Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leonardootoni

Meu Projeto De Som De Qualidade

Recommended Posts

Olá pessal!

Estou querendo montar um som, voltado para qualidade, gastando no máximo algo entre R$2000,00 a R$2500,00 de equipamento. Abaixo relaciono os equipamentos/acessórios que pretendo compra e pergunto a vocês se esta relação vai me trazer um som bom(nada de trio) voltado para a qualidade de quem está dentro do carro:

1 - 2 Subs de 10''(nar) - Penso em uma caixa selada de algo em torno dos 40Lts com subs de 100 a 150 rms cada;

2 - 1 - Kit duas vias Nar de Kevlar 6'' com tweeter neo;

3 - 2 - Amplificadores GTA 480

4 - O cd-player eu ainda não pensei mais devo comprar algum pioneer que tenha saida direta para subwoofer (pelo que eu li parece ser melhor...) e tem um preço acessível...

5 - Cabos coaxiais Sto Angelo para ligação dos módulos,

6 - Cabos de Energia de 5mm Beyma;

7 - Cabos para os falantes beyma;

7 - Reutilizar alguns alto-falantes selenium(não me lembro o modelo) que já estão no meu carro.

Pessoal, tô muito exagerado ou tô embarcando num barco furado???

Gostaria que na medida do possível, vocês colocarem críticas qto à minha idéia de configuração. Meu carro é um Opala diplomata, já tenho um conjunto elétrico muito bom(alternador de 120 amp e bateria de 75 amp). A princípio, gostaria apenas de r o espaço do porta-malas estritamente necessário para instalar a caixa de selada e os módulos. Pretendo utilizar parte do porta-malas para bagagens em futuras viagens... Grande abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 - Cabos de Energia de 5mm Beyma

cabos de 5mm... não é fino pros gta ?

Compartilhar este post

Link para o post

por ser sedan.. acho q a idea de 02 subs tá perfeita.. mas procure melhora ao máximo a passgem de graves pra dentro do carro..

pra 01 amp ja seria necessário uma fiação de 16mm².. pra 02 amps pode usar pelo menos 35mm²

vc ai fazer bi-amp no kit? se for o GTA 480 tá OK.. caso contrario um GTA 280 ja é suficiente.

player é muito importante.. eu dira q é o mais importante se vc busca qualidade.. pegue o melhor q o orçamento permitir.

pros subs.. poderia procurar um amp digital.. economiza no consuma de bateria.. e pra sub não faz tanta diferença ser Classe D ou Classe AB. um amp digital na casa de 600 a 800W ficaria bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestão:

Faz uma caixa band-pass com os dois subs;

Coloca o duto na saída dos auto-falantes traseiros;

Instala os amps, em um compartimento em baixo da caixa, fazendo o "chão" da caixa em acrílico....assim, os amps ficarão a vista

Vc vai perder apenas o espaço da caixa, e não correrá o risco dos subs serem danificados....

Outra coisa: O site tem uns artigos sobre cabeamento, da uma procurada que tem uma calculadora de bitola de cabo, que utiliza a potência dos amps.....

Eu tenho 2 amps e utilizo cabo de força de 21mm.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

5 mm² para dois GTA 480 está muito pouco sim. Não calculei, mas chutaria que deva-se colocar cabos de 21 mm². Mas é melhor calcular com a ferramenta do Autosom.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

pelos calculos da pagina do autosom.. pra 2 GTA precisaria de cabo de 21mm²

Compartilhar este post

Link para o post
Sugestão:

Instala os amps, em um compartimento em baixo da caixa, fazendo o "chão" da caixa em acrílico....assim, os amps ficarão a vista

Vc vai perder apenas o espaço da caixa, e não correrá o risco dos subs serem danificados....

Outra coisa: O site tem uns artigos sobre cabeamento, da uma procurada que tem uma calculadora de bitola de cabo, que utiliza a potência dos amps.....

Abs

Excelente sugestão ! Pra Sedan é a melhor saída, com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

band pass é uma boa opçaõ pra sedan..

mas toma um bom espaço no malas..

ja tive um diplomata com caixa band pass.. mas era só um sub de 10 da kicker e ja tomava todo o espaço debaixo do tampão.. o amps ficava numa caixa na lateral.. e o sub pedia caixa pequena..

band pass pra NAR deve ficar um monstro.. dutada ja fica pra mais de 60litros..

ai teria q procurar outro sub... com o NAR não acho q seja viável fazer band pass não. ainda mais pra 02 subs

Compartilhar este post

Link para o post
pelos calculos da pagina do autosom.. pra 2 GTA precisaria de cabo de 21mm²

Os cálculos assumem que ambos estarão consumindo ao mesmo tempo. Levando em consideração que energia que não é entregue é energia que não é consumida (excluindo-se as perdas, claro), se temos um amp pro grave, outro pro estéreo, o maior consumo será o de apenas um amplificador, exceto se os cortes de ambos se sobrepõem.

