Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

juliox

Audiobank 4060

Recommended Posts

Não sei se esse ampli já foi "dissecado" aqui antes, então resolvi deixar umas fotos internas dele para que o pessoal entendido de eletrônica possa comentar a respeito.

Estou com ele e um 4.6x e pretendo fazer reviews em breve (apesar de estar vendendo o audiobank). Vou ver com o Gcosta27 se ele topa instalar esse amplis no set dele. Também vai rolar uma velha discussão em review: Nar 1 x 10w0-4. Aguardem ...

Seguem as fotos:

som001fo4.th.jpg

som002ko0.th.jpg

som003wi6.th.jpg

som004pa6.th.jpg

som005vw9.th.jpg

som006vz4.th.jpg

som007pi7.th.jpg

som008pl1.th.jpg

som009up5.th.jpg

som016pe6.th.jpg

As impressões gerais é de que ele é bem robusto e resistente. Gosto dos parafusos de regulagen dele, são firmes e não dão chance de mexer "sem querer".

Falta, obviamente, ouví-lo, mas a princípio gostei da fabricação dele.

Entendidos, pronunciem-se !

P.s: a RF 4600x is coming ! Mais um pra entrar na briga e no review. Algum set pronto para testes aqui no rio ? (preciso tomar vergonha na cara e tirar um fim de semana pra montar o meu).

Abraços a todos !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, já que vc postou o do 4060, vou postar aqui a do 4100, que eu tinha, vendi, mas ja tinha dissecado ela tmb....

eu nao detalhei muito as fotos, mas da pra ter uma noção

é até bom pra comparar, mas visualmente sao bem parecidos....

dsc04183wa8.th.jpg

dsc04184jd7.th.jpg

dsc04185jq0.th.jpg

dsc04193hs4.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

* a fonte me pareceu mais robusta

* carcaça de aluminio maior(notavelmente só pra ter mais área pra dissipar o calor, pois tem uma folga entre as 2 plaquinhas, que no 4060 nao tem)

* arranjo dos componentes iguais(mesmas placas)

* 2 fusiveis contra 1 do 4060

* outra coisa q eu achei interessante, é que se vc prestar atencao, as saidas são parecidas com o amplificador banda, em que + de um lado é junto com - do outro...

1 2 3 4

+ - + -

a saida 2 e 3 sao unidas internamente...

Compartilhar este post

Link para o post
faltou abrir os parafusos dos transistors

pois é...

agora q eu ja vendi nao tem como mais...

hehehe, mas devem ser diferentes né....

Compartilhar este post

Link para o post
pois é...

agora q eu ja vendi nao tem como mais...

hehehe, mas devem ser diferentes né....

acho que não tem muita defferença de modelos não.

Provável que sejam tip 35 e 36C os mesmo usados nos falcon , hbusters, blau

Compartilhar este post

Link para o post

Realmetne a placa é mesma pro 4060 e 4100, mudam os componentes pra dar a potencia maior no 4100.

mas os dois parecem ser bem construidos.

uma duvida q eu tenho é qto ao cross desses amps, pois estava conversando com o Rajjax e ele tá com um 4100 , só q o cross qdo coloca em HP tem um valor de corte fixo.. só é variável qdo tá em LP.

e o Rajjax entrou em contato com o pessoal da Audiobank e eles disseram q é assim mesmo.. fixo em HP e variável em LP.. só q isso não é anunciado nas specs do amps.. la diz q é cross variavel... mas não diz se pra HP e LP ou só pra LP..

alguem mais tem esse amp e poderia confirmar isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Realmetne a placa é mesma pro 4060 e 4100, mudam os componentes pra dar a potencia maior no 4100.

mas os dois parecem ser bem construidos.

uma duvida q eu tenho é qto ao cross desses amps, pois estava conversando com o Rajjax e ele tá com um 4100 , só q o cross qdo coloca em HP tem um valor de corte fixo.. só é variável qdo tá em LP.

e o Rajjax entrou em contato com o pessoal da Audiobank e eles disseram q é assim mesmo.. fixo em HP e variável em LP.. só q isso não é anunciado nas specs do amps.. la diz q é cross variavel... mas não diz se pra HP e LP ou só pra LP..

alguem mais tem esse amp e poderia confirmar isso?

