia qualidade quando ouvisse um Metal por exemplo, com as batidas rápidas do pedal duplo.

Se for o caso, então, eu pego 2 de 10"... Ou menores até, sei lá... Uns 4 de 8", porque não?

Como to pegando esse carro zero, eu vou ter que comprar o som aos poucos.

A prioridade, agora, é escolher um Player bom mesmo. E logo depois vou comprar o Kit 2 vias e um amplificador.

Daí, depois de comprar o Player, o Kit e o ampli, o sub ou os subs serão os próximos da lista.

Mas com relação aos subs, eu realmente não quero perder nem um pouco a velocidade das batidas de um pedal duplo. Se tiver delay, realmente prefiro subs menores, pequenos, mais deles que seja o caso.

O meu amigo do Paraguai só me traz coisas pequenas, ou seja. Com ele só vou comprar o player e o ampli, pelo formato da caixa fica menor para ele trazer. Agora, Kit 2 Vias até vai, se eu insistir... Só que subwoofer ele fica reclamando de trazer Fala que é grande. Mas se for pequeno vou insistir pra ele trazer... Daí o sub, se não conseguir lá, pode ser nacional até, se for de boa qualidade. E o Kit, como eu acho que ele reclama também, de repente, eu poderia ver umas opções nacionais ou insistir num importado que realmente compense, mas eu só conheço nacionais. Importados não tenho idéia não... Alguém tem algum catálogo com os preços do Paragua? Eu tinha antes... Se alguém tiver e puder mandar.

Postado em
seria interessante dizer qto vc tem intenção de gastar no som, mas pensando em um SQPL ( vc disse q quer sentir a pressão dos graves) eu iria de de:

Player Kenwood eXcelon - tem q ver o q acha no PY

Amp DB Drive SPA 120.4 ( 600,00 nos classificados)

Kit 2 vias Bravox CS60D ( 279,00) se puder troque os TW.

Sub Fosgate P2D212 - +ou- 390,00

Manta nas portas - 100,00

Caixa Dutada - 100,00

Fiação: + ou - 250,00

Instalação: + ou - 200,00 ( depende muito de onde for instalar)

se puder gastar um pouco mais.. troque o kit bravox por um Morel Tempo.. :legal:

se quiser usar o sub UXP... ai acho q precise de outro amp.. um mais forte só pro sub... tipo um SD1000.1D.. até daria pra usar com o SPA120.4.. mas não tiraria todo o grave q o sub pode dar..

E2K pra SQ ou SQPL eu não usaria não.. bate muito forte se bem alimentado... mas tem qualidade bem sofrivel.. sub de uma nota só.

Eu usei por um tempo uma bridge do db para empurrar o uxp, e tocava mto forte para o sistema que era, não tinha nem comparacao ao taramps t400 ou o dub, que tem potencia proxima.

Quanto ao edk, fiz o teste com 960w rms nele, e tocava pior que o uxp, e com spl pouca coisa acima. Não curti não.

Postado em

Mas o UXP seria bom ou tem algum sub pequeno, bem rápido e que tenha bom SPL melhor que o UXP para esse caso supercharger?

Postado em

A idéia é pegar uma coisa de cada vez. Então o ampli para o Kit pode ser só para o Kit e depois compro outro para o sub, ou já compro 1 só amplificador que suporte o Kit e depois o Sub. Se for um bom subwoofer, pequeno, rápido, não vejo porque comprar mais de 1, a menos pelo baixo SPL.

Prioridade mesmo, no momento é pegar o Player e o Kit 2 Vias, pra ser tocado na porta mesmo, empurrado pelo player enquanto isso... Depois sim, entra o ampli. É que não quero pegar o carro e ficar sem som... Pelo menos o Player e o Kit eu compro agora.

Bom, espero mais dicas ae da galera.

Valeu!

Postado em

Dereg ,

dá pelo menos uma ideia de quanto pretende gastar no som.. pq dependendo do valor , as indicações são diferentes.. por exemplo..

1 - quero gastar o minimo possivel e ter alguma qualidade: vai de kit Selenium 62V2A.. R$ 110,00

2- quero um custoxbeneficio bom : vai de Bravox CS60D - R$ 279,00

3 - Quero um som com alta qualidade mantendo um vom custo beneficio: vai de Morel Tempo - R$ 650,00

4 - Quero um som de altissima qualidade - Vai de Focal K2power - R$ + ou - 2000,00

4 - Quero " O SOM" de qualidade: vai de focal Utopia Be - +ou 5.000,00.

o mesmo serve pra amp, sub e etc..

dá uma olhdada nos classificados. sempre tem coisa boa por lá..

Vc mesmo vai instalar o som?

abraços

Postado em

um rap cai bem em caixa dutada, porem , numa caixa dutada com sub de 12" (sub de 12" tem maior resistencia do ar, e cria um "delay" maior)  vai fica tudo embolado pra escuta metal, pedais duplos e batidas mto rapidas e secas vao fica bem embolados...

ai vai doq vc quer

falows

sei la, o kit tava tocando com qual modulo? a porta tava tratada? o tw tava atenuado a -3db ??

q aki da um medio grave mto bom, e fica com bastante impacto em batidas de caixa de bateria por exemplo...

falowsss

Postado em
Mas o UXP seria bom ou tem algum sub pequeno, bem rápido e que tenha bom SPL melhor que o UXP para esse caso supercharger?

eu acho q pequeno leve e com mais spl q o uxp seria um MTX T6104 de 10" tenho um de 250rms e bate horrores.... e pede uma caixa relativamente pequena.... alias queri ver ele empurrado por um T-400....

abraço.s

Postado em

ai vai doq vc quer

falows

sei la, o kit tava tocando com qual modulo? a porta tava tratada? o tw tava atenuado a -3db ??

q aki da um medio grave mto bom, e fica com bastante impacto em batidas de caixa de bateria por exemplo...

falowsss

:+1

CS60D em porta tratada é outro kit.. em porta não tratada deixa a desejar mesmo.

Postado em

se tiver grana pra bancar os Diamond D1( R$ 600,00) acho q seja um ótima opção.. o supercharger pode diser isso melhor isso melhor q ninguem.

Postado em
se tiver grana pra bancar os Diamond D1( R$ 600,00)  acho q seja um ótima opção..  o supercharger pode diser isso melhor isso melhor q ninguem.

Lembro que quando o supercharge pesquisou bastante e acabou pegando 2 D1, ao invés de um W6, ou 2 W3. acho que eram as opções dele.

Nun set de um único sub e com foça e qualidade, eu comprava um 10w6v2 ao inves do D1, tem uns 2 nos classificados por 800 reais cada, a diferença de valor e de 200 reais,

Mas se tiver espaço no porta malas usaria 2 sub leve como o D1, Jl W3 ou W1 em um ampli de uns 1000w. Caso não queira perde muito espaço recomendo o JL W6.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...