Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lunatico

Terminais Tipo Garfo Compromete A Qualidade ?

Recommended Posts

Srs, muito bom dia.

Primeiro, é com muita satisfação que informo, após 30 dias de ansiedade, que meu módulo alpine chegou. Só pra ilustrar a felicidade, demonstro ele logo abaixo... só espero que ele não me decepcione (e como ele vai entrar no lugar do Stetsom SPL4200, duvido muito que isso aconteça) ;P

O bichinho de frente:

dsc05378gd5.jpg

Lateral das configurações e entradas RCA

dsc05380rh3.jpg

Lateral das saídas pros falantes e energia/remote/ground.

dsc05381gl4.jpg

Então, essa última foto é a que mais me interessa. É óbvio que o cabo 21mm² não vai entrar ali no conector do módulo. Já os cabos de falantes 2,5 e 1,5 provavelmente nao terão problemas. Mas segue a dúvida, eu to pra sair daqui a 1/2 hora pra comprar 6 conectores garfo (2 pros kit 2 vias, 2 pro sub, 1 pro remote e outro pra alimentação) e um conector olhal pra usar no aterramento. Existe alguma diferença de qualidade que devo ficar atento quando for comprar, ou qualquer conector já é o suficiente ?? Pra nós que estamos buscando mais qualidade dos equipamentos e fiação, o uso desses conectores poderia prejudicar o som em algo ??

E o melhor... será que eu consigo encontrar algum conector tipo garfo pra um cabo de 21mm², mas que encaixe nesses bournes, que não parecem tão grandes, rs ?

No mais seria só isso... eu vou usar o cabo de força de 21mm² tanto pro terra quando pro positivo, e acho que falta comprar o cabo do remote também, que acredito que seja de 1mm flexível, correto ??

No mais, abraços a todos... vou tentar instalar (e documentar) esse fds a fiação e o módulo, mas infelizmente estou quase eu período de provas na faculdade, então pode ser que eu adie a instalação por uma ou 2 semanas. Se eu for adiar, pode ser que eu então aguarde logo a chegada do novo HU, que se Deus quiser eu encomendo semana que vem, um DXZ785USB.

Novamente, aquele abraço!!

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem legal o modulo hein!

vai tocar o que com ele?

Por enquanto o HU é um Panasonic C7103L, CS60D na frente, e um bravox psw 10" 180W rms no porta-malas. em caixa selada de uns 21L. Como acho que deve melhorar a qualidade tanto no kit 2 vias quanto no sub, eu vou deixar pra fazer o próximo upgrade pro HU mesmo, onde espero poder comprar o DXZ785USB na próxima semana.

Por último, ficará o sub (provavelmente um UXP 12" de 300W RMS e um módulo só pro sub, de pelo menos 600w pra obedecer a regra da qualidade, rs).

Não quero nada muito além da faixa dos 300~400W rms, senão acredito que o sub vai engolir o kit 2 vias.

Eu pretendia pegar o NAR12SW3, só que quero algo com um pouquinho mais pro lado de SPQL, então acredito que o UXP será uma boa opção, numa selada. Mas isso ainda é futuro... pra uns 2 meses à frente! ;P

Ps: E os terminais ??? Hehehehe!

Abração!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, qualquer imenda compromete, desde a solda (quando baixa qualidade) que voce usa ligando o seu kit 2 vias, até em imendas de fios... mas posso te dizer que se for de boa qualidade os equipamentos, voce não vai perceber diferença audível no sistema

Compartilhar este post

Link para o post
seria melhor então deixar sem terminais?

Pode usar sem receio. Não vai ser em um CSD que vc vai notar a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
Pode usar sem receio. Não vai ser em um CSD que vc vai notar a diferença.

Maneiro... é capaz de eu colocar os terminais garfo (ou tipo U, como o vendedor falou), por ficar um aspecto melhor, e por dar talvez um pouco mais de segurança. Mas por incrível que pareça, ele não tinha... PQP, qual loja de eletrônica num tem esses míseros terminais ? Vou instalar sem, e depois aplico os terminais nas pontas quando comprar, se eu for mexer no som essa semana.

