Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lindofeio

Cabo De Alimentação

Recommended Posts

bom andei pesquisando no forum mas não encontrei algo que me ajudasse....

bom estou colocando 2 modulos da falcon, um hs1500t(total 380rms 2ohms) e um hs320s(total 140rms 2ohms), pelo calculo que fiz no site autosom, terei que usar cabo de 21mm pra alimentação, será que pra esse dois modulos vai um cabo tão grosso assim? visto que meu sistema é bem fraquissimo.....

desculpe a pergunta tosca e se fiz em local errado....

desde já agradeço...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim provavelmente devido à distância que os amplificadores ficarão da bateria. Se usar cabo mais fino, ocorrerão perdas.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Sim provavelmente devido à distância que os amplificadores ficarão da bateria. Se usar cabo mais fino, ocorrerão perdas.

[]'s

Crawling Chaos

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, Parceiro....você não especificou o que vai conectar à estes módulos ( falantes, sub's, etc.. ), mas é ideal que você utilize no mínimo 16mm para cada módulo. Tenho um Power One e um 1200D, ambos alimentado por 16mm ( um cabo individual para cada módulo ).

Espero ter sido útil.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

opa agradeço muito as respostas... valeu mesmo...

surgiu uma duvida aqui, alem dos calculos de potencia, amperes e essas coisas, no caso se usarmos como base a aperagem do fusivel que vem no modulo, é confiavel?

no caso do falcon hs 1500t, vem um fusivel de 15Ah para o estereo e outro de 20Ah para o mono, sendo assim, 35Ah... ai imaginei o seguinte, se vem de fabrica com esses fusiveis, pela logica não vai ser consumido mais que isso, será que tem alguma coisa certa nisso ou viajei na batatinha???? :pirou:

bom espero que não me xinguem com essa minha piração....

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, Parceiro....você não especificou o que vai conectar à estes módulos ( falantes, sub's, etc.. ), mas é ideal que você utilize no mínimo 16mm para cada módulo. Tenho um Power One e um 1200D, ambos alimentado por 16mm ( um cabo individual para cada módulo ).

Espero ter sido útil.

Um abraço!

Não é necessario considerar o que ele vai ligar em cada ampificador, se considerarmos que ele quer o rendimento máximo. Então leva-se em consideração apenas a corrente maxima dos amplificadores. Dessa maneira o cabo é calculado até mesmo com certa folga, pois nenhum amplificador trabalha no máximo o tempo todo. Escutamos música ainda.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

surgiu uma duvida aqui, alem dos calculos de potencia, amperes e essas coisas, no caso se usarmos como base a aperagem do fusivel que vem no modulo, é confiavel?

no caso do falcon hs 1500t, vem um fusivel de 15Ah para o estereo e outro de 20Ah para o mono, sendo assim, 35Ah... ai imaginei o seguinte, se vem de fabrica com esses fusiveis, pela logica não vai ser consumido mais que isso, será que tem alguma coisa certa nisso ou viajei na batatinha???? :pirou:

É assim mesmo que se faz. Deu 21 mm^2?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

então fiz o calculo no site autosom, ai para 5 metros de cabo deu 21,2mm tanto para 380wrms de um modulo quanto pra ligar os dois juntos resultando em 520wrms, ai fiquei embananado com isso...

tipo vi bastante coisa no forum, o pessoal falando em mais de 1 ou 2 mil wrms e coisas com cabos de 16,21 e 35mm, por isso achei que tava demais pro meu sistema, visto que somando tudo em 2ohms vai dar no maximo 520 wrms....

outra pergunta, se no caso eu usar um disjuntor no lugar do fusivel perto da bateria funciona normal ou não protege como um fusivel???

mais uma coisa...hehehehehe liguei em algumas casas de material eletrico, e segundo o que me passaram, as bitolas de cabo seguem uma sequencia, no caso de ~10mm, 16mm, 25mm~ ai fica mais uma pergunta, no caso de 16mm é o mesmo que 16mm² que aparece nos calculos do autosom???

valeu ai pessoal... um forte abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

então fiz o calculo no site autosom, ai para 5 metros de cabo deu 21,2mm tanto para 380wrms de um modulo quanto pra ligar os dois juntos resultando em 520wrms, ai fiquei embananado com isso...