Por isto que botar mais de 21mm é exagero... Não só pelo custo, mas pela dificuldade de passar a giromba pelo orifício do cofrinho, no bom sentido, claro... o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Não só pelo custo, mas pela dificuldade de passar a giromba pelo orifício do cofrinho, no bom sentido, claro... o-o-

o-o-

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
por ser sedan.. acho q a idea de 02 subs tá perfeita.. mas procure melhora ao máximo a passgem de graves pra dentro do carro..

pra 01 amp ja seria necessário uma fiação de 16mm².. pra 02 amps pode usar pelo menos 35mm²

vc ai fazer bi-amp no kit? se for o GTA 480 tá OK.. caso contrario um GTA 280 ja é suficiente.

player é muito importante.. eu dira q é o mais importante se vc busca qualidade.. pegue o melhor q o orçamento permitir.

pros subs.. poderia procurar um amp digital.. economiza no consuma de bateria.. e pra sub não faz tanta diferença ser Classe D ou Classe AB. um amp digital na casa de 600 a 800W ficaria bom.

Olá amigo Royo, obrigado por responder!

Eu realmente tenho em mente a preocupação em passar os graves do porta-malas para dentro do carro. Acho que seu eu retirar os auto-falantes que ficam atras ou fazer novos dutos, posso ter algum ganho. Penso também em colocar os subs apontando para cima, em direção de onde os auto-falantes estão instalados na parte de trás...

Cara com relação à bi-amp, vc falou grego comigo. Minha idéia de comprar dois gta480 é pensando em uma evolução futura do meu sistema. Vc acha que eu posso usar um 480 só pros subs e outro 280 pro kit kevlar + tweeter e mais algum outro falantezinho que fica blz? Posso mudar isso no meu projeto. Já que sugeriu um amp digital pros subs, me dá uma dica de um com relação custo benefício no nível dos blaupunkt. A economia de energia com estes digitais é tão alta assim?

Obrigado pela atenção !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Sugestão:

Abs

Amigo gcosta27, obrigado pela dica.

Tenho interesse em utilizar o mínimo possível do meu porta-malas, mesmo considerando que o do opala é grande... Digo isso pq numa viagem, infelizmente bagageiro acaba fazendo falta...

Bom, com relação à caixa band-pass, se não estou enganado ela pede uma litragem maior correto? Tava pensando em algo na casa de 20 à 25 litros por sub para uma caixa selada. Se não estiver errado, vou precisar de mais espaço para fazê-la band-pass correto?

Pelo que sei tb, as band-pass propiciam db extras às demais opções mas perde um pouco em timbre... É melhor usar band-pass ao invés de uma selada onde o meu objetivo final é qualidade?

Obrigado pela sua resposta!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Sugestão:

Abs

Excelente sugestão ! Pra Sedan é a melhor saída, com certeza.

Obrigado Juliox!

Pois é, fiquei nessa dúvida... É melhor do que uma selada?

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Os cálculos assumem que ambos estarão consumindo ao mesmo tempo. Levando em consideração que energia que não é entregue é energia que não é consumida (excluindo-se as perdas, claro), se temos um amp pro grave, outro pro estéreo, o maior consumo será o de apenas um amplificador, exceto se os cortes de ambos se sobrepõem.

Por isto que botar mais de 21mm é exagero... Não só pelo custo, mas pela dificuldade de passar a giromba pelo orifício do cofrinho, no bom sentido, claro... o-o-

Valeu Kleber, dica anotada.

Se puder mencionar marcas de cabos para que eu possa priorizar na hora da compra, ficaria gradecido! Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

ja tive um diplomata com caixa band pass.. mas era só um sub de 10 da kicker e ja tomava todo o espaço debaixo do tampão.. o amps ficava numa caixa na lateral.. e o sub pedia caixa pequena..

band pass pra NAR deve ficar um monstro.. dutada ja fica pra mais de 60litros..

ai teria q procurar outro sub... com o NAR não acho q seja viável fazer band pass não. ainda mais pra 02 subs

Royo essa é uma dúvida que eu fiquei.

Será que uma selada não iria atender bem para o meu propósito?

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ja tive um diplomata com caixa band pass.. mas era só um sub de 10 da kicker e ja tomava todo o espaço debaixo do tampão..    o amps ficava numa caixa na lateral..  e o sub pedia caixa pequena..

band pass pra NAR deve ficar um monstro..  dutada ja fica pra mais de 60litros.. 

ai teria q procurar outro sub... com o NAR não acho q seja viável fazer band pass não.  ainda mais pra 02 subs

Royo essa é uma dúvida que eu fiquei.

Será que uma selada não iria atender bem para o meu propósito?

Abraços!!!

Isso vc tem que decidir! :vts

A relação é a seguinte:

Caixa Selada = Menor Volume = "Menor" grave no interior do carro (isso pq vc não tem uma ligação direta entre a mala e o interior do carro)

Caixa Band-Pass = Maior Volume = "Maior" grave no interior, devido a ligação direta da caixa com o interior (duto).

