Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

osmirpvai

Crossover Jfa 24db X D405

Recommended Posts

Postado em

ola galera, eu tenho um power one e 4 d405 e + cross(power acoustic)

o que vc acham desse cross abaixo JFA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734...e-perfeito--_JM

Se eu colocar vai melhorar minha parte de voz? pois hoje eu uso o power one no volume maximo e o cross no volume no meio, se eu colocar esse cross conforme acima, eu posso ter mais volume?

-------------------------------------------------------------------------------------------------

De uma olhada na imagem em anexo, para verem o corte do cross para as D405, parece que ele corta somente 180hz

http://img153.imageshack.us/img153/1548/crossbj8.jpg

-------------------------------------------------------------------------------------------------

obrigado

Postado em
ola galera, eu tenho um power one e 4 d405 e + cross(pyramid)

o que vc acham desse cross abaixo JFA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734...e-perfeito--_JM

Se eu colocar vai melhorar minha parte de voz? pois hoje eu uso o power one no volume maximo e o cross no volume no meio, se eu colocar esse cross conforme acima, eu posso ter mais volume?

obrigado

Cara, vc vai ter corte de freq mais eficiente, pois ele corta em 24Db/8°, mas ter mais volume acredito que nao. Se o seu som nao ta clipando e o seu cross ta setado legal, seu medio ja esta no rendimento maximo....quer mais medio, aumenta a potencia ou o numero de driver.

Postado em

Tem um teste bem básico q uso pra saber se o crossover ta cortando oq diz!

Pegue um médiograve ou kit 6", e ligue na saida do modulo (regulado pra driver ja)

se vc aumentar e o falante pular em vez de vibrar, ta passando grave pro driver!

ai vc mete mais corte, ate q nao passa nada.. se vc pega um crossover stetsom vai ver q só cortando bem alto para de pular

ja um jfa cortando 800hz ele ja para na hora..

em resumo vc pode sim taca mais potencia, se o corte for melhor!

os drivers normalmente, vem no manual a potencia com corte pra cada um..

os snake vc pode usar bem mais do que diz, se, usar um bom corte como eles pedem!

os D405 tambem, se vc cortar em 24db 800hz acredito q suporte 200wrms na boa!

vlw

Postado em

Olá!

Escreva para o fabricante isso e peça pra alterarem as especificações.

Por favor, menos.

Imaginemos o que vais aconselhar quando surgirem os super drivers toma com uns 4 imãs no mínimo.

Não misture campeonato com dia a dia.

Estude o que acontece quando a corrente passa pela bobina e compreendido isso volte para dar conselhos melhores para os seus clientes, embora com os atuais venderás muito mais (reparos), não é mesmo?

Tenha pena dos ouvidos (e bolso) dos incautos.

Saudações,

Paulo.

Postado em
Tem um teste bem básico q uso pra saber se o crossover ta cortando oq diz!

Pegue um médiograve ou kit 6", e ligue na saida do modulo (regulado pra driver ja)

se vc aumentar e o falante pular em vez de vibrar, ta passando grave pro driver!

ai vc mete mais corte, ate q nao passa nada.. se vc pega um crossover stetsom vai ver q só cortando bem alto para de pular

ja um jfa cortando 800hz ele ja para na hora..

em resumo vc pode sim taca mais potencia, se o corte for melhor!

os drivers normalmente, vem no manual a potencia com corte pra cada um..

os snake vc pode usar bem mais do que diz, se, usar um bom corte como eles pedem!

os D405 tambem, se vc cortar em 24db 800hz acredito q suporte 200wrms na boa!

vlw

Isso de passar grave , como voce diz, deve-se a ordem (1ª, 2ª, 3ª, 4ª) do Slop !!

Na frequencia corte teremos 3dB de atenuação e a cada oitava esses 3dB será acrescida do orden em questao (6, 12, 18 ou 24dB/8ª )

É melhor e mais seguro fazer os cálculos matemáticos que informará a atenuação em cada oitava à partir da freqüência de corte dada pelo crossover e então subtrai-la pela sensibilidade (SPL-dB) de cada freqüência, observando a resposta (gráfico) fornecido pelo fabricante :

Ex. (reeditado)

Um filtro LP ou HP de 12dB com FC (freqüência de corte) em 1000Hz , logo teremos uma atenuação (frequencia acima) de 3dB em 1KHZ e em 2000Hz teremos 15dB (3 + 12) ; ou uma atenuação (frequencia abaixo) de 3dB em 1KHZ e em 500Hz teremos 15dB (3 + 12)

Se no gráfico de resposta do Drive temos "por ventura" um pico exatamente em 2KHZ de 115dB, logo a resposta ficara com 100Hz> mas, se temos 100dB , menos os 15, ficaremos com 85dB !!!

>>>>>>

E com relação ao corte em 800Hz em 24dB , não mudará em nada a capacidade (RMS) do drive, para isso , levamos em questão a freqüência de corte , e não a ordem de atenuação do crossover !!!

E o corte mínimo pra esse driver é de 1KHz 12dB/8ª , ele tem 100w Rms , então, se mandarmos 200w , isso equivale a um Headroom de 3dB , acho que ele não vai durar muito tempo não

Agora o corte do JFA com Fc em 1200Hz à 24dB é PERFEITO pra esse drive, ai sim , pode mandar brasa !!!! hehehehheh

Postado em
Ex.

Um filtro HP de 12dB com FC (freqüência de corte) em 1000Hz , logo teremos uma atenuação de 3dB em 1KHZ e em 2000Hz teremos 15dB (3 + 12)

Se no gráfico de resposta do Drive temos "por ventura" um pico exatamente em 2KHZ de 115dB, logo a resposta ficara com 100Hz> mas, se temos 100dB , menos os 15, ficaremos com 85dB !!!

Trovac, no exemplo citado, nao seria o contrario.

Se o filtro é HP, e a Fc é 1kHz(-3dB), teriamos -15dB à 500Hz, nao?

Me desculpe se entendi errado, abraço!

Postado em
Ex.

Um filtro HP de 12dB com FC (freqüência de corte) em 1000Hz , logo teremos uma atenuação de 3dB em 1KHZ e em 2000Hz teremos 15dB (3 + 12)

Trovac, no exemplo citado, nao seria o contrario.

Se o filtro é HP, e a Fc é 1kHz(-3dB), teriamos -15dB à 500Hz, nao?

Me desculpe se entendi errado, abraço!

Muito obrigado pelo aviso , é isso mesmo, (eu e minha cruel dislexia dá nisso !! hehehehe )

Há se alguns fossem iguais a vc e fizessem criticas construtivas , e não criticar só por criticar, pra parecer melhores que os outros !!!

Esse exemplo acima (que eu fiz) , na verdade é de um Low Pass (LP) , que se faz na faixa de cruzamento com entre o Driver e o Tweeter !! Sendo que obviamente , na pratica, esse corte é bem mais alto que o exemplificado por mim, uns 5, 6, 7KHz né !!!

E o exemplo que vc fez do High Pass é isso mesmo ! “oitavas à baixo” da freqüência de corte !!

Valeu ! :legal:

(mais, o restante deu pra entender né??, subitrair o valor da atenuação em cada oitava pelo valor de SPL referente a respectiva frequencia na resposta do Drive, woofer etc)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...