tipo vi bastante coisa no forum, o pessoal falando em mais de 1 ou 2 mil wrms e coisas com cabos de 16,21 e 35mm, por isso achei que tava demais pro meu sistema, visto que somando tudo em 2ohms vai dar no maximo 520 wrms....

outra pergunta, se no caso eu usar um disjuntor no lugar do fusivel perto da bateria funciona normal ou não protege como um fusivel???

disjuntor muito mais confiavel na minha opinaim ta ai na prova das casa q

antigamente se usava fusivel agora geralmente se usa disjuntor agora en relaçao

do cabo se vc fez o calculo e deu 21 mm poem 21 mm q num vai se arrepender

os calculos q vc fez naum sao por nada sao coizas calculadas por pessoas de alto

conhecimento agora se vc por um de 16mm vai toca claro mais vc nunca vai

saber se seu som poderia tocar mais nunca vai saber se ta perdendo potencia [

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

disjuntor muito mais confiavel na minha opinaim ta ai na prova das casa q

antigamente se usava fusivel agora geralmente se usa disjuntor agora en relaçao

do cabo se vc fez o calculo e deu 21 mm poem 21 mm q num vai se arrepender

os calculos q vc fez naum sao por nada sao coizas calculadas por pessoas de alto

conhecimento agora se vc por um de 16mm vai toca claro mais vc nunca vai

saber se seu som poderia tocar mais nunca vai saber se ta perdendo potencia [

:legal:

nossa será que moro no fim do mundo??? aqui onde moro não tem cabo de flexivel 21mm....

segundo algumas lojas me disseram que depois do 16mm a próxima medida é 25mm....

o que o me disseram sobre a sequência de medida é verdade, de 16 pula pra 25 mesmo???

o pessoal que usa cabo residencial usa qual medida proximo ao 21mm???

valeu ai pessoal........

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma coisa...hehehehehe liguei em algumas casas de material eletrico, e segundo o que me passaram, as bitolas de cabo seguem uma sequencia, no caso de ~10mm, 16mm, 25mm~ ai fica mais uma pergunta, no caso de 16mm é o mesmo que 16mm² que aparece nos calculos do autosom???

É isso mesmo, o cálculo está correto. Você pode inclusive comparar esse valor que você obteve com um novo cálculo usando apenas 1 metro de cabo. Você verá que vai cair muito a bitola dele. DC, para vencer grandes distâncias com essa tensão, tem que ser em cabo de bitola grnade mesmo.

Eu fico com o pé bem atrás com disjuntores residenciais para som automotivo. Há quem diga que eles não são rápidos o suficiente para protejer o sistema e até eles desarmarem alguns equipamentos já terão sido danificados. Tem os disjuntores automotivos que são mais rápidos.

Sim, quando falam em 16mm, na verdade estão se referindo a 16mm², que é a área da secção transversal do cabo.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Eu fico com o pé bem atrás com disjuntores residenciais para som automotivo. Há quem diga que eles não são rápidos o suficiente para protejer o sistema e até eles desarmarem alguns equipamentos já terão sido danificados. Tem os disjuntores automotivos que são mais rápidos.

Eu fico com o pé atras inclusive nos disjuntores automotivos. Não vi nenhuma explicação de o que torna eles diferentes, além do material da capa externa, dos disjuntores residenciais.

Ainda sou fã de fusiveis.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo, o cálculo está correto. Você pode inclusive comparar esse valor que você obteve com um novo cálculo usando apenas 1 metro de cabo. Você verá que vai cair muito a bitola dele. DC, para vencer grandes distâncias com essa tensão, tem que ser em cabo de bitola grnade mesmo.

Sim, quando falam em 16mm, na verdade estão se referindo a 16mm², que é a área da secção transversal do cabo.

[]´s

Crawling Chaos

opa valeu ai...

bom vou colocar de 25mm mesmo, visto que é melhor sobrar do que faltar...

quanto ao disjuntor automotivo, em qualquer auto-eletrica tem isso??

ou é um disjuntor proprio pra "som automotivo"???

no caso a amperagem do fuzivel é melhor arredondar pra cima ou pra baixo??

bom aumentando um pouco mais minha duvida e enchendo a paciencia de vcs, somando meus 2 modulos da 520 wrms, fuzivel ou disjuntor de quanto tenho que usar?(usando um calculo deu 86,666 será que é tudo isso??)

e bateria de quanto pelo menos? tenho uma de 70Ah nova

um forte abraço...

brigadão e até mais.........

