Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mbohn

Focal

Recommended Posts

Pessoal,

alguem já teve, ou tem, algum produto da Focal pra dizer se vale mesmo aquele mar de dinheiro que custam? pq pagar mais de R$ 1000,00 em um sub, até R$2000,00 e em Kits 2x tb, não é brincadeira. O.O

forte abrasss ;D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem ja escutou e gosta de fidelidade vai te falar o que eu digo...

Vale a pena sim....mas pra prjetos de fidelidade......

o som é muito gostoso....

mas vc chega a pagar 5000 USD em um kit top...rs **

Compartilhar este post

Link para o post

Comparando diretamente, um dos melhores kits 2 vias do mercado, e disparado, o melhor tweeter automotivo (não só na linha Be, mas na linha Utopia "comum" também).

É o kit que deixa o comprador feliz por muito tempo, pois é difícil achar algo pra batê-lo. Aí só apelando pra falantes residenciais, investindo em instalação e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Analisando friamente, eu nao acho que vale o que custa. Acho bem caro.

Acredito que 1000 reais estaria + que bem pago em um kit com a performance do Focal Utopia antigo.

Mas isto acontece com a maioria dos kits 2 vias automotivos. Custam bem mais do que entregam em performance.

Para voce comprar um kit 2 vias que seja no minimo agradavel, no entanto, vai gastar entre 700 e 1500 reais...

Compartilhar este post

Link para o post
Comparando diretamente, um dos melhores kits 2 vias do mercado, e disparado, o melhor tweeter automotivo (não só na linha Be, mas na linha Utopia "comum" também).

É o kit que deixa o comprador feliz por muito tempo, pois é difícil achar algo pra batê-lo. Aí só apelando pra falantes residenciais, investindo em instalação e etc.

O que muita gente aki parece nao entender é o seguinte:

Alguem sabe o que é um Som Residencial?

Como é feito etc?

Galera nao da pra comparar som residencial com automotivo são categorias diferentissimas...

Outra coisa, mas ai é particular como no caso do comentario do Arisa...

Seguinte cara, eu nao gosto nem um pouco de falantes Residenciais no carro, eu acho que nao casam que nao ficam bons que eles tocam estranho aprece que dentro de um copo...

Enfim...

Cara eu tenho um focal. O meu é o Kevlar antigo com o TW utopia antigo o Tn51, que se nao é tão bom quanto é muito pouca coisa menos q o BE...

Enfim, eu acho o som animal, agora entao que esta com um amp lega, eu nunca vi dinamica como a que ele esta dando, ate impressionou o Edu Hirai, eu acho mais uma vez que o melhor parametro nao sao os outroa pq no meu caso meu sonho é o Utopia Be... mas voltando, acho que voce tem de ouvir pra ver o que acha, eu nao vejo um falante melhor que focal, na minha opinião que quase nao conta... Focal é focal, pra falates!

Agora pra Sub, eu acho que nao ha nada igual JL, nao tem como é mentira falar q qq um toca melhor q JL... nao tem como, JL é fo**!

Assim como pra amps, a alpine q é a melhor ou uma das melhores fabricantes de Player do mundo nao é a mesma coisa pra amps... ai ja tem varios melhores... mas se vc tem iteresse e quer ouvir um focal, va até a feira de acessorios tem um Subaru montado com Utopia Be e tem meu carro lah, vc deveria escutar e ver o que acha!

Abraços!!!

Ps. mals cara cliquei errado e t mandei por MP desculpa ai velho!

Compartilhar este post

Link para o post

Os produtos da Focal são realmente muito bons.

Mas, na minha sincera opinião, um Utopia Be No7 por exemplo não vale R$5000-6000. Acredito que por menos que isso a importadora que ta trazendo eles não vai vender.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Como é feito etc?

Galera nao da pra comparar som residencial com automotivo são categorias diferentissimas...

Seguinte cara, eu nao gosto nem um pouco de falantes Residenciais no carro, eu acho que nao casam que nao ficam bons que eles tocam estranho aprece que dentro de um copo...

Enfim...

Cara eu tenho um focal. O meu é o Kevlar antigo com o TW utopia antigo o Tn51, que se nao é tão bom quanto é muito pouca coisa menos q o BE...

Enfim, eu acho o som animal, agora entao que esta com um amp lega, eu nunca vi dinamica como a que ele esta dando, ate impressionou o Edu Hirai, eu acho mais uma vez que o melhor parametro nao sao os outroa pq no meu caso meu sonho é o Utopia Be... mas voltando, acho que voce tem de ouvir pra ver o que acha, eu nao vejo um falante melhor que focal, na minha opinião que quase nao conta... Focal é focal, pra falates!

Agora pra Sub, eu acho que nao ha nada igual JL, nao tem como é mentira falar q qq um toca melhor q JL... nao tem como, JL é fo**!

Assim como pra amps, a alpine q é a melhor ou uma das melhores fabricantes de Player do mundo nao é a mesma coisa pra amps... ai ja tem varios melhores... mas se vc tem iteresse e quer ouvir um focal, va até a feira de acessorios tem um Subaru montado com Utopia Be e tem meu carro lah, vc deveria escutar e ver o que acha!

