Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

suarez

Diy Ampli E Inversor

Recommended Posts

primeiramente gostaria de citar que não consegui abrir este tópico na parte do fórum destinada ao DIY. então se algum moderador conseguir mover fique a vontade.

como todo estudante minha grana é apertada eu queria comprar um blau GTA480 mas pela grana e prazer em contruir meu próprio equipamento quero fazê-lo.

tenho em mente construir um módulo de qualidade e com custo relativamente baixo e gostaria de algumas sugestões com relação a qual esquema seguir, quais dificuldades, vantagens e desvantagens de cada esquema, essas coisas. A princípio me preocupo com os canais stereo. se eu conseguir agregar o canal do sub neste módulo maravilha!

hoje possuo um módulo corzus, que é um boster de 5 canais onde uso 3 deles. meu projeto quero que fique no mínimo melhor que este módulo, que como todos aqui sabem em questão de qualidade ele deixa a desejar, mas apesar das críticas a este tipo de amplificação, não o acho por inteiro ruin.

estou cursando o segundo ano da faculdade de mecatronica na federal do ABC. toco guitarra como hobby e mexo com eletronica a um tempinho, não conheço muito, fiz só um curso do senai de eletronica analógica, trabalhei um tempo em uma empresa pequena de pedais para guitarra e amplis valvulados. Fiz meu valvulado de 50w e outros projetos menores como um ampli para baixo de 100w com um par de lm3886.

fiz toda essa apresentação pois gostaria de familiarizar mais com o pessoal daqui. Venho acompanhando alguns fóruns a um tempo e postei poucas coisas até então.

agora o que interessa: os esquemas que pesquisei até agora: o próprio lm3886, o GEM, tão aclamado no forum diy pelo Carlos, o p3a e um projeto da Elliott. O lm3886(cujo esquema é conhecido como gainclone) considero o projeto mais fácil, mas não sei muito a comparação com os outros com relação a qualidade sonora. Os esquemas:

http://sound.westhost.com/project3a.htm

http://i36.photobucket.com/albums/e6/Akira...6/P3A_schem.png

http://www.generalguitargadgets.com/pdf/gg..._lm3886_amp.pdf

ao meu ver a maior dificuldade neste projeto é o inversor de frequencia. por enquanto estou me baseando apenas neste esquema:

http://sound.westhost.com/project89.htm

consigo excitar estes powers com a saída rca do player ou preciso de um pré também?

com um projeto destes bem dimensionado, com componentes de qualidade será que consigo chegar perto da qualidade do blau por exemplo? se disserem que consigo passar do hurricane já fico feliz...hehe

desde já agradeço a força que vocês sempre dão!

a fonte é PWM e parece boa, mas eu prefiro fonte pwm com o TL 494 e com duas refrencias (positivoe e negativo da saída da fonte), contudo, o que importa mesmo é ajuste do trafo, deixando o mais baixo possível a tensão do gate do fet em repouso (consumo mínimo), para que a fonte possa regular, quanto mais baixa a tensão (tem um limite) mais a campo a fonte tem para se auto ajustar. em regra o limite é 6V no gat. eu deixo em repouso 0.1V (um pouco fora) mas não causa problema.

vc tem algum esquema usando este 494?

acho que tenho da fosgate, mas é bem complexo, nada que num dê para montar, prorém exige espaço...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

zefosgate,

se puder me passa este esquema. Não achei muita informação da net de como calcular trafos toroidais e nem trafos comuns que não sejam para 60hz, alguém tem algum artigo sobre isso?

Compartilhar este post

Link para o post
zefosgate,

se puder me passa este esquema. Não achei muita informação da net de como calcular trafos toroidais e nem trafos comuns que não sejam para 60hz, alguém tem algum artigo sobre isso?

cara n~~ao tenho nenhum artigo, mas posso motar uma toroide para vc. me telefona 0xx48 30 25 5866 ou 9104 2705

Compartilhar este post

Link para o post
zefosgate,

cara n~~ao tenho nenhum artigo, mas posso motar uma toroide para vc. me telefona 0xx48 30 25 5866 ou 9104 2705

pow legal mesmo cara. o amp que pretendo montar é de 3 canais, 2 de 50w e um de 100 ou mais ainda não sei(algo de no máximo 200w pro sub). acho que uma fonte de 300w segura bem com capacitores bem dimensionados. quanto sairia um trafo pra esta potência? e de 12V para 24ou25V. e se for um trafo de maior potência?

pelo teu ddd vc não é de sp né, de onde vc é?

obrigado pela força!

Compartilhar este post

Link para o post
zefosgate,

pow legal mesmo cara. o amp que pretendo montar é de 3 canais, 2 de 50w e um de 100 ou mais ainda não sei(algo de no máximo 200w pro sub). acho que uma fonte de 300w segura bem com capacitores bem dimensionados. quanto sairia um trafo pra esta potência? e de 12V para 24ou25V. e se for um trafo de maior potência?

obrigado pela força!

sou de floripa, lebre que o trafo é feito de acordo com potencia e também impedancia que vc quer a potenci8a máxima isso muda muitooooo. eu faço depois vc copia, basta me mandar o ferrite que vc possa usar em outros amplis... eu pego de sucatas quando preciso, mas se vc vai fazer mais de um precisa de uma padrão, eu como isso idultímetro posso usar vários núcleos de sucata.... só acerto na quantidade de espiras

Compartilhar este post

Link para o post
zefosgate,

obrigado pela força!

sou de floripa.... me liga, te ensino até como calcular a voltagem certa da fonte para libere X de potencia e X impedãncia. é bem simples

Compartilhar este post

Link para o post

fica difícil te ligar por conta do preço do interurbano ;) . Vc não consegue postar algo aqui sobre como projetar estes trafos?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...