Não sei se minha preocupação procede, mas os conectores dos canais 1 e 2 ficam bastante próximos dos 3 e 4 (tipo 2 degraus de escada, onde cada bourne fica em um lançe). E embora eu vá utilizar em bridge os canais 3 e 4 que ficam abaixo , fiquei com receio de eles acabarem se tocando. Com os terminais em U, além da segurança, vai ficar um aspecto mais clean, fica mais fácil na hora de mexer, retirar e ligar.

Em contrapartida, depois de instalado, raramente irei mexer nesses fios, hehehe! Minha maior preocupação era encaixar o cabo de força e terra, pois errei na descrição, já que comprei de fato cabo 25mm². Mas hoje eu estava medindo, e depois de descascado, ele é praticamente do tamanho do bourne, vai encaixar sob medida.

Obrigado pelas opiniões!

Lunatico

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo amp, Lunático. Também comprei um /////Alpine, só que só chegará em Agosto e é um mono apenas para o(s) sub(s). Depois nos diga o que achou dele. À propósito, onde comprou o seu?

Quanto aos terminais, eu uso em todas as ligações do meu GTA (se bem que retirei os do estéreo para trocar os cabos). Tenho de 3 tamanhos diferentes instalados e acho muito prático. Normalmente eles são feitos paa serem crimpados aos cabos, mas eu soldei os meus.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei se influencia ou não , só sei que fica mto mais pratico com eles...

se tem alguma diferença no som , não é perceptivel...

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns pelo amp, Lunático. Também comprei um /////Alpine, só que só chegará em Agosto e é um mono apenas para o(s) sub(s). Depois nos diga o que achou dele. À propósito, onde comprou o seu?

Quanto aos terminais, eu uso em todas as ligações do meu GTA (se bem que retirei os do estéreo para trocar os cabos). Tenho de 3 tamanhos diferentes instalados e acho muito prático. Normalmente eles são feitos paa serem crimpados aos cabos, mas eu soldei os meus.

[]'s

Crawling Chaos

Eu provavelmente irei soldar, ou apenas crimpar os fios e usar um termo-retrátil no local onde o fio fica pressionado, pra tentar manter um bom acabamento.

O amp eu comprei pelo ebay, e acho que será uma excelente aquisição. Por enquanto ele vai tocar o kit 2 vias e o sub, mas futuramente ele deve ficar apenas pro kit 2 vias. Se eu realmente conseguir pegar o clarion 785, utilizarei o 3-way com bi-amp, e os tweeters e mids irão nos 4 canais dele.

Eu to doido pra instalar, mas to num início de mês muito corrido, então pode ser que demore uma ou duas semanas pra ver ele tocando. Irei trocar toda a fiação, rcas da knukoncept, porta fusível novo, cabo de força, etc. Ja está tudo aqui... a mão coça muito pra começar, rs!

Vou comprar os terminais na 3a. se der tempo.

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Lunático, estes terminais são usados em elétrica residencial... por isso vc. tem esta dificuldae em encontrar em eletrônicas. Procure em lojas de material elétrico, é ridiculamente barato (R$ 0,50 cada snme), amarelos e azuis (amarelo até 4mm, azul até 2.5mm). Para bitolas maiores, tem alguns em alumínio, precisei deles para meu MTX (cabo 21mm), pode usar como terminal olhal tbem com melhores resultados... mas para soldar estes grandes (> 6mm), precisa de um ferro de solda 75w ou mais. Eu comprei um Fame 75w, acho que acima dele só os de pistola... foram 35 dinheiros, bem investidos.

Eu não crimpo, soldo os cabos lá... algumas vezes uso um termoretrátil apenas (jogo fora a capa colorida), outras uso a capa colorida tbem (com jeitinho vc. tira sem estragar, e joga mais para trás na hora de soldar... depois é só voltar com o terminal um pouco quente ainda, e fixa no lugar legal).