Abraços!!!

Com certeza vou ouvir seu som. Se nao for na IASCA, vai ser em outra oportunidade. Vou ouvir com bastante atenção, e uma seleção interessantissima de faixas :legal:

Quanto a um falante ser bom ou ruim, não é diretamente relacionado a ser caro ou barato... isto voce tem que entender... Eu acho caro um kit 2 vias custar mais que 1500 reais. Eu nao pagaria...

Sobre residencial x automotivo, teria que criar um forum novo para discutir sobre isto, no final das contas nao tem uma resposta correta sem colocar os parametros do jogo....

ps. nao recebi MP... era pra mim?

Voce vai no Salao hoje?? abs

Compartilhar este post

Link para o post

Como é feito etc?

Enfim...

Abraços!!!

Com certeza vou ouvir seu som. Se nao for na IASCA, vai ser em outra oportunidade. Vou ouvir com bastante atenção, e uma seleção interessantissima de faixas :legal:

Quanto a um falante ser bom ou ruim, não é diretamente relacionado a ser caro ou barato... isto voce tem que entender... Eu acho caro um kit 2 vias custar mais que 1500 reais. Eu nao pagaria...

Sobre residencial x automotivo, teria que criar um forum novo para discutir sobre isto, no final das contas nao tem uma resposta correta sem colocar os parametros do jogo....

ps. nao recebi MP... era pra mim?

Voce vai no Salao hoje?? abs

Poxa Fabião sempre um prazer torcar ideias contigo cara, esse é um user q fala as coisas com conhecimento e nao baseando-se no achismo como vimos em outros forums aki... Enfim meu caro, vou hoje sim, se voce aparecer por lah me ligue no 76925836

O Leandro estará la tb... Enfim falta regular muita coisa ainda, e meu som nao foi montado viasando Iasca...

O que vejo nos TW da Focal, é que eles são muito mais analiticos que os outros, eles chegam a ser para alguns ouvidos até extridentes, metálicos demais, mas nao no meu nivel de audição...

Esse kit meu eu peguei num pusta esquema, paguei nele menos de 1000 reais, mas eu acho que se um Utopia BE custasse até uns 2500 3 paus eu seria um grande candidato a ter um mesmo eu tendo de trabalhar um ano inteiro sem gastar praticamente pra compra-lo pq sou fã da marca e do som deles... Enfim onde quero chegar?

Eu (Particularmente, Eu eu e eu) Acho Focal incomparavel, mesmo ja tendo ouvido alguns Kits top que chegam muito perto... Mas entre gastar 1500 num Top da focal de Kevlar com TW TN 52 e gastar o mesmo num Kit MB quart ou Diamond Hex ou Alpine, ou sei lah... acho que o Focal esta a milhões de anos Luz na frente, Agora se pegar os Dynaudio, ADS, DLS, Rainbow etc... Acho que são muito parecidos, perdendo frente um ao outro apenas pelo fato de serem diferentes no timbre, no volume ou na clareza, assim fazendo com que a opção acabe se tornando uma escolha de gosto particular de cada um de nós...

Lembrando que no universo do audio em geral, nao existe marca ou modelo melhor que o outro, apenas é bom aquele que te satisfaz, ou seja, voce pode ter um puta som fo.... e eu posso muito bem nao gostar, pois nao agrada meu leigo ouvido....

A questão do preço, pra falar a verdade eu nao acho nada caro quando o objetivo a ser alcançado é alem de alguma expectativa, entendam...

Quando se tem um objetivo, ao alcança-lo nao importa o preço que foi pago seja em dinheiro em esforço em qq coisa... nao importa pois o preço é algo com o qual vc arca apartir da hora que decide querer alcançar algo...

Enfim, tem mais um detalhe, os falantes da Focal tocam muito bem em portas tratadas, é impressionante como um mid de 5 polegadas desce instalado na porta... o interessante é que o som do mid instalado na porta, fica muito aberto, muito claro e muito nitido (caso do meu Kit em especial), mesmo sem direcionamento o mid fala alto toca controladamente e bate forte, chegando junto do sub e fazendo com que sinta aquela pancada no peito, é gostoso...

Outra coisa voltando aos TW, nunca ouvi Tw algum descer a 1Khz como descem os Focal Tn52 ou a 2Khz como descem os meus, chegando a tocar muitas frequencias "médias" assim elevando bastante o palco e trazendo a sensação de que os instrumentos estao alinhados a sua frente, isso sem regulagem e sem direcionamento dos Mids, ou seja com os mids nas portas e Tw no lugar original do carro...

Realmente Focal, tem muitas qualidades eu acho que tudo depende da sua disposição entusiasmo, objetivo e gosto acima de tudo!!!

Gente espero que minha leiga opinião tenha ajudado em algo em vez de criar mais discórdia....

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala rapaz... conheço bem os Focais... em diversos setups, players... Como disse no tópico, gosto muito deles. MAS por esta grana, eu monto um 3 vias muito show. Não quer dizer que qualquer um consiga. Quase ninguém consegue, pra falar a verdade, pois pra se achar um set decente de falantes, se gasta pelo menos 3x em testes. Quem tá na disposição de sair testando, consegue.