Vou testar cara, mas isso me parece um absurdo. No mínimo propaganda enganosa.

Se for isso mesmo, menos alguns pontos pra marca. Tudo bem que muitos players já vem com função de corte, mas acho que eles tem que divulgar isso sob pena de estarem sendo queimados no autosom/SQ o-o- E olha que muita gente deixa de comprar hein !

Cadê um fabricante/revendedor pra se pronunciar nessas horas ?

De qualquer forma, vou testar só de curiosidade e vendê-lo nos classificados. Tá baratin ... (idêntico a novo)

Compartilhar este post

Link para o post

a construçao é simples, mas bem feita. eu nao gosto dessas bobinas na saída, é um filtro passa baixas que mata os agudos, mesmo que seja pouco (ruim pra quem é do SQ). pode reparar que amps de marcas consagradas nao usam isso, a menos que sejam amps projetado exclusivamente pra graves.

Compartilhar este post

Link para o post
a construçao é simples, mas bem feita. eu nao gosto dessas bobinas na saída, é um filtro passa baixas que mata os agudos, mesmo que seja pouco (ruim pra quem é do SQ). pode reparar que amps de marcas consagradas nao usam isso, a menos que sejam amps projetado exclusivamente pra graves.

Se refere a isso aqui? http://img175.imageshack.us/my.php?image=som006vz4.jpg

Realmente nos RFs que eu tenho não tem isso. Qual seria a função ? Será que é o LP regulável (e só ativo quanto a chave está ativa) ? Por isso o HP é fixo ?

Acho que só mata os agudos se estiver "ligado", não ?

Compartilhar este post

Link para o post

Texto retirado do folder da audiobank:

Amplificador Mosfet

4, 3 e 2 Canais

Corte de Frequencia Ajustável de 40 a 250 Hz

Potencia Real:

4 Canais de 85 W Rms a 2 Ohms a 13,8V

4 Canais de 60 W Rms a 4 Ohms a 13,8V

2 Canais Bridge de 140W Rms a 4 Ohms a 13,8V

Distorção Harmonica Menor que 0,04%

Crossover High & Low Pass: 12 dB/Oitava

Relação Sinal Ruido: 96 dB

Frequencia de Resposta: 20 Hz a 20 kHz a +- 3 dB

Rcas, Terminais e Jumpers Banhado a Ouro

Dimensões: 300mm x 210 mm x 61 mm

Agora do manual:

OPERAÇÕES

A. NO MODO PASSA TUDO

FULL PASS - LIGUE EM PASS FULL)

1. Coloque a chave de modo em PASS FULL

2. Conecte os falantes

3. Conecte as entradas do RCA esquerdo (L) e direita ® na entrada (Input)

4. Conecte GND (terra), B+(alimentação), e REMOTE

(Unidade controladora/head unit) nos conectores.

5. Ligue o seu aparelho controlador (head-unit).

6. Ajuste o ganho (gain) para o nível desejado.

B. NO MODO PASSA BAIXO

(LOW PASS - LIGUE EM PASS LP)

1. Coloque a chave de modo em “LP”

2. Conecte os falantes

3. Conecte RCA de entrada

4. Conecte GND (terra), B+ (alimentação) e REMOTE

(aparelho controlador/head unit) nos conectores

5. Ligue o seu aparelho controlador (head-unit)

6. Ajuste o ganho (gain) para o nível desejado

7. Ajuste a frequencia do crossover LP para a frequencia desejada

C. NO MODO PASSA ALTO

(HIGH PASS - LIGUE EM PASS HP)

1. Coloque a chave de modo em HP

2. Conecte os falantes

3. Conecte RCA de entrada

4. Conecte GND (terra), B+ (alimentação) e REMOTE

(aparelho controlador/head unit) nos conectores

5. Ligue o seu aparelho controlador (head-unit)

6. Ajuste o ganho (gain) para o nível desejado

7. Ajuste a frequencia do crossover HP para a frequencia desejada

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

hehe, chutaram o balde mesmo!!!