Faz as simulações no site, vc pode se surpreender com a relação entre os volumes!

De novo, é apenas uma dica.....esse processo de decisão é bem complicado mesmo! :legal:

Qq coisa, tamos aê!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo uma simulação rápida no Winsd a caixa band-pass "ideal" pra 1 NAR 10SW2 teria 70 litros na parte traseira e 41 litros na parte dianteira.. com freq sintonia em 38hHz e F3 de 26Hz... bem grandinha né..

tentando deixar a menor caixa possivel.. deu pra fazer com 42 litras na parte de trás e 28 litros na parte da frente.. mas ai com Freq de sintoni em 52Hz , F3 em 32Hz..

nar10sw2bandpassfi6.jpg

eu uso 1 de 12" em selada no portamalas do Marea.. mas uso selada mais pelo tipo de musica e por ocupar menos espaço tb..

Compartilhar este post

Link para o post

[¨] Cara, vc ta pensando em montar um kit bem parecido com o meu!

- Alpine CDA-7892

- Kit Componente NAR 5" Kevlar (pezinhos)

- Sub NAR 10SW2 (selada)

- Ampli Blaupunkt GTA 480

- RCA UniqCable Top 5 Series

Da um som do ca*****, fica muito bom mesmo!

mais tenho algumas sugestões!

Quanto ao kit Nar, ele é muito bom.. otima qualidade!

mais tem o Morel Tempo que sai por +- 600,00 reais, e na minha opinião é mais negocio!

O ampli, eu testaria um Wharf Flex antes de comprar o Blau, eu nunca escutei esse flex, mais pode ser que seja melhor, e com um preço próximo!

Sub, vai de nar mesmo... Otimo CustoXbeneficio

Quanto ao player, comprei o 7892 aqui nos classificados (R$600,00)... melhor compra da minha vida... eu tava meio assim de comprar usado, mais peguei um em otimo estado [¨]

Agora uma duvida galera...

Estou usando uma Selada de 25L pro sub Nar...

Sera que devo aumentar o tamanho da caixa ?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
[¨] Cara, vc ta pensando em motar um kit bem parecido com o meu!

- Alpine CDA-7892

- Kit Componente NAR 5" Kevlar (pezinhos)

- Sub NAR 10SW2 (selada)

- Ampli Blaupunkt GTA 480

- RCA UniqCable Top 5 Series

Da um som do ca*****, fica muito bom mesmo!

mais tenho algumas sugestôes!

Quanto ao kit Nar, ele é muito bom.. otima qualidade!

mais tem o Morel Tempo que sai por +- 600,00 reais, e na minha opinião é mais negocio!

O ampli, eu testaria um Wharf Flex antes de comprar o Blau, eu nunca escutei esse flex, mais pode ser que seja melhor, e com um preço proximo!

Sub, vai de nar mesmo... Otimo CustoXbeneficio

Quanto ao player, comprei o 7892 aqui nos classificados (R$600,00)... melhor compra da minha vida... eu tava meio assim de comprar usado, mais peguei um em otimo estado [¨]

Agora uma duvida galera...

Estou usando uma Selada de 25L pro sub Nar...

Sera que devo almentar o tamanho da caixa ?

Abraço

Valeu Fe_luco, obrigado pela suas dicas...

Vou considerar olhar este kit 2 vias e alguma opção de Warf para os subs...

Pessoal, o meu tipo de som é Heavy Metal, e vi um artigo de um carinha no htForum mencionando o uso de caixas "Dutadas" para SQ.

No meu caso, mesmo considerando que este questionamento varia de pessoa pra pessoa, não seria melhor uma caixa dutada? Penso em ocupar o menor espaço possível do meu porta-malas porém, obtendo o máximo possível em graves com qualidade.

Obrigado mais uma vez à todos que contribuir!

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pra ouvir heavy metal é caixa selada com certeza.. dutada vai embolar tudo... se for ouvir Dragon Force ou Kamelot q tem pedal duplo então.. ai pode esquecer de dutada.

NAR é um bom sub , mas pede caixa grande.. se simular uma selada pra um 10SW2 no Winsd, com QTC 0,707 ( resposta plana) .. a caixa fica com 73 litros..

Compartilhar este post

Link para o post
fazendo uma simulação rápida no Winsd a caixa band-pass "ideal" pra 1 NAR 10SW2 teria 70 litros na parte traseira e 41 litros na parte dianteira.. com freq sintonia em 38hHz e F3 de 26Hz... bem grandinha né..

tentando deixar a menor caixa possivel.. deu pra fazer com 42 litras na parte de trás e 28 litros na parte da frente.. mas ai com Freq de sintoni em 52Hz , F3 em 32Hz..

nar10sw2bandpassfi6.jpg

eu uso 1 de 12" em selada no portamalas do Marea.. mas uso selada mais pelo tipo de musica e por ocupar menos espaço tb..

Retiro o que disse!!!! O.O

Eita caixa grande.... :vts

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...