Compartilhar este post

Link para o post
opa valeu ai...

bom aumentando um pouco mais minha duvida e enchendo a paciencia de vcs, somando meus 2 modulos da 520 wrms, fuzivel ou disjuntor de quanto tenho que usar?(usando um calculo deu 86,666 será que é tudo isso??)

um forte abraço...

É próprio para som automotivo. É difícil de achar em autoelétricas. Mas as lojas que vendem som na internet tem. Procura na Somcuritiba, Leosound, etc...

É melhor arredondar isso para baixo. Se queimar com freqüência, reavalie e redimensione. Fique atento para ver se não é só problema de aterramento.

É isso tudo mesmo. :legal: Pode somar a corrente dos fusíveis dos dois amps também para ver quanto dá.

Para essa potência, 70 ampéres/h está até bom.

[]´s

Crawling Chaos

edit: quotei o quote

Compartilhar este post

Link para o post

Ta meio estranho isso ai...

25mm para dois modulos com no total 520rms teoricos?

Sei não, acho que estão exagerando... estão a´plicando a regra muito ao pé da letra!

Será que realmente tem necessidade? Acho que não!

Senão, daqui a pouco vão estar recomendando barra solida 54mm para garantir a tensão de amplificadores com mais de 1000rms...

Compartilhar este post

Link para o post
opa valeu ai...

um forte abraço...

É próprio para som automotivo. É difícil de achar em autoelétricas. Mas as lojas que vendem som na internet tem. Procura na Somcuritiba, Leosound, etc...

É melhor arredondar isso para baixo. Se queimar com freqüência, reavalie e redimensione. Fique atento para ver se não é só problema de aterramento.

É isso tudo mesmo. :legal: Pode somar a corrente dos fusíveis dos dois amps também para ver quanto dá.

Para essa potência, 70 ampéres/h está até bom.

[]´s

Crawling Chaos

edit: quotei o quote

opa valeu a atenção ai...

bom squizzyto no caso do disjuntor automotivo ser especifico pra som automotivo, e acredito que seja caro e não tão facil acesso como o fizivel ou o disjuntor residencial, e como não tem nada que explique alguma diferença importante, acho que por enquanto descarto o disj. automotivo...

então Crawling Chaos ai que ficou minha duvida, tipo somando os fuziveis dos 2 modulos total da 50Ah e calculando pelo autosom da 86,666Ah, a diferença é muito grande, com esses 520 wrms qual fuzivel ou disjuntor é o ideal???

quanto ao dimensionamento fico na duvida por isso mesmo Du 82, tipo se o meu tem só 520wrms, e usa 21mm, imagine um som com 2000wrms

nossa to pirando, e aqui onde moro da medo de levar o som em auto eletrica....

por isso queria fazer eu mesmo, sem contar na economia....$$$$$

bom valeu ai pela ajuda pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post
quanto ao dimensionamento fico na duvida por isso mesmo Du 82, tipo se o meu tem só 520wrms, e usa 21mm, imagine um som com 2000wrms

Faz o dimensionamento com o que a especificação do manual dos modulos recomendam...

Por ex.: Um Taramps 1000rms recomenda 16 mm (para cabos com até 4 metros).

Esse negocio ai de 25mm pra dois modulos que totalizam apenas 530rms é exagerado demais. Agora se sua intenção é mais pra frente aumentar bastante a pontencia dos modulos, então ja faça um dimensionado mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
bom andei pesquisando no forum mas não encontrei algo que me ajudasse....

bom estou colocando 2 modulos da falcon, um hs1500t(total 380rms 2ohms) e um hs320s(total 140rms 2ohms), pelo calculo que fiz no site autosom, terei que usar cabo de 21mm pra alimentação, será que pra esse dois modulos vai um cabo tão grosso assim? visto que meu sistema é bem fraquissimo.....

desculpe a pergunta tosca e se fiz em local errado....

desde já agradeço...