legal seria um teste de potencia com esses audiobank pra ver se eles dao mesmo o prometido

Compartilhar este post

Link para o post

legal seria um teste de potencia com esses audiobank pra ver se eles dao mesmo o prometido

Se eu tivesse o know how e a aparelhagem pra tal, faria com o maior prazer. :legal:

Vai ter que ser na base do ouvido mesmo. Vamos ver quem aumenta mais sem abrir o bico. Aí me baseando na potência dos RFs, dá pra ter uma idéia.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tivesse o know how e a aparelhagem pra tal, faria com o maior prazer. :legal:

Vai ter que ser na base do ouvido mesmo. Vamos ver quem aumenta mais sem abrir o bico. Aí me baseando na potência dos RFs, dá pra ter uma idéia.

Tem o user Ernany que está fazendo uns testes de potência. Dêem uma olhada lá no SPL que tem um tópico fixo com alguns testes já feitos, inclusive do SD1000.1 que tinha muita gente esperando. Só não lembro se foi feito com audiobank.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o tópico.

Mas, atravessando um pouco... [^] hehehe! Sem querer ser chato (novamente perdi as contas de quantas vezes eu já disse isso o-o- ) ... p/mim, o q importa é o q o amp pode oferecer em termos de qualidade de áudio. A potência é só p/ter uma referência mesmo. Um bom exemplo disso é o próprio 4.6x, q tem apenas 30w/canal, mas q é melhor q muito amp mais potente. Claro q quem compra um amp q diz q fornece 1000WRMS quer q ele forneça no mínimo o declarado, mas sabemos muito bem q potência ñ é tudo, né! Ou seja, só ouvindo. Lembrando q ñ estou criticando teste de potência real, viu!

Pronto, era só isso. Podem continuar. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, vc é um chatão !!! o-o-

4.6

-

Grand Canyon

-

AB

Compartilhar este post

Link para o post
Alves, vc é um chatão !!! o-o-

4.6

-

Grand Canyon

-

AB

Eu??? :blink::unsure:

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não me conformo (não que não acredite, bem diferente, já pude ouvir) como um ampli produzido há mais de 10 anos atrás com muito menos tecnologia pode ser tão superior a um ampli NOVO. A tendência seria o barateamento dos componentes, a superação de circuitos "obsoletos", etc. Não é possível que se fabrique tanta porcaria hoje.

Só posso dizer que anseio para colocar os dois lado a lado.

E Alves, de fato potência pouco me importa (salvo para o sub) mas é interessante ter um parâmetro de "confiabilidade" na marca. Se declara a potência que tem, já ganha um ponto. Eu até tiro um pouco a culpa das empresas por conta de pessoas que compram baseado na potência. Aí, de fato, se os caras partirem pra sinceridade não venderão simplesmente nada !

Quem nunca pesou a potência numa comparação entre amplis ? Só o pessoal mais experiente que aprende que isso é uma questão EXTREMAMENTE relativa.

Abraços a todos !

Compartilhar este post

Link para o post
E Alves, de fato potência pouco me importa (salvo para o sub) mas é interessante ter um parâmetro de "confiabilidade" na marca. Se declara a potência que tem, já ganha um ponto. Eu até tiro um pouco a culpa das empresas por conta de pessoas que compram baseado na potência. Aí, de fato, se os caras partirem pra sinceridade não venderão simplesmente nada !

Com certeza. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não me conformo (não que não acredite, bem diferente, já pude ouvir) como um ampli produzido há mais de 10 anos atrás com muito menos tecnologia pode ser tão superior a um ampli NOVO. A tendência seria o barateamento dos componentes, a superação de circuitos "obsoletos", etc. Não é possível que se fabrique tanta porcaria hoje.

Quem nunca pesou a potência numa comparação entre amplis ? Só o pessoal mais experiente que aprende que isso é uma questão EXTREMAMENTE relativa.