Pena que não tenha fotos aqui, mas fica legal sim... o ideal (mas caro) era usar terminais garfo dedicados, banhados a ouro, etc... mas não existem + a venda no BR (os que existiam eram da Beyma). Eu uso os terminais pela praticidade, a perda de sinal é mínima se for analisar contra o cabo nú, e fica bem mais prático e seguro para instalar, sem contar o acabamento melhor.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Lunático, estes terminais são usados em elétrica residencial... por isso vc. tem esta dificuldae em encontrar em eletrônicas. Procure em lojas de material elétrico, é ridiculamente barato (R$ 0,50 cada snme), amarelos e azuis (amarelo até 4mm, azul até 2.5mm). Para bitolas maiores, tem alguns em alumínio, precisei deles para meu MTX (cabo 21mm), pode usar como terminal olhal tbem com melhores resultados... mas para soldar estes grandes (> 6mm), precisa de um ferro de solda 75w ou mais. Eu comprei um Fame 75w, acho que acima dele só os de pistola... foram 35 dinheiros, bem investidos.

Eu não crimpo, soldo os cabos lá... algumas vezes uso um termoretrátil apenas (jogo fora a capa colorida), outras uso a capa colorida tbem (com jeitinho vc. tira sem estragar, e joga mais para trás na hora de soldar... depois é só voltar com o terminal um pouco quente ainda, e fixa no lugar legal).

Pena que não tenha fotos aqui, mas fica legal sim... o ideal (mas caro) era usar terminais garfo dedicados, banhados a ouro, etc... mas não existem + a venda no BR (os que existiam eram da Beyma). Eu uso os terminais pela praticidade, a perda de sinal é mínima se for analisar contra o cabo nú, e fica bem mais prático e seguro para instalar, sem contar o acabamento melhor.

:legal:

É verdade, vou procurar onde comprei o cabo 25mm², que deve ser bem capaz deles terem esses tipos de terminais.

Obrigado pelas dicas! Eu vou tentar unir o cabo no terminal com solda mesmo, embora meu ferro de solda seja bem antigo, e eu seja muito ruim no ofício de soldador, hehehe!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não crimpo, soldo os cabos lá...

Não tem segredo para crimpar, é só pegar qualquer alicate que na parte de trás tem a parte chanfrada e apertar a parte colorida nela.

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem segredo para crimpar, é só pegar qualquer alicate que na parte de trás tem a parte chanfrada e apertar a parte colorida nela.

hehe... eu sei Hell, tenho até o alicate apropriado aqui; mas é que soldando, o plástico fica inteiro e "bunitim"... frescura mesmo!!! o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu uso são esses dourados da Beyma mesmo. São bastante bem acabados e bastante fáceis de encontrar aqui no Brasil, é só saber onde procurar.

Lunatico, eu também encomendei 12 conectores desses eKs. Parecem ser razoáveis. E são bem bonitos.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
O que eu uso são esses dourados da Beyma mesmo. São bastante bem acabados e bastante fáceis de encontrar aqui no Brasil, é só saber onde procurar.

Lunatico, eu também encomendei 12 conectores desses eKs. Parecem ser razoáveis. E são bem bonitos.

[]'s

Crawling Chaos

Estou na mesma....vou utilizar os conectores da Beyma no meu projeto....isso pq optei por um acabamento mais limpo, pq na qualidade sonora acho que é a mesma coisa.

Essa semana devo estar montando os cabos, da uma olhada no meu tópico no próximo fds que terá um tutorial sobre isso.

Abs

PS: Belo Amp! Depois posta as impressões! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao for pedir mto... teria como vc ou outra pessoa tirar uma foto dessa parte do alicate q se usa pra fazer isso?!

Vo utizar terminais tb... nunca usei... achei q fosse so colocar o cabo dentro e mete um termo retratil pegango uma parte do terminal e outra do cabo.. :T eheheh

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...