21mm é bastante coisa ehm, barbaridade, mas perder por colocar bitola maior vc naum vai perder, pelo contrario

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Faz o dimensionamento com o que a especificação do manual dos modulos recomendam...

Esse negocio ai de 25mm pra dois modulos que totalizam apenas 530rms é exagerado demais. Agora se sua intenção é mais pra frente aumentar bastante a pontencia dos modulos, então ja faça um dimensionado mesmo!

Não dá para comparar o consumo de um classe AB com um classe D. Eu uso 21 mm² no meu carro para um GTA 480 e um Alpine MRP-M500 (a caminho).

E tudo depende da distância que os amps ficarão da bateria. Para o T1000, acima de 4 metros, qual o cabo recomendado? 16 mm²? Acho que não...

[]´s

Crawling Chaos

edit: só para apimentar a discussão, aí vai uma figura que retirei do manual do MRP-M500/M1000 da Alpine.

edit 2: troquei a fonte da iamgem. hospedar isso no fórum está acabando com os meus vastos 25K.

ajuda002la2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá para comparar o consumo de um classe AB com um classe D. Eu uso 21 mm² no meu carro para um GTA 480 e um Alpine MRP-M500 (a caminho).

E tudo depende da distância que os amps ficarão da bateria. Para o T1000, acima de 4 metros, qual o cabo recomendado? 16 mm²? Acho que não...

[]´s

Crawling Chaos

edit: só para apimentar a discussão, aí vai uma figura que retirei do manual do MRP-M500/M1000 da Alpine.

pra ver a bicheira que é meu modulo, não tem essas recomendações....

bom por enquanto não vou aumentar a potencia do meu set, ta faltando o principal....$$$$

acredito que por mais que eu mude meu set, não quero nada muito forte não, alem de aqui onde moro não ter muito agito com som, vou usar apenas num churras ou coisa parecida....

bom ainda fico um pouco na duvida sobre a medida ideal, mas vamos ver o que decido até o fim de semana, enquanto isso vou pesquisando medidas de fio e o uso do disjuntor residencial ou fusivel...

valeu ai pela atenção pessoal....

Compartilhar este post

Link para o post

No manual ainda fala que para o M1000 o cabo de 21mm² pode ser usado por até, no máximo, 1 metro. Daí até a bateria eles recomendam um cabo de 35 mm². Ô bichinho faminto, viu...

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

credo, e eu na lanchonete um bicho vem falar de som

teimando que o módulo simplesmente por ser digital tinha que ter 35mm na entrada, independente da potencia e 21mm no negativo

e tinha que ir até a bateria, nao podia ser aterrado no banco HAHA a ;xxxxx fico puto!

edit: e que a caixa nao mandava em po*** nenhuma. PORRRRRRA! caixa é tudo mermão! sadlfamdsalkmfa

ps: nem li o tópico direito, foi só pra desabafar :x

Compartilhar este post

Link para o post

Comomuita gente disse, podecomprar tranquilo o de 21mm q não tem problema, até pq muitos enqueceram que modulos da categoria AB tem um consumo maior que a D.

21mm Bateria ate a mala e distribui para o hs1500t cabo de 13mm e para o hs320s cabo de 4mm tanto positivo quamto negativo dos mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post
Comomuita gente disse, podecomprar tranquilo o de 21mm q não tem problema, até pq muitos enqueceram que modulos da categoria AB tem um consumo maior que a D.

21mm Bateria ate a mala e distribui para o hs1500t cabo de 13mm e para o hs320s cabo de 4mm tanto positivo quamto negativo dos mesmos.

opa vaou fazer esse esquema... só que vou ter que usar cabo de 25mm, por aqui cabo residencial nãon tem de 21mm, e cabo automotivo é muito caro....

agradeço a força ai.....

alguem usa disjuntor residencial no lugar de fusivel???

pelo que vi mais ou menos, tem disjuntor tipo C ou curva C, parece que esse tem a curva de proteção igual o fusivel automotivo, será que é isso mesmo???

bom valeu ai a atenção.....

Compartilhar este post

Link para o post

[]´s

Crawling Chaos

Pelo que lembro da tabela do site...

Para até 50 a/h com ditancia de 4 metros, é necessario no minimo 16mm²...

Segurança acima de tudo hein... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...