Abraços a todos !

antigamente o q se procurava na fabricação dos amps era mais voltado pra desempenho e qualidade..

hj a potencia declarada conta muito como fator de "marketing".. a grande maioria dos compradores usa a potencia como fator de decisão na hora da compra.. quem aqui ja ouviu algum cara q vai montar o 1° som perguntar sobre THD, Slew rate, damping factor e etc.. na hora de comprar um amp???

hj potencia é o q define a venda de um amp.

os amps old school foram feitos em uma época q isso era um pouco diferente.. alguem ja se perguntou pq q os fosgates, soundstream, A/D/S, kicker, PPI, Audio art e outros amps old school tem potencia maior do q o declarado?? o q o fabricante ganhava fazendo isso? ganhava mercado, ganhava maior volume de vendas.

ganhava isso pq os resultaodos das competições de som automotivo eram usados como fator de marketing.. ai invés de declarar.. "esse amp tem zilhoes de watts". eles anunciavam, " esse amp foi campeão de zilhoes de etapas da IASCA ou USAC" ..

Essas competições eram divididas em faixas de potencia.. ai como ter vantagem sobre os concorrentes??? fazendo um amp de 60W reais e declarando q ele tem apenas 30W.. com isso cv tem maior headroom , o amp trabalha numa faixa de menor distorção e etc... por isso q um 4.6x toca melhor e até mais forte q muito amp de 100w de hoje em dia.. pois hj praticamente não existem mais competições de nivel como tinha antigamente.

os amps atigos eram feitos nos States, hj a grande maioria é feita na china.. inclusive os Fosgate, Soundstream e etc.. ai a qualidade é questionável...

os amps atuais voltados pra fidelidade ainda existem, mas acho q agora não são os amps americanos q são os TOPS.. os europeus são mais voltados pra fidelidade e os americanos pra SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços a todos !

antigamente o q se procurava na fabricação dos amps era mais voltado pra desempenho e qualidade..

hj a potencia declarada conta muito como fator de "marketing".. a grande maioria dos compradores usa a potencia como fator de decisão na hora da compra.. quem aqui ja ouviu algum cara q vai montar o 1° som perguntar sobre THD, Slew rate, damping factor e etc.. na hora de comprar um amp???

hj potencia é o q define a venda de um amp.

os amps old school foram feitos em uma época q isso era um pouco diferente.. alguem ja se perguntou pq q os fosgates, soundstream, A/D/S, kicker, PPI, Audio art e outros amps old school tem potencia maior do q o declarado?? o q o fabricante ganhava fazendo isso? ganhava mercado, ganhava maior volume de vendas.

ganhava isso pq os resultaodos das competições de som automotivo eram usados como fator de marketing.. ai invés de declarar.. "esse amp tem zilhoes de watts". eles anunciavam, " esse amp foi campeão de zilhoes de etapas da IASCA ou USAC" ..

Essas competições eram divididas em faixas de potencia.. ai como ter vantagem sobre os concorrentes??? fazendo um amp de 60W reais e declarando q ele tem apenas 30W.. com isso cv tem maior headroom , o amp trabalha numa faixa de menor distorção e etc... por isso q um 4.6x toca melhor e até mais forte q muito amp de 100w de hoje em dia.. pois hj praticamente não existem mais competições de nivel como tinha antigamente.

os amps atigos eram feitos nos States, hj a grande maioria é feita na china.. inclusive os Fosgate, Soundstream e etc.. ai a qualidade é questionável...

os amps atuais voltados pra fidelidade ainda existem, mas acho q agora não são os amps americanos q são os TOPS.. os europeus são mais voltados pra fidelidade e os americanos pra SPL.

Royo, a explicação é ótima. Porém, continuo não me conformando com isso. Como não temos mais campeonatos de nível ? Porque ? Se tudo tende a crescer (mesmo que economicamente), porque esqueceram do público ligado em qualidade sonora ?

Às vezes, assistindo a esses pimp my ride da vida, suponho que seja pelo fato de a estética e a ostentação estão se sobrepondo à qualidade. O cara tem vergonha de dizer que tem um sub de 125rms ou um ampli de 4 x 30rms todo quadradão. As pessoas querem amplis de milhares de watts para colocar nos carros de rodas aro 24" de ouro blindado com um V8 de 500Hps.

Estamos vivendo na era do exagero.