Quanto aos residenciais, os que vc ouviu com certeza estavam mal instalados. Já vi muito setup com residenciais tocando muito melhor que qualquer coisa automotiva no mesmo custo. Os tweeters que uso são um exemplo: Não encontro nada melhor automotivo. Talvez o Be, mas o custo não compensaria a troca. E olha que eles custaram menos que um TN51. A diferença é que são enormes, trombolhos mesmo, e feios. O TN é plug'n play, só encaixar e tocou legal.

Residenciais são muito mais trabalhosos pra instalar, mas vale a pena, desde que se saiba o que quer, e como usar.

Fora isto, não são de categorias diferentes. Todos são alto-falantes! O que muda é que os automotivos precisam ser mais resistentes (água, luz solar, calor intenso, choques, etc). Por causa disto, perdem bastante em desempenho. Aí vem um residencial mais barato e toca mais... só que o dono vai ter que tomar muito mais cuidados pra esse falante sobreviver. Vale a pena? No meu caso, vale.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não classifico em catogorias diferente falantes automotivo e residenciais, entendo que todos foram concebidos com o mesmo intuito, ou seja, reproduzir as freqüências de áudio.

Agora como o próprio Elborabom comentou tudo está relacionado ao seu gosto por um determinado timbre, eu particularmente não gosto de TW muito ardido, prefiro algo mais soft, para meus ouvidos soam melhor, inclusive em volume mais alto se escuta muito melhor.

Mas não têm como não falar que a Focal é uma puta maca (muita qualidade), os Tw TN51 tocam demais realmente vale muito apena.

No meu próximo Setup (bem mais pra frente) vou experimentar um Set com Focal, sem sombra de dúvidas!!!

abs

Compartilhar este post

Link para o post
No meu próximo Setup (bem mais pra frente) vou experimentar um Set com Focal, sem sombra de dúvidas!!!

:+1

é o meu prox upgrade.

é dificil achar os] tn51 p/ venda?

nem no ebay achei algo...

Compartilhar este post

Link para o post

Minha vontade sempre foi de ter um Kit 2 vias decente, que toque legal, porque até então(digo a uns meses atrás) só ouvia kit brasileiro, e os Brasileiros estão a anos luz dos modelos de entrada de grandes marcas...

Hoje tenho um Mbquart PCE, e o Tw é muito bom, to muito feliz com ele, parece uma corneta de como toca alto com qualidade e tudo, e com certeza investir em som para o carro é uma das coisas principais que devem ser feitas, e digo mais, vale muito mais a pena doque gastar com computador que muda em 6 meses :P(como eu fazia antes, comprava placa-de-video de 2mil reais)

Compartilhar este post

Link para o post
Hoje tenho um Mbquart PCE, e o Tw é muito bom, to muito feliz com ele, parece uma corneta de como toca alto com qualidade e tudo

Putz, isto lembrou meu vizinho falando "por que vc nao bota uma corneta no porta malas só pra dar uma qualidadezinha na voz"

hauaiahauia

edit:

não saiu o resto:

Então, eu não pagaria. Troquei um kit CS60D por um full de 3" e estou bem contente :D

Ainda estou decidindo se preciso escutar alto acima de 10Khz

Mesmo com um buraco entre 80 e 200Hz estou contente.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Focal é caro mesmo, mas depois que se ouve vc acaba até esquecendo o valor que foi pago por ele.

Comparar com kits nacionais não tem como, impossível.

Só tive a linha polyglass, mas ja escutei a linha K2 e utopia. Meu pai coisa de outro mundo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que instalei meus TN-52 e fiz as colunas para direciona-los(http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=106523) senti um enorme diferenca no detalhamento, timbre e principalmente palco sonoro, agora parece que o cantor esta no meio do painel do carro....Lembrando que antes era o TW do 50D da Bravox...

Se vale o que custa? Depende de quem esta pagando e do seu objetivo...Se a pessoa nao quer gastar muito e nao liga tanto pra fidelidade nao vale!

Pra mim valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Depois que instalei meus TN-52 e fiz as colunas para direciona-los(http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=106523) senti um enorme diferenca no detalhamento, timbre e principalmente palco sonoro, agora parece que o cantor esta no meio do painel do carro....Lembrando que antes era o TW do 50D da Bravox...

Se vale o que custa? Depende de quem esta pagando e do seu objetivo...Se a pessoa nao quer gastar muito e nao liga tanto pra fidelidade nao vale!

Pra mim valeu!

Sem contar o peso que esse tw proporciona .... os instrumentos ficam com um corpo absurdo.

Compartilhar este post

Link para o post

165 K2P e FP 5.500 comprados... agora é só esperar chegar, quando tiver o som instalado eu confirmo se Focal é realmente isso tudo que falam! :)

Compartilhar este post

Link para o post
165 K2P e FP 5.500 comprados... agora é só esperar chegar, quando tiver o som instalado eu confirmo se Focal é realmente isso tudo que falam! :)

Pra confirmar isso você precisa fazer testes AXB, ter uma referência, etc.. hehe :)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...