Quem conhece alguma coisa de som, sabe que 2 x 30 + 1 x 120 (ex. do 4.6x) já dá pra ensurdecer um sujeito. Afinal, são 180rms dentro de um carro ! E eu me pergunto: pra que muito mais que isso ?

Voltando aos amplis, quais as diferenças (prós e contras) do 4600x (linha mais antiga, potência declarada a 12v) para o 4.6x (relativamente mais nova) ?

Tem algum review de um contra o outro ?

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Sem mais.... essa Royo, vc foi o cara !!

[-]

Concordo... a melhor saída sempre foi o teste.

Agora infelizmente, já te adianto que eu curto rock/metal, sqpl, não tenho ouvido de cachorro, não sou tibetano, e muito menos os 4 caras que estavam comigo brincando com amps.

No confronto banda 2.4, AB4100, Hurricane e 4.6, não teve graça. E já te adianto que não sou fã de usar amps RF para o stereo.

Fora que alguns que conhecem Blau GTA (não é o meu caso), já falaram que ele também não leva.

Na casa do Royo, eu escutei/testei também o 4.6 e na minha opinião, comparado ao ADS que é "tão velho quanto" e custa praticamente o dobro, o 4.6 perdeu no detalhamento e algumas coisinhas, mas não seria o Grande Canyon que eu puder relatar entre AB e 4.6.

;)

Ah, se o Royo quiser eu posso arrumar o 4100 do meu colega e levar na casa dele para testar contra a ""velharia"" do SoundStream que o Royo pegou. o-o-

Brincadeira... seria o mesmo que pedir para o Mike Tyson dar um soco em bêbado !!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e um ponto importante a se levar em consideração. De uns tempos para cá, as montadoras estão levanto muito em consideração a eficiência do equipo em si ... vide alguns carros japoneses que são cheios de parafernálias, mas utilizam praticamente uma bateria de moto no carro.

Se considerarmos as classes de amps, precisaríamos de uma bat de 120A para levar um amp classe puro A, contra as novas tecnologias D, F, FD, T, etc, etc, que possuem um eficiência monstro em relação a determinadas classes. Porém isso carrega a qualidade para um determinado sacrifício.

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Sem mais.... essa Royo, vc foi o cara !!

[-]

Concordo... a melhor saída sempre foi o teste.

Agora infelizmente, já te adianto que eu curto rock/metal, sqpl, não tenho ouvido de cachorro, não sou tibetano, e muito menos os 4 caras que estavam comigo brincando com amps.

No confronto banda 2.4, AB4100, Hurricane e 4.6, não teve graça. E já te adianto que não sou fã de usar amps RF para o stereo.

Fora que alguns que conhecem Blau GTA (não é o meu caso), já falaram que ele também não leva.

Na casa do Royo, eu escutei/testei também o 4.6 e na minha opinião, comparado ao ADS que é "tão velho quanto" e custa praticamente o dobro, o 4.6 perdeu no detalhamento e algumas coisinhas, mas não seria o Grande Canyon que eu puder relatar entre AB e 4.6.

;)

Ah, se o Royo quiser eu posso arrumar o 4100 do meu colega e levar na casa dele para testar contra a ""velharia"" do SoundStream que o Royo pegou. o-o-

Brincadeira... seria o mesmo que pedir para o Mike Tyson dar um soco em bêbado !!

Opa.

a velharia tá a disposição pra fazer o comparativo... podemos fazer o testes é só marcar a data.

qto ao teste 4.6x x 4600x.. o Coco JJ acho q pode dar alguma opinião... pois ele tava com o 4600x ligado no stereo, e agora tá com o 4.6x ligado no mesmo set.. conversei rápido com ele e ele disse q em potencia o 4.6x perdeu um pouco.. mas acho q isso pode ser ajuste de ganho.. mas seria legal ele comentar sobre a qualidade de audio e diferença entre eles.

to querendo marcar outro churras aqui em casa, ai daria pra fazer mais alguns testes, inclusive o dos cabos RCA pros subs q to devendo ja faz um bom tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

O efeito mais alto não seria mais qualidade ? De repente "abriu" mais o som...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...